Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Presidente do TSE pede cassação de registro do PT Foto: Reprodução

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, abriu um processo que pede a cassação do Partido dos Trabalhadores (PT), segundo informações da coluna Radar, da revista Veja. De acordo com a publicação, a ação foi motivada pela Operação Lava Jato, que investiga o uso de recursos públicos desviados da Petrobras para financiar campanhas eleitorais do partido. Se o processo for aprovado, a legenda ficará proibida de disputar quaisquer eleições futuras.

Proibida a propaganda eleitoral na TV e no rádio Foto: Reprodução/GTM Web

Emissoras de rádio e televisão estão proibidas de veicular imagens de realização de pesquisa ou demais tipos de consulta popular de cunho eleitoral, em que seja possível identificar o entrevistado ou inclua manipulação de dados. A medida, que faz parte da Lei das Eleições, está vigente desde o último sábado (6). É proibida também a veiculação de propaganda política e difusão de opinião de candidato, partido ou coligação que vá concorrer às eleições municipais do dia 2 de outubro, bem como a transmissão e divulgação de novelas, filmes e programas que os façam crítica ou alusão. A única exceção são os programas jornalísticos e os debates políticos. A legislação veda ainda a divulgação de nome de empresa que se refira a determinado candidato escolhido em convenção. “Sendo o nome do programa o mesmo que o do candidato, fica proibida a sua divulgação, sob pena de cancelamento do respectivo registro”, diz o texto.

Rio 2016: Brasil goleia Suécia e garante classificação no futebol feminino Foto: Reuters

Com uma rodada de antecedência, a seleção brasileira feminina de futebol está garantida na próxima fase do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Na noite deste sábado (6), a equipe comandada pelo técnico Vadão não teve problemas para golear a Suécia por 5 a 1, em um Engenhão lotado, pela segunda rodada do grupo E da competição. Os gols do jogo foram marcados por Beatriz (duas vezes), Cristiane e Marta (duas vezes), enquanto Schelin descontou para a equipe visitante. O time verde e amarelo encerra a sua participação na primeira fase na próxima terça-feira (9), às 22h, contra a África do Sul, na Arena da Amazônia, em Manaus.

INSS define regras para rever benefícios Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O governo federal definiu em portaria interministerial as regras para convocação de beneficiários de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez que passarão por nova perícia médica. A regulamentação está publicada no Diário Oficial da União (DOU) e ocorre um mês depois de o governo ter anunciado o pente-fino na concessão desses benefícios por meio da Medida Provisória 739/2016. Pelo regulamento, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá convocar para a realização de perícia médica os segurados que estavam em gozo de benefício por incapacidade mantidos há mais de dois anos. A convocação não inclui os aposentados por invalidez que já tenham completado 60 anos de idade. De acordo com a Veja, o texto diz que o INSS e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) deverão consolidar as informações sobre o conjunto de segurados a serem convocados, para agendamento e posterior aferição, monitoramento e controle das perícias médicas. No entanto, em levantamento preliminar já divulgado pelo governo, a revisão deve alcançar 840.000 auxílios-doença, que consomem 1 bilhão de reais mensalmente de dinheiro público, e 3 milhões de aposentadorias por invalidez, cujo gasto mensal chega a 3,6 bilhões de reais. Essas revisões – junto com a reavaliação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), concedido a idosos ou pessoas com deficiência com renda familiar per capita menor que do salário mínimo – têm potencial de gerar uma economia anual de 7,1 bilhões de reais.

BMW 320i acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar uma BMW 320i, 2014/2015. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Brasileiros de respeito: na bela festa de abertura, o país saiu bem na foto Foto: Ivan Pacheco/Veja

A primeira prova da Olimpíada do Rio de Janeiro acabou e o pódio encheu a pátria de orgulho. Deu tudo certo na cerimônia de abertura. Mais que certo: ficou par a par com as de Pequim e Londres, páreos duros que a festa brasileira encarou com galhardia. Do Maracanã saiu para o mundo um Brasil moderno, seguro das suas qualidades, colorido e bonito. Enfim, um país bacana. A suavidade de Paulinho da Viola cantando o hino nacional deu o tom da celebração das coisas brasileiras, uma distância refrescante do ufanismo estridente de praxe. As marcas registradas estiveram lá, no cenário forrado de vídeos: samba, funk, favela, bola, Garota de Ipanema. Só que revestidas de uma atualidade muito bem vinda, sem exageros, na medida certa. A obrigatória referência ecológica durou um pouco mais do que devia. 

Brasileiros de respeito: na bela festa de abertura, o país saiu bem na foto Foto: Ivan Pacheco/Veja

O segmento dos refugiados desviou-se um pouco do tema. Ficou a impressão de que, mais do que fazer parte do esperto e criativo enredo montado pelos diretores Fernando Meireles, Daniela Thomas e Andrucha Waddington, estes dois momentos tiveram o objetivo de reforçar a atuação social que o Comitê Internacional quer pregar ao universo olímpico. Na busca incessante da simplicidade refinada, alguns figurinos e cenários ficaram mesmo é sem graça, Faltou humor, que em Londres teve e agradou. Em compensação, se lá James Bond e a rainha desceram de paraquedas, aqui tivemos o simpático voo de Santos Dumont. No balanço final, fica a imagem de um país de respeito. Ouro para a festa. As informações são da Veja.

Empresário acusado de abusar de adolescente e criança é preso no aeroporto de Conquista Foto: Blitz Conquista

O empresário André Luiz Porto da Silva, 41 anos, foi apresentado na Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM) de Vitória da Conquista, na noite da última sexta-feira (05), após ser preso em um voo que chegava a capital baiana. André estava foragido da Justiça desde março deste ano, quando foi decretado o mandado de prisão. O empresário é acusado de estuprar uma adolescente de 14 anos e abusar sexualmente de uma criança de 7 anos. Logo depois da aeronave tocar o solo baiano, antes do desembarque dos passageiros, e com apoio da Polícia Federal, os investigadores entraram na aeronave e deram voz de prisão a André. A polícia ainda descobriu que o empresário portava cédula de identidade e CPF falsos. Em entrevista ao site Blitz Conquista, ele alegou que providenciou os documentos logo depois de descobrir que era procurado pela polícia. O acusado disse que sairia de Salvador diretamente para Conquista, onde ficaria em sua fazenda. André contou ainda que é inocente e teria sido vítima de uma espécie de vingança. Tal alegação é refutada pela Polícia Civil, que afirma ter elementos suficientes para sua condenação. Após ser ouvido na Deam, o acusado passou por exame de Corpo de Delito e seguiu para o presídio Nilton Gonçalves. 

Dois municípios têm mesmo nº de eleitores e de habitantes Foto: Reprodução/G1

Ao menos na estatística oficial, duas cidades do país possuem o mesmo número de eleitores e de habitantes, segundo levantamento do G1 junto aos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São dois municípios mineiros: Claraval e Cruzeiro da Fortaleza, que possuem, respectivamente, 4.801 e 4.140 eleitores e habitantes, conforme os números do tribunal e do instituto. O dado é curioso, mas dificilmente essa estatística se confirma na realidade, já que os dados do IBGE são uma estimativa da população. Além disso, no dado populacional estão incluídas pessoas que não votam, como os menores de 16 anos.

Médicos brigam em sala de cirurgia e vão parar na delegacia Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM

Dois médicos se desentenderam e brigaram dentro do centro cirúrgico do Pronto-Socorro da Criança João Lúcio, na Zona Leste de Manaus, enquanto se preparavam para uma cirurgia. O caso ocorreu na noite de quinta-feira (4). Segundo funcionários, um neurologista e um anestesista atendiam um adolescente, de 14 anos, internado com lesões na cabeça, quando houve a discussão. Os médicos não foram encontrados pela reportagem para comentar o caso. Funcionários, que não quiseram ser identificados, contaram ao G1 que os dois iniciaram uma discussão por causa do procedimento cirúrgico, em seguida, o anestesista, de 69 anos, deu um choque no braço do neurologista, de 39 anos. Ao receber o choque, o neuro teria dado um golpe no colega, fazendo-o cair com o rosto no chão. Um boletim de ocorrência de vias de fato consumado foi registrado no 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na capital. No documento consta que os dois entraram em vias de fato devido uma discussão entre eles durante um procedimento cirúrgico. O neurologista tinha escoriações na boca, e o anestesista apresentava escoriações no braço esquerdo, mão direita e pescoço.

Brasil só deve recuperar estoque de empregos a partir de 2021 Foto: Reprodução

Ainda que alguns indicadores comecem a dar sinais de que a economia brasileira parou de piorar e pode estar saindo do fundo do poço, o mercado de trabalho precisará de alguns anos para se recuperar dos efeitos da prolongada recessão e absorver todos aqueles que foram demitidos ou não conseguiram um emprego com carteira assinada. Projeções das consultorias Tendências e GO Associados, com base nas estimativas do mercado para o PIB (Produto Interno Bruto), apontam que só a partir de 2021 o Brasil deverá recuperar o nível de estoque de empregos formais do final de 2014, quando o país vivia uma situação considerada de quase pleno emprego. De acordo com o G1, desde janeiro de 2015, o Brasil perdeu 2,07 milhões de vagas com carteira assinada, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. O país terminou o mês de junho com um estoque de 39,1 milhões de empregos formais ante 41,2 milhões no final de 2014. O recorde da série foi registrado em setembro daquele ano, nas vésperas das eleições presidenciais, quando o total de trabalhadores celetistas chegou a 41,8 milhões. Já são 15 meses seguidos de demissões superando as contratações. No ano passado, o Brasil perdeu 1,54 milhão de empregos formais. Em 2016, no acumulado no ano, até junho, foram eliminados outros 531,7 mil postos de trabalho no regime celetista.

Lula foi ativo em esquema criminoso na Petrobras, diz MPF Foto: Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou “ativamente do esquema criminoso engendrado em desfavor da Petrobras, e também de que recebeu, direta e indiretamente, vantagens indevidas decorrentes dessa estrutura delituosa”. É assim que o Ministério Público Federal (MPF) resume a participação do petista no esquema investigado pela Operação Lava Jato, conforme parecer de 70 páginas divulgado nesta sexta-feira (5) pela Procuradoria da República. A informação foi antecipada pelo jornal O Estado de S.Paulo. De acordo com o parecer, assinado por quatro procuradores federais de Curitiba (PR) na última quarta-feira (3), Lula, “mesmo após o término de seu mandato presidencial, [...] foi beneficiado direta e indiretamente por repasses financeiros de empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato”. “Rememore-se que, no âmbito desta operação, diversos agentes públicos foram denunciados por receber vantagem indevida mesmo após saírem de seus cargos. Além disso, é inegável a influência política que Lula continuou a exercer no Governo Federal, mesmo após o término de seu mandato (encontrando-se até hoje, mais de cinco após o fim do seu mandato com a atual Presidente da República)”. 

Praticook: Kit inverno inclui sete sopas detox por apenas R$ 84,00

Neste inverno, a Praticook está disponibilizando o “kit inverno”, que inclui sete sopas por apenas R$ 84,00. Para se aquecer nesse período de temperaturas mais amenas e ainda comer saudável, adquira agora mesmo o seu kit. Tem sopa detox de abóbora, sopa detox de cenoura com pimenta rosa, sopa detox de legumes, e sopa detox vegetariana. Passe na Praticook agora mesmo e confira o nosso showroom de alimentos saudáveis, preparados da maneira mais natural para o seu bem estar. A loja fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Convenção confirma ACM Neto como candidato em Salvador Foto: Andrea Silva/TV Bahia

O partido Democratas (DEM) confirmou ACM Neto, 37 anos, como candidato à reeleição ao cargo de prefeito de Salvador. O nome foi homologado durante convenção do partido no Espaço Unique Eventos, na Avenida Tancredo Neves, na manhã desta sexta-feira (5). O vice na chapa será o deputado estadual Bruno Reis (PMDB), que também participou da convenção partidária. Além do DEM e do PMDB, integram a coligação majoritária o PRB, PSDB, PPS, PTB, PV, Solidariedade, PSC, PTC, PHS, PSDC, PEN e PMB. De acordo com o G1, participaram da convenção o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB), e o ex-governador da Bahia, Paulo Souto. ACM Neto afirmou que está desenvolvendo um plano de governo para uma segunda gestão, que está sendo discutido com técnicos e também com a população. Ele contou que o plano irá trazer uma série de novidades em termos de projetos e que será anunciado assim que estiver concluído.

Pesquisa mostra que compras por smartphone crescem no país Foto: Reprodução

Um estudo da consultoria Accenture, que ouviu 770 consumidores brasileiros e dezenove varejistas do país, confirma uma tendência crescente do uso do smartphone nas compras online. A consultoria mostra que 61% dos consumidores usaram smartphones mais frequentemente no ano passado para procurar o que queriam, 44% esperam adquirir mais produtos via smartphones este ano e 63% consideram fácil comprar com o aparelho. Em contrapartida, somente 31% dos varejistas possuem aplicativos para celulares com capacidade de executar compras. De forma geral, os consumidores estão solicitando mais de seus smartphones enquanto compram em lojas físicas: dos entrevistados, 56% disseram que gostariam de receber promoções em tempo real, estando dispostos a fornecer informações pessoais para isso. Além disso, 47% querem ou já possuem a habilidade de utilizar cupons e descontos automaticamente para comprar e 39% dos compradores preferem pagar pelo celular. Apesar disso, nenhum dos dezenove varejistas brasileiros pesquisados tem essas capacidades ou oferece esses benefícios.

Fezinho é dispensado e Bua assume a seleção de Brumado para o Intermunicipal de Futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O técnico Fernando Santos, o Fezinho, da Seleção Brumadense de Futebol, caiu antes mesmo de ser dado o pontapé inicial ao Campeonato Intermunicipal. Em seu lugar, a Liga Brumadense de Futebol (LBF) contratou Marcondes André, o Bua. Por telefone ao site Brumado Notícias, o presidente interino da LBF, Paulo Lobo, lamentou que não houve um acordo nos valores contratuais com Fernando Santos, o que provocou a sua dispensa. Na noite da última quinta-feira (4), nossa reportagem registrou o treino tático comandado pelo novo técnico, com cobranças de falta e jogadas ensaiadas nas cobranças de escanteio. O técnico Marcondes volta ao comando da seleção brumadense aos 45 anos de idade. A primeira vez que atuou como comandante da equipe foi no Intermunicipal de 1999. Na época, o selecionado chegou até a terceira fase da competição. Empolgado, o treinador disse que o time apresenta características mais ofensivas e competitivas por ter jogadores mais jovens e reforços de outras localidades, além dos preparativos antecipados que estão dando ritmo aos atletas. 

Fezinho é dispensado e Bua assume a seleção de Brumado para o Intermunicipal de Futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“O Intermunicipal nunca é fácil, mas este ano percebemos uma entrega maior dos jogadores. Temos ainda a nossa favor um estádio novo e com boas condições para conseguirmos somar nossos pontos dentro da competição. Queremos chegar às finais da competição e vamos fazer de tudo para alcançar este objetivo”, destacou. O presidente da LBF, Paulo Lobo e o secretário municipal de esportes, Miguel Lima Dias, vão participar do congresso e arbitral do intermunicipal, que acontecerá em Salvador, no dia 13 de agosto, um dia antes do jogo de abertura do campeonato. Na ocasião, a Federação Baiana de Futebol apresentará os regulamentos e a tabela da primeira fase da competição e serão conhecidos os primeiros adversários do selecionado local.

Fuga da poupança chega a R$ 43,7 bi em 2016 Foto: Reprodução

Os saques na poupança superaram os depósitos em 1,15 bilhão de reais em julho, segundo dados do Banco Central. O saldo negativo no mês é 70% menor que o verificado em junho (que teve resultado líquido negativo de 3,71 bilhões de reais) e também 54,5% inferior em comparação com julho de 2015 (-2,45 bilhões de reais). O resultado de julho é decorrente de 159,7 bilhões de reais em depósitos e 160,8 bilhões em retiradas no período. No acumulado do ano, a saída de recursos superou a entrada em 43,7 bilhões de reais. O total de recursos aplicados nessa modalidade fechou julho deste ano em 641,29 bilhões de reais, segundo o BC. A remuneração da poupança é formada por uma taxa fixa de 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR) - esse cálculo vale para quando a taxa básica de juros (Selic) está acima de 8,5% ao ano e atualmente está em 14,25% ao ano. O índice anual da Selic está no mesmo patamar desde julho do ano passado. No ano passado, 53,56 bilhões de reais deixaram a poupança, marcando a primeira vez em dez anos que os saques superaram os depósitos. Foi também a maior fuga de valores desde o início da série histórica do BC, iniciada em 1995.

Frank Aguiar tem prisão decretada pela justiça por não pagamento de pensão alimentícia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um processo movido por Andréa César, ex-esposa de Frank Aguiar e mãe da filha mais velha do cantor, Luma Aguiar, de 20 anos, fez a Justiça determinar a prisão do forrozeiro por não pagamento alimentícia. O valor total da ação contra o vice-prefeito da cidade de São Bernardo, em São Paulo, é de R$ 69 mil. Ao saber da determinação da Justiça, a filha do cantor desistiu do processo contra o pai. Segundo o advogado do forrozeiro, Rodrigo Kawamura, Luma não sabia que o pai poderia ser preso. O cantor realizou shows durante os festejos juninos de 2016 em diversos municípios da região, a exemplo do Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio.

Festa no Maracanã marca abertura dos Jogos Olímpicos no Rio Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP

O Maracanã abre hoje suas portas para um dos momentos mais aguardados dos Jogos Olímpicos. A cerimônia de abertura é o instante em que todos os atletas, desde a grande estrela do atletismo Usain Bolt até o jovem velocista Siueni Filimone, de Tonga, desfilam pelo estádio como iguais. A festa conta com a coreógrafa Deborah Colker, uma das mais renomadas da dança nacional, que assina a coreografia do espetáculo. A direção ficou com Fernando Meirelles, Andrucha Waddington, Daniela Thomas e Rosa Magalhães, com produção executiva de Abel Gomes. De acordo com a Veja, a promessa é de que o roteiro seja uma “síntese da cultura popular brasileira”. Com os nomes envolvidos, a cerimônia de abertura no Rio de Janeiro pode ser mais uma a entrar no rol dos grandes momentos olímpicos.

Eleições 2016: PCdoB e PR promovem convenção eleitoral em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os diretórios do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e do Partido da Republica (PR) promoveram juntos a convenção partidária na noite da última quinta-feira (4), no clube do sindicato dos mineradores. A convenção visa seguir as prerrogativas da legislação eleitoral e, nesse caso, reforçar a pré-candidatura do engenheiro Eduardo Vasconcelos (PSB) e do vereador Édio Pereira (PCdoB), como cabeças da chapa de situação ao pleito municipal. 

Eleições 2016: PCdoB e PR promovem convenção eleitoral em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dentre as personalidades, participaram do evento o deputado federal Zé Rocha (PR), o secretário estadual de agricultura, Vitor Bonfim (PDT), o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e os pré-candidatos ao legislativo, bem como alguns dos secretários municipais. Os discursos seguiram as mesmas temáticas da convenção anterior, em que se falou da elaboração da plataforma de campanha a ser apresentada nas campanhas eleitorais.

Sindicato dos Comerciários informa proibição de funcionamento do comércio no sábado (6)

O Sindicato dos Comerciários informa que neste sábado, 6 de agosto, é vedado o funcionamento do comércio devido ao feriado de Senhor do Bonfim, padroeiro da cidade de Brumado. A decisão está em conformidade com a Cláusula 12ª, Parágrafo 1º, da Convenção Coletiva de Trabalho em vigor, sob pena de multa.

Promotoria eleitoral e PM recolhem carro com 'paredão' por crime eleitoral em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Cumprindo ordem do promotor público eleitoral, Ruano Fernando da Silva Leite, uma guarnição da Polícia Militar da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apreendeu um veículo com um paredão de som. Segundo apurado pela promotoria, o carro realizava propaganda eleitoral ilícita próximo ao Clube do Sindicato dos Mineradores, onde era realizada uma convenção política do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e do Partido da República (PR) no início da noite da última quinta-feira (4). O carro foi conduzido à delegacia. O proprietário do veículo pagou fiança e foi solto.

Impeachment: PT já não estaria pedindo votos para Dilma Rousseff no Senado Foto: Reprodução

De acordo com o colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder, o Partido dos Trabalhadores (PT) já não estaria articulando a reversão de votos para tentar preservar o mandato da presidente afastada Dilma Rousseff. A avaliação da cúpula do PT é a mesma do ex-presidente Lula, de que as chances do partido, nas próximas eleições, serão melhores sem Dilma na presidência. A aprovação do relatório favorável à destituição de Dilma teria deixado os petistas ainda mais desanimados.

Criança sofre queimaduras por água quente em escola municipal em Vitória da Conquista Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (4), uma criança teve a perna queimada, depois de ser atingida por água quente em uma escola municipal de Vitória da Conquista. Segundo informações da Secretaria de Educação, o acidente aconteceu quando uma monitora manipulava uma marmita. Uma das crianças da unidade de ensino teve acesso à marmita e jogou a água quente no colega, que teve queimaduras superficiais na perna. A criança, que não teve a identidade revelada, foi encaminhada para o Hospital Geral de Vitória da Conquista e já recebeu alta. A secretaria destacou que o caso será registrado no Conselho Tutelar e que também vai apurar o ocorrido e tomar as providências necessárias.

Pré-candidato a prefeito é preso por ofender adversária na campanha de 2012 Foto: Divulgação

O pré-candidato a prefeito de Ribeirão Preto (SP), Fernando Chiarelli (PTdoB), foi condenado a prisão pelos crimes de calúnia e injúria contra uma adversária na campanha eleitoral de 2012. Na época, Chiarelli ofendeu a então candidata à reeleição, Dárcy Vera (PSD), que acabou vencendo a disputa. De acordo com o site Consultor Jurídico, a prisão foi efetuada na última terça-feira (2). De acordo com a decisão, Chiarelli atingiu a honra objetiva e subjetiva da adversária. O crime de calúnia ficou caracterizado na afirmação de que Dárcy Vera, na condição de prefeita, possuía um esquema criminoso com a irmã, visando a venda ilegal de casas de Cohab.  As injúrias foram por chamar a rival de “desonesta”, “pessoa que ostenta condenação por roubalheira", e "de criatura mardita”. A pena foi fixada em 1 ano e 8 meses de prisão, em regime semiaberto, além de multa. A defesa recorreu da decisão e, em maio desse ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), seguindo parecer do Ministério Público, absolveu Chiarelli do crime de difamação, mas manteve a condenação por injúria e calúnia. Com isso, a pena foi reduzida para 1 ano e 13 dias de detenção em regime semiaberto.

Brumado: MPF recomenda que Ifba instale ponto biométrico Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com recomendação do Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA), o Ifba terá de instalar sistema eletrônico biométrico em todas as unidades para controle de duração da jornada de trabalho e assiduidade. O órgão também requisitou que o instituto informe sobre possível acumulação de cargos por servidores. Em 2013, a Controladoria-Geral da União já havia feito a recomendação de instalação do ponto eletrônico. No ano passado, o Ifba instituiu o sistema, mas os servidores se recusavam a utilizá-lo. O Ifba deverá elaborar ainda um programa de gestão de desempenho para aferir a qualidade no exercício profissional dos docentes de nível superior, conforme critérios pontuados pela procuradora. O instituto tem 15 dias para responder sobre o acolhimento da recomendação e, após esse prazo, 60 dias para informar sobre as providências adotadas.

Arquivo