Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Jeep Renegade 0 KM acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, tem um Jeep Renegade 0 KM. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Ex-vereadora Olindina Reis receberá título de cidadã brumadense Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Câmara de Vereadores de Brumado aprovou a indicação para entrega de título de cidadã brumadense para a ex-vereadora Olindina Raimunda de Brito Reis (DEM). A indicação do vereador Márcio Moreira (PSB) foi abraçada com muita emoção pela caculeense, que durante 16 anos consecutivos exerceu a vereança em Brumado. Olindina foi eleita pela primeira vez no ano de 1996. Por decisão familiar, não concorreu as eleições de 2012 para apoiar a candidatura do marido, José Carlos dos Reis (PSB), hoje líder do prefeito na câmara. Sempre muito ativa em seu período parlamentar, Olindina teve um papel de destaque na câmara local, com muitas cobranças, críticas aos poderes públicos e administrativos, bem como pelas indicações de projetos para benefícios, principalmente das comunidades rurais. Polêmica, Olindina apresentou várias denúncias contra algumas mazelas encontradas nos órgãos públicos. A ex-vereadora também mostrava seu lado irreverente, quando, mesmo desafinada, usava os microfones da casa legislativa durante as sessões para cantar em homenagem as mães, as crianças, aos pais. Cantava também o Hino Nacional nos períodos do dia da independência e da bandeira. Entre suas ações inusitadas, a vereadora fez um vestido com a bandeira do Brasil e cantou o Hino para homenagear a seleção brasileira, pentacampeã de futebol em 2002. 

Ex-vereadora Olindina Reis receberá título de cidadã brumadense Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, Olindina deu um significativo conselho aos vereadores em exercício. “Aconselho os colegas vereadores a ficarem sempre a favor do povo e não do prefeito ou de outros. Quem nos elege é o povo, então nossa defesa deve ser para o povo. Só apoiem o prefeito quando ele tiver projetos reais que beneficiem a comunidade, mas se o projeto vai de encontro ao interesse público então que prevaleça a vontade popular”. Em seguida, ela se emocionou ao comentar a aprovação do seu registro de cidadã local. “Toda vez que entro na câmara me arrepio e tenho vontade de chorar. Nessa casa vivenciei um dos melhores períodos da minha vida. Aqui estive mais perto dos agora irmãos brumadenses. Estou ansiosa para receber minha nova certidão de nascimento como filha dessa terra, pois fiz uma foto mental do povo de Brumado, levei para o coração e coloquei em uma moldura, onde lá está eternizado”, pontuou Olindina Reis.

Ceveró diz que eleição de Wagner em 2006 foi proporcionada por desvios na Petrobras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A eleição do ex-governador Jaques Wagner (PT), em 2006, foi proporcionada através de dinheiro desviado da Petrobras. É o que afirma, pelo menos, o ex-diretor da empresa, Nestor Cerveró, em acordo de delação premiada. Para Cerveró, o apoio dado por Gabrielli com recursos desviados da estatal foi o que permitiu a Wagner virar as pesquisas de opinião em 2006 e se eleger, pela primeira vez, governador da Bahia. Segundo o ex-­diretor, esse apoio financeiro veio da diretoria de Abastecimento da Petrobras, por meio de operações de trading internacional. Outra operação também rendeu aportes para a campanha do petista, de acordo com Cerveró. Foi a construção de um prédio para transferir a área financeira da Petrobras para Salvador.

Trânsito ficou lento no centro comercial de Brumado com demarcação das lombofaixas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O trânsito ficou lento no centro comercial de Brumado, nesta terça-feira (03), por conta das obras na lombofaixa localizada na Rua Coronel Tibério Meira. A empreiteira responsável pela obra esteve no local demarcando o equipamento e para isso a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte teve de controlar o fluxo nos dois sentidos da via, o que causou lentidão no percurso. A rua é uma das principais artérias do município e eixo de ligação entra as três rodovias que dão acesso à cidade. As marcações das faixas só foram concluídas perto do final da tarde, quando o fluxo voltou a sua normalidade.

PGR pede investigação de Lula, Cunha, três ministros e mais 25 pessoas Foto: Marcos Alves/Agência O Globo

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) inclua o nome de 31 políticos no maior inquérito em andamento sobre a Operação Lava Jato. Entre os nomes que podem ser investigados estão o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador da Bahia e chefe de gabinete da Presidência da República, Jaques Wagner. Também são citados os ministros Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) e Edinho Silva (Comunicação) e o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. De acordo com o G1, o pedido de investigação envolve parlamentares, ex-ministros, lobistas, doleiros e empresários, todos citados na delação do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS). Instaurado em março do ano passado, o inquérito no qual o procurador se refere é um entre os mais de 40 da Operação Lava Jato em andamento no STF. Esse inquérito apura denúncias de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção contra o que a PGR chama de "organização criminosa" que atuava para desviar dinheiro da Petrobras. A decisão sobre a eventual inclusão dos novos suspeitos caberá ao ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato.

Brumado: Ação contra a Ibar Nordeste é arquivada pelo Ministério Público do Trabalho

O Inquérito Civil aberto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em Vitória da Conquista, contra a mineradora Ibar Nordeste Ltda. por práticas antissindicais e assédio moral contra dirigentes sindicais e trabalhadores foi arquivado. O órgão destacou que as irregularidades denunciadas pelo Sindicato dos Mineradores de Brumado e Região não foram constatadas. Na denúncia, o sindicato relatava que o dirigente sindical Gilberto Costa Leite vinha sofrendo represálias e perseguições por ter participado de movimentos grevistas. Além disso, a denúncia dava conta de que o gerente da empresa havia exigido que todos os funcionários que ocupassem cargos de comando se desligassem do quadro de associados do sindicato. Em audiências realizadas, o MPT informou que os empregados da empresa que solicitaram desfiliação do Sindmine prestaram depoimento e afirmaram que a decisão de se desfilar foi individual, sem interferência externa e qualquer influência da empresa. Alguns trabalhadores chegaram a dizer que discordavam de atitudes extremas adotadas pelo sindicato durante o movimento grevista. Os trabalhadores também declararam que nunca perceberam qualquer tipo de represália ou assédio moral direcionado ao dirigente Gilberto Costa. O Sindicato dos Mineradores tem prazo de dez dias para interpor recurso administrativo diante da decisão.  


 

Brumado: Sem a Fiol, moradores de Ubiraçaba migram para o corte de cana Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, a lavradora aposentada Marizete Santos disse que o Distrito de Ubiraçaba parece um lugar fantasma, se referindo ao atual momento vivido na localidade, após a paralisação das obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). A dona de casa declarou que a paralisação da obra jogou a comunidade em um poço de esquecimento, tanto que, segundo ela, até a unidade básica de saúde da comunidade está sem médico para atender os moradores. Para a aposentada, o pior é conviver com a ausência dos filhos, que foram obrigados a se mudar para a cidade de São Carlos, no interior de São Paulo, para trabalhar no transporte de cana. O marido, José Altino de Almeida, também aposentado, disse a nossa reportagem que com a suspensão das obras ocorreu uma grande migração na localidade. “De homem aqui ficaram apenas os aposentados e quem tem emprego na prefeitura. Os demais estão sendo obrigados a passar de seis meses a um ano fora de casa, nos cortes de cana, para garantir o sustento da família”, contou ele. 

Brumado: Sem a Fiol, moradores de Ubiraçaba migram para o corte de cana Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O morador também lamenta a saída dos filhos do seio familiar. “Era outra Ubiraçaba na época da Fiol. Tínhamos médico no posto de saúde, tinha circulação de dinheiro no mercado local, as donas de casa ganhavam dinheiro como lavadeiras e domésticas nas casas. Mas agora tudo parou”, descreveu. Mesmo com o momento desfavorável, o casal não perde a esperança da retomada da obra, que promete ser o divisor de águas no progresso do estado. “Temos esperança de ver tudo voltar e dessa forma não termos mais o medo e a preocupação com os nossos filhos que hoje precisam sair para o mundo em busca do pão de cada dia. Deus vai ouvir as nossas preces, vai tocar o coração dos nossos governantes e essa obra voltará para reanimar a nossa comunidade”, afirmaram os aposentados, ao se despedirem dos filhos à beira do caminhão. No distrito, é comum a imagens dos moradores carregando suas bagagens e saindo da região para buscar o sustento nos cortes de cana e lavouras no sul do país.

Brumado na campanha de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na sessão legislativa da última segunda-feira (2), a advogada do Creas Chico Xavier, Rowane Dias Viana, usou a tribuna livre para falar sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio. O tema da campanha deste ano, Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, tem como objetivo chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no país. 

Brumado na campanha de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na tribuna, Rowane falou sobre a importância das denúncias, visto que muitas vezes os órgãos competentes não têm conhecimento dos abusos e precisam contar com a ajuda da comunidade para punir crimes dessa natureza. A advogada informou que o Creas vai realizar durante todo mês de maio diversas atividades, com ações especiais no dia 18, buscando a sensibilização da comunidade para esse grave problema. “Se tiverem suspeita de algum caso de violência ou exploração sexual, não deixem de denunciar. Essa atitude pode salvar a vida de uma criança ou adolescente. A união é fundamental para modificarmos esta triste realidade”, pontuou.

Acabou a vacina H1N1 em Brumado; previsão de novo lote só para a próxima semana Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As 2.200 doses da vacina Influenza Trivalente que chegaram em Brumado na última segunda-feira (02) duraram menos de 24 horas e já se esgotaram na manhã desta terça-feira (03). Muitas pessoas que foram às unidades básicas de saúde em busca do medicamento retornaram para suas casas reclamando. Na unidade central Liziane dos Santos Alves, anexa ao complexo do Hospital Professor Magalhães Neto, onde a procura é maior, a coordenação fixou um aviso na janela do prédio avisando sobre o término da vacina. 

Acabou a vacina H1N1 em Brumado; previsão de novo lote só para a próxima semana Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A coordenação municipal de vacinação da Vigilânca Epidemiológica (Vigep) informou ao site Brumado Notícias que todas as doses do último lote foram distribuídas por igual para as unidades básicas de saúde na sede e nos distritos rurais do município. A previsão do setor é que uma nova remessa da medicação chegue ao município a partir da metade da próxima semana. A coordenação ressaltou que o próximo lote já deverá ser o definitivo para atender toda demanda que ainda resta na cidade.

Caetité: INB rebate Sindicato dos Mineradores diz que respeita o Acordo de Turno de Revezamento Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em reposta as declarações do Sindicato dos Mineradores de Brumado e Região, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) informa que cumpre o que determina a lei no que diz respeito ao tempo de uma hora de intervalo para almoço de todos os seus empregados, e segue os termos do Acordo de Turno de Revezamento assinado entre a empresa e o sindicato. Diante do cumprimento legal, a INB disse estranhar a denúncia feita por um grupo de 21 dos 90 operadores em atuação na Unidade de Mineração e Beneficiamento de Urânio, que estão pleiteando em juízo o recebimento de horas extras referentes ao intervalo para o almoço e descanso. Segundo a Cláusula 42ª do Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015, os empregados da unidade de Caetité - inclusive as equipes de turnos ininterruptos - estão liberados do registro de ponto no horário destinado a repouso e alimentação. Este intervalo deverá ser de uma hora e fica sob a responsabilidade dos trabalhadores a obrigação de utilizá-lo, sendo que “em hipótese alguma ensejará o pagamento de horas extraordinárias ou adicionais caso o trabalhador não usufrua do referido intervalo”. A INB informa ainda que o restaurante funciona de forma a atender o revezamento, que é estabelecido previamente entre os grupos de operadores e seus supervisores e que os empregados não são chamados de volta ao trabalho antes do final do horário de repouso.

Brumado: Vereador cobra atuação de deputados a fim de impedir transferência de órgãos estaduais Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As transferências ou mesmo extinção de órgãos da estrutura administrativa do Estado em Brumado para outros municípios da região tem causado indignação na população e no vereador Weliton Lopes (DEM). Instituições importantes como a Direc, Dires, EBDA, Derba e Sefaz/Inspetoria estão sendo transferidos/extintos, causando prejuízos ao município. Atualmente, a unidade da CAR - Companhia de Ação Regional está sendo transferida da cidade de Brumado para Caetité. Na tentativa de suspender a transferência, o vereador encaminhou ofício para o deputado Luciano Ribeiro, assim como para os que obtiveram votos em Brumado, a fim de atuarem junto ao Governo do Estado em nome do povo de Brumado. Lopes disse que essa ação dificulta a solução de questões junto ao governo do Estado, assim como distancia o poder público estadual da população. O parlamentar sugeriu que seja criado um novo território que abarque Brumado e outros municípios que também estão sendo penalizados, não apenas pela distância, mas, inclusive, pela falta de estrutura do atual território Sertão Produtivo. “O Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável - PTDRS preceitua que todos os municípios que compõem o território sejam atendidos a contento. Portanto, vamos lutar para que isso seja cumprido”, frisou.

Clínica Mais Vida: Confira as dicas da psicóloga Bianca Amorim Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De um modo geral, chama-se Primeira Infância o período intercalado entre a concepção do bebê e o momento em que a criança ingressa na educação formal. Isso quer dizer que essa fase da vida engloba a gestação, o parto e os primeiros anos de vida da criança. Como o início da educação formal não se dá na mesma idade em todos os países, há diferentes noções do final da Primeira Infância. No Brasil, consideramos que a Primeira Infância acaba quando a criança completa seis anos de idade.

A Primeira Infância é um período muito importante para o desenvolvimento da criança e as experiências decorrentes dessa época são relevantes e as influenciam por toda a vida, mesmo aquelas que acontecem durante a gestação e enquanto o bebê é pequeno, ainda não sabe falar e nem tem memória apurada dos fatos que acontecem à sua volta.

Durante a Primeira Infância ocorre o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, a iniciação social e afetiva. Cada um desses aspectos interliga-se entre si e atuam diretamente no contexto social em que vivem, bem como são influenciados por ele.

As crianças começam seu processo de aprendizado através do meio em que vivem (casa, escola e comunidade). Nesta fase, ocorrem os primeiros e mais importantes aprendizados, são eles que influenciarão o caráter e a personalidade da criança, contribuindo para seu desenvolvimento afetivo, social e intelectual.

Na condição de pais e educadores devemos respeitar e reconhecer a individualidade de cada criança e suas características na evolução das fases do desenvolvimento.

A Afetividade é um elemento simples, mas de uma complexidade primordial, e que gera efeitos avassaladores em nossas vidas. Possui um importante papel no desenvolvimento das relações básicas de um indivíduo, além de influenciar na percepção, na memória, no pensamento e na iniciativa de ações, e que contribuem na formação da personalidade da criança.

É perceptível que a afetividade se constitui como um fator de extrema importância no processo de desenvolvimento da criança. Ela marca a construção pessoal, e tem a influência direta da dimensão social, pois envolve moral e cognição, e tem, portanto, valor ímpar nas relações humanas dos indivíduos.

Por esta razão a presença da afetividade é indispensável nos primeiros estágios da vida de uma criança, uma vez que, a não existência de um equilíbrio afetivo pode gear sentimentos desordenados e um fracasso nas relações interpessoais.

Dentro desse contexto, percebe-se que, através do afeto, carinho, respeito e atenção, as crianças adquirem as condições necessárias para se sentir seguras e protegidas, e, que, desta forma, possam estabelecer relações positivas e saudáveis. 

CONTINUE LENDO
PF investiga denúncia de superfaturamento no transporte escolar em Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última segunda-feira (2), policiais federais estiveram na cidade de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, averiguando denúncia de um suposto superfaturamento em rotas de ônibus escolares. Após investigação, vários motoristas de ônibus escolares foram notificados a prestar depoimento em Vitória da Conquista. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, vereadores da cidade foram identificados na planilha de pagamento da Transportadora Paca em localidades não abrangidas pelo transporte escolar. Para se ter uma ideia, na planilha, o itinerário Mulungu, Lagoa do Leite, Lagoa Comprida e Núcleo do Tabuleirinho consta uma distância de 88 km, quando, na verdade, o itinerário seria de 50 km.

Justiça de Sergipe libera WhatsApp em todo o país

O WhatsApp conseguiu derrubar o bloqueio do aplicativo, determinado pela Justiça da cidade sergipana de Lagartos. A decisão saiu no início da tarde, depois de a empresa pedir a reconsideração do parecer do Tribunal de Justiça do Sergipe, publicado nesta madrugada e que havia mantido o bloqueio do serviço. De acordo com jornal o Globo, o tempo para restabelecimento do serviço depende de cada operadora. Às 15 horas alguns usuários já começaram a conseguir trocar mensagens. Em dezembro, quando houve a primeira suspensão do WhatsApp, o acesso foi retomado totalmente em três horas. Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Sergipe, a decisão favorável foi do desembargador Ricardo Múcio. A manutenção do bloqueio havia sido determinada pelo desembargador plantonista, Cezário Siqueira Neto, que negou a liminar do mandado de segurança impetrado pelo WhatsApp.

Brumado: Vereadores apontam vícios e pedem anulação de licenças ambientais do Parque Eólico Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Embora tenha sido pequena a pauta do dia, a sessão da câmara de vereadores de Brumado, realizada na noite da última segunda-feira (02), trouxe à tona a questão das liberações das licenças ambientais para as empresas responsáveis pelas obras do Parque Eólico na região do Distrito de Cristalândia. Relator da Comissão Especial Parlamentar que apura as obras do empreendimento, o vereador Castilho Viana (PSB) deu início aos debates apontando falhas nos alvarás concedidos pela secretaria municipal de agricultura, meio ambiente e recursos hídricos. O relator destacou que as empresas, ao contrário do que se dizia, não estão priorizando a mão de obra local e já empregou 140 operários de outros municípios. O parlamentar acusou as empresas de estarem se negando a dialogar com a casa legislativa e com a comunidade. O vereador declarou que, diante dos vícios, se preciso for, levará o caso ao conhecimento do Ministério Público para que providências sejam tomadas. “Estou convencido de que algo de errado está acontecendo nesse processo e a comunidade brumadense precisa se mobilizar, bater na porta do prefeito e de suas secretarias que liberaram esses alvarás sem uma contrapartida plausível para o município. Estamos levantando alguns dados perante o código de meio ambiente. Se nossas suspeitas forem confirmadas, teremos que pedir a suspensão de algumas licenças. Nesse caso, poderemos acionar o Ministério Público Estadual”, disse o relator. 

Brumado: Vereadores apontam vícios e pedem anulação de licenças ambientais do Parque Eólico Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já o primeiro secretário da mesa diretora da casa legislativa, Weliton Lopes (DEM), referendou as palavras do relator e acusou o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) de ser conivente com as falhas cometidas pela secretaria de meio ambiente no que tange à liberação das licenças ambientais. “Estou frustrado com o prefeito Aguiberto, pois, quando foi liberado o alvará, não se condicionou nada, nem ao menos que parte dos empregos fosse destinada a população brumadense. De que adiantou tantas isenções de impostos, parcial e total, se não se fez menção de contrapartidas? Estão com a outorga para retirar água da barragem, mas a população na região do distrito não tem água em suas torneiras. O secretário Frederico Neves foi irresponsável e sem nenhum comprometimento com a população brumadense, ele emitiu licenças ambientais nas coxas”, disparou Lopes. Ele descreveu as licenças como um vexame do executivo municipal e pediu a imediata anulação das mesmas. “Qual foi o interesse em emitir tão rápido essas licenças? A única condicionante foi do tempo de alvará, que caso a empresa não cumpra os requisitos ficará apenas um ano com a licença. Licença de dois anos para uma obra prevista para seis meses. Tem que ser pedida a anulação imediata desses alvarás. Esses alvarás devem ser guardados na gaveta das vergonhas de Brumado”, pontuou o vereador.

Lapeclin oferece os mais completos exames para melhor atender os pacientes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com unidade em Ibitira, Distrito de Rio do Antônio, o Lapeclin - Laboratório de Análises Clínicas tem a sua central de atendimento localizada na Rua Tibúrcio Leite, nº 15, em Brumado. Trabalhando com confiança, segurança e excelência, o Lapeclin dispõe de uma série de exames: bioquímica, hormônios de fertilidade, urínalise, hematologia, imunologia, parasitologia, hemostasia, marcadores tumorais, citologia, hormônios da tireoide, bacteriologia, marcadores cardíacos, exames pré-natais, exames de DNA, entre outros. Se você valoriza profissionais capacitados, um laboratório equipado com toda tecnologia necessária e a confiança de resultados precisos, faça seus exames no Lapeclin. Há 29 anos no mercado atendendo com excelência e referência como o melhor laboratório da região. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-2040. Clique aqui e confira a nossa fanpage no facebook.

Caculeense acusado de associação ao tráfico é detido em Guajeru Foto: Divulgação/PC

Policiais civis e militares detiveram na tarde da última segunda-feira (02) um homem acusado de associação ao tráfico de drogas na cidade de Guajeru, no sudoeste baiano. O suspeito, natural da cidade de Caculé, foi flagrado com 57 pinos de cocaína, 32 pedras de crack, 15 buchas de maconha, uma motocicleta e dinheiro. Os entorpecentes foram encontrados na residência do acusado. O suspeito e as substâncias apreendidas foram encaminhados à delegacia de Brumado.

Brumado: Professores e alunos da Uneb lançam associação para defesa de direitos coletivos

Nesta quarta-feira (4), a partir de 18h30, professores e alunos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) lançam, em Brumado, a PROBUS, associação criada para defesa de interesses coletivos. A diretoria da associação destacou que a entidade ajudará na busca de soluções para dificuldades sociais, as quais podem ser analisadas pelos cursos universitários. Além disso, a PROBUS atuará no combate à improbidade. O site da associação, que também será lançado amanhã, conterá comandos de busca com nomes de gestores públicos da região que respondem a processos de improbidade na Justiça Federal. Futuramente, ações da Justiça Estadual também serão disponibilizadas. O lançamento contará com a presença do pesquisador, professor universitário e sociólogo alemão Bernd Reiter.

Em 2015, Estado da Bahia perdeu R$ 1 bilhão em repasses da União Foto: Reprodução

De acordo com levantamento feito pela área técnica da Secretaria da Fazenda do Estado, o Governo do Estado perdeu cerca de R$ 1 bilhão em receitas no ano passado. Seria esse o valor repassado pela União aos cofres baianos, em 2015, se o Fundo de Participação dos Estados (FPE) tivesse mantido o crescimento equivalente ao da receita tributária desde 2012. A queda na arrecadação da União tem reflexos diretos nas contas públicas na Bahia. Nos últimos anos, as transferências correntes têm crescido sempre menos que a arrecadação tributária do Estado, como é o caso do FPE. Com as perdas acumuladas, a Bahia ultrapassou o limite prudencial para gastos com o funcionalismo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que toma por base justamente a receita corrente, o que impôs ao Estado uma série de restrições nos gastos com pessoal. O Estado, por outro lado, vem mantendo o perfil da dívida em patamares bem mais confortáveis que os da maior parte das grandes economias do país. Com foco em manter o funcionamento normal da máquina pública e o pagamento dos salários em dia, a Bahia vem priorizando o controle dos gastos e a recuperação da capacidade do fisco, e tem conseguido assim equilibrar as contas, mesmo com uma queda acentuada nos repasses da União.

Brumado: Escola Clemente Gomes realiza caminhada de combate ao mosquito Aedes Aegypti Foto: Divulgação

No último sábado (30), a Escola Municipal Profº Clemente Gomes, de Itaquaraí, realizou uma caminhada contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Alunos, professores, funcionários e agentes de saúde participaram do evento, cujo objetivo é chamar a atenção da comunidade quanto à importância de se evitar a proliferação do mosquito. Segundo a diretora da escola, Thayse Machado, uma série de atividades foram desenvolvidas com os alunos em sala de aula a fim de conscientizá-los sobre a importância do combate ao mosquito e a caminhada foi a culminância do trabalho desenvolvido na escola. Os estudantes utilizaram faixas, cartazes e panfletos para chamar a atenção da população sobre o que pode ser um criadouro para o mosquito e os sintomas da doença. A equipe diretiva da escola aproveita a oportunidade para agradecer a todos que colaboraram para que a caminhada fosse um sucesso, em especial às secretarias de educação e saúde - esta última representada pela equipe do PSF de Itaquaraí.

Chama olímpica chega ao Brasil

Depois de ser acesa em Olímpia, na Grécia, e viajar pelo país-berço dos Jogos Olímpicos e pela Suíça, onde está a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), a chama olímpica desembarca no Brasil nesta terça-feira (3). De acordo com a Agência Brasil, será o início de um revezamento entre 12 mil condutores, percorrendo 327 cidades das cinco regiões do país e terminando com o acendimento da pira na cerimônia de abertura dos Jogos, no dia 5 de agosto. 

Eólica: Comissão Especial realiza audiência pública no distrito de Cristalândia em Brumado Foto: Eliana Costa

No último sábado (30), a Comissão de Vereadores para acompanhamento das atividades eólicas em Brumado esteve em Cristalândia para realização de uma audiência pública. Durante o evento, foram relatadas as ações já desenvolvidas pela comissão até o momento. Estiveram presentes moradores locais, de regiões vizinhas, presidentes de associações e representantes. O assunto mais comentado na ocasião foi a polêmica relacionada às vagas de trabalho na obra do Parque Eólico, que não estariam beneficiando pessoas da região. Segundo a comissão, a questão preocupa bastante os moradores. Outro assunto abordado foi a necessidade de se buscar solução para a distribuição de água na localidade, visto que os moradores não são beneficiados com sistema de abastecimento de água. Para os membros da comissão, a audiência foi bastante produtiva, quando puderam ouvir a população da região e os maiores anseios relacionados à obra.

Paralisação das obras da Fiol gera prejuízos na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Centenas de operários brumadenses ficaram desempregados com a paralisação das obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). Antes da paralisação, cerca de 1500 pessoas trabalhavam no trecho do município, aquecendo a economia local. Porém, com a interrupção dos trabalhos, o município vem sofrendo com a desaceleração da economia e com o grande índice de desemprego. Este último fator tem obrigado centenas de operários com mão de obra qualificada a migrarem para outros estados em busca de fonte de renda. Outro prejuízo é com relação à deterioração dos equipamentos e veículos abandonados no canteiro administrativo e na sede do município. 

Paralisação das obras da Fiol gera prejuízos na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No último final de semana, o site Brumado Notícias esteve no canteiro de obras do Lote IV, no distrito de Ubiraçaba, e registrou a grande quantidade de dormentes produzidos ainda armazenados no local. Também foi registrada uma grande quantidade de trilhos vindos da China para serem instalados no percurso da linha, que promete ligar a economia entre os extremos oeste e leste do estado. Nossa reportagem também registrou maquinários importados abandonados, de alto custo e muito eficientes para instalação dos dormentes e trilhos. No local, que teve uma grande extensão de linha férrea instalada, ainda se encontra a locomotiva da Andrade Gutierrez utilizada para puxar os vagões espalhadores de brita. 

Paralisação das obras da Fiol gera prejuízos na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Aparelhos de ar-condicionado ainda estão instalados nas salas administrativas. Já a área utilizada para preparar as ferragens foi desativada e atualmente é utilizada para plantio. A crise política e econômica, bem como as investigações de corrupção envolvendo algumas das empreiteiras que tocavam a obra, emperra o retorno das atividades. Mesmo assim, os operários brumadenses mantém acessa a esperança de que o empreendimento não ficará esquecido no tempo e que suas obras serão retomadas. “Posso até não alcançar a conclusão dessa ferrovia, mas tenho certeza de que meus filhos e meus netos estarão aqui para atestar a grandeza desse empreendimento que trará um grande progresso para a nossa região e para o nosso estado”, comentou o líder comunitário do distrito, Gilberto Sobrinho.

Justiça envia ao STF arquivos da Operação Lava Jato com menção a Dilma

O juiz Marcelo Brêtas, da Justiça Federal do Rio, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) arquivos digitais com referências à presidente Dilma Rousseff (PT) e ao senador Edison Lobão, do PMDB. A Polícia Federal apreendeu o material na casa do ex-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, durante uma etapa da operação Lava Jato. De acordo com o G1, os arquivos e o relatório da PF foram enviados ao ministro Teori Zavascki. O ex-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, prestou depoimento na sexta-feira (29) na 7ª Vara Criminal Federal do Rio. Na Operação Lava Jato, ele foi preso por suspeita de receber propina por obras da Usina Nuclear de Angra 3. No depoimento, o ex-presidente da Eletronuclear admitiu que usou contratos de fachada feitos com empresas de amigos para receber dinheiro da construtora Andrade Gutierrez, mas negou que fosse propina.

Arquivo