Achei Sudoeste

14 Jun 2013 - 18:34h

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo (PDT), parabenizou o município de Brumado pela passagem dos seus 136 anos de emancipação política. Através de um outdoor fixado na Avenida Lindolfo Azevedo de Brito, o deputado deixou uma mensagem ao município, cujo aniversário foi comemorado na última terça-feira (11). Há alguns meses, o deputado teve seu nome indicado para receber o titulo de cidadão brumadense, mas a proposta foi rejeitada pelos vereadores na Câmara Municipal.

14 Jun 2013 - 18:26h

Moradores do entorno da Praça Bráulio Araújo Bonfim, nas proximidades do Tiro de Guerra, no Bairro Parque Alvorada, em Brumado apelam para que a administração municipal dê continuidade as obras na localidade, que foram interrompidas há cerca de sete meses. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Misael Rosa de Almeida, presidente da Associação de Moradores, declarou que, apesar da paralisação, parte da praça já havia sido inaugurada. No entanto, segundo Almeida, a obra mais aguardada, é a praça de esportes com duas quadras e uma pista de skate, ainda não tem previsão de quando será iniciada. Misael ainda denunciou que o espaço que antes servia como campo de várzea está sendo utilizado como estacionamento de caminhões e despejo de materiais, o que tem provocado muita poeira e causado desconforto aos moradores.

14 Jun 2013 - 18:17h

Pensando em melhorar a qualidade de vida dos moradores do distrito de Ubiraçaba, em Brumado, o vereador Weliton Lopes (PR) fez diversas indicações ao Poder Executivo durante a sessão de 12 de junho pedindo benefícios ao local. Além de ter conseguido que os festejos juninos na comunidade - os quais acontecerão de 21 a 23 de junho- fosse realizado, Lopes indicou ao prefeito: a construção de um novo e moderno Colégio; a implantação do Programa Escola em Tempo Integral; edição rural; a construção de uma quadra poliesportiva com cobertura; obras de infraestrutura no Centro do distrito visando revitalização do mercado e a construção de uma praça e a instalação de uma torre de telefonia. De acordo com o vereador, a construção do de um novo colégio é necessária, pois o atual não comporta mais a demanda existente no distrito. Já o novo mercado e a praça servirão para dar um novo visual a Ubiraçaba. “O distrito de Ubiraçaba com certeza sofrerá uma grande revolução com a conquista de todos estes benefícios”, declarou o vereador, lembrando que a maioria dessas melhorias já foram asseguradas pelo prefeito municipal, Aguiberto Lima Dias. (PSL) O republicano visitou as comunidades de Samambaia e Lagoa de São João, no último dia 13, juntamente com o secretário municipal de Recursos Hídricos, Frederico Neves. Na ocasião, ambos garantiram que um poço artesiano será perfurado em cada localidade, oferecendo condições para uma melhor convivência com a seca.

14 Jun 2013 - 18:08h

Admirador de esportes com bicicleta, o vereador e presidente da Câmara Municipal Alessandro Lôbo (PSL) presenciou no último domingo (09) a abertura da 2ª Copa Mosso de Mountain Bike. Com mais de cem atletas participando, o evento aconteceu na Praça da Igreja Matriz, em Brumado. Com diversos limites a serem ultrapassados, os participantes da copa tiveram que percorrer mais de 40 km. Para o vereador, a realização da copa é muito importante nesse momento em que os ciclistas brumadenses estão se destacando no cenário esportivo baiano. “A prática de esporte deve sempre ser estimulada e apoiada, seja qual for a modalidade, e estaremos sempre prontos para colaborar na efetivação de ações que visem beneficiar aos nossos esportistas”, garantiu Alessandro. O social liberal aproveitou ainda para parabenizar o idealizador do evento, Leonardo Brumado, e também o membro organizador Alecarlos Pires. “Parabenizo toda a organização, pois a prova foi um sucesso e um presente para toda a população na semana de aniversário de 136 anos de Brumado”, completou o parlamentar.

14 Jun 2013 - 17:31h

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) visitou o município de Paramirim no último dia 13, quinta-feira, especialmente para participar da grande festa de Santo Antônio. O evento, tradicional na região, atraiu mais de 15 mil pessoas, que assistiram ao show do cantor Pablo e outros artistas da terra. Na festa em homenagem ao santo, o deputado encontrou, além do prefeito municipal de Paramirim, Júlio Bittencourt, o deputado Nelson Leal, o prefeito de Botuporã, Hedilio Marques, e o amigo Glauber Magalhães.

14 Jun 2013 - 17:22h

A promoção de uma rede de loja de calçados e confecções com unidades em várias cidades do interior do estado, como Brumado, São Sebastião do Passé, Mata de São João, Camaçari e Cachoeira, está suspensa com a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal. O sorteio anunciado de um carro modelo Camaro, de cor amarela, ainda não tinha obtido registro junto à Caixa Econômica Federal ou pelo Ministério da Fazenda, que regulamentam promoções de maior abrangência. A decisão foi informada na manhã desta sexta-feira (14) no programa Acorda Cidade pelo advogado Rogério de Araújo Melo. De acordo com o defensor, ainda cabe recurso da determinação, mas a princípio a empresa deve suspender toda a campanha, sob pena de uma multa de R$ 10 mil. As lojas ainda terão que divulgar o interrompimento da promoção em um jornal de grande circulação, em um prazo de dois dias, para evitar que outros consumidores comprem nas lojas em função do sorteio.

14 Jun 2013 - 13:53h

O secretário municipal de Saúde de Lagoa Real, Fábio Alex Pereira Lima, recebeu da administração municipal um carro novo para auxiliar nos serviços prestados pela pasta que atua. A entrega foi feita pelo prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD) e pelo vice Santo Batista de Almeida (PR) na última quarta-feira, 12. De acordo com o prefeito, conhecido popularmente como Zezinho, o veículo foi adquirido com recursos próprios do município. Contente com o benefício recebido, o secretário Fábio acredita que o carro ajudará bastante na melhoria das ações da secretaria.

14 Jun 2013 - 13:42h

Três pessoas invadiram um mercadinho localizado na Rua Floriza Viana, Bairro Ginásio Industrial, em Brumado, por volta das 19h30, para assaltar o lugar. Com uma arma de fogo artesanal, os assaltantes exigiram que entregassem o dinheiro do caixa. O proprietário passou os 40 reais que tinha, mas os bandidos ficaram inconformados com a pequena quantia e agrediram o homem com um soco. Enquanto os meliantes pediam mais dinheiro, o filho do empresário entrou no mercadinho pedindo calma na situação. “Eu percebi que o assaltante com a arma na mão tremia muito, então gritei dizendo que a arma era de brinquedo. Eles correram para fora do mercadinho e, quando eu cheguei à calçada, miraram em mim e atiraram. Só que eu abaixei e os chumbinhos da arma se espalharam pelo mercadinho”, narrou o filho do dono do local ao site Brumado Notícias. Depois de dispararem, os assaltantes fugiram a pé. De acordo com a polícia, pela descrição feita da arma, essa pode ser uma chumbeira artesanal. “Recentemente fizemos uma apreensão de uma arma artesanal com as mesmas características dessa. Acreditamos que os bandidos podem estar com uma fabrica clandestina de arma de fogo na cidade”, comentou um investigador da polícia.

14 Jun 2013 - 13:36h

Com o apoio da Polícia Militar, uma equipe da Vigilância Sanitária de Brumado realizou uma busca no açougue do Mercado Municipal e em um box encontraram carne mau armazenada. A equipe detectou que a carne, já com mau cheiro, é originária de abate clandestino. De acordo com Fabian Pires, coordenadora da Vigilância, após a constatação da ilegalidade da carne, a equipe permaneceu por cerca de uma hora no local aguardando o retorno do proprietário do box, que havia saído. Entretanto, ele não compareceu para dar suas explicações, e com isso a equipe da Vigilância ficou impossibilitada de efetuar a autuação. A carne foi então recolhida do estabelecimento e encaminhada para incineração.

14 Jun 2013 - 07:30h

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o prefeito de Dom Basílio, Marilton Matias (PSD), solicitaram ao secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, a aquisição de equipamentos para o Hospital Maternidade do município, incluindo os destinados à reativação do Centro Cirúrgico existente na unidade. O objetivo da solicitação é oferecer uma assistência humanizada e de qualidade à população de Dom Basílio e região. Além dos equipamentos, também foi solicitada a inclusão do município ao Programa Farmácia da Bahia, que visa aperfeiçoar recursos, melhorar a qualidade do armazenamento, monitorar os estoques de medicamentos e insumos e a promoção do mutirão Saúde em Movimento para a realização de exames de mamografia. Para o prefeito Marilton e para a deputada Ivana Bastos, esses benefícios visam oferecer acesso e maior qualidade de assistência farmacêutica a população do município. “O hospital está passando por reformas realizadas com recursos do município e o apoio da Sesab possibilitará que o resultado dessas intervenções seja ainda mais produtivo”, declarou o prefeito.

13 Jun 2013 - 18:16h

Um acidente inusitado ocorreu nas proximidades da famosa curva dos cinco, na BR-030, em Brumado, nesta quinta-feira (13). Ao Brumado Notícias, o condutor do veículo informou que estava saindo do trabalho e retornando para casa, quando o acidente aconteceu. Segundo ele, ao passar pela rótula do anel viário, um mosquito entrou no carro e ele tentou afastar o inseto. Distraído, o motorista não percebeu a proximidade de uma curva e acabou perdendo o controle da direção. O carro capotou e só parou dentro de um matagal às margens da rodovia. O veículo precisou ser guinchado do local. O homem de 41 anos teve apenas algumas escoriações na cabeça. “E o mosquito bateu asas e voou”, ironizou o condutor, afirmando que nasceu de novo ao ter sobrevivido do acidente.

13 Jun 2013 - 16:52h

Na manhã da última quarta-feira (12), o Brumado Notícias acompanhou uma equipe da ONG AUAU, que presta assistência a cães que sofrem maus tratos em Brumado. Na ocasião, um cão que estava abandonado na Travessa Moreira, no Bairro das Flores, seria assistido. O animal apresentava vários ferimentos, inclusive na região escrotal. No local, uma grave queimadura deixou os testículos do cachorro expostos. Toinzé, como foi apelidado pela equipe de resgate, recebeu os primeiros socorros ainda na via onde foi localizado e, em seguida, foi encaminhado a uma veterinária, que constatou que as queimaduras foram provocadas por água quente. Durante a noite, o grupo ainda socorreu outro cachorro, o Billy, que foi atropelado por uma motocicleta. O Grupo AUAU está fazendo uma campanha no Facebook em busca de um lar para Toinzé. Para saber mais detalhes sobre a campanha, acesse https://www.facebook.com/AdoteUmAmigoUnico

13 Jun 2013 - 16:47h

Na presença de vários artistas locais, a Primeira Antologia Poética da Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB) foi lançada na noite da última terça-feira (11), no Clube Social de Brumado. O lançamento, que fez parte dos festejos de aniversário do município, contou com a presença de várias autoridades e populares apreciadores da cultura local. Os poetas Alabianos Maria José, Nildo Feitas, Rui Lobo, Diná Fernandes, Geraldo Azevedo, Marinês, Osmarlene Moura, Silvinha e José Ribeiro Neves recepcionaram os convidados e ainda autografaram todos os exemplares adquiridos. Durante o evento, foi apresentado um sarau de poesia.

13 Jun 2013 - 16:43h

No próximo sábado (15), tem Forró do Sítio Novo em Brumado e, nesta quinta-feira (13), a partir das 18h, acontece a virada de preço das camisas. Se você ainda não comprou a sua, adquira o seu abadá agora. Até às 18h de hoje, a camisa ainda será vendida por R$ 100. Vá até um dos pontos de vendas cadastrados e compre a sua pelo menor preço. Na sexta-feira (14), as camisas serão entregues no espaço Bruhmet, a partir das 09h. O Forró do Sítio Novo acontece na Fazenda Sítio Novo, às 17h. O arrasta pé será animado pela Banda Estakazero, Bel Lima, Trio Sabiá e Edgar Mão Branca com direito a comida e bebida free. O Forró do Sítio Novo é uma realização de Beto Bonely e Só Legal Produções e Eventos. 

13 Jun 2013 - 16:01h

A cidade de Brumado sediará no próximo domingo (16) a 6ª etapa do Campeonato Baiano de Ciclismo. A largada será dada na Praça Coronel Zeca Leite e, em seguida, os atletas percorrerão a BA-262 com destino a Vila Mariana. O percurso de ida e volta totaliza 104 km de prova. Estima-se que mais de 150 atletas de todo o estado irão participar da competição em suas mais diversas categorias. A segurança do evento ficará por conta dos batedores da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Militar. Uma ambulância de apoio também será disponibilizada para qualquer eventualidade. Nesta etapa da competição, serão distribuídos mais de R$ 4 mil em prêmios aos vencedores. O evento é organizado pela Federação Baiana de Ciclismo.

13 Jun 2013 - 14:41h

O Grupo de Repressão a Roubos Contra Instituições Financeiras (GARCIF) e o Grupo de Apoio Tático (GAT) estão em busca dos criminosos que assaltaram duas agências bancárias da cidade de Condeúba, no sudoeste baiano, no dia 3 de junho de 2013. O grupo, que é conhecido como Novo Cangaço, estava fortemente armado e já chegou atirando e rendendo os populares que estavam nos bancos. Policiais civis localizaram na zona rural do município duas armas de fogo utilizadas pelo bando. Poucas horas depois do assalto foi a vez dos policiais do GARCIF e do GAT encontrarem o acampamento dos assaltantes em meio a mata fechada, acerca de 10 km da sede. Além disso, na mesma incursão foi localizada uma arma de fogo calibre 9 mm, que estava municiada e havia sido abandonada pelos marginais durante a fuga pelo matagal. No dia 06 de junho, a polícia localizou outra arma de fogo, uma pistola calibre 40, nas imediações do mesmo acampamento, também municiada, com numeração raspada e com o brasão da Polícia Civil da Bahia. Outros objetos abandonados pelos marginais também foram arrecadados durante as diligências. As armas de fogo foram apreendidas e encaminhadas à perícia. As diligências continuam, mas agora com a presença de uma aeronave do GRAER da Polícia Militar, que faz sobrevoos na área em busca de novas pistas da quadrilha. Policiais Civis da cidade de Condeúba, Jânio Quadros e Aracatu colaboram com as buscas. Guarnições da Polícia Militar pela CIPE - Sudoeste e 80ª CIPM também auxiliam nas buscas.

13 Jun 2013 - 14:35h

Os detentos da Custódia de Brumado encerraram nesta quinta-feira (13) a greve de fome que durou dois dias e meio. Apesar da decisão dos presos, por determinação expressa do delegado titular a visita dos familiares e o banho de sol estão suspensos. Isso porque, segundo nota emitida pelo delegado, os custodiados ainda mantêm em seu poder duas ferramentas que podem ser utilizadas em uma possível fuga. Policiais civis e militares realizaram várias vistorias no local, mas ainda não encontraram uma catraca para dilatar vigas de concreto e um alicate, que estariam sendo escondidas pelos detentos. Ao final da nota, o delegado fez uma observação ressaltando que está negociando com os presos. “Esta é uma negociação, ou seja, eles devolvem esses materiais e tudo volta ao normal. Depende só deles”, concluiu.

13 Jun 2013 - 14:31h

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sob o comando do Major Berlink, iniciou uma série de blitz em Brumado na manhã desta quinta-feira (13) a fim de inibir a ação do tráfico e o número de assaltos no município. Além da ação da Polícia Militar, o Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU) também participa da operação averiguando a documentação dos condutores e dos veículos.

13 Jun 2013 - 09:49h

Designado pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Marcelo Nilo (PDT), o deputado Marquinho Viana (PV) falará em plenário sobre a proposição do Projeto de Lei 20.259/13, que institui o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento do Estado da Bahia (FDBA), matéria que se encontrava em regime de urgência e não tinha tramitado no âmbito das comissões. Viana considerou a matéria de “grande relevância, na medida em que o Fundo representará indiscutível elemento estratégico para o desenvolvimento coeso do estado, já que se configura como instrumento de investimento em políticas públicas”. O FDBA também visa se tornar mais um elemento para efetivar atividades dirigidas ao enfrentamento dos efeitos da seca e outros desastres naturais que vêm sendo experimentados no estado.

13 Jun 2013 - 09:45h

Após o pedido de celeridade feito pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD) ao secretário estadual de Cultura, Antônio Albino Canelas Rubim, e ao diretor geral da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (SUCAB), Alfredo Tourinho, as obras de reforma do Centro Cultural de Guanambi foram reiniciadas. Embora tenham sido iniciadas em dezembro de 2012, as obras de reforma estavam paradas desde então. Nas audiências realizadas nos dias 21 e 22 de maio, além da deputada, o líder político Paulo Costa, também esteve presente. Segundo informações da SUCAB, está sendo executado um novo projeto para a marquise, a recuperação do telhado e do muro do prédio. Para Bastos, o Centro “é um importante espaço para a propagação da cultura do povo guanambiense e o início das obras mostra o comprometimento do Governo do Estado com o fomento da cultura no município”.