Achei Sudoeste

13 Dez 2017 - 17:30h

Na primeira reunião da Executiva comandada pelo novo presidente do partido — o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin —, o PSDB fechou questão a favor da aprovação da reforma da Previdência. A legenda, no entanto, não deve punir os parlamentares que votarem contra a proposta. A decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira, sem ressalvas — o que significa que o partido apoia o texto que foi apresentado na Câmara dos Deputados. A bancada do PSDB tem 46 deputados e a avaliação, hoje, é de que cerca de 60% já decidiram apoiar a reforma. Mas há ainda resistência entre os chamados "cabeças pretas". São 11 senadores, mas no Senado não há resistência.

13 Dez 2017 - 17:00h

Os que acreditam nos pedidos ao avistarem uma estrela cadente podem preparar uma lista para a noite desta quarta-feira e a madrugada de quinta-feira, o pico da gemínidas. Esta chuva de meteoros, que acontece desde o dia 4 e vai até o dia 17, é considerada uma das principais do calendário anual, tanto em número como intensidade do brilho. E neste ano a observação será beneficiada pela lua minguante, que será apenas um fino risco no céu. De acordo com o Calendário de Chuvas de Meteoros da Organização Meteorológica Internacional, o pico da gemínidas será às 04h30 desta quinta-feira, pelo horário de Brasília. No Hemisfério Sul, o radiante — ponto de onde os meteoros parecem surgir — já será visível a partir das 22h desta quarta-feira. A expectativa é que no pico cerca de 120 meteoros sejam registrados por hora.

13 Dez 2017 - 16:30h

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) vai julgar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 24 de janeiro. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Corte. Os desembargadores da 8ª turma vão analisar um recurso apresentado pela defesa de Lula em relação a condenação em primeira instância determinada pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão no âmbito da Operação Lava-Jato. O ex-presidente é acusado de ser o proprietário de um tríplex no Guarujá, em São Paulo, que teria sido reformado pela construtora OAS, envolvida no esquema de corrupção que envolveu a Petrobras. A defesa do ex-presidente nega que ele seja o proprietário do imóvel.  Se a condenação for mantida, Lula pode ser preso, por conta da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite o cumprimento de pena a partir de condenação em segunda instância da Justiça. O político pode ficar ainda inelegível, com base na Lei da Ficha Limpa, que pune políticos condenados em decisão por tribunal colegiado.

13 Dez 2017 - 16:00h

Entre os dias 19 e 22 de dezembro, a cidade de Brumado receberá a Feira de Saúde, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). A feira faz parte do pacote de visitas do governador Rui Costa para inauguração dos 20 leitos das Unidades de Terapia Intensiva - UTIs adulto e neonatal, com solenidade marcada para o dia 21 de dezembro. A logística da feira contará com unidade móvel e estandes de atendimento. Toda a estrutura será montada na Escola Municipal Sheilla Barreto Spinola Costa, com oferta de atendimentos gratuitos de oftalmologia e odontologia. A perspectiva é que sejam realizados 250 atendimentos odontológicos entre os dias 19 e 22. Já entre os dias 21 e 22, a Sesab espera atender 2000 mil pessoas nas consultas oftalmológicas, sendo 700 rastreamentos para cirurgia de catarata e 300 consultas de refração, realizadas para identificar a acuidade visual e o grau de óculos do paciente, as quais serão distribuídas em 150 consultas de adultos e 150 de crianças.

13 Dez 2017 - 15:30h

As obras de recuperação da BR-430 foram concluídas acerca de um ano, porém, agora, novos problemas surgiram às margens da rodovia. No local, uma cratera ficou aberta após a reforma da estrada, que liga Igaporã a Caetité. A empresa contratada pelo Dnit já havia sido informada sobre os riscos de acidente. No entanto, o buraco continua aberto e nenhuma providência foi tomada até o momento. Com as chuvas na região, a cratera só tem aumentado, podendo danificar o asfalto e impedir o fluxo da população de Igaporã para outras cidades. O enorme buraco fica acerca de 500 metros da entrada da cidade. O local foi sinalizado a fim de evitar acidentes. 

13 Dez 2017 - 15:00h

Durante esta semana, estão sendo concluídas as instalações do novo transformador no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. O equipamento, com 300 KVA, tem o dobro da capacidade do antigo. O Achei Sudoeste apurou que a troca foi necessária para atender a demanda com as instalações das UTIs, adulto e neonatal, e das salas do arco-cirúrgico e de tomografia. Além do novo transformador, também foram substituídos os postes de condução de energia na entrada de serviço do hospital, com cabos mais resistentes. Todas as modificações fazem parte do pacote de obras estruturais que a unidade vem passando a fim de receber os leitos de UTI, agendados para serem inaugurados no dia 21 de dezembro deste ano.  

13 Dez 2017 - 14:30h

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Administração (Semad), concluiu o processo de notificação dos estudantes moradores da Residência dos Estudantes Universitários e Secundaristas de Brumado (REUSB), em Vitória da Conquista, e do Centro de Estudantes Universitários e Secundaristas de Brumado (CEUSB), em Salvador, acerca do prazo que os mesmos deverão deixar os imóveis. Eles foram informados de que devem desocupar as residências universitárias até o dia 30 de dezembro de 2017, quando termina o prazo de vigência dos Contratos de Locação. De acordo com a Lei Municipal nº 1.810/2017, o auxílio aos estudantes será feito por intermédio de concessão de bolsa de estudo e não mais fornecendo imóvel para residência. O programa de acesso estudantil ao ensino superior foi instituído com o objetivo de conceder bolsa de estudo mensal a estudantes regularmente matriculados e que comprovem frequência e bom desempenho escolar. Portanto, até o referido prazo, as residências deverão encontrar-se totalmente desocupadas.

13 Dez 2017 - 14:00h

A Rua Almerindo Lobo, no Bairro Feliciano Pereira Santos, está parcialmente interditada por conta das obras de canalização do Riacho do Bufão. Após vários anos com problemas crônicos de infraestrutura, a prefeitura está buscando uma solução definitiva para o problema que acaba causando inundações na região, em períodos chuvosos. Com manilhas pequenas, o pontilhão construído em gestões passadas não dava conta de drenar a água do riacho, fortalecido com a enxurrada originada do acúmulo de outros bairros. As obras foram iniciadas acerca de duas semanas e o serviço tem sido meticuloso para não atingir a canalização da adutora que conduz água da barragem para a estação de tratamento. Com as obras, os condutores de veículos estão sendo obrigados a desviar o percurso. Para os moradores, mesmo com os transtornos, a obra está sendo considerada um alívio. “É igual a retirada de um tumor, passamos pela intervenção cirúrgica para depois termos o alívio das dores. No modo de falar, esse travessão era nosso tumor. Agora, estamos aliviados por finalmente a prefeitura utilizar o bisturi para consertar”, disse um morador ao site Achei Sudoeste.

13 Dez 2017 - 12:30h

Muitos alunos da zona rural do município de Carinhanha, no sudoeste baiano, estão sem aulas devido à falta do transporte escolar. Nessa reta final do ano letivo, muitos motoristas que possuem veículos alugados pela prefeitura deixaram de circular por conta da falta de pagamento dos serviços. Muitos estão há meses sem receber. De acordo com o Caetité Notícias, desde o início do atual governo, o transporte escolar vem sofrendo com problemas de repasse por parte da prefeitura municipal. O prefeito ainda não comentou o problema.  

13 Dez 2017 - 12:00h

O Juiz da Comarca de Caculé, Antônio Carlos do Espírito Santo, em parceria com o Projeto Craques da Bola e com os Conselhos Tutelares de Caculé, Rio do Antônio e Guajeru, entregou parte dos brinquedos arrecadados em campanha realizada para crianças em situação de vulnerabilidade social. A campanha, que está em sua segunda edição, termina no próximo dia 21. 

13 Dez 2017 - 11:30h

Em uma partida eletrizante com 12 gols no marcador, o time do Novo Brumado bateu de virada a equipe do Ginásio Industrial na primeira partida da grande final do Campeonato Brumadense de Futsal 2017. O bom público que compareceu ao Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro vibrou do início ao fim com os belos lances promovidos pelas duas equipes. O primeiro tempo foi bastante estudado pelos times, que não conseguiram mais gols por conta da boa atuação dos dois goleiros. Assim, o placar terminou empatado em 1x1. Na segunda etapa, o time do Industrial, que tem como principal peça em seu elenco o pivô Mamau, chegou a abrir dois gols de vantagem, mas não conseguiu segurar a euforia do Novo Brumado, que parecia mais inteiro em quadra e logo chegou ao empate e, em seguida, virou ao fazer três gols. No entanto, Mamau e companhia buscaram fôlego e conseguiram reduzir a diferença. A partida terminou em 7x5, favorável ao Novo Brumado. A final do brumadense está sendo disputada na melhor de três, dessa forma, um empate ou vitória do Industrial provoca o terceiro e decisivo jogo. Em caso de o Novo Brumado vencer novamente, a equipe ficará com o título da temporada.

13 Dez 2017 - 11:00h

Um dos municípios mais castigados pela estiagem na Bahia em 2017, Dom Basílio recebeu uma verba para início das obras de uma adutora que pode resolver o problema da falta de água na cidade. Uma portaria do Ministério da Integração Nacional, publicada na última sexta-feira (8), destinou a quantia de mais de R$ 1,8 milhão e estabeleceu prazo de 180 dias para a conclusão dos trabalhos. O prefeito Roberval Meira disse que a ideia é concluir o trabalho até abril do ano que vem. Segundo Roberval, durante os últimos três meses, a cidade ficou abastecida apenas por carros pipa. Em novembro, eram esperados 120 mm de chuva, mas só caíram 10 mm. Em dezembro, a previsão é de 160 mm, mas até o momento apenas 20 mm foram registrados. Com decreto de emergência em vigor, Dom Basílio tem quase toda a população de 12,6 mil habitantes afetada.

13 Dez 2017 - 10:30h

Os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo participaram de duas importantes reuniões em Brumado. A primeira delas, com os pequenos produtores rurais e membros da Associação de Tanquinho, Mandacaru e Adjacências, organizada pelo vereador e líder do PT na Câmara Municipal, Zé Ribeiro.  Aos agricultores, eles anunciaram a destinação de emendas que vão fortalecer a agricultura familiar e o abastecimento de água dos moradores dessas comunidades. São tubos e caixas d’águas e um trator com todos os implementos.  Emendas dos deputados também estão contribuindo com a limpeza de aguadas, bem como irão contribuir para a irrigação das produções e abastecimento das moradias. A segunda reunião aconteceu com lideranças petistas do município, como o presidente do PT municipal, Zé Luiz Ataíde, o vice-presidente Jacson Leite, os vereadores Zé Ribeiro e José Carlos de Jonas, o ex-vereador Catorze e o ex-presidente do PT Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho. O encontro serviu para prestação de contas das atuações dos mandatos de Waldenor e Zé Raimundo em benefício de Brumado, como a destinação de recursos para sistemas de abastecimento de água, pavimentação de ruas, construção de barreiros, limpezas de aguadas, construção de quadra poliesportiva e compra de equipamentos para a produção agrícola. Os deputados e demais lideranças também fizeram uma análise da atual conjuntura política nacional, regional e municipal e planejamento estratégico para as ações em conjunto para o próximo ano.

13 Dez 2017 - 10:00h

Uma mulher morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto estendia roupa no quintal de sua casa, na cidade de Belo Campo, no sudoeste da Bahia. Segundo informações da polícia, a vítima pendurava as roupas quando o varal rompeu e tocou a fiação da bomba d’água. Ivete Ferraz, de 48 anos, morreu no local. Chovia no momento do incidente e a vítima estava com o corpo molhado. Uma criança que estava na residência também recebeu o choque elétrico, mas com menor intensidade. 

13 Dez 2017 - 09:30h

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

13 Dez 2017 - 09:00h

Em menos de uma semana após a prefeitura de Brumado, com o apoio da polícia militar, impedir o avanço de uma invasão de uma área da União destinada à construção da policlínica regional, da escola de medicina e da escola do futuro, os trabalhadores rurais sem terra retornaram ao local e demarcaram a propriedade como território para plantio. Na terça-feira (12), o site Achei Sudoeste registrou um grupo numeroso de sem terras espalhado no terreno que pertence à União, com concessão de uso para a prefeitura municipal. A princípio, a área, que fica entre o campus do Ifba e a BA-148, seria destinada à construção do parque da cidade, porém o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos mudou o projeto visando transformar a área em um polo da educação, agregando ainda a policlínica regional de saúde. Na última quinta-feira (7), representantes da prefeitura e oficiais da 34ª CIPM conseguiram dialogar com os trabalhadores rurais sem terra e o grupo abandonou o local pacificamente, carregando seus instrumentos agrícolas. Utilizando um trator e uma caçamba, a prefeitura fez a retirada dos piquetes fincados pelos sem terra para demarcar a área. Desta feita, os ruralistas desenharam as posses demarcadas com areia. 

Na última semana, no momento da desapropriação, representando a categoria, um lavrador disse à nossa reportagem que a intenção da apropriação do terreno era para o plantio e não para moradia, pois os trabalhadores avaliaram que a terra é fértil, porém está ociosa, já que as prometidas obras ainda não foram iniciadas. Com a nova invasão, os projetos da prefeitura podem esbarrar nas próprias leis federais que asseguram as terras invadidas aos invasores. Por telefone a nossa reportagem, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, garantiu que o terreno continua destinado ao Município para construção das obras projetadas pela Administração. O secretário enfatizou que, no momento, os invasores apenas demarcaram o local com areia, porém, se voltarem a fincar piquetes, a prefeitura utilizará do seu poder de polícia para arrancar as demarcações. “A área é da União já destinada ao Município para executar suas obras. Dessa forma, ela não se encontra ociosa, como argumentaram, trata-se de uma área destinada ao progresso da educação e da saúde da nossa região. Então, não vamos entregar de mão beijada como se nada valesse para nós. Se são sem terra então é porque a terra não é deles e não têm esse direito de apropriação indevida”, rechaçou o secretário.

13 Dez 2017 - 08:00h

A exemplo do que já acontece em Guanambi e Vitória da Conquista, o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, também pode ser transformado em um Hospital Regional de Base. Para tanto, a unidade teria de passar por um processo para ser novamente estadualizado. A ideia teria sido ventilada rapidamente pelo governador Rui Costa durante pronunciamento de entrega de obras na cidade de Macaúbas. A decisão não seria uma surpresa, levando em consideração que nos últimos anos houve um grande investimento por parte do Estado e da própria Administração Municipal no que se refere à construção do espaço físico e aquisição dos equipamentos para aparelhar as duas Unidades de Terapia Intensiva, adulto e neonatal, somando 20 leitos. 

Como os municípios convidados a formarem o bloco do Consórcio Regional de Saúde não aceitaram a inclusão das despesas do hospital junto aos custeios das unidades intensivas, o governo estadual assumiu 60% das despesas, ficando o restante da somatória com o Município - neste orçamento entram ainda o arco-cirúrgico e a sala de tomografia. Desta vez, o consórcio de saúde ficou mesmo restrito à manutenção da policlínica regional, que deverá ter o anúncio do lançamento da licitação pelo próprio governador Rui Costa em sua visita a Brumado no dia 21 de dezembro. Em entrevista anterior ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e o secretário municipal de saúde do município, Cláudio Feres, não confirmaram a possibilidade de devolver o hospital municipal para a administração estadual. Porém, no atual cenário onde o município deverá assumir os custeios com a UPA 24 Horas, a qual será a nova unidade emergencial, a administração pode sim mudar o teor do discurso e aceitar a proposta de estadualizar a unidade.

13 Dez 2017 - 07:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

12 Dez 2017 - 12:30h

O projeto tramita na Comissão de Educação do Senado em caráter terminativo, ou seja, sem necessidade de ir a plenário se não houver recurso. O site do Senado possui uma enquete em que a população pode opinar sobre a proposta de estabelecer feriado nacional para o Dia da Consciência Negra. Hoje, os votos favoráveis à criação do feriado nacional superam os contrários (762 a 592). Na Câmara, outro projeto, de autoria do deputado Valmir Assunção (PT-BA), também tenta transformar a data em feriado nacional. Por enquanto, o projeto está em tramitação e precisa passar ainda pelo plenário da Câmara.