Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Governador Rui Costa estará em Brumado na próxima quarta-feira (14) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesta segunda-feira (12), foi confirmada, por meio de convite oficial da Prefeitura Municipal, a visita do governador Rui Costa à cidade de Brumado. A visita ocorrerá na quarta-feira (14). O prefeito Aguiberto Lima Dias, juntamente com secretários e membros do governo, recepcionará o governador Rui Costa e sua comitiva, às 9h, no Aeroporto Sócrates Marianne Bittencourt. Em seguida, todos irão até a Fazenda Lameirão, onde acontecerá a entrega de 13 Sistemas Simplificados de Água para várias localidades rurais. Às 10h30, será realizado ato de entrega dos equipamentos e materiais permanentes da UTI do Hospital Professor Magalhães Neto. O cerimonial terá a sua culminância na Praça Coronel Zeca Leite, com a assinatura dos editais do Bahia Produtivo - Socioambiental e os pronunciamentos do prefeito e do governador.

Mãe denuncia filho que queria matar a família toda e até bebê Foto: Reprodução/TV Anhanguera

A mãe do suspeito de manter a ex-namorada e o filho em cárcere privado contou que o homem, de 34 anos, pretendia matar toda a família e queimar os corpos com pneus, em Goiânia. Ela disse que ele já havia recolhido pneus e gasolina para cometer o crime. Os itens estavam no carro do suspeito. O homem foi preso neste domingo (11) enquanto ameaçava a ex-namorada na porta da casa dela. A Polícia Militar prendeu o suspeito por ameaça, injúria e resistência. De acordo com o G1, ele foi até a casa da ex-namorada porque, segundo a jovem, ela havia fugido do cárcere no sábado (10), depois de ficar oito dias na casa dele sendo ameaçada. De acordo com a mãe do suspeito, ela também era ameaçada de morte caso chamasse a polícia ou ajudasse na fuga da ex-namorada do filho.  Ela ainda disse que o filho já havia sido preso por tentar matá-la com um facão em 2011.

Cipe Sudoeste apreende arma de fogo e motocicleta alienada na zona rural de Tanhaçu Foto: Divulgação/Cipe-Sudoeste

Após denúncia de populares, a Cipe-Sudoeste (Caesg) esteve em uma fazenda no município de Tanhaçu, no sudoeste baiano, a fim de investigar um homem acusado de cometer vários arrombamentos na região. No local, os policiais não encontraram o suspeito, mas o pai do mesmo confirmou a denúncia. Além disso, ele entregou à Caesg uma espingarda calibre 28, dois cartuchos do mesmo calibre, um facão e uma motocicleta de placa policial CHK-9197, pertencentes ao indivíduo. O veículo é alienado e estava sendo usado pelo acusado para a realização de furtos. Segundo a polícia, os comparsas do suspeito foram encontrados e encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos. O material apreendido foi apresentado na delegacia de Tanhaçu.

Eleições 2018: Lula 25%, Marina 15% e Aécio 11%, diz Datafolha Foto: Reprodução

Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (12) pelo jornal Folha de São Paulo, apontou que o ex-presidente Lula lidera as intenções de voto no primeiro turno das eleições de 2018. Lula (PT) tem 25%; Marina Silva (Rede) aparece com 15%; Aécio Neves (PSDB) com 11%; Jair Bolsonaro (PSC) tem 9%; Ciro Gomes (PDT) tem 5%; Michel Temer (PMDB) tem 4%; Luciana Genro (Psol) 2%; Ronaldo Caiado (DEM) 2%; e Eduardo Jorge (PV) 1%. Brancos e nulos somam 20% e não sabe são 6%. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo e índice de confiança de 95%. O Datafolha ouviu 2.828 pessoas nos dias 7 e 8 de dezembro. Lula também lidera em outros três cenários de primeiro turno simulados pela pesquisa. Em um desses cenários a pesquisa acrescentou o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ele fica com 8%. Marina tem 17% e Lula tem 26%. No cenário com o ministro das Relações Exteriores José Serra (PSDB), o tucano aparece com 9%. Marina com 16% e Lula com 25%.

Brumado: MPF ajuíza ação para garantir a prestação de contas na transição de mandato Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma Ação Civil Pública foi movida pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) em junho com o objetivo de garantir, nesse período de transição de mandatos na prefeitura municipal de Brumado, a prestação de contas dos recursos repassados ao município por meio de convênios federais. Segundo o órgão, a ação visa assegurar que o atual gestor apresente ainda este ano as prestações de contas referentes ao seu mandato. O prazo final para apresentação das referidas prestações é 31 de dezembro de 2016. Além disso, a ação também pretende garantir que o prefeito deixe ao seu sucessor todos os documentos necessários para as prestações de contas cujo prazo seja posterior a dezembro de 2016. O atual prefeito se comprometeu judicialmente a cumprir as providências. Caso as determinações não sejam cumpridas, o gestor será penalizado.

Escolas estaduais realizam renovação de matrícula em Brumado Foto: Divulgação

Os estudantes que já estudam na rede estadual têm até o dia 30 de dezembro para realizar a renovação da matrícula. Todos os estudantes já matriculados e com frequência regular nas escolas estaduais podem fazer a renovação da matrícula pela internet. Para tanto, os pais, responsáveis ou estudantes maiores de 16 anos devem digitar o código na carta de renovação que o aluno recebe na escola no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/matricula). Esta carta de renovação deverá ser devolvida à secretaria escolar para efetivar a renovação da matrícula. Além da internet, quem preferir pode fazer a renovação presencialmente nas secretarias das escolas. A matrícula segue de 24 a 31 de janeiro para alunos que irão mudar de escolas e alunos novos. O estudante que não renovar a matrícula no período indicado perderá a vaga em sua escola atual. Para mais informações acesse: www.educacao.ba.gov.br.

Órgãos fiscalizadores apuram denúncia de vazamento de urânio em Caetité Foto: Reprodução/Eco Debate

O Instituto do Meio Ambiente (Ibama) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) estiveram na mineração de urânio, em Caetité, a fim de investigar um suposto vazamento. A fábrica que o Programa Nuclear Brasileiro montou em Caetité para concentrar o minério extraído pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB) é considerada uma bomba-relógio, desde a sua construção pela Odebrecht e empreiteiras terceirizadas. De acordo com o site Eco Debate, os fatos mostram que a obra correu sem o rigor e a fiscalização técnica exigidas para manipulação de produtos de extrema periculosidade, como é o caso do urânio. Isto explica, em parte, os vazamentos em série, de licor ou pó radioativos, ocorridos na unidade de concentrado de urânio da INB. 

Órgãos fiscalizadores apuram denúncia de vazamento de urânio em Caetité Foto: Reprodução/Eco Debate

As causas apontadas estão entre a insegurança técnico-operacional, irresponsabilidade gerencial, inadequação da estrutura da planta industrial e equipamentos obsoletos. Em abril de 2000, milhões de litros de licor de urânio vazaram para o solo. Os problemas são conhecidos pelos órgãos fiscalizadores da atividade nuclear desde sempre. Documentos oficiais da CNEN e do Ibama relatam falhas não resolvidas pela INB. Desde 2004, fiscais da CNEN já apontavam as possibilidades de contaminação do lençol freático. Aliás, muito antes, o Estudo de Impacto Ambiental indicava o risco de contaminação das águas superficiais e subterrâneas, entre os prejuízos que a mineradora traria para a região.

Brumado: Clínica Mais Vida completa três anos com excelência em serviços prestados à região

Ser empreendedor é iniciar algo novo, ver o que ninguém vê, realizar antes, sair da área do sonho, do desejo, e partir para a ação. Foi desta forma que nasceu a Clínica Mais Vida, um sonho concretizado através de muita dedicação e trabalho, sempre com o princípio primordial de oferecer a população brumadense serviços na área da saúde de qualidade, eficiência e valores modestos. Sempre com novas ideias, seguidas de ação, a clínica se desenvolveu, cresceu e passou a ser referência não só em Brumado como em toda região. No último dia 9, a clínica completou três anos de existência, com uma estrutura confortável, trinta e seis especialistas da mais alta capacidade, confiabilidade e comprometimento com os serviços prestados. A Clínica Mais Vida agradece a todos que de forma direta ou indireta contribuíram e continuam a contribuir para o seu crescimento, se tornando a mola propulsora na busca constante de novos desafios, que serão revertidos no futuro em serviços de saúde da mais alta excelência.

Usina do Campo Seco recebe o primeiro selo do sistema de inspeção do município de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A usina de beneficiamento de frutas da comunidade do Campo Seco, que já possui o selo da agricultura familiar, recebeu também a certificação 001/2016, do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), a primeira certificação do órgão emitida em Brumado. A emissão aconteceu no dia 25 de novembro, mas a solenidade pública só aconteceu esta semana, durante sessão do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Na ocasião, o secretário municipal de agricultura, Frederico Neves, e o conselheiro Gilberto Lima Dias fizeram a entrega do certificado ao presidente da associação comunitária, Judicael Pinheiro. Com a certificação, a usina está autorizada a comercializar seus produtos no comércio local e de outras cidades da região, assim como poderá ser inserida no programa de fornecimento de alimentos da agricultura familiar para as escolas do município. 

Usina do Campo Seco recebe o primeiro selo do sistema de inspeção do município de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, Judicael esclareceu que o selo do SIM trouxe benefícios para mais oito comunidades do interior, que também fornecerão seus produtos através da usina para as escolas e para as redes de comércio de alimentação da região. Com isso, a unidade, que ameaçava fechar as portas, pretende expandir o espaço físico para atender ao aumento da demanda. Dentre os produtos que são fabricados na usina estão geleia de umbu, compotas de maracujá e produtos naturais, sem adição de conservantes, que irão colaborar com uma alimentação saudável para os alunos das escolas públicas do município. “Estamos muito contentes com a conquista desse certificado e mais felizes ainda em saber que através das nossas constantes lutas iremos beneficiar também outras comunidades carentes do nosso município. O melhor é saber que a alimentação das nossas crianças nas escolas dará um salto de qualidade, o que será sentido também no bom aprendizado”, refletiu o líder comunitário.  

Promoção de Natal na Squaresom e Polly Móveis em Brumado

O Natal está chegando e já é hora de comprar os presentes para as celebrações de fim de ano. Na Squaresom e Polly Móveis você encontra uma variedade de opções para presentes e uma super promoção. Tem celular Smartphone por apenas R$ 359,00; ferro elétrico por R$ 38,00; sanduicheira por R$ 59,90; cama box casal por apenas R$  249,00 e muito mais. São produtos selecionados com até 50% de desconto. Além de fazer as suas compras pelo melhor preço, ao comprar nas lojas você concorre a muitos prêmios. Quer comprar barato nesse fim de ano, com a maior variedade de produtos e entrega garantida é só aqui na Squaresom e Polly Móveis. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093.

Brumado: Escola Idalina Azevedo realiza VII Sarau de Poesia com o tema 'Olhares Poéticos' Foto: Divulgação

Em Brumado, a Escola Municipal Idalina Azevedo Lobo realizou na última semana a culminância do VII Sarau de Poesia, com o tema “Olhares Poéticos”. O projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar na terceira e quarta unidades, alcançando resultados significativos na aprendizagem. Durante o sarau houve diversas apresentações que emocionaram e encantaram a todos os presentes. Foram parceiros do projeto a Empresa InterCement, Aroldo Meira, que ensaiou os alunos, a coordenadora do projeto, a professora Cléia Aguiar Santos, e a professora Maisa Meira.

Universalizar escolas de tempo integral em Brumado será uma das metas da nova gestão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Atualmente, sete escolas do município de Brumado funcionam com o sistema de tempo integral, mas o prefeito eleito Eduardo Vasconcelos disse em entrevista ao site Brumado Notícias que uma das metas da nova gestão será a universalização do modelo no município. Assim, as 31 unidades de ensino passarão a funcionar com o mesmo perfil. O futuro gestor classificou que a escola de tempo integral irá colaborar até mesmo com a questão da segurança pública, pois, na escola, as crianças ficarão longe dos aliciadores do tráfico e das práticas delituosas. Para Vasconcelos, a universalização do ensino de tempo integral no município é uma questão que acontecerá gradativamente ao longo da sua gestão. “Quem não quiser o filho na escola de tempo integral, então que o matricule em escola particular, pois a proposta do ensino de tempo integral é socializar através do esporte, da música, da arte e, é claro, da educação”, explicou. Ao ser indagado sobre o orçamento apertado para manter o modelo, ele frisou que tudo se trata da priorização de investimentos. “A solução é ser mão de vaca e priorizar os recursos. Se temos pouco e sem perspectiva de aumentar, então vamos para a planilha estabelecer as prioridades”, pontuou.

Internacional é rebaixado pela 1ª vez na história em empate com Fluminense Foto: André Durão

Nem o milagreiro Danilo Fernandes nem os deuses do futebol foram suficientes para livrar o Inter do primeiro rebaixamento de sua história. Mas, acima de tudo, o próprio time colorado não teve condições sequer de bater o Fluminense na tarde quente do último domingo (11) no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, no Rio de Janeiro. E foi com ares de crueldade. Abatido em campo, o Colorado saiu atrás, mas conseguiu empatar em 1 a 1 no fim. O resultado, combinado com a vitória do Sport sobre o Figueirense, decreta a queda colorada para a Série B.

Mais um flagrante de desrespeito à acessibilidade no trânsito de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Sem se incomodar e sem ser incomodado por ninguém, o motorista de um caminhão baú estacionou em cima de uma lombofaixa na Rua Coronel Tibério Meira, centro comercial de Brumado, e desceu para atender o celular. O veículo obstruiu a travessia dos pedestres na via pública. Por cerca de vinte minutos, várias pessoas foram obrigadas a abandonar a faixa de segurança e atravessar a rua driblando os veículos por conta da falta de respeito e educação no trânsito. “Lamentável que uma pessoa que roda o país inteiro seja autor de uma ação como esta. Ele se mostrou mais ignorante do que os que não conhecem o código de trânsito do país”, comentou o ambulante Willian Novaes.

Clínica Luiza Feres está com promoção neste mês para tratamentos faciais

A Clínica Luiza Feres está com uma promoção de 30% de desconto nos tratamentos faciais para rejuvenescimento, manchas superficiais, oleosidade e controle de acne. Para tratar a sua pele e deixá-la com a aparência jovem e saudável, a clínica oferece peeling de diamante, radiofreqüência e carboxiterapia. Marque agora mesmo uma avaliação e saiba qual o melhor procedimento para o seu caso. Os tratamentos podem ser feitos em conjunto ou separadamente. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Carreta transportando trator danifica linha de transmissão em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quem foi na sexta-feira (9), no centro comercial da cidade de Brumado, se deparou que um amontoado de fios da linha comunicação fixa, móvel e de internet. Parte dos fios está presa a fios de alta tensão nos postes de iluminação e a outra parte está enrolada no chão. A situação é de risco para os pedestres que circulam constantemente no local sem se intimidarem com os perigos de uma possível transmissão de energia. O site Brumado Notícias apurou com comerciantes da localidade que o dano foi causado na noite da última quinta-feira (8) por uma carreta que transportava um trator retroescavadeira em sua carroceria. Segundo eles, a carga acabou atingindo a fiação. Além de ter afetado a linha de transmissão, o transporte também danificou outros equipamentos que mantinham os fios separados dos cabos de alta tensão. Até o final da manhã de hoje, nenhum órgão responsável pela manutenção havia comparecido à região para avaliar os prejuízos e realizar os reparos. Muitas pessoas reclamaram do perigo. O incidente também levantou discussões quanto à continuação do tráfego de veículos longos nas principais vias do centro comercial. “As ruas continuam do mesmo tamanho de quando sugiram, mas a frota de veículos na cidade cresceu e aumentou significativamente o fluxo. Assim, as vias não comportam mais esses veículos longos, aliás, diga-se de passagem, embora as ruas continuem do mesmo tamanho, os caminhões e carretas cresceram e ficaram mais pesados. Já passou da hora de termos um plano de mobilidade urbana eficiente em ação para tirarmos esses veículos grandes do centro e melhorar o nosso fluxo”, comentou o instrutor de autoescola Júlio Nobre.

Praticook: O maior showroom saudável de Brumado

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox e Kit Semanal Light. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado: Eduardo Vasconcelos aprova modelo de administração de Rui Costa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Prestes a reassumir a cadeira administrativa do município de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB) exaltou em entrevista ao site Brumado Notícias o modelo de gestão do governador Rui Costa (PT). O prefeito eleito já fez declarações e não esconde que não apoia o modelo de governar do Partido dos Trabalhadores (PT). Ele até se posicionou algumas vezes como “anti-PT”, mas abriu uma exceção para o chefe do executivo baiano, separando-o da sigla. Vasconcelos disse que o governador tem seu voto de confiança e ainda fez elogios ao seu mandato. “Não tenho motivos para não acreditar em nosso governador. Ele tem tomado medidas administrativas de contenção de gastos que vão coroar com êxito seu primeiro mandato. Ele não é homem de jogar dinheiro fora”, ponderou o futuro gestor.

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Jussiape Foto: Will Assunção/Jussi Up Press

Na madrugada desta segunda-feira (12), homens armados explodiram o prédio da agência do Banco do Brasil de Jussiape, na região da Chapada Diamantina, Bahia, durante uma tentativa de assalto ao cofre. A ação aconteceu por volta das 1h30, quando a primeira explosão aconteceu. Outras explosões vieram em seguida, de acordo com o Jussi Up Press. As investidas duraram aproximadamente vinte e cinco minutos. O prédio da agência ficou completamente destruído. Um bando formado homens armados e encapuzados ficaram espalhados pela área central da cidade. 

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Jussiape Foto: Will Assunção/Jussi Up Press

Durante a ação o grupo fez pelo menos um refém. De acordo com a vítima, ele não sofreu nenhuma violência e foi liberado em seguida no local. Nenhum registro de feridos até o momento foi divulgado. A explosão comprometeu toda a estrutura da agência. A parede que separa o prédio de uma residência na Rua J. J. Seabra, no centro da cidade, foi destruída no momento da explosão. Integrantes do bando atiraram contra o pneu da viatura da polícia e alvejaram o muro de uma escola da rede pública municipal. A Polícia Militar foi acionada por moradores que ouviram o barulho das dinamites.

Brumadenses começam a colher os primeiros frutos da safra de umbu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O sertão baiano está celebrando a boa chuva que toma conta da região e a coleta dos primeiros frutos da safra do umbu, que simboliza o exemplo de luta e perseverança do sertanejo. Os pequenos produtores das comunidades rurais estão comemorando a qualidade da safra que chegou maior, com mais polpa e mais doce. As vendas devem ser mais significativas e o movimento será grande na busca pelo fruto na feira livre local. As expectativas também são otimistas para os produtores que manipulam o fruto na usina de beneficiamento do Campo Seco, que começam a preparar os derivados do umbu para comercialização. “Com as chuvas que temos recebido, estamos na esperança de termos a melhor safra dos últimos cinco anos, o que significa que o nosso saboroso umbu começará a dominar o mercado do hortifrúti nas próximas semanas”, declarou o produtor Judicael Pinheiro ao site Brumado Notícias.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Delator diz que Arthur Maia recebeu R$ 250 mil não declarados da Odebrecht em 2010 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O deputado federal Arthur Maia (PPS) recebeu R$ 250 mil em 2010 do Grupo Odebrecht e o recurso não aparece na prestação de contas da Justiça Eleitoral. Segundo o ex-executivo da Odebrecht, Cláudio Melo Filho, o parlamentar fez uma solicitação de apoio à campanha e recebeu uma “contribuição em valor diferenciado”, “tendo em vista a capacidade demonstrada, bem como pelo fato de este ser baiano e possuir confiabilidade dentro da empresa”. “Foram pagos R$ 250 mil, operacionalizados pela equipe de Operações Estruturadas, para o codinome ‘Tuca’”, explica Melo Filho, detalhando as datas em que foram realizados os três pagamentos, entre agosto e outubro de 2010. Já em 2014, Arthur Maia teria recebido a contribuição de maneira “oficial”. O ex-executivo cita a cifra de R$ 349 mil, porém na prestação de contas de Maia junto à Justiça Eleitoral aparecem apenas doações da Braskem S/A, que somam R$ 129 mil.

Sob codinome 'Feia', senadora Lídice recebeu R$ 200 mil em 2010 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante o pleito em que se elegeu senadora pela primeira vez, 2010, Lídice da Mata (PSB) recebeu R$ 200 mil da Odebrecht, revelou delação premiada do ex-executivo da empresa Cláudio Melo Filho. Sob codinome “Feia”, a ex-prefeita de Salvador já mantinha uma "relação histórica" com a empreiteira, que conhece e admira, segundo o documento. “Eu acreditava na sua eleição como Senadora pelo momento político na Bahia, pois ela era da chapa do governador eleito Jaques Wagner”, afirmou Melo Filho. Após a eleição, o ex-executivo disse ter solicitado apoio direto para que Lídice ajudasse um projeto do Instituto de Hospitalidade na capital baiana, que teria relação com a Fundação Odebrecht. “Este projeto era vinculado a Secretaria de Turismo da Bahia, cujo secretário, Domingos Leonelli, era indicado pelo PSB, partido da Senadora. José Filho me relatou o descaso dela com o assunto, pois nunca recebeu sequer um retorno”, acrescentou. De acordo com a delação, a senadora ainda foi contatada em março de 2012, junto a outros parlamentares, para legislar a favor do Projeto de Resolução do Senado Federal n. 72/2010. Por meio de nota, a senadora afirmou que as doações das campanhas estão dentro da legalidade. “As minhas contas foram devidamente aprovadas pelo TSE e estão disponíveis em seu site oficial”, aponta Lídice.

Deputado votado em Brumado recebeu R$ 100 mil da Odebrecht Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) recebeu, em 2010, R$ 100 mil do Grupo Odebrecht. De acordo com delação premiada do ex-executivo da empresa, Cláudio Melo Filho, a solicitação foi feita porque o partido do parlamentar com codinome “Comuna” detinha, à época, a secretaria deTrabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, sob comando de Nilton Vasconcelos. “Como tínhamos vencido a concessão para a Fonte Nova, seria uma forma de mantermos uma interlocução qualificada, sobretudo em razão da Copa do Mundo”, explicou o ex-executivo. O fato de Daniel Almeida fazer parte da base aliada do Governo da Bahia também foi citado como ponto a seu favor.

Datafolha: 51% dos brasileiros consideram a gestão Temer ruim ou péssima Foto: Reprodução

A popularidade do presidente Michel Temer (PMDB) apresentou queda desde julho de acordo com a nova pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (11). O levantamento, realizado entre 7 e 8 de dezembro, aponta que 51% dos brasileiros entrevistados consideram a gestão do peemedebista ruim ou péssima. Anteriormente, em julho, a porcentagem era de 31%. O número de pessoas que veem o atual governo como regular reduziu para 34%, em comparação com o s 42% registrados no levantamento anterior, quando Temer era interino. Para 40% da população, a gestão Temer é pior do que a anterior. Para 34%, é igual e 21% a consideram melhor. O índice de ótimo/bom de Temer caiu de 14% para 10%. Não souberam avaliar o governo 5% dos entrevistados. Ainda segundo o Datafolha, a população considera o presidente falso (65%), muito inteligente (63%), defensor dos mais ricos (75%), autoritário (50%) e desonesto (58%). O Datafolha ouviu 2.828 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Arquivo