Achei Sudoeste

18 Jun 2019 - 17:00h

Na Bahia, o governo do estado extinguiu o Derba e uma das grandes possibilidades é a substituição do mesmo por consórcios regionais. Foram feitos estudos sobre os impactos do custo/benefício para essa transição na forma de execução das obras de recuperação e manutenção das rodovias. O modelo tradicional tinha um custo estimado de 70% a mais do que os mesmos serviços sendo executados através das parcerias com os consórcios regionais, o que vai gerar economia de recursos, além do fato de que os municípios passarão a participar de forma direta. O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Vasconcelos (PSB), disse que a medida, caso seja confirmada, é positiva e fortalecerá os municípios da microrregião. “É uma medida muito positiva e esperamos que seja mesmo adotada pelo governo do estado, pois facilitará e muito a conservação e qualidade das estradas, já que a gestão será local, livre das amarras burocráticas e das intervenções políticas”, destacou.

18 Jun 2019 - 16:30h

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (sem partido, ex-MDB), foi preso na manhã desta terça-feira (18) durante a Operação “Chabu”, deflagrada pela Polícia Federal. A operação tem como objetivo desarticular uma organização que violava sigilo de operações policiais em Santa Catarina. Até a publicação desta reportagem, a polícia não havia informado os crimes dos quais o prefeito é suspeito e qual é o envolvimento dele no esquema. O Ministério Público Federal disse que não tinha informações sobre as investigações até as 12h. De acordo com o G1, ao todo 30 mandados são cumpridos, sendo 23 de busca e apreensão e sete de prisão temporária, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre (RS). O processo corre em segredo de Justiça. A operação foi deflagrada pela PF de Brasília. Até as 12h30, não havia balanço dos trabalhos realizados. De acordo com a PF, foi apurado que a organização criminosa envolvia políticos, empresários, e servidores da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

18 Jun 2019 - 16:00h

Na última semana, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Irmã Dulce promoveu uma palestra para cerca de 130 famílias integrantes do Programa Avante Sertanejo (PAS). Na oportunidade, técnicas do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos - Cejusc apresentaram os serviços disponíveis. O programa visa atender famílias de baixa renda que se encontram em vulnerabilidade social e de insegurança alimentar, por meio da promoção de atividades socioeducativas, palestras, oficinas e cursos de qualificação profissional. O PAS é operacionalizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

18 Jun 2019 - 15:30h

O ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (MDB), pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ser transferido para um presídio em Salvador, onde mora sua família. O emedebista baiano hoje está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Segundo o G1, a decisão caberá ao ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF. Geddel está preso desde setembro de 2017 após a Polícia Federal apreender R$ 51 milhões em um imóvel supostamente utilizado pelo peemedebista.

18 Jun 2019 - 15:00h

Nesta segunda-feira (17), onze policiais militares recém-formados no 17º Batalhão de Polícia Militar de Guanambi foram transferidos para a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Os soldados foram recepcionados na sede da unidade pelo comandante, pelo corpo de oficiais e pelos PMs que compõem o corpo administrativo. Nove cidades integram a 46ª CIPM. De acordo com o comandante, a chegada dos novos policiais fortalecerá o trabalho de servir e proteger a comunidade.

18 Jun 2019 - 14:30h

O câncer de vesícula afeta a vesícula biliar, um órgão pequeno ligado ao lado direito do fígado. Tem em média de 7 a 10 cm de comprimento e é nela que fica armazenada a bile, substância produzida pelo fígado que ajuda a digerir a gordura que consumimos pela alimentação. Quando a vesícula é afetada por alguma condição, problemas intestinais, cólicas e intolerâncias alimentares começam a surgir. Outros sintomas são dores abdominais no lado direito do abdômen, logo abaixo das costelas, inchaço, enjoos e vômitos frequentes, peles e olhos amarelados, perda de peso, falta de apetite e febre. Os exames de imagem são extremamente úteis na determinação da doença e estágios, possibilitando um diagnóstico preciso e o estadiamento da doença. No caso do câncer de vesícula biliar o exame é ainda mais importante por ser essa doença bastante silenciosa e de difícil diagnóstico. Assim como na maioria dos cânceres a chance de cura total é maior quando menos avançado o estágio. A prevenção é fundamental, cuide de sua saúde, visite o médico regularmente. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

18 Jun 2019 - 14:00h

Uma operação policial na área de Licínio de Almeida, Jacaraci e Caculé foi deflagrada com o intuito de identificar e capturar indivíduos envolvidos no cometimento de assaltos na região. Em rondas ostensivas e preventivas no distrito de Tauape, em Licínio de Almeida, a polícia identificou uma motocicleta vermelha descaracterizada que se assemelhava com a utilizada em assaltos recentes. De imediato, foi abordado o condutor, identificado como Saulo dos Santos Moura, 20 anos, elemento já conhecido e reincidente na prática de furtos, roubos e tráfico de drogas na região. Após abordagem, foi verificado que a motocicleta se encontrava com chassi pinado e o indivíduo portando quantidade de drogas. O elemento e materiais foram conduzidos e apresentados na delegacia de Polícia Civil em Guanambi. Em continuidade à operação, a guarnição de Jacaraci identificou, no distrito de Paiol, indivíduo que se encontrava com um mandado de prisão em aberto por homicídio. Trata-se de Santino Caetano Teixeira, de 39 anos, natural de Caculé.

18 Jun 2019 - 12:00h

No último sábado (15), em rondas na cidade de Paramirim, a 131 km de Brumado, a Polícia Militar suspeitou de uma caminhonete parada em frente a uma agência bancária. Dois indivíduos estavam no interior do veículo e um terceiro dentro do banco. Segundo informações da polícia, quando o homem saiu da agência, foi procedida a abordagem, sendo encontrado no interior do veículo um revólver calibre 38 com 12 cartuchos intactos. Além da arma, também foi encontrada com o grupo a quantia de R$ 3.011,00. Os três suspeitos foram conduzidos para a Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora.

18 Jun 2019 - 11:30h

Uma adolescente de 16 anos morreu de dengue, no norte da Bahia. A garota era da cidade de Presidente Dutra e estava internada em Irecê. Ela faleceu um dia após dar entrada no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho. Thalia Ferreira Silva reclamava de dores abdominais quando foi internada no dia 10 de junho. Amostras do sangue da adolescente foram enviadas para o Laboratório Central (Lacen), em Salvador, onde foram analisadas. De acordo com o Núcleo Regional de Saúde que atende a região de Irecê, o resultado confirmando a doença saiu nesta segunda-feira (17). O exame que indica o tipo de dengue deverá ter resultado divulgado nos próximos dias. A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou entre dezembro do ano passado e junho deste ano 15 mortes por dengue confirmadas e outras 11 suspeitas, que estão sob investigação. Durante o período, foram 33.487 mil notificações de prováveis casos de dengue no estado. No mesmo período de 2018, foram pouco menos de 6 mil casos notificados.

18 Jun 2019 - 11:00h

Através de anúncio em uma rede social, o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, Fernando Coelho de Oliveira, informou a abertura do comércio na próxima quinta-feira (20), feriado nacional de Corpus Christi. De acordo com o diretor, tal mudança no calendário se deve à portaria do Governo Federal Nº 442, que considera a data como feriado facultativo e ao Decreto Municipal N° 5099 de 28 de novembro de 2018, que não incluiu a data como feriado local. “A CDL de Brumado e o Sindilojas vêm esclarecer a população brumadense que o dia 20 de junho (quinta feira), data onde tradicionalmente é comemorado o dia de Corpus Christi não será feriado. Sendo assim, o comércio brumadense funcionará normalmente. Cabe salientar que a CDL e o Sindilojas estão considerando os aspectos legais”, escreveu o diretor.

18 Jun 2019 - 10:30h

Um bebê de 1 ano e 6 meses que nasceu com problemas no coração e pulmão aguarda, desde o início do mês, por uma transferência para ser atendido por um especialista. A especialidade médica é oferecida em Salvador. O pequeno Josué Abne está internado no Hospital Esaú Matos, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O problema foi descoberto na unidade de saúde, quando o menino tinha 3 meses. De acordo com a família do bebê, Josué passou por uma cirurgia em janeiro deste ano e recebeu alta, contudo, passou mal no início do mês e voltou ao hospital. “Eu via que ele estava com os batimentos cardíacos acelerados, ele vomitava, não dormia à noite, chorava muito à noite, ficava desconfortável”, contou a dona de casa Aline Denise Santana, mãe de Josué. De acordo com o G1, o pequeno foi diagnosticado com arritmia. Ee precisa ser encaminhado a Salvador para o exame com um cardiopediatra. Após o procedimento, vai ser definido se ele precisa de uma nova cirurgia, ou não. Segundo o hospital, a vaga é muito concorrida e, agora, a Central Estadual de Regulação deve se posicionar para informar quando vai surgir uma nova vaga. Enquanto isso, a família espera e o menino é tratado com medicamentos fortes. “Ele precisa da vaga, né. Pelo menos da enfermaria. Porque precisa ser retirada a medicação dele. Se passa um minutinho sem a medicação, ele começa a acelerar os batimentos”, diz a mãe. Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) informou que está aguardando a disponibilidade de um leito especializado para o menino.

18 Jun 2019 - 10:00h

Através da portaria de número 259, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos exonerou, a pedido, o engenheiro André Luís Dias Cardoso do cargo de Superintendente de Trânsito de Transportes do município. A informação já havia sido divulgada pelo site Achei Sudoeste no último domingo (16). Cardoso pediu demissão do cargo para tocar projetos pessoais em uma empresa privada. Ele chegou a declarar que "seu ciclo na prefeitura venceu”. Até o momento, a gestão municipal não informou o nome do novo superintendente de trânsito da cidade.

18 Jun 2019 - 09:30h

O presidente Jair Bolsonaro vetou nesta segunda-feira (17) trecho da medida provisória aprovada no mês passado pelo Congresso Nacional que determinava a gratuidade para bagagem de até 23 quilos em aviões com capacidade acima de 31 lugares, nos voos domésticos. De acordo com o G1, com o veto deste trecho da MP, as aéreas poderão voltar a cobrar pelas bagagens despachadas, ficando os passageiros isentos apenas de bagagens de mão até 10 quilos. No entanto, o Congresso Nacional poderá derrubar o veto presidencial quando vier a analisá-lo. Ainda não há previsão de quando essa medida provisória será apreciada pelos congressistas em sessão conjunta da Câmara e do Senado.

18 Jun 2019 - 09:00h

O médico Diogo Edno Xavier Trindade, da cidade de Érico Cardoso, morreu em um acidente entre os municípios paulistas de Olímpia e Guapiaçu. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual de São Paulo, o médico passava por uma rodovia quando tentou fazer uma ultrapassagem, mas não conseguiu. Ao retornar à faixa, o carro que dirigiu bateu na lateral de outro veículo que seguia na mesma direção. O fato causou pequenas avarias. O médico saiu do carro e, enquanto tirava fotografias do ocorrido, foi atropelado por outro veículo que passava pela via. Trindade não resistiu e morreu no local. Os outros dois motoristas não ficaram feridos.

18 Jun 2019 - 08:30h

A Squaresom e Polly Móveis prepararam um São João recheado de promoções para os clientes e amigos. Todos os produtos estão com preços especiais para comemorar os festejos juninos. Tem fogão, churrasqueira, jogo de panelas, ventilador, pipoqueira, além de toda linha de móveis e eletrônicos com os melhores preços. Além disso, as lojas também oferecem as melhores condições de pagamento. Não perca essa chance e passe agora nas lojas para conferir de perto o showroom. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é: (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é: (77) 3441-2093.

18 Jun 2019 - 08:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Caculé, José Roberto Neves (DEM), Beto Maradona, defendeu a unificação das eleições e o mandato único de prefeito para cinco anos. “Os municípios e a classe política não estão suportando eleições de dois em dois anos. Isso tem dificultado muito a vida dos municípios e requer um gasto muito grande com as eleições. Também gera muitos transtornos para as gestões como um todo”, avaliou. Segundo Maradona, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a União dos Prefeitos da Bahia (UPB) estão buscando junto ao Congresso Nacional a unificação dos mandatos. Conforme explicou, não se trata de estender o mandato, mas sim unificá-los, sem possibilidade de reeleição. “Que os deputados federais resolvam isso pra que a gente possa ter uma eleição só no país e que ela seja de cinco em cinco anos. Essa é a nossa luta agora. De dois em dois anos temos uma transição de governo, demora quase um ano para o governo novo se ajustar e isso causa muitos prejuízos”, reforçou.

18 Jun 2019 - 07:30h

Um projeto de lei complementar, em tramitação no Congresso Nacional, pretende classificar as despesas de saneamento básico como obrigatórias no âmbito da saúde. Com a medida, o repasse dos recursos federais seria feito por meio do orçamento do Ministério da Saúde. De acordo com a Agência do Rádio, atualmente, a transferência de verbas a estados e municípios é facultativa e está sob responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional, ainda que a legislação brasileira considere o saneamento uma questão de saúde pública. O PLP 133/2019, de autoria do deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA), muda a Lei Complementar nº 141, de 2012, e tem como objetivo universalizar os serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, por meio das companhias locais de saneamento. Se a lei for alterada, esses investimentos passarão a ser obrigatórios e deverão ser necessariamente pagos, como ocorre com o pagamento de servidores públicos, por exemplo. Além disso, o texto considera o tratamento de água potável e coleta de esgoto como ações de serviços públicos de saúde.

18 Jun 2019 - 07:00h

O Pedal na Roça desta semana esteve na Fazenda Boa Sorte, na zona rural de Brumado, onde conversou com o caseiro Gilson Bernardes. Ele trabalha no local há 13 anos cuidando do gado e da produção de leite. “Tiro cerca de 100 litros de leite de manhã, por volta de 4h, depois dou a ração, que é balanceada... não tem feriado, nem final de semana”, relatou. O leite, segundo ele, é usado para fabricação de queijo. A qualidade do leite é muito boa, conforme atestou. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Gilson disse que não vê dificuldade na realização do seu trabalho, só o período de estiagem é que atrapalha a lida no campo. O caseiro gosta tanto do serviço que deu até nome para cada uma das vacas leiteiras. Tem a cabeção, touquinha, ponta-fina, bananinha, jurema e estrelinha. “É bom demais mexer com os bichos. Tenho muita afinidade”, afirmou. 

18 Jun 2019 - 06:30h

O cantor de forró Batista Lima, ex-vocalista da banda Limão com Mel, sofreu um acidente de carro nesta segunda-feira (17), durante ida para Caruaru (PE). “Um susto e um livramento de Deus”, definiu o cantor em vídeo. Quem dirigia o veículo durante o ocorrido era a esposa do forrozeiro. Durante tráfego de Salgueiro para Caruaru, pela BR-232, com chuvas, um motorista que estava na frente do carro do cantor com a esposa fez uma ultrapassagem de forma brusca e retornou para a via onde trafegava o carro Batista. De acordo com o Diário do Nordeste, o veículo acabou batendo na lateral do carro de Batista Lima e o carro desceu uma ribanceira. “O carro voo. Descemos o meio fio. Não tinha árvores, só galhos”, detalha o cantor. Batista conta ainda que os airbags do veículo foram acionados. Braços doloridos e alguns arranhões ficaram no corpo do cantor. Ele chegou a ser atendido na cidade de Custódia (PE). Apesar do susto, o casal está bem.

18 Jun 2019 - 00:00h

Na segunda-feira (17), o trabalho de instalação das placas de sinalização vertical na Zona Azul foi iniciado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), André Cardoso, informou que, até a próxima quinta-feira (20), todas as placas serão instaladas. “Os monitores e supervisores estão fazendo o treinamento e, na sexta-feira (21), será iniciada a Zona Azul em Brumado. Vai estar todo mundo na rua para dar início ao zoneamento na cidade”, frisou. O superintendente ressaltou que, neste primeiro momento, a cobrança ainda não será realizada, tendo em vista que, tanto a comunidade quanto os próprios monitores, passarão por um período de treinamento e instrução para a adequada utilização da Zona Azul. “Vai funcionar como se estivesse cobrando, vai ser tudo emitido direitinho, inclusive o ticket, mas não vai haver cobrança da população”, reiterou. O período de instrução deve durar, de acordo com Cardoso, no mínimo, 20 dias.