Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Músico se esconde em igreja e é morto na frente de fiéis em Eunápolis Foto: Reprodução/Facebook

Um músico do município de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, foi perseguido por bandidos e morto a tiros dentro de uma igreja evangélica na noite de segunda-feira (25). O crime ocorreu por volta das 21h, no bairro de Gusmão. De acordo com Alberto Melo, delegado do município, Edno Oliveira Santos, de 30 anos, estava fugindo de dois homens armados, quando encontrou uma igreja aberta na Rua dos Coqueiros. Ele buscou proteção no templo religioso, mas continuou na mira dos bandidos. “Ele chegou a tentar se proteger com o pastor, rapidamente, mas os homens já entraram atirando. Tinham cerca de 40 pessoas na igreja. Foi um tumulto”, destacou ao G1. Edno foi levado pela dupla para o fundo da igreja e morto com tiros no tórax. O delegado acrescenta que a vítima ainda foi encontrada com uma faca cravada no pescoço. Nenhum dos fiéis presentes no culto religioso ficou ferido. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade, onde permanece na manhã desta terça-feira. Segundo o delegado Alberto Melo, investigações preliminares apontam que a vítima estava envolvida com o tráfico de drogas. Edno era percursionista da banda Swingueira.

Paciente atira e mata médico de hospital alemão Foto: Reuters/Hannibal Hanschke

Um paciente atirou e matou um médico em um hospital Steglitz, distrito de Berlim, na Alemanha, na manhã desta terça-feira (26), segundo a Reuters. Ele se suicidou em seguida. A polícia afirma não haver indícios de que se trate de um atentado terrorista, segundo a France Presse, mas ainda não se sabe o que motivou o paciente a dar os disparos. Ferido gravemente, o médico chegou a ser socorrido e chegou a receber cuidados intensivos, mas não resistiu.

Criança de oito anos morre em acidente na zona rural de Ituaçu Foto: Informe Barra

Uma criança de 8 anos morreu em um acidente de carro nas proximidades da Fazenda São José, zona rural do município de Ituaçu, no sudoeste baiano. De acordo com o Informe Barra, Alissom Pereira Teixeira estava sendo conduzido para a escola pelo tio, Aneison de Jesus Oliveira, juntamente com mais quatro crianças. O motorista perdeu o controle do veículo e caiu em uma ribanceira. Com o impacto, a criança morreu na hora. As outras crianças que estavam no veículo, assim como o motorista, sofreram apenas ferimentos leves. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Brumado.

Duas piscinas naturais da Bahia estão entre as melhores do Brasil

O Guia Viagens Brasil divulgou uma lista com as cinco melhores piscinas naturais do país, com direito a cenários de cair o queixo e deixar qualquer um com vontade de visitar os locais, duas piscinas baianas estão entre as mais bonitas. Entre as escolhidas, o primeiro lugar ficou com Taipus de Fora, na Península de Maraú, litoral sul da Bahia, conhecida por ser uma das praias mais bonitas do Brasil, Taipus de Fora possui um mar cristalino, calmo e ideal para mergulho: Entre cardumes coloridos, recifes e cercada de muito verde, a Praia do Forte, localizada no município de Mata de São João, no Litoral Norte, ficou com o quarto lugar. Também localizadas no nordeste brasileiro, Maragogi, em Alagoas, conhecida como o 'caribe brasileiro', ficou com o segundo lugar. O terceiro lugar do ranking ficou com a Baía dos Porcos, no arquipélago de Fernando de Noronha. Por último, está Maracajaú, no Rio Grande do Norte, que impressiona por suas águas claras e muitos corais. As informações são do Correio.

DPT afirma que salários de terceirizados  de Brumado já foram depositados Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo a assessoria de comunicação do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia, os salários atrasados dos funcionários terceirizados de Brumado já foram depositados. A demora teria ocorrido “por conta de problemas burocráticos entre o Banco do Brasil e a empresa LC, na abertura da conta vinculada, conforme previsto na lei Anticalote”. Os profissionais que atuam no setor de limpeza, além de motoristas e auxiliares (de rabecão), pararam ou reduziram as atividades devido ao atraso de salários. O órgão salientou que a coordenadoria do município de Brumado funciona normalmente.

Brumado: Unopar vai realizar último sorteio de bolsas de estudo com até 30% de desconto

A Unopar de Brumado irá realizar o último sorteio de bolsas de estudo com até 30% de desconto para quem realizar a prova do vestibular nos dias 29 e 30 de julho. Os aprovados no processo seletivo ainda poderão participar da campanha: Faça sua matrícula sem pagar nada agora. As aulas terão início a partir do dia 1º de agosto. Ligue e faça sua inscrição gratuita. Os telefones são (77) 3441-7979 e (77) 99949-5503. Unopar: mais próxima para você ir mais longe.

Mulher de 49 anos morre com H1N1 em Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na segunda-feira (25), a Secretaria de Saúde de Malhada de Pedras confirmou que ocorreu a primeira morte por H1N1 no município. A vítima é uma mulher de 49 anos, que apresentou os sintomas e teve de ser encaminhada para uma UTI na cidade de Ilhéus. O diagnóstico foi confirmado através de exames laboratoriais dias depois da internação. A Secretaria de Saúde alerta sobre formas simples de se prevenir contra a gripe: manter as mãos sempre higienizadas, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto, não compartilhar objetos de uso pessoal, e deixar os ambientes arejados. Recomenda também que todas as pessoas que apresentarem febre, associada à tosse ou dor de garganta, devem procurar imediatamente uma unidade básica de saúde.

Brumado: Matrículas estão abertas para novas turmas no CEEP em Gestão e Meio Ambiente Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, o CEEP em Gestão e Meio Ambiente informa que estão abertas as inscrições para novas turmas do curso técnico em Comércio e Proeja Médio (para quem não possui Ensino Médio). As vagas são para o turno noturno e o curso tem duração de 2 anos e meio. As matrículas são feitas no próprio CEEP, de 7h às 21h. As aulas tiveram início na segunda-feira (25). Para mais informações, ligue (77) 3441-5044.

Professores de Malhada de Pedras aprovam indicativo de greve Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em assembleia realizada na Câmara de Vereadores no último sábado (23), os professores do município de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, aprovaram por unanimidade o indicativo de greve da categoria. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o objetivo é pressionar a administração municipal a pagar os salários atrasados. A assembleia foi presidida por representantes da APLB/Sindicato e assessoria jurídica. Os educadores apontam que já fizeram várias tentativas de resolver o problema através de diálogo com o prefeito Valdecir Bezerra, o Ceará, mas o mesmo mostrou-se irredutível. “É totalmente sem lógica e imoral, uma aberração esse atraso nos salários, uma vez que o Fundeb envia a verba aos municípios, que podem utilizar 60% do valor para pagar os professores, tendo perante o gestor os 25% do FPM e mais 5% dos tributos. Injustificável esses atrasos”, declarou o diretor sindical César Nolasco. Os professores também são unânimes em afirmar que irão fortalecer as manifestações e, caso os apelos da categoria não sejam atendidos, uma greve por tempo indeterminado será deflagrada.

Liberada a primeira vacina que protege da dengue no Brasil Foto: Sanofi Pasteur/Norbert Domy

A Dengvaxia, primeira vacina contra a dengue disponível no Brasil, vai custar de R$ 132,76 a R$ 138,53, de acordo com alíquota de cada estado, segundo anunciou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A partir de agora, ela poderá ser comprada por hospitais e clínicas particulares. O consumidor, no entanto, deverá desembolsar um valor adicional, que varia em cada estabelecimento, pela aplicação do produto, como explica a agência. De acordo com o Ministério da Saúde, ainda não há uma previsão de compra para o Sistema Único de Saúde. Serão feitos estudos de custo para a distribuição nacional e, caso seja viável, a vacina poderá ser distribuída de graça aos pacientes. O estado do Paraná, no entanto, já anunciou que deverá comprar 500 mil doses da vacina. A Dengvaxia é produzida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur e é uma imunização recombinante tetravalente, para os quatro sorotipos existentes da doença. Ela poderá ser aplicada em pacientes de 9 anos a 45 anos, que deverão tomar três doses subcutâneas com intervalo de seis meses entre elas. Na própria bula da vacina, o laboratório informa que a Dengvaxia não protege 100% dos pacientes. Por isso, ela não substitui as recomendações anteriores do Ministério da Saúde.

Eleições 2016: Semana decisiva para fechamento de alianças e coligações em Brumado

A semana será decisiva para os pré-candidatos ao executivo municipal em Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o prazo para o registro de candidaturas está se aproximando e a maioria dos partidos está com suas convenções marcadas para o próximo final de semana. O Partido Socialista Brasileiro (PSB), que tem como pré-candidato o engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos, fará a sua convenção no próximo sábado (30). O grupo de Vasconcelos ainda busca um consenso para o anúncio oficial do vereador Édio Pereira (PCdoB) como vice na chapa. No páreo para ocupar a vaga, Jussara Bonfim (PDT), esposa do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), João Bonfim, até participou de evento no último final de semana, ao lado de Eduardo. Já o pré-candidato Alessandro Lôbo e Silva (PRB) não confirmou a realização de sua convenção partidária. Antigo líder de Eduardo Vasconcelos na Câmara de Brumado, Lôbo recebeu o apoio do casal Edmundo Pereira e Marizete Pereira para a disputa ao executivo. No grupo de Alessandro, nenhum nome foi ventilado para o fechamento da chapa. Carlinhos Moura (PTC) e Emanoel Araújo Lima (PMDB), o Manelão, também pré-candidatos à cadeira executiva, vão realizar suas convenções e definições de chapa na próxima terça-feira (02). Com a comissão provisória inativa, o PTdoB em Brumado já realizou sua convenção e anunciou a candidatura de Genivaldo Azevedo.  

Motociclistas e atletas de Brumado levam apoio ao lar dos velhinhos Foto: Divulgação

Em Brumado, a Associação Luiza de Marilac, conhecida popularmente por Lar dos Velhinhos, recebeu no último sábado (23) a visita dos motociclistas integrantes do Moto Grupo Rota 100 Fronteiras e dos atletas da Academia de Judô e Jiu-Jítsu Ajub-Garra.  No mês em que se comemora o Dia do Motociclista, os integrantes do Rota 100, que estão sempre em campanha por um trânsito mais seguro, promoveram uma ação social com a arrecadação de fraldas geriátricas e materiais de limpeza e higiene pessoal para beneficiar os 23 anciãos abrigados no Lar dos Velhinhos. Sabendo da mobilização, os atletas da Ajub-Garra se uniram aos motociclistas e aumentaram a corrente do bem.  Para o presidente do Moto Grupo Rota 100 Fronteiras, Flávio Coqueiro, o Bigu, com a ação realizada, os motociclistas ganham mais do que doam. “Foi uma manhã muito prazerosa, em que pudemos conversar com os anciãos e vivenciar um pouco da rotina de quem já fez tanto por nós e pela nossa sociedade”, destacou.

Familiares e amigos se despedem das vítimas do acidente na BR-030 em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os corpos das vítimas do acidente ocorrido na tarde do último domingo (24), na BR-030, em Brumado, foram sepultados no final da tarde desta segunda-feira (25), no Cemitério Jardim Santa Inês. Os corpos de Edilson Soares dos Santos, 30 anos, e da filha Kelly Santos Soares, 5 anos, foram velados na capela Santa Luzia, no Bairro Malhada Branca, onde a família mora. Já a família de Pedro Vitor Teixeira Bonfim, 7 anos, recebeu as condolências de parentes e amigos no Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, no mesmo bairro. Por volta de 17h30, os cortejos se encontraram e seguiram para o enterro. Muitas pessoas compareceram para dar o último adeus às vítimas. Houve muita comoção diante da tragédia. A família ainda espera a recuperação do irmão de Pedro, também vítima do acidente, que sofreu várias fraturas, tendo sido encaminhado a um hospital de Vitória da Conquista, As últimas informações colhidas pelo site Brumado Notícias dão conta de que a família aguarda uma transferência da criança para uma UTI na capital.

'PT de Brumado já tem questão fechada com Alessandro Lôbo', garante Zé Luiz Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Brumado, José Luiz Alves Ataíde, desmentiu com veemência as especulações acerca de uma possível intervenção do governador Rui Costa (PT) para a sigla deixar o apoio à pré-candidatura de Alessandro Lôbo (PRB) à prefeitura municipal nas eleições 2016. Em telefonema ao site Brumado Notícias, Ataíde disse que os opositores estão buscando criar fato político com o intuito de atrapalhar as articulações políticas do PT e partidos aliados. “Não existe nenhuma possibilidade. Já fechamos e formalizamos o nosso apoio ao companheiro Alessandro Lôbo. Estamos unidos em prol de um novo projeto político para a nossa cidade”, disse. Zé Luiz recebeu a confirmação do secretário de relações institucionais do governo da Bahia, Josias Gomes, bem como do presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação. “Questão fechada”, reiterou.

Decreto formaliza antecipação de metade do 13º dos aposentados em agosto

O governo federal editou decreto que formaliza o pagamento antecipado da primeira metade do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS em agosto. O decreto está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (25). Segundo o texto, o abono anual será efetuado em duas parcelas: a primeira corresponderá a até 50% do valor do benefício do mês de agosto e será paga juntamente com os benefícios do mês; e a segunda corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga juntamente com os benefícios do mês de novembro. A medida atinge mais de 28 milhões de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Brumado: Conheça os kits de emagrecimento na Praticook Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Praticook Brumado oferece uma linha exclusiva de kits de emagrecimento com produtos naturais. Vá até a loja e confira os kits: Hipocalórico; Detox Semilíquida; Detox Convencional e Semanal Light. Escolha o melhor kit para te ajudar no seu processo de emagrecimento. Todos os kits são acompanhados pela nutricionista da loja. Somente na Praticook você perde peso com qualidade de vida. Passe na Praticook agora mesmo e adquira já o seu kit. A loja fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687. 

Morre a fundadora da Associação dos Protetores dos Animais de Brumado Foto: Divulgação

Faleceu na manhã desta segunda-feira (25) a fundadora da Associação dos Protetores dos Animais de Brumado (ASPAB) e uma das principais colaboradoras do Movimento Cultural Abracadabra, Zara Risério. Os amigos e colegas de trabalho ressaltaram que Zara sempre conseguiu transmitir alegria para todos a sua volta, com uma palavra acolhedora e o sorriso fácil. Ela chegou confidenciar a sua irmã, Lucidalva Risério, que os anos em que viveu em Brumado foram os melhores de sua vida. “Sem dúvida será muito bem recebida no plano espiritual e estará sempre em nossos corações”, disse a ASPAB.

Planalto diz ter 70 votos de senadores pró-impeachment de Dilma Rousseff Foto: Reprodução

O levantamento mais recente contabiliza entre 65 e 70 senadores favoráveis ao impedimento de Dilma Rousseff (PT). De acordo com a base de cálculos, o Palácio do Planalto está comemorando o suposto apoio ao afastamento da presidente na votação final do processo de impeachment. No julgamento, 54 votos serão suficientes para manter o impeachment. A presidente afastada é acusada de crimes de responsabilidade e contra a Lei Orçamentária, com punições previstas na Constituição. 

18ª Ciretran de Brumado funcionará em sede própria a partir desta terça-feira (26) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, a 18ª Ciretran passará a funcionar em sede própria a partir desta semana. O novo prédio já foi concluído e, embora anteriormente a coordenação tivesse dito que só funcionaria no local após ser inaugurado, uma nova orientação pede que a mudança seja feita o quanto antes. A decisão diminui as despesas com aluguel do antigo ponto, pois ainda não foi estabelecida uma data para a inauguração da nova sede, que fica situada na Praça Wenceslau Araújo, ao lado da Apae e do Fórum do Trabalho, no Bairro Santa Tereza. Na manhã desta segunda-feira (25), o site Brumado Notícias registrou a movimentação dos funcionários do órgão realizando a limpeza e instalação do mobiliário na nova sede. Mesmo com as mudanças sendo realizadas durante todo o final de semana, ainda há muito trabalho a ser feito. A coordenação declarou a nossa reportagem que trabalhará até o final da noite de hoje a fim de que na terça-feira (26) o local esteja de portas abertas para atendimento ao público. 

Eleições 2016: TRE-BA esclarece as regras para a propaganda eleitoral na internet

A partir do dia 16 de agosto, a propaganda eleitoral estará liberada. Candidatos, partidos e coligações devem ficar atentos a algumas restrições, a exemplo da vedação da propaganda eleitoral paga na internet. A Lei 9.504/97 proíbe a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga na internet. Nas redes sociais, não é permitido utilizar a ferramenta “página patrocinada” do Facebook com mensagens que contenham conotação eleitoral. Não é admitida também a propaganda eleitoral pela internet, ainda que gratuita, em sites de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, e em sites oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da Administração Pública Direta ou Indireta da União, estados, Distrito Federal e dos municípios. Também fica proibido ao candidato ou partido pedido explícito de voto. Por outro lado será possível fazer propaganda eleitoral na internet em sites do candidato, do partido ou coligação, contanto que comuniquem o endereço eletrônico à Justiça Eleitoral; por meio de mensagem eletrônica para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação e também por meio de blogs, redes sociais, espaços de mensagens instantâneas e assemelhados, cujo conteúdo seja gerado ou editado por candidatos, partidos, coligações ou de iniciativa de qualquer pessoa natural. As punições para quem descumprir as regras impostas na legislação vão de multa até mesmo detenção. Quem fizer propaganda eleitoral na internet pode ser punido com multa de R$ 5 mil a R$ 30 mil, sem prejuízo das demais sanções legais cabíveis. Já para quem contratar, direta ou indiretamente, pessoas para insultar o candidato, partido ou coligação na internet pode ser penalizado com detenção de dois a quatro anos e multa de R$ 15 mil a R$ 50 mil. As pessoas contratadas também podem ser punidas com detenção de seis meses a um ano - com alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período - e multa de R$ 5 mil a R$ 30 mil. 

Brumado: Pais da criança que morreu em colisão entre carro e caminhão presenciaram o acidente Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), os pais da criança de 7 anos que morreu no acidente grave ocorrido na BR-030, na entrada de Brumado, seguiam em uma moto atrás do carro e viram o momento da batida com o caminhão. Cinco pessoas estavam no veículo e três morreram: o motorista e duas crianças, de 5 e 7 anos. Uma mulher e outra criança, de 4 anos, foram levadas para um hospital de Vitória da Conquista. De acordo com familiares, o motorista, que morreu, e a mulher, que saiu ferida, são pais da outra criança que não resistiu aos ferimentos, uma menina de 5 anos. O motorista do caminhão prestou depoimento hoje e informou à polícia que o carro de passeio invadiu a contramão. A PRE disse que a velocidade do caminhão era baixa, pouco mais de 40 km.

Confira a promoção desta segunda-feira na Suprema Refrigerações

Para começar a semana bem, a Suprema Refrigerações preparou uma promoção especial de ar-condicionado. Só na loja você encontra ar-condicionado Split 9000 BTU/S Frio 220V Samsung Max Plus por apenas R$ 1.140,05 à vista ou R$ 1.199,00 em 10 vezes no cartão. Você também pode conferir a linha completa de produtos vendidos na loja no site www.supremaice.com.br. Adquira agora memso o seu aparelho para refrigerar e tornar o clima na sua casa muito mais agradável. A Suprema Refrigerações fica localizada na Rua Teodoro Sampaio, 222, Centro. O telefone é (77) 3441-1786.  

Guardas Municipais iniciam capacitação para implantação da ronda escolar em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Teve início nesta segunda-feira (25) a capacitação dos Guardas Civis Municipais (GCM) de Brumado para implantação da ronda escolar. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o coordenador da GCM, Paulo Marques, informou que a capacitação, realizada no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), vai até a próxima sexta-feira (29) e visa oferecer mais segurança nas escolas públicas municipais. A GCM brumadense até já apresentou a viatura adquirida através de comodato com a Vara Crime local. Ainda de acordo com o coordenador, a qualificação está sendo ministrada por uma equipe técnica da Federação Baiana das Associações de Guardas Municipais (Febaguam). Marques destacou também que, além de propor o trabalho prioritário de segurança, a GCM estará inserida em ações socioeducativas em parceria com a secretaria de educação, bem como com a sociedade civil organizada. Ao final da qualificação, os guardas municipais receberão a certificação do curso.

Igaporã: Polícia prende suspeito de matar criança de 1 ano em Goiânia Foto: Divulgação/PM

Na última sexta-feira (22), policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Igaporã, cumpriram mandado de prisão temporária expedido pela justiça de Goiás contra Alex Lima Soares, suspeito de matar uma criança de 1 ano, identificada como Nicole de Jesus. O crime aconteceu em janeiro, na cidade de Goiânia. Segundo consta na denúncia, a mãe da criança chegou em casa e encontrou o bebê morto no berço com várias marcas de agressões pelo corpo e afundamento no crânio. Durante o inquérito, Alex foi considerado o principal suspeito pela morte. Ele nega o crime e disse que retornou a Igaporã, onde vive e trabalha, aguardando o resultado do processo judicial. Os policiais conduziram o suspeito até o Departamento de Polícia Militar, de onde foi transferido para a sede da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil (Coorpin), em Guanambi. Alex aguarda a remoção para a cidade de Goiânia, onde cumprirá a prisão preventiva.

Arquivo