Achei Sudoeste

17 Jun 2019 - 16:30h

Em clima de muita alegria e descontração, o Forró do Sítio Novo 2019 foi realizado na noite do último sábado (15), em Brumado. Após o evento, Beto Bonelly e Só Legal Produções fizeram questão de agradecer a todo público que abrilhantou a festa e aproveitou a estrutura montada no Sítio Novo. “Agradecer também a todos os colaboradores, patrocinadores, o pessoal que trabalhou na festa, que ajudou na realização de um grande evento, vocês deram o tom de uma linda festa, de qualidade, segurança e alegria, além da linda decoração proporcionada ao público, dando a cara do mês junino na cidade”, declararam. A festa, promovida no modelo All Inclusive, teve muitas comidas e bebidas típicas, além das atrações que fizeram a alegria da galera.

17 Jun 2019 - 16:00h

O Miss Bahia CNB 2019 acontecerá no próximo dia 27 de julho, na cidade de Salvador. O concurso vai eleger a representante da Bahia no Miss Brasil Mundo 2019. Nesta edição, com o tema Beleza pelo Bem, 21 candidatas de várias partes do estado estarão reunidas em torno de um ideal: A Beleza com Propósito. A brumadense Geovana Valéria da Silva está entre as selecionadas e será a representante do município no concurso.

17 Jun 2019 - 15:30h

Um brasileiro nascido em Teófilo Otoni, em Minas Gerais, foi eleito prefeito de uma cidade de 250 habitantes no norte da Itália, de acordo com a agência Ansa. De acordo com o G1, ele foi adotado aos dois meses por uma família italiana e, até os anos 2000, era o único brasileiro da cidade. Borgna esteve no Brasil pela última vez em 2014. Antes de ser eleito prefeito, ele foi conselheiro e assessor público. Ele formou-se em enologia e trabalha como técnico agrícola, de acordo com a Ansa. 

17 Jun 2019 - 15:00h

Durante o Forró do Sítio Novo, realizado no último sábado (15), na cidade de Brumado, a organização da festa preparou uma homenagem para o cantor Gabriel Diniz, que se apresentaria nesta edição do evento. O músico faleceu no final do mês de maio em um acidente aéreo. Um telão exibido na festa mostrou imagens do cantor e, ao fundo, a melodia da música Paraquedas, um dos seus grandes sucessos. No vídeo, a produção reforçou a autenticidade do artista e a sua alegria de viver, expressada em suas músicas e na sua arte. “Sua alegria e seu carisma estarão sempre presentes em nossos corações. Gabriel, você vai deixar muitas saudades. Jamais iremos lhe esquecer”, diz um trecho do vídeo. O público presente se emocionou com a homenagem.

17 Jun 2019 - 14:30h

A cidade de Brumado receberá nos próximos dias o Laboratório Exame, especializado em Análises Clínicas. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O objetivo é oferecer um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório irá dispôr de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. Em breve, maiores informações sobre a unidade do Laboratório Exame, em Brumado.

17 Jun 2019 - 14:00h

Em novembro do ano passado, um homem identificado como Marlúcio Ribeiro Rocha sofreu uma tentativa de homicídio dentro de um ônibus da empresa Novo Horizonte em Brumado. Na época, ele sobreviveu a um tiro de raspão no peito. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, na última sexta-feira (14), o mesmo homem foi morto em uma residência localizada no Bairro Jardim Imperial, na cidade de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado. Dois homens armados invadiram a casa e dispararam contra Marlúcio na frente de parentes. Em seguida, fugiram em uma moto. A vítima tinha passagens pela polícia por roubo e tráfico de drogas. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Bom Jesus da Lapa. A polícia já iniciou as investigações para elucidar a autoria e a motivação do crime.

17 Jun 2019 - 12:00h

Uma bebê recém-nascida se engasgou com leite materno e foi salva com a ajuda de um bombeiro, que orientou a mãe pelo telefone. O caso aconteceu na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a mãe da recém-nascida, moradora do bairro Conveima I, ligou para a polícia no início da noite de sábado (15), pedindo ajuda para salvar a bebê que estava aparentemente desfalecida e ficando roxa. A situação foi repassada para o Corpo de Bombeiros, que instruiu um sobrinho da mãe da criança, que estava no local, por telefone. Enquanto as informações eram passadas por um soldado dos bombeiros, o sobrinho repetia as orientações em voz alta, e a mãe da bebê seguia a técnica recomendada pelo militar. O procedimento durou cerca de cinco minutos, até as vias respiratórias da criança serem liberadas. Em casos de engasgue, a orientação é manter a calma e entrar em contato com os bombeiros pelos números 193 ou 190.

17 Jun 2019 - 11:30h

O pastor Anderson do Carmo, marido da deputada federal e cantora gospel Flordelis, do PSD do Rio de Janeiro, foi assassinado a tiros na garagem de casa, no último domingo (16), em Pendotiba, Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. A deputada estava com o marido no momento do crime. Eles haviam acabado de chegar em casa de carro, por volta das 4 horas, quando Anderson foi morto. De acordo com familiares, o casal voltava de uma confraternização quando a deputada percebeu que o veículo dirigido por Anderson estava sendo perseguido por duas motos. Quando já haviam chegado em casa, a vítima disse que voltaria à garagem para buscar algo que havia esquecido no carro. Momentos depois, tiros foram ouvidos e Anderson foi encontrado ferido. Ele chegou a ser hospitalizado, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com a Veja, a polícia diz que a hipótese de latrocínio “vai se afastando” conforme a investigação avança, embora ainda não esteja descartada. A principal possibilidade considerada pelos investigadores até então é de que tenha sido execução.

17 Jun 2019 - 11:00h

No último sábado (15), morreu na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, aos 108 anos, João Gonçalves Cota, considerado o mais velho caculeense. Ele passou mal e chegou a ser socorrido pelo Samu 192 ao Hospital Nossa Senhora Aparecida, mas faleceu pouco tempo depois. Seu João nasceu na zona rural de Caculé, na comunidade de Canudos, em 1910. Em dezembro, ele completaria 109 anos. Era pai do ex-vice-prefeito Ugo Cota e do empresário João Gonçalves Filho.

17 Jun 2019 - 10:30h

Uma menina de apenas cinco anos morreu após tomar uma medicação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Quietude em Praia Grande, no litoral de São Paulo, na última sexta-feira (14). A família acusa os médicos de negligência. A Secretaria de Saúde Pública da cidade informou que o atendimento transcorreu 'dentro dos padrões e diretrizes determinados pelos órgãos de Saúde'. Jefferson Silvério de Lima tem 28 anos e é pai da menina Gabrielly. De acordo com o G1, ele conta que a filha começou a ter febre na noite de quinta-feira (13) e foi levada, pela mãe da criança, a UPA Quietude pela manhã. “Ela estava com uma febre leve, mas minha esposa decidiu levar para a UPA. Eles fizeram exame de sangue nela e o médico suspeitou de dengue. Depois, ele aplicou uma injeção que, para a gente, eles falaram que foi Dramin”, relembra. Gabrielly recebeu alta após a injeção e foi para casa. Poucas horas depois, a menina voltou a passar mal. “Ela não quis comer, pediu só um copo de água. Em seguida, a minha filha paralisou, ficou desacordada, não ouvia a minha mulher. Foi um desespero”. A mãe de Gabrielly novamente levou a menina para a UPA Quietude. Na unidade, a menina foi prontamente atendida, mas teve duas paradas cardiorrespiratórias e não resistiu. “Recebi a notícia por telefone, minha esposa me ligou. Fui correndo para UPA e, quando vimos o corpinho dela, estava cheio de bolinhas vermelhas. Não sei o que pode ter acontecido”. O pai explica que a menina nunca teve alergia a nenhum tipo de medicamento e a família desconfia que a injeção que deram em Gabrielly era algo incompatível com a doença da menina. “Se fosse dengue, por exemplo, tem alguns remédios que não pode dar, né? Estamos tristes demais, era uma menina sempre alegre, não era de ficar doente. Estava sempre correndo, brincando. É muita tristeza”, lamenta. O corpo da menina foi levado para um hospital em Santos para que seja feita a autópsia para descobrir a causa da morte. A previsão é que seja liberado nos próximos dias.

17 Jun 2019 - 10:00h

Na última sexta-feira (14), foi realizada a eleição para eleger a diretoria executiva, o conselho fiscal, e delegado federativo e os respectivos suplentes do Sindicato dos Mineradores (Sindmine). Concorreu apenas uma chapa, encabeçada pelo atual presidente Édio Pereira. Participaram do pleito 713 associados de um total de 1008 que estavam aptos a votar, sendo que a chapa eleita obteve 661 votos sim; 47 votos não, 04 votos nulos e 01 voto em branco. Para o presidente reeleito, o resultado da votação, cujo índice de aprovação superou os 93%, demonstra a seriedade, transparência e a confiança do trabalho desenvolvido pela atual diretoria da entidade. Segundo o presidente, com este resultado, aumenta ainda mais a responsabilidade e o compromisso de continuar trabalhando diuturnamente em defesa dos trabalhadores na busca de melhores dias para a grandiosa categoria de mineradores de Brumado e região.

17 Jun 2019 - 09:30h

A Petrobras fez a maior descoberta desde o pré-sal, em 2006. De seis campos no estado do Sergipe, espera extrair 20 milhões de m³ por dia de gás natural, o equivalente a um terço da produção total brasileira. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo. Segundo a reportagem, a descoberta deve gerar R$ 7 bilhões de receita anual à Petrobrás e sócias, calcula a consultoria Gas Energy. Na avaliação do governo, a conquista pode ajudar a concretizar o “choque de energia barata” prometido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, - plano para baratear em até 50% o custo do gás natural e "reindustrializar" o País. O governo espera que, em curto prazo, deva sair de Sergipe o gás mais barato do Brasil. Primeiro, pelo próprio aumento da produção, que ajuda na redução dos custos. Segundo, pela entrada em operação de rivais da petroleira, como a americana ExxonMobil, que tem projetos de exploração na região. Por fim, pela presença de empresas importadoras de gás, que também vão concorrer pela infraestrutura de escoamento. Dessa maneira, a tendência é de redução na tarifa de transporte e, com isso, também do preço final do produto.

17 Jun 2019 - 09:00h

Em Brumado, a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos vem implementando uma série de ações importantes com vistas a ampliar o abastecimento no meio rural. Neste mês de junho, as comunidades beneficiadas estão localizadas na região do Distrito de Ubiraçaba, um dos locais com o maior déficit hídrico do município. Na comunidade de Lagoa Torta está sendo construído um reservatório de 6 metros de altura, suficiente para que a água chegue por gravidade até as residências mais distantes. Também está sendo instalada a rede de tubulação com a mesma finalidade. Já em Papagaio, o poço artesiano está sendo otimizado, bem como estão sendo construídos uma caixa d’água e todo o sistema de tubulação. Por fim, no Povoado de Boi Morto será instalado um poço artesiano para alimentar a caixa existente.

17 Jun 2019 - 08:30h

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (077) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

17 Jun 2019 - 08:00h

Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara de Vereadores de Brumado está antecipando o pagamento da primeira parcela do 13º salário. Por meio do presidente, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT) a medida publicada no Diário Oficial. A parcela já está disponível na conta dos servidores e legisladores. Os recursos sobressalentes do legislativo também vêm sendo devolvidos à administração municipal para serem aplicados em obras e outras ações importantes.

17 Jun 2019 - 07:00h

Apesar da crise vivenciada em diversos municípios, a prefeitura de Brumado segue na direção oposta e decidiu antecipar a primeira parcela do 13º salário. A medida visa beneficiar os servidores municipais e injetar um bom volume financeiro na economia local nesse período de festas. De acordo com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o pagamento será efetuado no próximo dia 20.

17 Jun 2019 - 00:00h

Um dos maiores empreendedores da cidade, o empresário Alguiberto Santos, o Beto Bike acredita que, neste mês de junho, a economia deu um salto grande em razão dos festejos de aniversário do município. “Do dia 1º até hoje deu um boom. O comércio alavancou, tanto que outros gestores e empresas de fora estão enxergando Brumado com visão nova. Ficamos impressionados com a movimentação nessa primeira quinzena de junho”, destacou. Bike ainda ressaltou que os bons resultados nas vendas foram registrados não só no seu segmento, o esportivo, como em todo comércio. “A movimentação da Beto Bike, não só a nível municipal, mas regional, cresceu muito”, completou. Para ele, a realização de festas na cidade é muito positiva, refletindo em todos os aspectos da economia local. Além do foco no entretenimento, o empresário acredita que uma atitude empresarial positiva também é fundamental para driblar a crise. “Brumado tem muito a crescer, mas precisamos mudar a nossa cabeça”, finalizou.

16 Jun 2019 - 17:45h

O brumadense Josean Damasceno Cardoso, de 21 anos, é acusado de ter matado com golpe de faca, Fabrício Sousa da Silva, de 22 anos, no último sábado (15), na cidade de Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia. Segundo o Lapa Oeste, o crime ocorreu no bairro João Paulo II. De acordo com testemunhas, ele teria matado Fabrício ao ser cobrado sobre o paradeiro de uma bicicleta roubada da vítima. 

As equipes policiais chegaram rapidamente ao local do crime e, após colher informações de populares, iniciaram diligências em busca do assassino. Josean foi localizado em pouco tempo e não ofereceu resistência aos agentes policiais. Após a prisão, o jovem foi conduzido à sede da 24ª Coorpin para execução dos procedimentos legais. Ele ficou detido à disposição da justiça.

16 Jun 2019 - 15:35h

O engenheiro civil André Cardoso pediu demissão do cargo de superintendente de trânsito da prefeitura municipal de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Cardoso teve um encontro com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) na última sexta-feira (14), na qual informou a sua decisão em deixar o cargo. “Foi tudo tranquilo, não tive desavença, briga com ninguém, acredito que meu ciclo na prefeitura venceu”, disse. O ex-servidor púbico tocará projetos pessoais com uma empresa privada. “Estou buscando novos ares. Vida que segue. Obrigado a todos pelo apoio”, postou Cardoso em uma rede social. André já atuou como secretário de infraestrutura e trabalhava no executivo há mais de 12 anos.