Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Eleições 2018: Lula e Marina lideram corrida; Temer tem 2% das intenções de voto Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) lideram as intenções de voto dos brasileiros para as eleições de 2018. Pesquisa Datafolha divulgada pela Folha de S. Paulo neste sábado (9) coloca Lula e Marina como líderes em quatro cenários distintos, com ambos variando entre 19% e 23%. Como opções do PSDB, aparecem o senador Aécio Neves, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin e o também senador José Serra. Porém, em comparação com as últimas pesquisas, todos os tucanos aparecem com tendência de queda. Entre março e abril, Lula cresceu em todos os casos, enquanto Marina se manteve estável. Quando colocado como único candidato tucano na disputa, Aécio aparece com mais apoiadores (17%), apesar de ter perdido 10 pontos porcentuais desde dezembro de 2015. Alckmin aparece com 9% das intenções de voto, enquanto Serra tem 11%. Em um cenário com os três do PSDB, Aécio tem 12%, seguido por Serra (5%) e Alckmin (5%). A pesquisa também incluiu o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), que tem entre 6% e 8%. Em todos os casos, o vice-presidente Michel Temer (PSDB) aparece apenas com 2% dos votos, empatado com Luciana Genro (PSOL). Eduardo Jorge (PV) e o senador Ronaldo Caiado (DEM) aparecem com 1% cada. Além disso, no último cenário, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, manteve os 8% das intenções de voto.

61% apoiam o impeachment de Dilma e 58%, de Temer, diz pesquisa Foto: Reprodução

A maioria da população brasileira apoia não só o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), mas também do vice-presidente Michel Temer (PMDB). Segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (9), pela Folha de S. Paulo, 60% apoiam a renúncia da petista e do peemedebista. Mesmo assim, o apoio ao impeachment de Dilma caiu de 68% para 61% entre abril e março. Entre os entrevistados, 58% esperam a saída do vice-presidente, enquanto 28% defendem sua permanência no Palácio do Planalto. No caso de vacância dos dois maiores cargos do Executivo, 79% dos brasileiros esperam que seja feita uma nova eleição, enquanto 16% são contrários a essa alternativa. A pesquisa do Datafolha foi realizada entre os dias 7 e 8 de abril, com 2.779 pessoas de 170 municípios.

Embasa repara tubulação da adutora de Cristalândia e abastecimento volta a ser normalizado em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma equipe de manutenção da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) concluiu os reparos em uma tubulação que havia sido danificada por tratores durante serviço de alargamento e patrolamento de uma estrada vicinal, cujo objetivo é o início das obras do Parque Eólico, na região do distrito de Cristalândia, em Brumado. O incidente ocorreu na última sexta-feira (8) e acabou interrompendo o abastecimento de água nos municípios de Brumado e Malhada de Pedras. O site Brumado Notícias esteve no local e ouviu o coordenador de abastecimento da unidade brumadense, Antônio Loreto, e o mesmo explicou que com o incidente toda adutora secou, o que obrigou a interrupção no abastecimento. Com o reparo já concluído, o coordenador garantiu que até este domingo (10) o fornecimento de água terá sido restabelecido por completo. 

Eleições 2016: Quatro petistas declaram apoio a Beto Maradona em Caculé Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quatro suplentes ao cargo de vereador filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) em Caculé, no sudoeste baiano, declararam apoio à reeleição do atual prefeito, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o embarque dos petistas ao grupo liderado pelo deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) aconteceu na manhã deste sábado (9). Roberto do Barreiro, Adão do Marruaz, Luciano Pé de Pato e Ailton Coutinho já fecharam compromisso e declararam que vão trabalhar firme nas eleições municipais de 2016 para reconduzir Beto Maradona à prefeitura da cidade. Todos os petistas foram candidatos em 2012 pela oposição ao grupo do Democratas de Caculé. “Estou muito satisfeito, pois este é um sinal de que o nosso projeto político, liderado pelo nosso deputado Luciano Ribeiro, continua exitoso”, disse Maradona. Já Ribeiro ressaltou a chegada das lideranças e garantiu ainda mais trabalho em prol do desenvolvimento de sua terra natal. “Vamos fortalecer cada vez mais a nossa base e continuar firme em prol do desenvolvimento de Caculé”.

Detran suspende exame toxicológico para motoristas na Bahia Foto: Reprodução

A Justiça Federal da Bahia concedeu liminar ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), ontem (8), que suspende a exigência do exame toxicológico para obtenção e renovação de habilitação nas categorias C, D e E. Com a decisão, o chamado “teste do cabelo” está suspenso no estado para os motoristas de ônibus, caminhões e carretas. Segundo resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o exame é obrigatório para condutores cujas CNHs venceram ou estão para vencer, ou aqueles que optaram por mudança de categoria. Eles precisam comprovar que não consumiram drogas ilícitas nos últimos 90 dias. Na Bahia, 7 mil habilitações estão bloqueadas no sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Segundo o órgão estadual de trânsito, a dificuldade ocorre por “falha” no processo instituído pelo governo federal - os laboratórios não estavam inserindo o resultado do exame no sistema e o Detran-BA não pode acrescentar a informação. De acordo com o jornal Correio, o Detran recorreu à justiça por entender que a resolução não tem aplicabilidade técnica e gera alto custo para condutores. Há apenas seis laboratórios no país credenciados para realizar o exame, todos em São Paulo. As cidades baianas possuem postos, onde é colhido pêlo do motorista.

PSDB apoia oficialmente o impeachment Foto: Isabela Leite/G1

Governadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), além de senadores, políticos e lideranças do partido, definiram a posição pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) em reunião realizada na sexta-feira (8) no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo. “O PSDB, através dessas lideranças, reafirma o seu compromisso absoluto com a interrupção do mandato da presidente Dilma Rousseff pela via constitucional do impeachment”, afirmou ao G1, o senador Aécio Neves, presidente do PSDB. “Não por uma vontade daquelas que com ela disputaram a eleição. Mas por uma constatação que nos une a todos que ela perdeu as condições mínimas de governar e de retirar o Brasil dessa crise completamente aguda que o seu governo e o seu partido mergulharam”. Aécio disse que os governadores do partido estarão trabalhando nos seus estados, juntos aos parlamentares que apoiam o PSDB. “As nossas lideranças estão conversando com lideranças de outras forças políticas para dizer que o temos hoje não é o projeto do partido A ou B. É o país. O PSDB já vinha desde 2014 alertando o Brasil para aquilo que nos esperava. Denunciamos a corrupção, apontamos para o caminho da economia e para aquilo que nos esperava adiante. Pois bem, o retrato está ai hoje”, afirmou. 

AL-BA debaterá novas perspectivas para obras da Fiol e do Porto Sul Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os desdobramentos dos protocolos de intenções assinados pelo Governo do Estado com empresas chinesas para investimentos nas obras da Fiol e do Porto Sul serão o tema da audiência de trabalho que será realizada pela Comissão Especial na Assembleia Legislativa da Bahia. O encontro acontece na próxima quarta-feira (13), a partir de 10h40, na Sala de Comissões Herculano Menezes. O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, vai falar sobre o novo cenário e as perspectivas para os dois projetos. O compromisso foi garantido em viagem do governador Rui Costa à China, no início do mês de março. Segundo a presidente da Comissão da Fiol e do Porto Sul, deputada estadual Ivana Bastos (PSD), a sessão foi proposta não só para buscar informações acerca dos procedimentos futuros, mas para dar continuidade à luta pela concretização dos empreendimentos. “Esse não será apenas um momento para esclarecimentos, buscamos também prever soluções para possíveis problemas, debater sobre os melhores caminhos para acelerarmos a retomada das obras da ferrovia e iniciarmos as obras do Porto Sul”, afirmou.

Brumado: Secretaria Estadual de Educação esclarece fim do contrato com a Contrate Foto: Reprodução

Em resposta à matéria publicada no site Brumado Notícias sobre o cancelamento do contrato da empresa Contrate com a secretaria de educação do estado da Bahia, a pasta emitiu nota de esclarecimento. No documento, a secretaria diz que os trabalhadores terceirizados que atuam nas escolas da rede estadual de ensino, as empresas que ainda apresentam pendências com os funcionários já foram notificadas e iniciaram o pagamento dos salários atrasados. Além disso, a nota diz que, nesta semana, o governador Rui Costa anunciou que irá redefinir os contratos com as empresas terceirizadas, unificando-os na Secretaria da Administração do Estado da Bahia, para atender todas as secretarias e órgãos estaduais. O novo processo licitatório deverá ser publicado em, no máximo, duas semanas. “Em relação à terceirização, eu não estou satisfeito com a prestação de serviço, com a forma e o volume de contratações. Durante a reunião, tomei uma série de decisões para garantir novas licitações e um novo formato de contratação de serviços para a área da educação. Os novos editais devem sair no máximo em duas semanas”, adiantou Rui Costa. Outros encontros serão realizados pelo governador, por grupo de secretarias, com a presença da Procuradoria Geral do Estado (PGE), e dos secretários da Administração, Edelvino Góes, e da Fazenda, Manoel Vitório. O objetivo é analisar contrato por contrato.

Andrade doou R$ 35 mi ao PT e R$ 26 mi ao PSDB em 2014, aponta TSE Foto: Reprodução

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que, juntas, as contas da direção nacional do PT e da candidatura de Dilma Rousseff na campanha de 2014 receberam R$ 34,6 milhões da Andrade Gutierrez, ante R$ 25,9 milhões dos recursos recebidos pelo comando do PSDB e da campanha de Aécio Neves. Desses R$ 34,6 milhões, R$ 20 milhões foram repassados pela empreiteira diretamente para a campanha à reeleição da presidente. Além disso, a direção nacional ainda transferiu R$ 1 milhão que recebeu da Andrade, somando, no total, R$ 21 milhões da empreiteira na conta da campanha da candidatura de Dilma. Não houve repasse, segundo registros do TSE, especificamente pela empreiteira à campanha de Aécio. Dos R$ 25,9 milhões entregues ao Diretório Nacional tucano, R$ 19 milhões foram para o comitê da campanha presidencial, que então passou R$ 10,2 milhões para a conta criada só para a candidatura e destinou o resto a outras campanhas da legenda. A candidatura de Aécio recebeu, além dos R$ 10,2 milhões, ainda R$ 2,5 milhões da direção do partido referentes à doação da Andrade, somando R$ 12,7 milhões recebidos da empreiteira. 

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Maetinga Foto: Divulgação/Polícia Civil

Em Maetinga, a Polícia Civil instaurou inquérito policial a fim de investigar uma briga envolvendo dois vizinhos na localidade de Vereda Suja, zona rural do município. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, um dos vizinhos já havia sido preso por porte ilegal de arma de fogo no mês de novembro do ano passado. Nesta sexta-feira (8), com o apoio da polícia militar, policiais civis conseguiram prender em flagrante o outro vizinho, identificado como José da Silva, de 72 anos, que também foi autuado por posse irregular de arma de fogo. O delegado Francisco Tadeu Rodrigues, responsável pela apuração, deve concluir a investigação no prazo de 10 dias e encaminhar para a justiça. 

Conheça a terapia cognitiva comportamental com Camilla Alvarenga na Clínica Mais Vida em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A psicóloga Camilla Alvarenga Pereira passou a fazer parte do quadro de médicos que atendem na Clínica Mais Vida, em Brumado, e convida a população em geral para conhecer a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC). Ela esclarece que a TCC tem muitos princípios diretos e claros, com abordagem lógica e prática, focando na forma como as pessoas pensam e agem para ajudá-las a superar seus problemas emocionais e comportamentais. “O conceito central do TCC é que você sente o que você pensa”, explica a psicóloga, este tipo de terapia envolve um conjunto de técnicas e estratégias com a mudança de padrões de pensamentos, mas não basta apenas ter apenas pensamentos positivos, a TCC propõe observar os problemas de diversos ângulos, com pontos de vista diferentes, entre o positivo, negativo e neutros, a fim de chegar a novas conclusões e soluções. São vários os recursos oferecidos pela TCC que fizeram aumentar a sua popularidade, sendo muito indicada pelos profissionais da saúde. Os pacientes têm atestado a eficácia da terapia. A psicóloga Camilla Alvarenga atende todas as segundas-feiras na Clínica Mais Vida, localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265. Marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755.

Eleições 2016: Edmundo Pereira ainda analisa sua pré-candidatura com o PT Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) convocou nesta semana o ex-vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira Santos, para tratar de sua pré-candidatura à prefeitura de Brumado. Edmundo confirmou ao site Brumado Notícias, nesta sexta-feira (8), o encontro com o presidente estadual da sigla, Everaldo Anunciação. “Estava em Salvador nesta semana e fui oficialmente convocado pelo PT estadual para assumir uma candidatura em Brumado”, revelou. De acordo com Pereira, as conversas com o partido avançaram, mas é cedo para confirmar a informação. “Vou analisar todas as questões para em um futuro próximo informar a toda a comunidade qual será o meu posicionamento político”, garantiu. Ele ainda não tomou nenhuma decisão, mas conversa com lideranças de vários partidos políticos no intuito de traçar o melhor para o futuro da cidade. Edmundo já foi prefeito de Brumado por três mandatos e deve ter a pretensão de voltar a comandar a capital do minério, sua terra natal.

'Farra Sertaneja' será realizada com a cantora Marília Mendonça em Livramento de Nossa Senhora

Em Livramento de Nossa Senhora, acontece no dia 29 de maio, no Clube Tio Dedé, a Farra Sertaneja. O evento, produzido por Janete Meira, apresentará um dos shows mais requisitados no país na atualidade: da cantora e compositora Marília Mendonça. Goiana, a jovem artista tem apenas 20 anos, mas grandes sucessos na bagagem. Ainda quando menor de idade, começou a se destacar como compositora, contribuindo com a canção “Minha Herança”. Nesse mesmo período, Marília compôs também “Vai ter balanga”, que entrou no DVD gravado em 2011. Mesmo com pouca idade, Marília coleciona grandes sucessos como compositora: “É Com Ela Que Eu Estou” na voz de Cristiano Araújo, “Até você voltar” e “Cuida Bem Dela” sucesso de Henrique & Juliano. Não perca esse grande espetáculo e garanta já o seu ingresso. 

Revista Fortune elege Dilma Rousseff como a líder global mais decepcionante de 2015 Foto: Reprodução/Fortune

Através de votação popular, a revista Fortune elegeu os “líderes globais mais decepcionantes” de 2015. De acordo com o resultado, a presidente Dilma Rousseff (PT) foi eleita a líder global mais decepcionante, com mais de 374 mil votos. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal o Globo, o segundo colocado, o governador do Michigan, Rick Snyder, conseguiu 17 mil votos. Já a dupla da Fifa, Joseph Blatter e Michel Platini, aparece em terceiro, com 15 mil. Ao todo, foram eleitos 16 nomes. Em março, a revista americana divulgou a lista com as lideranças mais influentes do mundo, em que aparecia outro brasileiro: Sérgio Moro, em 13º.

Hitz garante a qualidade do concreto nas obras do presídio em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As obras do presídio no município de Brumado continuam em ritmo acelerado - já foram concluídos os pavilhões das celas e estão em andamento as construções das torres de vigilância, o prédio administrativo, o setor de ressocialização, o auditório e a área de banho de sol. A empresa brumadense Hitz, contratada para prestar serviços terceirizados, recebeu muitos elogios do secretário estadual de assuntos penitenciários e ressocialização, Nestor Duarte, que em sua passagem pelo canteiro de obras aprovou a qualidade de toda parte de concretagem feita pela empresa. Com caminhões betoneiras e uma boa equipe de serviço, a Hitz tem colaborado com o ritmo e segurança da obra. “As bases dos pavilhões receberam uma camada de grande espessura de concreto, reforçando ainda mais as armações traçadas em aço. Podemos garantir que esse presídio tem toda uma estrutura similar ao de um presídio de segurança máxima e com detalhes minuciosos que garantem a permanência dos custodiados. É um a obra imponente”, comentou um encarregado da empresa ao site Brumado Notícias. A estimativa do governo do estado é de que o complexo fique pronto ainda neste primeiro semestre do ano.

Homem é acusado de abusar da filha menor de idade em Caetité Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com informações da polícia civil de Caetité, no sudoeste baiano, um homem de 52 anos está sendo investigado acusado de abusar sexualmente da filha de 15 anos. Os abusos teriam começado há três anos. A irmã da vítima denunciou o caso ao Conselho Tutelar e a Polícia Civil instaurou um inquérito policial para investigar a denúncia. A menina já foi submetida a exame de corpo delito a fim de comprovar o estupro. Se o crime for evidenciado, a mãe da garota pode responder processo judicial por participação e ocultação da verdade. Por outro lado, o pai da menina deve ser preso e responder pelo crime de abuso de menor. Ele foi ouvido pela polícia, e liberado em seguida.

Embasa esclarece falta de água no Centro Municipal de Educação Agamenon Santana em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo esclarecimento da Embasa, o abastecimento de água no Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS), em Brumado, já se encontrava regularizado quando os estudantes iniciaram a manifestação na tarde de quinta-feira (7). Na terça-feira (5), a Embasa informou sobre a redução na oferta de água decorrente da realização de serviços emergenciais em equipamentos eletromecânicos da barragem de Cristalândia, danificados após falhas no fornecimento de energia elétrica na região. Com isso, conforme divulgou, poderia acontecer redução de pressão em alguns pontos da rede distribuidora e, em consequência, afetar o fornecimento de água na cidade. No comunicado, a Embasa ressaltou ainda que os imóveis com reservação suficiente para atender as necessidades diárias não sentiriam os efeitos da interrupção temporária. Entretanto, segundo a empresa, o CMEAS não possui um reservatório capaz de atender a demanda de consumo do imóvel. Outros órgãos públicos localizados próximo à escola, como o Hospital Professor Magalhães Neto e a Delegacia de Polícia, que também são grandes consumidores de água, não tiveram problema no abastecimento por possuírem reserva suficiente.

Itapetinga: Prefeitura terá de regularizar Parque Zoobotânico da Matinha Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista e do Ministério Público do Estado da Bahia, a Justiça Federal ordenou que o município de Itapetinga regularize o Parque Zoobotânico da Matinha junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Na ação de investigação, os órgãos descobriram que o parque não tem autorização do Ibama e nem licença do Inema para funcionar, além de apresentar instalações e estrutura precárias. Foram identificadas ainda irregularidades nos recintos destinados à habitação dos animais, nas clínicas veterinária e cirúrgica, na cozinha e no setor de quarentena de animais. De acordo com a decisão judicial, o município terá de enviar ao Inema a documentação necessária à concessão de licença ambiental, bem como adequar os recintos de todos os animais. As medidas serão submetidas ao Ibama, juntamente com o projeto arquitetônico do parque. A decisão deve ser cumprida em 90 dias, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Casal que escondia drogas em casa é preso pela polícia em Brumado Foto: Divulgação/Polícia Civil

Em cumprimento a um mandado de busca e apreensão, investigadores da polícia civil prenderam na quinta-feira (7), no Bairro Baraúnas, um casal que escondia drogas em casa. Segundo o delegado Leonardo Rabelo, com Afonso Moreira Santos, de 33 anos, e Elitania da Silva Santos, de 25 anos, foram encontrados 3 papelotes de cocaína, farto material utilizado para embalagem de droga, uma soqueira, dois cartuchos calibre 38, rolo de fita adesiva, um veículo ano 2015, dois telefones celulares, dois televisores, um caderno de anotações de caixa e a quantia de R$ 3.342,00 em espécie. O casal já vinha sendo investigado há dois anos e será autuado em flagrante pela prática dos delitos de tráfico de drogas e posse irregular de munição.

Pedido de impeachment de ministro do STF é arquivado pelo Presidente do Senado Foto: Reprodução

O pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio de Mello, foi arquivado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). O pedido foi apresentado pelo Movimento Brasil Livre (MBL) como uma resposta à decisão do ministro de obrigar o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), a dar seguimento ao pedido de impeachment do vice-presidente da República, Michel Temer. O grupo acredita que Marco Aurélio passou por cima da separação dos Poderes ao desfazer um ato interno da Câmara. O presidente do Senado afirmou que o pedido apresenta problemas formais, como falta de documentação dos denunciantes e a ausência de crime de responsabilidade para afastar o ministro do cargo. Renan ainda pontuou que os atos descritos na denúncia foram praticados pelo ministro no exercício do cargo no Supremo e disse que o a interferência de um poder no outro é "o maior desserviço que se pode prestar à República".

Brumado: Adutora de Cristalândia é atingida em obra do Parque de Energia Eólica Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com comunicado da Embasa, para a realização de uma manutenção emergencial em um trecho da adutora de água bruta atingido durante a execução das obras de instalação do parque de energia eólica, na região de Cristalândia, no final da manhã desta sexta-feira (8), o abastecimento está temporariamente interrompido em Brumado e suas localidades rurais, assim como em Malhada de Pedras. Equipes da empresa estão sendo deslocadas para o local e ainda não há previsão para conclusão do serviço de reparo. A Embasa recomenda que os moradores de Brumado e de Malhada de Pedras mantenham a economia, consumindo de forma racional a água armazenada nos reservatórios domiciliares.

Prejuízo na safra de soja pode chegar a R$ 1 bilhão no oeste baiano Foto: Reprodução/TV Oeste

Os agricultores do oeste da Bahia calculam uma perda de cerca de 40% na safra da soja produzida na região. Segundo a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), os prejuízos estimados ultrapassam a margem de R$ 1 bilhão. De acordo com o G1, os efeitos da estiagem e a queda do preço no mercado internacional são apontados como problemas. Além da seca e a quebra na safra, os produtores sofrem com outros agravantes. No mercado internacional, o preço de comercialização da soja está mais barato. No final do ano passado, quando foram fechados os contratos de venda da soja dessa safra, a média do preço por saca era de R$ 70. Agora, estão entre R$ 62 e R$ 64, uma queda aproximada de 10%.  A recente queda do dólar é apontada como justificativa. A Aiba estima que o prejuízo ultrapasse R$ 1 bilhão. Para tentar a renegociação das dívidas, os agricultores pediram ao Governo da Bahia que decretasse situação de emergência, o que ainda não aconteceu. Segundo a Aiba, foram plantados no oeste baiano 1,5 mil hectares de soja. A previsão de perda é de 37,5 % por hectare. Já no milho, que tem 135 mil hectares plantados, a perda pode chegar a 30%. O algodão cultivado em 240 mil hectares pode ter uma redução de 22% nessa safra.

Brumado: Vila Presidente Vargas vai receber novo cemitério Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (7), uma reunião foi realizada na Escola Sá Teles, na Vila Presidente Vargas, onde estiveram presentes o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), acompanhado dos secretários de infraestrutura, André Cardoso, de cultura, Miguel Lima Dias e de desenvolvimento social, Themis Narvaes, além de Rosa Riqueza, presidente da Associação dos Moradores da Vila Presidente Vargas, representantes da comunidade e vereadores. Na reunião, o prefeito apresentou o projeto de construção do novo cemitério da localidade, que terá espaço para 1.800 jazidas, atendendo a um dos grandes anseios da comunidade. Segundo os moradores da vila, o atual cemitério não reúne mais condições da realização de sepultamentos. Aguiberto explicou detalhes do projeto, agradeceu a empresa Magnesita, que doou o terreno, e anunciou que as obras serão iniciadas na próxima segunda-feira (11). O prazo para o término é de 60 dias. A comunidade se sentiu satisfeita com a confirmação do atendimento de uma das suas principais demandas e aproveitou o momento para fazer outras reivindicações ao gestor. No final da reunião, o prefeito assinou a ordem de serviços para a construção do novo cemitério.

O Índice de Preços ao Consumidor - Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, ficou em 0,43% em março, depois de subir 0,9% no mês anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa, que é a menor para o mês de março desde 2012, ficou mais baixa porque o preço da energia elétrica caiu, provocando certo alívio. No ano, o indicador acumula alta de 2,62% e, em 12 meses, de 9,39%. Mesmo tendo registrado taxa menor em relação ao mês anterior e voltado a um dígito, a inflação em 12 meses continua acima do teto da meta do Banco Central. A maioria dos preços dos grupos de despesas analisados pelo IBGE mostrou taxas menores de fevereiro para março. A desaceleração do IPCA não foi ainda maior porque os alimentos e bebidas, que têm peso maior no orçamento das famílias, subiram mais: de 1,06% para 1,24%. As frutas, por exemplo, ficaram bem mais caras, com alta de quase 9%. Além dos alimentos, os consumidores também pagarão mais pelo vestuário. A variação de preços desse grupo subiu de 0,24% para 0,69%. Na contramão dos alimentos e das roupas, subiram menos os preços relativos a transportes (de 0,62% para 0,16%); saúde e cuidados pessoais (de 0,94% para 0,78%); despesas pessoais (de 0,77% para 0,6%) e educação (de 5,9% para 0,63%). De fevereiro para março, ficaram mais baratos os gastos relacionados a habitação (de -0,15% para -0,64%) e comunicação (de 0,66% para -1,65%).

Arquivo