Achei Sudoeste

05 Set 2013 - 20:20h

A polícia ainda não tem pistas, mas suspeita que o aparelho desfibrilador que desapareceu do Hospital Professor Magalhães Neto desde a última quarta-feira (04) tenha sido furtado. A reportagem do site Brumado Notícias falou novamente com o secretário de Saúde Cláudio Feres e o mesmo informou que não obteve novas informações sobre a localização do aparelho, que é utilizado em paradas cardíacas. Os funcionários do Hospital registraram queixa na delegacia e o caso continua sendo investigado pela polícia. No momento, a unidade opera com apenas um equipamento, que custa em média R$ 40 mil.

05 Set 2013 - 19:50h

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) esteve no povoado da Gruta da Mangabeira, no município de Ituaçu, ao lado do prefeito Albercio da Costa Brito Filho (PSB), o Albecinho. Durante a visita, Viana ainda se encontrou com os ex-prefeitos Lúpis, Paulo Antônio e alguns amigos. Na missa do Sagrado Coração de Jesus, realizada na Gruta da Mangabeira, o deputado também marcou presença. Na ocasião, Marquinho pode rever mais amigos e aliados políticos, como o vereador Reinalvo Rocha Ferreira (PMDB), o Branco de Guigó, e Atevaldo da Laje. O deputado também se reuniu com o presidente da Câmara Municipal, Márcio Aparecido Araújo Rocha (PR), o Macinho de Noé, além dos vereadores Carlos Alberto Brito Costa (PSB), o Beto de Oscar, Sivaldo Ferreira da Silva (PR), o Sivaldinho, Antônio Augusto (PR), Lourival Santos Guimarães (PMDB), o Vaval, Reinalvo Rocha Ferreira (PMDB), o Branco de Guigó, Otacílio Caíres de Souza (PSD) e com o ex-vereador Noé. Em um almoço, em Água Preta, os vereadores reivindicaram obras e investimentos para o município de Ituaçu, bem como traçaram uma estratégia de trabalho conjunto com a Câmara Municipal.

05 Set 2013 - 19:24h

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), o Sindicato Rural, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), representantes de associações comunitárias rurais e agentes financeiros se reuniram na manhã da última quarta-feira (04) no pátio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC). A reunião seria realizada no auditório da Semac, mas, como a chave do local não estava disponível, o encontro foi feito ao ar livre. Quando a reunião estava em andamento, um funcionário da prefeitura de Brumado chegou com a chave do local esclarecendo que o atraso ocorreu porque a zeladora do prédio está viajando. Mesmo com as explicações, o grupo permaneceu reunido debaixo de sol forte, vez que a reunião já estava para ser concluída. O caso gerou um desconforto e um pequeno atrito entre os presentes, que se divergiram quanto ao próximo local de reunião, tendo em vista que alguns indicaram o retorno para a sede do Sindicato Rural. Houve uma votação e a maioria decidiu pela realização da próxima reunião no Sindicato. Ainda assim a decisão não foi confirmada. A reunião debateu vários projetos de ação de convivência com a seca e uma pauta de cobranças foi elaborada a fim de serem apresentadas às secretarias do estado e do município nas próximas reuniões.

05 Set 2013 - 16:10h

O deputado federal Arthur Maia (PMDB-BA) será o responsável pela Comissão Geral que discutirá na sessão plenária do dia 18 de setembro o Projeto de Lei 4330/2004, de Proteção ao Trabalhador Terceirizado. O parlamentar também é o relator do projeto. A sessão terá início às 10h. Até a realização da mesma, o requerimento de urgência para votação do PL, acordado na manhã da última quarta-feira (04), ficará suspenso. A discussão do projeto visa colher subsídios antes da decisão de o PL 4330/2004 seguir para Plenário. “São 12 milhões de trabalhadores terceirizados no Brasil que hoje vivem totalmente desprotegidos. Precisamos debater essa matéria de grande relevância e decidir no voto este importante tema que está sendo postergado há nove anos na Casa”, ressaltou Maia. De acordo com o substitutivo do relator, o terceirizado vai ganhar todos os direitos dos trabalhadores contratados pela CLT e ainda terá garantias extras, como a exclusiva cláusula anti-calote, que obriga a prestadora de serviço a depositar antecipadamente parte do valor de seu contrato para assegurar o pagamento dos funcionários nos casos de rescisão. Além disso, a Lei das Terceirizações faz uma série de exigências para que a empresa funcione como terceirizada e não apenas como meras intermediadoras de mão de obra, que podem deixar o trabalhador desassistido em caso de falência.

05 Set 2013 - 15:42h

Por não encontrarem medicamentos prescritos por ordem médica na farmácia básica e nem tampouco na 19ª DIRES, em Brumado, bem como por não serem assistidos em alguns procedimentos hospitalares no município, muitos pacientes têm buscado apoio junto ao Ministério Público (MP), através do qual apresentam queixas contra o município e o estado. Na manhã desta quarta-feira (04), a reportagem do site Brumado Notícias compareceu ao MP, onde o promotor Paulo César de Azevedo esclareceu que a maioria das ações civis públicas movidas pelo órgão contra o município é motivada por conta da falta de medicação nos setores previstos. Nesse caso, o promotor ressaltou que, muitas vezes, os médicos estão receitando medicamentos que não fazem parte da relação de remédios previstos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, segundo ele, o próprio SUS tem de fazer uma atualização dessa relação de medicamentos, no intuito de evitar essa prescrição em desacordo com a lista. 

Quanto aos procedimentos cirúrgicos, o promotor deixou claro que as ações do MP visam ao cumprimento de deveres que referem-se à União, ao estado e ao município, como a assistência à saúde. A nossa reportagem também entrevistou o secretário de Saúde, Cláudio Feres, que reforçou as afirmações do promotor de que as principais ações ou queixas dos usuários da rede pública de saúde são por conta da falta de medicação. “A saúde é tripartite, ou seja, tem contrapartida municipal, estadual e federal. Em relação aos medicamentos, o município fornece todos os da atenção básica e que competem ao município, os quais fazem parte da Relação de Medicamentos Especiais do SUS. O que é de responsabilidade nossa, a gente fornece. Os medicamentos de alto custo são responsabilidade do estado. Quando um paciente não consegue este medicamento de alto custo, entra na justiça e a demanda acaba caindo para o município. Pela constituição, o município não deveria comprar, mas compra por causa de uma ordem judicial. Os médicos querem para o paciente o que há de novo e essas medicações muitas vezes não estão na Relação de Medicamentos do SUS, que é atualizada de dois em dois anos. Pedimos para trocar a medicação para uma que esteja na relação, mas, quando não conseguimos, o paciente acaba entrando na justiça, já que tem um laudo médico”, esclareceu o secretário. 

Feres ainda destacou que muitas ações judiciais deveriam ser cobertas pelo estado, mas não são. “Em relação a cirurgias, a gente também tem uma demanda que não é ofertada pelo SUS. O paciente não consegue uma cirurgia de urgência e a gente tem que tentar a sua realização em Salvador ou em Vitória da Conquista. São cirurgias que não são ofertadas pelo Sistema Único de Saúde. Então, essa demanda também acaba sendo cobrada do município, mas deveria ser repassada para o estado. A nossa parte a gente vem cumprindo, e muito bem, porém, as cirurgias e os medicamentos que a gente não consegue no estado, a justiça acaba demandando para o município”, completou o secretário.

05 Set 2013 - 15:10h

A nova sinalização da Praça Anastácio, em Brumado, gerou reclamações de condutores, que alegam que o local ficou sem saída. “Ficou uma praça com entrada, mas sem saída. É a única praça que eu conheço que não pode ser utilizada como rotatória”, afirmou o motorista Arnaldo Correia ao site Brumado Notícias. O condutor apontou que carros com carrocerias estão proibidos de circular pela praça, tendo em vista que o único ponto de saída do lugar seria por uma viela muito estreita. Para passar pelo local, o veículo teria de ser manobrado diversas vezes. “Das três vias de escape da praça, posso dizer que o Departamento de Trânsito interditou as duas principais. O Departamento está nos obrigando a cometer uma infração por conduzir na contramão”, disse o motorista. Entendendo que houve um equívoco na sinalização e atendendo aos apelos dos condutores, o Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU) retirou as placas da praça na manhã desta quinta-feira (05).

05 Set 2013 - 14:28h

Após a Adab (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) e a Polícia Militar terem apreendido um caminhão 3x4 com uma carga de carne, osso e couro de boi proveniente de abate clandestino na tarde da última quarta-feira (04), mais de 330 kg da carne foram roubados do caminhão, que estava estacionado na porta da delegacia. Por telefone, o gerente do escritório da Adab, Márdio Davi Alves, esclareceu ao site Brumado Notícias que o roubo ocorreu no momento em que ele e os policiais militares que participaram da operação formulavam a ocorrência dentro da delegacia. A equipe só percebeu o roubo da carne quando chegou ao aterro sanitário, onde a mercadoria apreendida seria incinerada. “Senti falta da carne, pois só havia o osso e o couro na carga que seria incinerada. Quando busquei informações, testemunhas disseram que uma picape de pequeno porte parou ao lado do caminhão e furtou a carne. Pelos dados passados pelas testemunhas, quem furtou a carga foi o próprio dono do restaurante que iria comprá-la e que está sendo investigado por comercializar produto irregular”, relatou Márdio. Nesta quinta-feira (05), a polícia e a Adab continuam em busca de mercadorias provenientes de abate clandestino e também seguem à procura do proprietário do restaurante acusado de roubar a carne. A Adab ainda não registrou queixa na delegacia da cidade.

05 Set 2013 - 13:55h

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) encaminhou uma nota ao site Brumado Notícias a fim de esclarecer os valores exorbitantes que são cobrados nos talões enviados aos moradores do Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, no sudoeste baiano. A empresa explicou que a operação do sistema de abastecimento da localidade de Sussuarana teve início em outubro de 2011. Antes desse período, segundo a Embasa, o fornecimento não atendia aos padrões de qualidade do Ministério da Saúde e nem havia cobrança pelo serviço. Após assumir a operação do sistema, a Embasa teria investido em melhorias, como a instalação de novos equipamentos, ampliação da rede de distribuição, implantação de novas ligações e instalação de hidrômetros, a fim de medir o consumo dos imóveis e evitar o desperdício e uso inadequado da água. “Do total de 500 imóveis cadastrados em Sussuarana, 387 são consumidores enquadrados na faixa mínima e apenas 22 possuem consumo maior do que R$ 70. Destes 22 imóveis, alguns apresentaram vazamento interno (visível ou invisível) e os moradores foram convidados a negociarem o débito, com o refaturamento das contas, sob a condição de corrigirem o vazamento”, afirmou a diretoria da Embasa em nota. De acordo com a Embasa, mesmo com a possibilidade de renegociarem a dívida, os moradores dos 22 imóveis rejeitaram a proposta e foram enquadrados na relação de usuários que há mais de seis meses estão em débito com o pagamento das contas. A Embasa garantiu que, mesmo diante da situação, o fornecimento de água na localidade está sendo mantido. 

05 Set 2013 - 11:27h

A 10ª edição do Encontro de Brumadenses e Amigos de Belo Horizonte acontece no dia 23 de novembro. O encontro, que ocorre todos os anos na capital mineira, é uma oportunidade para os brumadenses que moram em Belo Horizonte de se encontrarem e passarem momentos divertidos juntos. O evento conta com atrações musicais, muita comida e, a cada ano, mais brumadenses se juntam a essa grande confraternização. Neste ano, o 10º Encontro acontece em novo espaço e com novo buffet. De acordo com Rodrigo Gomes, organizador da festa, em breve todas as informações sobre o evento serão divulgadas.

05 Set 2013 - 11:00h

A audiência do vereador Castilho Viana (PSB), prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) e o deputado estadual João Bonfim (PDT) com o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, não rendeu os resultados esperados pelos políticos brumadenses. Na tentativa de buscar melhorias na segurança para Brumado, eles ouviram do secretário que o estado não tem recursos para investir nesse setor. “O problema maior de Brumado é o efetivo policial, mas o secretário deixou claro que infelizmente está praticamente impossível mandar efetivo para o município neste ano de 2013”, contou Viana. O vereador comentou ainda que também não há possibilidade para a vinda da Caesg ou do Corpo de Bombeiros esse ano para Brumado. “Tudo isso cai na questão estrutural do estado. Ouve-se falar na Assembleia Legislativa que o estado está com problemas de recursos, então infelizmente ainda não temos um direcionamento para a questão do efetivo policial no nosso município”, completou o edil brumadense. Castilho disse que todos ficaram tristes com a situação, “mas o secretário afirmou conhecer os problemas de nossa cidade”. Sobre a possibilidade de o governo estadual estar se preparando para a copa do mundo, e ter esquecido da segurança, o vereador disse não acreditar nisso. “Acho que talvez a segurança não é a prioridade e esse é meu receio. Existe a informação de que serão agregados em média 2 mil homens à Polícia Militar da Bahia em 2014. Mas fica a pergunta: Salvador vai sediar a copa, então será que os policiais vão sair da capital e ir para o interior? Eu acho meio difícil”, ponderou. Na questão da vinda da unidade prisional, o parlamentar falou que isso não faz parte dos recursos do estado. “De acordo com a informação que recebemos, a unidade prisional faz parte do PAC 2, do governo federal”, emendou. Ao final da reunião com Barbosa, ficou acertado que em qualquer operação das polícias em Brumado irá oferecer suporte ao comandante da Polícia Militar e ao delegado da Civil.

05 Set 2013 - 10:39h

Seguindo o artigo 70 da CLT e a Convenção Coletiva de Trabalho, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Brumado e Região informa que feriado nacional de 07 de setembro – Independência do Brasil – o funcionário do comércio não deverá exercer suas funções no trabalho. Se um comerciário for obrigado a trabalhar neste dia, ele poderá denunciar ao Sindicato, que tomará providências cabíveis e manterá a identidade do denunciante em sigilo. Nesse caso, os empregadores podem sofrer as penas previstas na Convenção. Para maiores informações acesse www.comerciarioemacao.com.br ou ligar para 0800 095 3270.

05 Set 2013 - 10:03h

O menino Aldo Emanuel da Rocha Teodoro, 10 anos, natural da cidade de Riacho de Santana, no sudoeste baiano, sofre de uma doença rara no cérebro e está há dias no Hospital Regional de Guanambi aguardando por uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento especializado do seu quadro clínico. O garoto havia conseguido uma vaga em uma UTI de Salvador, mas perdeu a vaga. Segundo a família, a equipe médica do Hospital Regional de Guanambi não estão colaborando no processo de transferência do menino para um centro de medicina avançado, pois considera que o caso não pode ser revertido. A mãe de Aldo, Maria Rosa da Rocha Teodoro, discorda dos médicos, vez que, segundo ela, além de os órgãos da criança ainda estarem funcionando, ele apresenta reflexos nas pernas e o coração está bombeando normalmente. Em nota encaminhada ao Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, a mãe do menino falou sobre o quadro de saúde de Aldo e pediu a interferência do mesmo no caso, na busca pela transferência do filho para uma UTI especializada. “Enquanto há vida, há esperança. Me nego a doar os órgãos do meu filho, porque acredito na possibilidade de reversão do quadro. E tenho esse direito. Mais que isso, exijo que esse direito seja respeitado. Tudo o que peço é a transferência do meu filho para um centro mais avançado, ainda que os médicos argumentem o contrário”, disse. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a mãe do menino afirmou que a página que divulgava o caso de Aldo no Facebook foi hackeada e que todos os apelos em prol da vida do menino foram apagados. Clique aqui e veja a carta enviada pela mãe do garoto ao secretário Jorge Solla.

05 Set 2013 - 09:37h

Criado em 1994, o Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, que busca denunciar através da mobilização social um sistema político e econômico que promove a exclusão social. Além de dar voz aos grupos excluídos, o intuito do movimento também é propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal. Neste ano, o tema do Grito dos Excluídos é “A Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular”. Em Brumado, serão reivindicadas a construção da sede da Uneb, a elaboração do Plano de Saneamento de Brumado, o cumprimento do Plano de Aproveitamento dos Recursos Hídricos da Zona Rural do Município de Brumado (Lei 1.272), e a construção do Centro de Cultura com corpo técnico e inclusão social nas periferias. A passeata do Grito dos Excluídos acontece no próximo sábado, dia 7 de Setembro. A manifestação será iniciada a partir das 08h. Todos os brumadenses estão convidados a participar do protesto.

05 Set 2013 - 09:01h

Na última quarta-feira (04), uma reunião entre representantes do Movimento dos Perueiros Alternativos e Cooperativas de Transportes da Região de Guanambi e o diretor da Agerba, Eduardo Pessoa, foi intermediada pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD). O principal item discutido durante a reunião foi a regularização do serviço prestado por esses trabalhadores na região. Na oportunidade, o diretor do órgão explicou que o processo de licitação para mais de 200 linhas complementares em todo o estado da Bahia, inclusive diversas delas na região de Guanambi, encontra-se suspenso por decisão da 8ª Vara da Fazenda Pública. “Esta licitação seria a responsável por regularizar grande parte desses prestadores de serviço”, complementou o diretor. Diante do impasse judicial, a solução seria a modificação de aspectos considerados inconstitucionais da atual legislação que regulamenta o setor. Bastos reforçou o seu compromisso com o movimento, informando aos representantes que já está fazendo parte do colegiado que debate o assunto na Assembleia Legislativa. “Esperamos concluir até janeiro de 2014 as mudanças na legislação que possibilitem a regularização para todos esses pais de famílias que atuam no transporte complementar na região”, concluiu a parlamentar. Representantes da categoria dos municípios de Guanambi, Carinhanha, Iuiu, Serra do Ramalho, Urandi, Caetité e Sebastião Laranjeiras participaram da reunião. O auxílio da deputada em intermediar a reunião evitou que o grupo realizasse manifestação já programada com interdição da BR-030 na região.

05 Set 2013 - 08:28h

Na tarde da última quarta-feira (04), prepostos da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRV) conseguiram apagar um princípio de incêndio às margens da rodovia BA-026, entre o Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu e o município Contendas do Sincorá, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a ação rápida da polícia evitou prejuízos ambientais de maiores proporções ou acidentes de trânsito que poderiam ser provocados pela fumaça. O soldado Antônio Filho acredita que a vegetação seca, que se inflama rapidamente, possa ter sido a causa do início de incêndio. Por isso, a polícia solicita dos usuários das estradas que evitem jogar cigarro aceso ou vidro nas margens das rodovias.  

05 Set 2013 - 07:00h

Quem gosta de comprar produtos de qualidade com preço mais em conta não pode deixar de passar no Supermercado Super Bom Preço. Até o próximo sábado (07) os produtos do anúncio estarão em promoção. O supermercado está na Rua Sargento Antenor Santos, n.º 162 – Bairro Das Flores de Brumado, telefone (77) 3441-7490.

04 Set 2013 - 18:50h

Um aparelho desfibrilador, utilizado em paradas cardíacas, desapareceu nesta quarta-feira (04) de dentro do Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN), em Brumado. Durante a tarde, os funcionários da unidade vasculharam todos os setores do hospital na tentativa de encontrar o equipamento, mas não tiveram êxito. Com isso, no começo desta noite uma equipe de coordenação do HPMN compareceu à delegacia para registrar queixa do desaparecimento do aparelho. A polícia garantiu que irá realizar intensas investigações a fim de elucidar o caso. O secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, informou ao site Brumado Notícias que havia apenas dois equipamentos desse no hospital e agora com o sumiço de um ficará ainda mais difícil realizar os procedimentos de emergência na unidade. “Depositamos nossa confiança nos trabalhos de investigação da polícia para que esse caso seja resolvido e o desfibrilador apareça o quanto antes”, declarou Feres. O aparelho custa em média R$ 40 mil.

04 Set 2013 - 18:35h

Desde 2011 o condeubense Leandro Flores vem protestando pela pavimentação de pouco menos de 60 quilômetros da BA-627, trecho que liga sua cidade natal, Condeúba, a Caculé, onde reside atualmente. “Esse trecho não só contém a ausência de pavimentação asfáltica, como a ausência de todo tipo de cuidados administrativos”, reclamou Flores. De acordo com ele, o mato sempre toma conta da estrada e fica impossível trafegar dois automóveis paralelamente. “Isso sem falar dos buracos, poeira e todos os tipos de transtornos e perigos, expostos a quem transitam por lá”, acrescentou, dizendo não entender por que a via está nessa situação. Para o condeubense, uma obra de melhoria no trecho beneficiaria dezenas de cidades, como Condeúba, Caculé, Guajeru, Jacaraci, Cordeiros, Piripá, Tremedal e Belo Campo. “Tal situação revela a lamentável situação em que as nossas estradas se encontram e somos nós as vítimas do desleixo governamental desse país”, comentou. Leandro pensa que enquanto o os integrantes do “grande circo político brasileiro” privilegiam os grandes centros, o interior é esquecido.

04 Set 2013 - 17:00h

Com apoio da Polícia Militar, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) conseguiu interceptar um caminhão 3x4 carregado com mercadorias provenientes de abate clandestino. A apreensão foi realizada em uma estrada vicinal que dá acesso à comunidade do Jacaré em Brumado e o motorista foi obrigado a se deslocar para a delegacia e prestar depoimento a respeito da mercadoria. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Laerte Augusto, motorista do caminhão, declarou que não havia carne na carroceria, mas apenas couro e ossos de boi, os quais seriam vendidos em Brumado para serem triturados. No entanto, Márdio David Alves, gerente da Adab no município, afirmou ter feito a inspeção na carga e ter encontrado uma grande quantidade de carne além dos ossos e do couro, como disse o motorista. 

Márdio garantiu ainda que a Adab, juntamente com a Polícia, irá apurar as denúncias de que as carnes seriam vendidas para restaurantes da cidade. “Sendo confirmadas as denúncias, o condutor pode ter que responder por infrações tanto de âmbito municipal, quanto estadual e federal. E se for comprovado que as carnes seriam vendidas para restaurantes da cidade, os mesmos serão interditados pela vigilância sanitária municipal”, falou o gerente. A mercadoria apreendida além de ser clandestina estava mal transportada: em cima de uma carroceria, armazenada em sacos de nylon e coberta por lona.

04 Set 2013 - 16:29h

Dezenas de clientes do Banco do Brasil em Brumado ficaram revoltados na manhã desta quarta-feira (04). A reclamação deles, conforme relataram ao site Brumado Notícias, são sobre as constantes faltas de dinheiro nos caixas eletrônicos. “Desde a última segunda-feira que está assim. A gente chega cedo aqui na agência para sacar o dinheiro e irmos cuidar logo em honrar os nossos compromissos e nos deparamos com os caixas sem dinheiro”, falou a microempresária Maria de Fátima. Alguns moradores de comunidades rurais também criticaram da falta de dinheiro nos caixas. “Cheguei aqui desde as 6h30min da manhã e estou até agora, quase 9h30min sem conseguir retirar o dinheiro, correndo o risco de perder uma compra de sementes para o plantio por causa desse atraso”, indignou-se o produtor. Assim que a nossa equipe de reportagem chegou à agência, os caixas voltaram a ser abastecidos.