Achei Sudoeste

06 Dez 2019 - 11:30h

Cinco homens atearam fogo em uma mulher na Índia nesta quinta-feira, 5. A jovem de 23 anos, cujo nome não é revelado, ia prestar depoimento em um caso no qual acusa dois homens — que estão dentre aqueles cinco — de tê-la estuprado. O crime ocorreu na cidade de Unnao, no norte do país, a 500 quilômetros da capital Nova Délhi. A mulher está sendo hospitalizada em uma cidade vizinha, Lucknow, e se encontra em estado crítico, com pelo menos 70% do corpo queimado. Mas o número pode ser de até 90%, segundo a revista indiana India Today. O policial Suvendra Kumar Bhagat afirmou à agência de notícias francesa AFP que todos os cinco homens envolvidos foram detidos e estão sendo questionados. Dentre eles, dois são processados pela vítima por estupro. Os dois homens teriam sido motivados por “vingança”, afirma Bhagat. Segundo relata o jornal britânico The Guardian, a vítima teria sido pedida em casamento por um dos homens, com quem tinha um relacionamento há um ano, e que abusava dela fisicamente e a estuprou com um outro amigo em dezembro de 2018 em Unnao. A Índia tem sido palco de uma série de casos de feminicídio desde o final de novembro. No dia 27 de novembro, o corpo de uma mulher foi encontrado em Hyderabad, no centro sul do país.  A veterinária de 26 anos foi vítima de um estupro coletivo, sendo morta por asfixia, teve o corpo queimado e deixado debaixo de uma ponte. Protestos tomaram as ruas do país por pelo menos três dias seguidos para reforçar a indignação popular ao estupro e assassinato da jovem. Segundo o Guardian, “dias depois” do caso em Hyderabad, uma adolescente também foi vítima de estupro coletivo e, depois, morta e queimada no estado de Bihar, no nordeste da Índia.

06 Dez 2019 - 11:00h

Em ação da Ordem dos Advogados do Brasil, foi preso na quinta-feira (05), Victor Jeronimo Barros Dias Guimarães, de 27 anos, que atuava ilegalmente como advogado, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A prisão foi feita em flagrante em um escritório/coworking localizado Avenida Vivaldo Mendes, no bairro Recreio. A ação foi executada pela Polícia Militar e acompanhada por representantes da OAB, diante da presença dos clientes atendidos. O suspeito foi encaminhado para o Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), onde está à disposição da Justiça. A OAB recebeu denúncia sigilosa sobre suposto exercício irregular da profissão, através de ações de panfletagens e mala direta na cidade. A divulgação era direcionada aos aposentados e pensionistas do INSS, voltada a orientações jurídicas no âmbito do Direito Previdenciário. Ao ser exigida a carteira profissional, ele declinou, negando ser advogado e confessando apenas a consultoria jurídica, o que legalmente constitui a prática do exercício ilegal da profissão. Neste momento, a representante da OAB verbalizou a prisão em flagrante. Ao suspeito, foi imputada infração ao artigo 47 da Lei das Contravenções Penais: “Exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício”. Em Vitória da Conquista, Victor prestava o atendimento exclusivamente no dia do flagrante em nome do “GrupoBrasil de revisões previdenciárias”. A empresa inexistente que anunciava o serviço, já tinha sido alvo de Ação Civil Pública proposta pela OAB Seccional Rio de Janeiro, ajuizada na Justiça Federal e praticava os mesmos atos ilegais em todo país. Com residência fixa em São Bernardo do Campo-SP, o suspeito, praticou os mesmos atos no dia anterior em Porto Seguro e planejava atender em Salvador e Camaçari ainda nesta semana. Em seu depoimento, Victor alegou que integrava o referido grupo há três anos.

06 Dez 2019 - 10:30h

Um policial militar morreu após passar mal durante uma corrida de rua que participou em Jequié, cidade no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Militar, o soldado Stelio Gomes da Silva, 49 anos, participou da corrida no domingo (1º), como voluntário do pelotão representativo da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe)/Central, unidade na qual trabalhava. Ele estava na Polícia Militar há 16 anos. Conforme a PM, ele foi socorrido para o Hospital Geral Prado Valadares mas não resistiu e morreu, na noite de quarta-feira (4). O sepultamento vai ser realizado na tarde desta quinta (5), no cemitério Mansão da Saudade, em Mundo Novo, cidade onde a vítima nasceu. Em nota, a PM lamentou profundamente a morte do soldado, e informou que Stelio deixou esposa e duas filhas.

06 Dez 2019 - 10:00h

Com aproximadamente 15 dias de produção, a Casa do Papai Noel já está tomando forma e promete encantar a todos os visitantes. O projeto realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está sendo desenvolvido e executado pela empresa Kezinha Produções. “Será uma abertura bem encantadora. Estamos preparando tudo com bastante amor e carinho para que o público se surpreenda e se encante com a magia natalina”, disse o artista plástico e decorador Kezinha Cardoso. O projeto ficará disponível para visitação do dia 06 até 25 de dezembro. O acesso à atração poderá ser feito através do cupom recebido nos estabelecimentos comerciais participantes da campanha de Natal e também por meio da troca de um quilo de alimento na sede da entidade pelos ingressos. Os alimentos arrecadados serão doados, posteriormente, para famílias carentes.

06 Dez 2019 - 09:30h

O número de casos de Aids, doença provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), diminui em 60% entre os anos de 2017 e 2018, segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Em 2017 foram registrados 1.817 casos em todo o estado. No ano seguinte, em 2018, o total foi de 736, número menor do que a metade do total de registrado no ano anterior. Em 2017, só em Salvador, houve o registro de 732 pessoas com a doença. Feira de Santana, ocupou a segunda posição, com 144 casos. De acordo com o G1, Juazeiro, na região norte do estado, teve 50 pessoas infectadas no mesmo período. Já Lauro de Freitas e Camaçari, ambas na região metropolitana de Salvador, foram, respectivamente, 46 e 41 casos.

06 Dez 2019 - 09:00h

O Projeto Ações do Reino será realizado no dia 14 deste mês, no Bairro São Félix, em Brumado. Membro da comissão organizadora, Fabrício Matos destacou ao site Achei Sudoeste que se trata de uma iniciativa social para ajudar o povo que necessita. “Será um dia de ação social com palestra com dentista, atendimento com psicólogo, assistente social, enfermeiros, nutricionista, e corte de cabelo feminino e masculino, tudo à disposição da população. Também haverá distribuição de cesta básica, brinquedos e lanches”, disse. O projeto é composto por profissionais voluntários, sem nenhum custo para a população. Segundo Matos, os alimentos e brinquedos que serão distribuídos foram obtidos através de doação - os interessados em doar e contribuir com a causa podem ligar para (77) 99978-7786. "Pretendemos realizar esse projeto, no mínimo, três vezes por ano porque entendemos que existe uma necessidade grande na cidade. A gente se sente bem quando fazemos o bem", salientou. A iniciativa contemplará os moradores do São Félix, Urbis II, Esmeraldas e Malhada Branca, das 14h às 21h.

06 Dez 2019 - 08:30h

No Centro Médico São Gabriel você encontra o especialista em Ortopedia e Traumatologia João Vitor Teixeira, profissional responsável pelo tratamento, orientação e prevenção de doenças osteoarticulares como artrose; artrite; bursite; dores na coluna; fraturas; hérnia de disco; osteoporose; tendinites além de procedimentos de Ultrassonografia muscoesquelética e cirurgias. faça sua avaliação. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807 (WhatsApp).

06 Dez 2019 - 08:00h

Na quarta-feira (04), foi realizada no auditório da CDL a 15ª reunião do Conselho Municipal de Segurança de Brumado (Conseg). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do órgão, Glauber Bacelar, informou que, na oportunidade, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), nas pessoas do Tenente Ferraz e do Major Cabral, apresentou aos presentes um projeto de atualização tecnológica para a unidade. Segundo Bacelar, o projeto consiste na aquisição de equipamentos mais modernos para melhoria das operações táticas da polícia militar. “Trata-se da aquisição de um drone, um binóculo de visão noturna e celulares mais resistentes que suportem as operações do cotidiano da polícia militar. A apresentação foi bastante satisfatória. O Conseg abraçou essa causa e parte agora para a captação de recursos para essa aquisição, priorizando o drone”, declarou. Para Bacelar, os equipamentos, principalmente o drone, impactarão muito positivamente no trabalho da 34ª CIPM, especialmente no levantamento de informações em tempo real e maior segurança aos agentes.

06 Dez 2019 - 07:00h

Na segunda-feira (16), às 19h, serão discutidos na Câmara de Vereadores de Brumado o novo financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a possível extinção do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf). Este último é um programa que atua no município desde 2008, beneficiando a população com atividades preventivas em saúde através de grupos, consultas, visitas domiciliares e demais atividades realizadas pelos profissionais fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, educador físico, farmacêutico e psicólogo. Com a extinção do programa, a população ficará desassistida, acarretando maior fila na Central de Marcação, regressão do cuidado com o paciente, além de diversos outros prejuízos. A fim de reverter a mudança, o Nasf de Brumado está realizando um abaixo assinado e convidando os brumadenses para participação na plenária.

06 Dez 2019 - 00:00h

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) pode ser extinto na cidade de Brumado. O programa, implantado desde 2008, beneficiava a população com atividades preventivas em saúde. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, explicou que o Governo Federal lançou uma nova portaria mudando o financiamento da Atenção Básica. “Hoje, em Brumado, temos 21 equipes da Atenção Básica, 18 credenciadas e três aguardando aplicação. A partir do ano que vem isso muda. O Ministério da Saúde passará a pagar por cadastro de pessoas”, afirmou. Para o secretário, é uma perda grande para o município, tendo em vista o excelente trabalho desenvolvido pelas equipes. “Dentro dessa nova roupagem de financiamento, o Ministério extinguiu o programa Nasf. Uma perda! Nossa equipe é composta por nutricionista, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e educador físico. Esse pessoal presta um excelente trabalho nas unidades, são três equipes. Infelizmente, o Ministério da Saúde, a partir do ano que vem, acaba com esse programa”, completou. Quanto à possibilidade de custeio das equipes pelo Município, o secretário declarou que se trata de uma decisão administrativa que cabe ao gestor.

05 Dez 2019 - 16:30h

Se você é daquelas pessoas que não conseguem sair de casa sem passar pelo menos uma maquiagem básica, uma má notícia: 90% dos produtos cosméticos líquidos que você está usando agora estão contaminados por bactérias, como E. coli e Staphylococcus, que podem prejudicar a sua saúde, causando desde infecções de pele até septicemia (infecção generalizada). O novo estudo, publicado no periódico Journal of Applied Microbiology, indica que os artigos com maior potencial de perigo são rímel, brilho labial e aplicadores (beauty blenders). Segundo os pesquisadores, isso acontece porque esses produtos têm forma líquida e geralmente são deixados úmidos após o uso, tornando-se o terreno ideal para o crescimento e proliferação de bactérias. Além disso, a pesquisa revelou que outro motivo para o alto índice bacteriano está relacionado a higienização: 93% dos produtos nunca foram limpos e 64% já caíram no chão em algum momento. Outro problema é que muitos consumidores não se atentam ao prazo de validade e continuam a utilizar os produtos mesmo depois de expirar. “As más práticas de higiene dos consumidores quando se trata de usar maquiagem, especialmente aplicadores, são muito preocupantes quando levamos em consideração o fato de que encontramos bactérias como a  E.coli, que está relacionada à contaminação fecal”, comentou Amreen Bashir, da Universidade de Aston, no Reino Unido, em comunicado. Por causa disso, os pesquisadores salientam a importância de educar os consumidores e o setor de maquiagem sobre a necessidade de limpeza, especialmente de aplicadores, além de colocar o prazo de validade na embalagem em lugar visível e alertar para os riscos de utilizar produtos de beleza vencidos.

05 Dez 2019 - 16:00h

Após denúncia dos moradores da Rua Idalino Barberino, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, com relação à qualidade da água distribuída pela Embasa, a empresa emitiu nota de esclarecimento ao site Achei Sudoeste afirmando que a informação não procede. Uma equipe da Embasa esteve no local, na manhã da última segunda (02), e, segundo a empresa, constatou a regularidade no fornecimento da água. “Desde a ocorrência, as equipes da Embasa continuaram monitorando a água distribuída nesta rua sem identificar qualquer inconsistência na coloração ou na qualidade da água fornecida. Os hidrômetros dos imóveis de onde partiram as reclamações estão localizados em um ponto externo ao terreno onde os imóveis foram construídos e para que a água chegue até os imóveis é preciso percorrer uma tubulação interna, cuja responsabilidade compete aos proprietários”, declarou, na nota. A empresa salientou que a água fornecida na cidade é de boa qualidade e atende aos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde.

05 Dez 2019 - 15:30h

Pesquisadores ingleses criaram neurônios artificiais que podem ser implantados no cérebro para reparar os danos causados por doenças neurodegenerativas, como Alzheimer. De acordo com a equipe, as células eletrônicas – um tipo de chip de silício – é capaz de imitar as respostas dos neurônios biológicos quando ativadas pelo sistema nervoso. Os pesquisadores ainda revelaram que o dispositivo pode ser capaz de reparar lesões na medula espinhal, onde a conexão neural foi totalmente cortada ou onde as células cerebrais morreram completamente. Outro possível uso para o chip seria para tratar a insuficiência cardíaca. Isso porque, além do cérebro, medula espinhal e sistema nervoso, é possível encontrar neurônios também ao redor do coração. “Os neurônios fazem parte do cérebro, do sistema nervoso central e há doenças induzidas por esses neurônios que se decompõem, perdem sua função ou não se regeneram. Por isso é importante ter biocircuitos que possam substituir esses neurônios defeituosos e restaurar sua função vital”, disse Alain Nogaret, da Universidade de Bath, na Inglaterra, a The Telegraph. A tecnologia foi criada usando modelagem computacional, através de equações que explicam como as células respondem ao receber sinais elétricos de nervos específicos para que o chip possa reproduzir essa reação. A equipe ainda não testou a eficiência do dispositivo em seres humanos, mas os experimentos realizados em camundongos conseguiram replicar a produção de neurônios na região cerebral do hipocampo e no sistema respiratório logo que o chip recebeu estímulos de diferentes nervos. Os resultados foram publicados esta semana na revista Nature Communications.

05 Dez 2019 - 15:00h

Políticos baianos devem R$ 208.324.324,70 ao governo federal, sendo que todos estão inscritos na Dívida Ativa da União. No topo do ranking de maiores devedores está a vereadora Maria da Silva Barros Neves de Souza, conhecida como Lilia, eleita pelo PSDB em Guanambi, com débito de R$ 134 mil. Entre os prefeitos, o principal devedor é Temóteo de Brito, de Teixeira de Freitas, com débito de R$ 12.807.278,78. Ele e Maria Barros estão entre os dez maiores devedores do país. Já entre os deputados estaduais, dez aparecem na lista de devedores do governo federal, entre eles Mirela de Oliveira Macedo (PSD), com dívida de R$ 188 mil. De acordo com o Bocão News, na lista dos federais baianos aparece apenas José Abílio Silva Santana (PHS), com dívida de quase R$ 11 mil. Já entre os três senadores, apenas Angelo Coronel tem débito com o fisco federal no valor de R$ 25,6 mil. No entanto, são os vereadores os mais inadimplentes. Ao todo, 852 parlamentares não quitaram as obrigações com o governo federal. Os números foram obtidos a partir do cruzamento de dados da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) com informações do Centro de Estudos em Política e Economia do Setor Público e se referem a políticos eleitos entre 2014 e 2018.

05 Dez 2019 - 14:30h

Para muitas mulheres, o uso da pílula anticoncepcional faz parte da rotina. E, por causa disso, muitas dúvidas podem surgir a respeitos dos seus efeitos no corpo feminino, como alterações de humor e queda na libido. Novo estudo apresentado esta semana pode ter encontrado uma explicação: a pílula altera a estrutura do cérebro das mulheres. De acordo com a pesquisa, mulheres que utilizam contraceptivos orais têm o hipotálamo menor em comparação com aquelas que não o fazem. Os pesquisadores constataram que essa região do cérebro, responsável por regular apetite, emoções e até mesmo a libido, foi reduzida cerca de 6% nessas mulheres. “Para uma região do cérebro, essa é uma diferença considerável”, comentou Michael Lipton, da Faculdade de Medicina Albert Einstein, nos Estados Unidos, ao Live Science. A equipe ainda descobriu que um hipotálamo reduzido pode estar associado ao aumento dos níveis de raiva e sintomas depressivos. Uma das explicações para esse fenômeno é o fato de que o hipotálamo produz hormônios que regulam o sistema endócrino do corpo e, portanto, ao tomar a pílula, essa parte do cérebro recebe a informação de que não precisa produzir hormônios sexuais. Estudos anteriores mostraram que esses hormônios promovem o crescimento dos neurônios, ou seja, sem eles, essa função pode ficar prejudicada, provocando redução no tamanho do hipotálamo. Os resultados são relevantes já que, segundo a Organização da Nações Unidas (ONU), cerca de 150 milhões de mulheres fazem uso de contraceptivos orais em todo o mundo. Apesar disso, os cientistas alertam que não há motivos para preocupações, nem para interromper o uso da pílula, já que essa alteração cerebral não afeta todo o cérebro nem prejudica funções mentais importantes. “Esses resultados não são para alarmar. Eles podem simplesmente apontar para uma questão que merece mais pesquisas”, acrescentou Lipton.  Esse é o primeiro estudo a avaliar os efeitos da pílula no hipotálamo. As novas descobertas foram apresentadas na última quarta-feira durante a reunião anual da Sociedade Radiológica da América do Norte.

05 Dez 2019 - 14:00h

Em rondas pelo Bairro Irmã Dulce, em Brumado, a Cipe Sudoeste/Caesg avistou uma mulher na porta de sua residência, que, ao perceber a aproximação da guarnição, entrou de forma abrupta na casa. De imediato, os policiais entraram no local e encontraram a mulher de posse de um papel contendo anotações suspeitas, uma quantia de R$ 99 e pinos de substância semelhante à cocaína. Em buscas no interior da residência, foram encontrados mais pinos cheios de substância semelhante à cocaína, outros vazios, um tablete de substância análoga à maconha e um estojo de munição calibre 38. A mulher foi encaminhada à delegacia para adoção das medidas cabíveis.

05 Dez 2019 - 13:30h

Setenta e duas famílias estão desalojadas após uma forte chuva, na terça-feira (3), na cidade de Itambé, no sudoeste da Bahia. A Defesa Civil do Estado decretou situação de emergência e a prefeitura decretou estado de calamidade pública. De acordo com a Prefeitura de Itambé, na terça-feira, choveu 143 milímetros em três horas, o esperado para o mês inteiro. Os moradores desalojados foram encaminhados para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), onde receberam doações, quartos para dormir e assistência psicológica. Segundo o G1, na tarde desta quarta-feira, 45 famílias foram registradas no Cras. À noite, outras 27 também foram cadastradas no local. A prefeitura informou que entre os moradores afetados estão 23 idosos e 158 crianças e adolescentes.

05 Dez 2019 - 13:00h

O presidente da Câmara Municipal de Rio do Antônio, Nelson Antônio Soares (PSD), o Nelsão, foi afastado do cargo nesta quinta-feira (05). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o plenário afastou o parlamentar após denúncias de irregularidades como omissão e ineficiência no desempenho de suas funções regimentais na função de chefe do poder legislativo. Em votação, dos nove parlamentares, cinco votaram pelo afastamento de Antônio. De acordo com a denúncia, Nelsão é acusado de não realização de sessão ordinária em dia e horário fixado em regimento interno; projetos de lei que não foram encaminhados às comissões e ausência de inclusão em pauta; omissão em mandado de segurança da Lei Municipal Nº 165/2019; contratação e nomeação de advogados para atuar em defesa de interesses particulares; não pagamento de subsídios aos vereadores no valor fixado em lei municipal e a não realização de sessão ordinária em dia e horário fixado em regimento interno. As denúncias serão encaminhadas para o Ministério Público Estadual (MPE). Com o afastamento de Soares, o vice-presidente, Antônio Coutinho Souza (PP), o Tõe Coutinho assume o cargo interinamente.

05 Dez 2019 - 12:00h

Na sessão de quarta-feira (04), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), multou o prefeito da cidade de Rio de Contas, Cristiano Cardoso de Azevedo (DEM), em razão das irregularidades identificadas no relatório técnico, relativas ao exercício de 2018. Segundo informou o órgão ao site Achei Sudoeste, o relator do parecer foi o conselheiro Raimundo Moreira. Apesar das irregularidades detectadas, por quatro votos a um, aprovou com ressalvas as contas. O conselheiro Fernando Vita apresentou voto divergente pela emissão de parecer recomendando a rejeição da prestação de contas, mas foi vencido pela maioria. A razão é que o conselheiro não concorda com a aplicação das regras da Instrução 003 do TCM, que permite a exclusão, do cômputo dos gastos com pessoal – para efeito de cálculo do limite de 54% imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal –, das despesas dos municípios com a remuneração dos servidores que trabalham na execução dos programas federais. Assim, para ele, os gastos com pessoal alcançaram 55,97% da receita corrente líquida, e não 50,81%, como chegaram à conclusão os demais conselheiros. As contas apresentaram como ressalvas a previsão orçamentária elaborada sem critérios mínimos de planejamento; não arrecadação da totalidade dos tributos da competência constitucional dos municípios previstos no orçamento; diversas inconsistências nos registros contábeis; disponibilização insuficiente ao contribuinte das informações mínimas exigidas no art. 48-A da Lei Complementar nº 101/00; ocorrências de falha e/ou falta de transparência na liquidação e pagamento da despesa; injustificadas contratações de assessorias e consultorias jurídicas para objetos similares; ocorrências de ausência de inserção, inserção incorreta ou incompleta de dados no SIGA; ocorrências de ausência de publicidade conferida a extratos de contratos; ocorrência de processo administrativo de licitação com vista à locação de veículos para o transporte escolar desacompanhado das documentações dos veículos; e apresentação de relatório do controle interno deficiente. Os índices constitucionais foram respeitados, representando em educação (26,8%), saúde (18,9%) e no pagamento dos profissionais do magistério com recursos do Fundeb (66,6%). Cabe recurso da decisão.