Achei Sudoeste

14 Fev 2020 - 11:30h

O trabalho do pesquisador e servidor público da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) João Aprígio Guerra de Almeida à frente da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano será reconhecido em uma premiação que vai ser concedida em maio pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O prêmio Dr. Lee Jong-wook de Saúde Pública será entregue na Assembleia Mundial de Saúde, que ocorrerá em Genebra, na Suíça. De acordo com a Agência Brasil, a escolha foi definida por unanimidade, e João Aprígio dividirá o prêmio de 2020 com um consórcio de pesquisadores da Tanzânia para a troca de informações sobre anemia e outras doenças ligadas às células falciformes. Ao propor a premiação ao Conselho Executivo da OMS, o painel de especialistas responsáveis pelo prêmio afirmou que o brasileiro atua na mobilização da rede desde 1981 e “é considerado a força motriz por trás da maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo”.

14 Fev 2020 - 11:00h

A estudante de Moda Vânia Maria possui um brechó online que ganhou visibilidade nacional através de um concurso do Banco do Brasil. Ela venceu inúmeros concorrentes e está entre as finalistas. No brechó Açucena são comercializadas peças usadas e novas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela disse que trabalha com economia criativa e faz a curadoria do brechó. “Costuro bolsas de forma artesanal, à mão e na máquina. Mesmo o país sendo de tantos talentos, vou colocar minha bolsa artesanal, toda customizada na mão. No final, a bolsa fica com a aparência de um short”, contou. Vânia produziu um vídeo de dois minutos ensinando a sua arte e enviou para participação no concurso sem muita pretensão. Para sua surpresa, ela foi selecionada entre os 200 candidatos da primeira etapa para apresentação de uma miniaula. Nela, a estudante ensinou o passo a passo de como transformar um short jeans em uma bolsa nova e conseguiu ficar entre os 100. Depois, entre os 20 selecionados. Agora, o vídeo está em votação popular no site do Banco do Brasil. “Gosto muito dessa coisa da sustentabilidade e de preservar o planeta. Independente do que aconteça, já me sinto feliz de ter essa projeção”, afirmou. Mais de 120 mil pessoas se inscreveram no concurso.

14 Fev 2020 - 10:30h

O ex-governador do Rio Luiz Fernando Pezão, que é réu na Operação Lava Jato no Rio de Janeiro e livre da prisão há pouco mais de dois meses, foi flagrado fora de casa. No último domingo (9), ele se reuniu com amigos no Rei do Torresmo, um de seus bares preferidos na cidade de Piraí, interior do Rio de Janeiro, segundo a coluna da Bela Megale, no O Globo. Pezão passou mais de um ano preso, e só tinha sido visto circulando raramente e sempre em companhia de familiares. Apesar de usar tornozeleira eletrônica, ela não estava à mostra. Segundo presentes, Pezão usou uma calça para esconder o aparelho. Amigos relataram que depois de comer torresmo e beber cerveja, o ex-governador seguiu para outro destino para participar de um carteado. O ex-governador é acusado de integrar esquema de corrupção liderado pelo também ex-governador Sérgio Cabral, colega de MDB, de quem foi vice-governador.

14 Fev 2020 - 10:00h

Um jovem denunciou o crime de homofobia após ser agredido no meio da rua, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Conforme a vítima, que preferiu não revelar a identidade, o autor do crime, que estava no mesmo ônibus que ele, conversou normalmente com ele e depois que os desceram do veículo, ele foi agredido. O caso foi registrado na delegacia de Vitória da Conquista e é acompanhado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Vitória da Conquista. Segundo a polícia, o autor do crime fugiu após agredir a vítima e ainda não foi identificado. A presidente da Comissão de Diversidade e Identidade de Gênero da OAB, Sandra Paiva, afirmou que em situações de homofobia, quem agride pode ser preso e pagar uma multa. “O crime de homofobia é aplicado a lei de racismo, é equiparado a lei de racismo. Ele pode ser condenado de um a três anos e se o fato for divulgado em rede social, essa pena pode ser aumentada de dois a cinco anos de reclusão”, explicou Sandra Paiva ao G1.

14 Fev 2020 - 09:30h

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (12) que o WhatsApp atingiu a marca dos 2 bilhões de usuários. Lançado em 2009, o aplicativo é o segundo da companhia a alcançar o feito – a plataforma criada por Mark Zuckerberg fez o mesmo em 2017; já o Instagram, de propriedade da mesma empresa, contabiliza 1,1 bilhão. A conquista acontece pouco menos de três anos após a barreira do primeiro bilhão ser superada, e também representa um crescimento impressionante de 500 milhões de novos usuários em um curto espaço de tempo. De acordo com a veja, na postagem onde comemora o marco, a empresa reafirmou a necessidade de trabalhar por uma criptografia forte para proteger a privacidade de tantos usuários. “Sabemos que quanto mais nos conectamos, mais precisamos nos proteger”, afirmou o WhatsApp, por meio do comunicado, acrescentando que “todas as mensagens enviadas pelo aplicativo são protegidas por criptografia de ponta a ponta, que atua como um bloqueio digital (…), ajudando a proteger contra hackers e criminosos”. Na semana passada, as organizações de proteção à infância de uma dezena de países pediram ao Facebook para interromper seus planos de fortalecer a criptografia em suas plataformas on-line, alegando que permitiria que potenciais predadores agissem livremente. O tipo de criptografia que o WhatsApp usa impede que as forças de segurança acessem os dados dos usuários em muitos casos, mesmo com ordem judicial.

14 Fev 2020 - 09:00h

A poetisa, escritora, compositora, cantora, professora e embaixadora da cultura Sílvia Mello receberá o título honoris causa da Literatura. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Mello falou sobre o sentimento de gratidão com o recebimento do título. “Não tenho nem palavras. Nós temos o doutorado convencional, que a pessoa tem que fazer uma prova e ser aprovado para ingressar. No meu caso, eu já vou diretamente receber esse título de doutora pela minha produção artístico-literária sendo reconhecida por um instituto de pesquisa, ciência e filosofia e a federação de academias de letras, artes e cultura”, declarou. O evento de entrega do título acontece no dia 27 de março, na sede da OAB, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, em solenidade que também homenageará a mulher brasileira. “Lá estarei eu para receber o título de doutora que envergarei pelo resto da vida orgulhosamente. Quando eu caminhar para receber o título, vai caminhar comigo a minha cidade, o meu Estado, o Nordeste, a minha família, cada pessoa que habita Brumado, meus amigos, as pessoas que eu quero bem e o público que tem me apoiado. Todo mundo vai caminhar comigo”, definiu, bastante emocionada. Mello também falou sobre a sua participação em um filme do cantor, compositor e ator Jeca Tatu. “Ele me convidou para estarmos juntos em seu novo filme e eu, orgulhosamente, vou contracenar ao lado dele”, disse.

14 Fev 2020 - 08:30h

Sessenta e um celulares foram apreendidos em celas do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, durante uma ação de revista realizada na quarta-feira (12). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os integrantes da Companhia de Intervenção Prisional (CIRP) e Operações com Cães também encontraram 24 baterias de celular, 25 carregadores, seis chips e uma balança. Segundo a SSP, agentes da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) também participaram da ação. Todo material encontrado foi apresentado na Direção do presídio.

14 Fev 2020 - 08:00h

Aprovados no Ifba, em Brumado, 17 estudantes da cidade de Livramento de Nossa Senhora aguardam a liberação de um ônibus, por parte da prefeitura municipal, para que eles possam ser transportados para o município vizinho a fim de estudar. Isso porque os estudantes não têm condições de arcar com um transporte particular. Segundo eles, a prefeitura garantiu que um transporte será custeado. De acordo com a Rádio 88 FM, no entanto, a gestão alega que o mesmo ainda não foi liberado devido à falta de motorista. Em nota, o secretário de educação do município, Sebastião Fernandes, afirmou que todo esforço possível está sendo feito junto ao prefeito para que o transporte dos alunos seja feito.

14 Fev 2020 - 07:30h

Após problema com freio, um motorista de ônibus escolar precisou bater o veículo em um barranco, na localidade do Ganchó, na cidade de Eunápolis, no sul da Bahia. Caso aconteceu na tarde de quarta-feira (13). Segundo informações da prefeitura da cidade, o motorista do veículo contou que o freio foi danificado após ele subir uma ladeira íngreme. O sistema de ar do ônibus foi danificado por uma pedra. De acordo com o órgão, o motorista deslocou o ônibus para o barraco por questão de segurança. Cerca de 12 alunos foram atendidos no local e encaminhados para casa.

14 Fev 2020 - 07:00h

Em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, o Centro de Treinamento de Líderes vem desenvolvendo um importante trabalho na recuperação de dependentes químicos e pessoas marginalizadas de toda região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pastor Carlos Renan explicou que o centro atua de forma gratuita na reabilitação e ressocialização dos internos. “Carregamos princípios religiosos, mas a instituição não é religiosa. Fazemos com que aquele que perdeu a capacidade de viver em sociedade por causa do vício possa viver de outra forma, longe do vício”, acrescentou. Para auxiliar na manutenção da instituição, são vendidos em toda região, por missionários, produtos artesanais para arrecadação de fundos. Segundo o pastor, esses artesanatos, comercializados pelo valor simbólico de R$ 5, sustentam toda estrutura do centro. Uma parte dos produtos são feitos pelos próprios internos. Hoje, no total, o Centro de Treinamento de Líderes conta com 30 pessoas, de todas as partes do país, que estão em tratamento de recuperação. O telefone de contato da instituição é (77) 99206-8482.

14 Fev 2020 - 00:00h

A brincadeira conhecida como roleta humana, feita por alunos durante os intervalos das aulas nas escolas, tem preocupado pais e professores neste início de ano letivo. Em Brumado, as escolas foram orientadas pela secretaria municipal de educação a debater a temática os alunos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a diretora da Escola Municipal Professora Clarice Moraes, Simone Correia, disse que se reuniu com os alunos e alertou para os perigos da “brincadeira”. “Ontem, nos reunimos com os alunos na quadra, no momento do intervalo, para falar sobre dessa brincadeira. Os adolescentes têm a curiosidade de querer experimentar e nós alertamos sobre os perigos. Eles entenderam e internalizaram isso. Alguns pais até nos ligaram agradecendo”, relatou. Para a diretora, através dessas orientações, as escolas vão conseguir combater esse tipo de prática, evitando problemas e sequelas maiores.

13 Fev 2020 - 17:30h

É possível resumir que há dois tipos de propagadores de fake news na internet: militantes políticos empenhados em atacar a reputação dos adversários de seus candidatos e empresas ou indivíduos que fabricam notícias falsas com o intuito de ganhar dinheiro por meio de anúncios ou de soluções para problemas embusteiros (sobretudo vindos do Google AdSense, ferramente de publicidade do Google). No meio disso há o público deste tipo de conteúdo, vítima da desinformação e que, em muitas das vezes, é incapaz de reconhecer a falácia. É o que mostra uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (13) pela empresa de cibersegurança Kaspersky, que se aprofundou em entender como a America Latina lida com as fake news. Em média, 70% dos latino-americanos não sabem identificar ou não têm certeza se conseguem diferenciar se uma notícia na internet é falsa ou verdadeira. Por nacionalidade, os cidadãos que menos conseguem reconhecer notícias falsas são os peruanos (79%), seguidos pelos colombianos (73%) e chilenos (70%). Mais atrás estão os argentinos e mexicanos, com 66%, e então os brasileiros (62%). A pesquisa também mostrou que 16% dos entrevistados desconhecem completamente o termo “fake news”, um aspecto em que os peruanos também se destacam, com 47% dos indivíduos alegando que não sabem o que a palavra significa. Por outro lado, os brasileiros são os mais familiarizados com o termo, visto que apenas 2% desconhecem a expressão. De acordo com a Veja, ainda de acordo com a pesquisa, apenas 2% dos latino-americanos consideram as notícias falsas inofensivas, enquanto a grande maioria as classifica como perigosas e eventualmente danosas. E ainda: 72% dos entrevistados acreditam que as fake news viralizam para que alguém receba algo em troca ou para causar dano a algo/alguém. Mesmo tendo essa percepção negativa, o ponto positivo é que quase metade dos brasileiros (42%) ocasionalmente questiona o que lê na web.

13 Fev 2020 - 17:00h

Natural da cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, a jovem Cláudia Costa Camelo, de 24 anos, está fazendo uma campanha, através do site vakinha online (clique aqui), para arrecadar dinheiro para o tratamento de um câncer de mama. A doença, considerada agressiva, foi diagnosticada no mês de outubro de 2019. Atualmente, a jovem está morando em São Paulo, onde realiza quimioterapia em uma unidade avançada. De acordo com o Livramento Manchete, após a descoberta da doença, ela teve que deixar a faculdade, onde estudava Direito e Investigação Criminal. Em virtude das necessidades financeiras, a jovem abriu uma conta no site vakinha, onde todos podem contribuir doando qualquer quantia.

13 Fev 2020 - 16:30h

O Papa Francisco se reuniu nesta quinta-feira (13) com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Vaticano. Segundo o site do Instituto Lula, o ex-presidente viajou até a Santa Sé para abordar temas como fome, desigualdade social e intolerância na conversa com o pontífice. O teor detalhado da reunião não foi divulgado até a última atualização desta reportagem. Em janeiro, o presidente argentino Alberto Fernández já havia anunciado que Francisco receberia Lula.

13 Fev 2020 - 16:00h

O corpo encontrado nesta quarta-feira (12), às margens da BA-262, na zona rural de Aracatu, a 36 km de Brumado, foi identificado por familiares da vítima. O corpo é do jovem Samir Gonçalves, morador do Bairro Brasil, em Vitória da Conquista, o qual estava desaparecido. A confirmação causou grande comoção nas redes sociais. Um dos irmãos de Samir lamentou o ocorrido e pediu orações para a família. “Agradeço a todos por nos ajudar, mas, infelizmente Samir não está mais entre nós. Peço que orem por nós, principalmente para minha mãe, porque não vai ser fácil enfrentar a dor da perda”, escreveu. Ainda não se sabe a autoria do crime.

13 Fev 2020 - 15:30h

Psiquiatria é a especialidade da medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional; exemplos: a depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, demência e transtornos de ansiedade. Psiquiatria com o médico Italo Raphael no Centro Médico São Gabriel. Agente sua consulta: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807 (whatsapp).

13 Fev 2020 - 15:00h

Um jovem de 19 anos foi preso com 1,5 mil comprimidos de ecstasy e cerca de 20kg de maconha na tarde de quarta-feira (12), na BR-116, trecho da cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o jovem seguida em um ônibus que saiu de Florianópolis (SC) para Fortaleza (CE), quando o veículo foi abordado pelos agentes na rodovia. Durante a fiscalização, os policiais perceberam o nervosismo do jovem e informações desencontradas. Após os policiais realizarem uma revista minuciosa nas bagagens foram encontrados 37 tabletes de maconha e os comprimidos de ecstasy. Questionado, o passageiro informou aos agentes que recebeu a droga em Florianópolis e que foi contratada por R$ 3 mil para fazer o transporte dos entorpecentes até a capital cearense. Segundo o G1, diante da situação, foi dada voz de prisão em flagrante e o jovem foi apresentado na Delegacia de Vitória da Conquista. Inicialmente, ele responderá pelo crime de tráfico de drogas, que tem pena prevista de cinco a 15 anos de prisão.

13 Fev 2020 - 14:30h

A Milta Calçados e Confecções está com uma promoção imperdível. São descontos de 30%, 40% e 50% em diversos itens da loja. Tem calçados e vestuário para todos os gostos e estilos. Não perca essa chance e passe agora mesmo na Rua Barão de Vila Velha, 117, no Bairro das Flores, para conferir de perto todos os produtos em promoção.  Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1758 / 99958-6929. Acesse o instagram da loja e confira os nossos produtos.

13 Fev 2020 - 14:00h

Na quarta-feira (12), funcionários do Banco do Brasil em Guanambi, a 141 km de Brumado, paralisaram as atividades por uma hora em protesto contra a política de desmonte do banco. Eles alegam que as mudanças que vem ocorrendo, os cortes de salários, o fechamento de agências e a reforma administrativa são estratégias para privatizar o banco. De acordo com o Blog do Latinha, o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, informou que o objetivo do ministro Paulo Guedes é a privatização do Banco do Brasil com o objetivo de diminuir a atuação da empresa para viabilizar uma futura venda de ativos para o mercado.

13 Fev 2020 - 12:00h

O programa para descentralização dos atendimentos na Central de Marcação, em Brumado, já está fase final. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo secretário municipal de saúde, Cláudio Feres. Segundo ele, a ideia é começar o projeto de descentralização pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Olhos D'água e ir expandindo para as outras unidades paulatinamente. “O paciente, ao invés de ir até a Central, ele vai fazer o pedido na UBS. Esse pedido vai ser digitalizado e vai, de forma eletrônica, para a Central de Marcação”, explicou. A secretaria já recebeu 42 computadores, bem como demais equipamentos de informática, para concretização e suporte ao projeto de descentralização da marcação de exames e consultas, bem como para funcionamento do prontuário eletrônico. Os materiais serão distribuídos às UBSs. “É o fortalecimento da atenção básica, facilitando a comunicação com a atenção secundária, que é através da central de marcação e policlínica”, resumiu.