Achei Sudoeste

09 Jul 2013 - 16:37h

O vereador Weliton Lopes (PR) apresentou preposição solicitando que a administração municipal construa o Parque da Cidade na área situada no Apertado do Morro, onde outrora já foi instalada a Rede Ferroviária Federal (RFFSA), pertencente à União, mas que está sob o domínio da Prefeitura Municipal de Brumado. O parlamentar sugeriu que a área de mais de 10 hectares seja de preservação permanente. Em sua proposta, Lopes destacou que o Parque seria uma opção de lazer para as famílias brumadenses, que contaria com equipamentos específicos para tanto e uma ampla área verde. “O local, além de oferecer horas de descanso, também oportunizará uma ampla socialização e preservação ambiental, ampliando a rede de amizade entre os futuros frequentadores. Vivemos um tempo em que o trabalho, a vida corrida, os estudos e as outras diversas atividades que temos que desempenhar acabam por nos impossibilitar o desfrute de momentos de prazer”, disse Weliton.

09 Jul 2013 - 16:25h

Na última segunda-feira (08), dois acidentes automobilísticos ocorridos no anel viário de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, deixaram um morto e dois feridos. Por volta das 19h30, uma motocicleta que entrou na contramão colidiu com uma caminhonete da Defesa Civil. De acordo com o site VCA News, o motociclista Romero Antônio da Silva, 30 anos, foi arremessado e caiu inconsciente no acostamento. Quando o motorista de um caminhão que seguia logo atrás da motocicleta e o agente da Defesa Civil pararam para prestar socorro ao rapaz, outro acidente aconteceu. Uma motocicleta bateu na traseira do caminhão estacionado e seus dois ocupantes foram jogados embaixo do eixo do veículo. Renato de Jesus Coelho, 20 anos, e Alexsandra Santos Souza, 31 anos, tiveram várias fraturas expostas. As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhadas ao Hospital de Base. Apesar de ter sido reanimado ainda no local, Romero não resistiu e morreu no hospital em função da gravidade dos ferimentos.

09 Jul 2013 - 14:21h

O projeto de lei que cria a ouvidoria da Câmara de Vereadores de Brumado seria debatido e votado na noite da última segunda-feira (08), durante a sessão do legislativo local. No entanto, o projeto, que era defendido até mesmo pela mesa diretora, foi retirado de pauta. Na bancada de sustentação da administração municipal, os vereadores pareciam confusos quanto à proposta de criação da ouvidoria. Por conta disso, o líder do prefeito na Câmara, vereador José Carlos dos Reis (PDT), solicitou a retirada do projeto de pauta para que o mesmo pudesse ser melhor avaliado pelos parlamentares. Além de ter sido acatado pelos demais vereadores, o pedido ainda foi endossado pelo vereador José Ribeiro Neves (PT), que solicitou que o mesmo fosse apresentado novamente somente após o recesso que começa na próxima semana; o que daria um tempo maior para os vereadores estudarem a proposta.

09 Jul 2013 - 11:35h

O transporte de britas, terra, areia e entulhos em caçambas com carga acima do limite da carroceria e sem estar devidamente cobertos (lonados) continuam a oferecer riscos em Brumado. O transporte irregular é visto sendo constantemente praticado, até mesmo por veículos da prefeitura e de prestadores de serviços da mesma, que circulam livremente pelo centro comercial sem serem notificados. A irregularidade fere o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que afirma em seu artigo 231 que a infração é gravíssima e prevê o pagamento de uma multa. Além disso, a infração pode resultar na retenção do veículo. Não é a primeira vez que o Brumado Notícias aborda o tema, que vem gerando muitas reclamações de populares. “Já aconteceu duas situações no mesmo dia comigo. A caçamba ia à frente transportando areia sem estar lonada; primeiro, o vento jogou areia para trás e eu tive de parar para limpar o óculos. Na sequencia, quando continuei o trajeto, quase cai porque derrapei na curva por causa da areia que caiu da caçamba”, contou um mototaxista.

09 Jul 2013 - 11:00h

Os moradores da Rua Libânio da Silva Milhazes, localizada no fundo do Estádio dos Prazeres, em Brumado estão insatisfeitos com a falta de infraestrutura no local. Segundo eles, a rua não tem pavimentação e é pouco iluminada. Além disso, os moradores informaram a reportagem do site Brumado Notícias, que, desde que foram iniciadas as obras no Estádio dos Prazeres, várias poças de água se formaram na via, o que causa muita preocupação com relação a uma possível proliferação do mosquito transmissor da dengue, tendo em vista se tratar de água parada e sem supervisão. Outra queixa dos moradores se refere ao fato de que, como os carteiros não passam pela rua, os mesmos são obrigados a buscar suas correspondências na agência dos Correios. “O curioso é que os talões da Embasa, da Coelba e do IPTU são entregues para a gente, mas os Correios não passam por aqui e muito menos o setor de Infraestrutura”, reclamaram.

09 Jul 2013 - 10:15h

Após inúmeras reclamações da população, as lombo-faixas localizadas na Avenida Lindolfo Azevedo de Brito, em frente ao Campus XX da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Brumado, recebeu as placas verticais de sinalização. Entretanto, tal sinalização não atende aos padrões do Código de Transito Brasileiro (CTB), pois apresenta irregularidades nas cores, no tamanho, não consta o nome do fabricante e ainda foi fixada com madeira, quando o correto seria com barras de ferro. O coordenador de fiscalização do Departamento de Transito e Transportes Urbanos (DTTU), Albânio Souza, disse ao site Brumado Notícias que já notificou a Prefeitura Municipal quanto à situação, cobrando para que os erros sejam reparados. “É necessário que as placas sejam substituídas e isso deve acontecer o quanto antes”, comentou Souza.

09 Jul 2013 - 09:40h

Por meio de denúncia encaminhada à Redação do site Brumado Notícias, o morador da Fazenda Lagoa de Dentro, Celso Teixeira, relatou a situação precária da localidade. Segundo ele, o lugar era tranquilo e boa moradia até a chegada do aterro sanitário da prefeitura municipal. Através de registro feito pelo próprio morador, pode-se constatar que o lixo não é devidamente aterrado e encontra-se exposto, o que atrai grande quantidade de moscas e urubus. “Dizem que é aterro sanitário, mas não tem nada de aterro. Não podemos mais fazer nossas refeições em paz devido ao imenso número de moscas existentes; não podemos mais aproveitar a água das chuvas, pois os telhados ficam cheios de fezes dos urubus. Espero que essa situação chegue às autoridades competentes”, disse o morador.

O leitor Celso Teixeira enviou a foto e informações ao Brumado Notícias. Participe você também do Internauta Repórter. Envie-nos fotos, fatos e vídeos para nossa redação. Nosso e-mail: redacao@brumadonoticias.com.br. 

09 Jul 2013 - 08:50h

O Ginásio de Esportes Antônio Imbassahy, localizado no Bairro São José (Urbis I), em Brumado está passando por uma ampla reforma. A obra teve início através de uma parceria firmada entre a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), o governo estadual e a prefeitura municipal, que cobriram um orçamento de mais R$ 400 mil para que a obra fosse executada. No entanto, há meses a reforma parou, faltando apenas ser feito o piso da quadra e a parte elétrica. Em contato com o setor de Infraestrutura do município, a reportagem do site Brumado Notícias foi informada de que as obras estão paradas por falta de segurança, vez que sem guarda municipal o local corre o risco de ser depredado novamente. “Já tínhamos colocado uma parte da fiação, mas os vândalos roubaram os fios. Sentamos com o encarregado da empreiteira e entramos em consenso de que não adiantaria o ginásio ser entregue em uma semana e vandalizado na outra. Sem guarda para vigiar o local, a obra não pode ser concluída”, esclareceu o secretário de Infraestrutura André Cardoso. 

A nossa reportagem também ouviu o diretor da Guarda Municipal, Paulo Marques, e o mesmo informou que há treze aprovados no último concurso público que estão aguardando serem chamados. Os candidatos ainda passarão por um psicoteste para serem efetivados no cargo. Segundo Marques, a convocação dos profissionais resolveria o problema no ginásio assim como em algumas unidades públicas que estão carentes de vigilância, principalmente no período noturno. O diretor não pode precisar quando serão realizados os exames de qualificação dos concursados.

09 Jul 2013 - 08:29h

A dupla Jorge e Mateus fez show em Maceió (AL), no fim de semana, e rolou um grande mal-estar diante de várias pessoas. Depois da apresentação no festival Villa Mix, com a participação de outros sertanejos, Mateus resolveu ir embora na surdina sem avisar a Jorge. De acordo com a colunista Fabíola Reipert do Portal R7, o cantor saiu escondido pelos fundos, afastou um banheiro químico para poder passar, e se mandou sem atender fãs e imprensa. Um grupo de pessoas que esperava os famosos do lado de fora começou a vaiá-lo ao vê-lo passar como um furacão sem olhar para ninguém. Jorge ficou no camarim esperando para dar entrevistas, tirar fotos e falar com seus fãs, mas não sabia da ‘fuga’ do parceiro. Uma pessoa da produção pediu para ninguém da imprensa falar para Jorge que Mateus saiu correndo.

08 Jul 2013 - 18:19h

Comemorando os tradicionais festejos juninos, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) prestigiou o São João de Barra da Estiva, a sua terra natal. Na cidade, Viana participou dos festejos na Praça e no Povoado do Entroncamento, acompanhado de lideranças políticas e do vereador Rena (PV), liderança da localidade. E no último final de semana, o parlamentar visitou a cidade de Aracatu para participar do Arraiá do Gererê, onde foi recepcionado pelo prefeito municipal, Sérgio Maia (PV) e esteve acompanhado do deputado federal Sérgio Brito (PSD). O deputado do Partido Verde, durante a festa em homenagem a São Pedro, enalteceu a presença dos moradores do município, que lotaram a praça da cidade para comemorar a data do santo. Já no município de Coribe, oeste baiano, Viana participou da Lavagem do Bar do Deca ao lado do deputado federal José Rocha (PR) e do prefeito Manoel Rocha.

08 Jul 2013 - 18:01h

O anúncio da Tomada de Subsídio nº 15/2013, feito pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sobre o projeto da ferrovia entre Belo Horizonte (MG) e Candeias (BA), na região metropolitana de Salvador, foi bastante comemorado pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD). Tal documento visa colher contribuições para a discussão dos estudos do projeto ferroviário, que deve cortar 52 municípios, sendo 27 em Minas e 25 na Bahia, dentre eles de Sebastião Laranjeiras, Urandi, Pindaí, Candiba e Guanambi. De acordo com a deputada, a obra, que integra o Programa de Investimento em Logística lançado pelo governo em 2012, representa mais um vetor de desenvolvimento para toda a região sudoeste, incluindo os polos comerciais de Guanambi, Brumado e Vitória da Conquista. “Desde a elaboração da Carta de Barreiras, lançada no dia 26 de abril, estamos defendendo que, além da construção de pátios intermodais nos municípios de Barreiras, Caetité e Ilhéus, previstos no projeto inicial da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), também sejam implantados portos secos/pátios intermodais no município de Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Brumado e Jequié”, esclareceu Bastos. Para ela, Guanambi e Brumado não são concorrentes nesse aspecto. “Essa nova ferrovia será mais um impulso para que seja possível convencer os órgãos técnicos e os ministérios envolvidos com a construção da Fiol, sobre a viabilidade de implantação dos novos pátios propostos em Guanambi e Brumado, municípios estes que não são concorrentes na busca desse interesse comum para toda a região”, reiterou. 

08 Jul 2013 - 17:20h

No próximo domingo, dia 14, profissionais da área da saúde irão prestar as provas do Processo Seletivo Reda (Regime Especial de Direito Administrativo), a ser realizado pela Prefeitura Municipal de Brumado. Para os que possuem nível superior as vagas são para assistente social, bioquímico ou biomédico, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, médico PSF, médico SAMU, nutricionista, odontólogo, psicólogo, pedagogo e fisioterapeuta. Já para o nível médio estão abertas vagas de auxiliar administrativo, auxiliar de consultório dentário PSF, auxiliar de enfermagem, motorista PSF, condutor de ambulância, condutor de motocicleta, instrumentador cirúrgico, rádio operador SAMU, técnico de enfermagem, técnico em patologia e técnico em radiologia. As funções de auxiliar de serviços gerais e porteiro exigem apenas o nível fundamental. Ao todo, o órgão está disponibilizando 385 vagas, com salários variando entre R$ 678,00 e R$ 10.000,00. Quem vai participar da seleção já pode se informar sobre o local que irá fazer a prova, disponível no site da empresa Alpha. Clique aqui e confira.

08 Jul 2013 - 17:16h

O projeto do vereador Glauber Magalhães (PR), da cidade de Botuporã, para acabar com o recesso parlamentar no município durante o mês de julho virou tema de discussão popular em Brumado.  Muitos brumadenses, através das redes sociais ou mesmo em conversas nas ruas, questionaram a necessidade desse recesso no meio do ano. Até o ano de 2005 o recesso parlamentar na Câmara Municipal de Brumado era de 120 dias – todo o mês de julho e os meses de dezembro a fevereiro. Mas um projeto de lei, de autoria do ex-vereador Gilberto Lima Dias (PSB), o Giba, fez com que esse período caísse para 45 dias, sendo 15 em julho e 30 dias no final de dezembro até início de fevereiro. Tendo em vista o questionamento da população da capital do minério, o Brumado Notícias indagou o presidente do Poder Legislativo brumadense, vereador Alessandro Lôbo (PSL), sobre o assunto. “Se esse projeto fosse colocado em plenária, não teríamos nenhum problema em aprová-lo. Mas essa é uma questão que deve partir de um parlamentar e não da presidência. A mudança faria com que o regimento interno da Casa passasse por uma reformulação”, comentou Lôbo, demonstrando estar favorável ao fim do recesso.

08 Jul 2013 - 16:56h

Os estudantes de medicina que começarem o curso em 2015 terão que trabalhar por dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS) como requisito necessário para ter o diploma. A medida valerá para todas as escolas de medicina públicas e privadas do país, mas ainda vai demorar a ter resultados. Os estudantes vão começar esse segundo ciclo da formação apenas em 2021, quando tiverem passado pelos seis anos do primeiro ciclo de formação. O governo federal lançou nesta segunda-feira o programa “Mais Médicos para o Brasil”. As informações são do Jornal o Globo.

08 Jul 2013 - 16:08h

A sessão desta segunda-feira (08) na Câmara Municipal de Brumado terá como um dos principais temas de pauta a discussão do reajuste salarial dos servidores públicos municipais. Os vereadores irão discutir e fazer a primeira votação da proposta enviada pelo Poder Executivo, que prevê aumento de 14% para os trabalhadores. Esse projeto de lei chega à Câmara em caráter de urgência, tendo em vista que são necessárias duas votações para aprová-lo e a Casa entrará em recesso no dia 16 de julho. A segunda votação, portanto, acontecerá na próxima segunda-feira, dia 15. A administração municipal ainda não enviou o projeto que prevê o aumento dos professores municipais que deve ser votado apenas após o recesso parlamentar.

08 Jul 2013 - 15:38h

O deputado estadual João Bonfim (PDT) participou de uma audiência com a Empresa Baiana e Água e Saneamento (Embasa), acompanhado dos prefeitos de Malhada de Pedras e de Brumado – Valdeci Alves Bezerra (PT) e Aguiberto Lima Dias (PSL), respectivamente, visando buscar intensificação das ações para amenizar a seca na Bahia. Além da ampliação da operação de caminhões pipa, Bonfim cobrou ainda a realização e finalização de obras de infraestrutura hídrica, como a da adutora de Malhada de Pedras. Para a adutora, foi pedido mais agilidade na aquisição dos equipamentos necessários à finalização da obra. Através do chefe de gabinete, Luís Telles, a Embasa vai atender a solicitação e já autorizou a compra imediata dos equipamentos. A Empresa Baiana também firmou o compromisso de contatar os órgãos competentes para aumentar o atendimento da operação pipa. Ficou determinado que a Embasa irá buscar a realização de procedimentos para possibilitar a captação da água da Barragem de Cristalândia, a qual será tratada, para intensificar a ação dos caminhões pipa.

08 Jul 2013 - 14:10h

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD), na companhia do prefeito de Caetité, José Barreira (PSB), esteve no último dia 04 em audiência com o secretário de Infraestrutura da Bahia, Otto Alencar. O objetivo do encontro foi solicitar serviços de iluminação pública para o município. Para tanto, o secretário firmou o compromisso de autorizar as obras para reforço de energia elétrica nas Avenidas Santana e Woquiton Fernandes, na Rua Barão de Caetité e na Praça da Catedral. “Viabilizar obras de energia elétrica na região proporciona maior segurança e tranquilidade para a vida dos moradores. Além disso, a preocupação do prefeito em solicitar esses recursos demonstra comprometimento com a população. Garantir melhores condições de vida para as pessoas é a meta do meu mandato”, declarou a deputada. Grato com o empenho da deputada e do secretário, o prefeito de Caetité comentou que essa é uma conquista muito importante para o munícipio. “Vamos poder garantir mais segurança para a população de Caetité. Agradeço a atuação da deputada e do secretário, pois juntos ofereceremos mais conforto para os moradores, viabilizando iluminação nesses pontos”, completou Barreira.

08 Jul 2013 - 12:19h

O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recebeu do Ministério Público Federal (MPF) mais de R$ 580 mil de benefícios referentes ao período em que foi procurador. O valor corrigido pelo IPCA atinge a marca de R$ 704,5 mil. A quantia é referente a licenças-prêmios e férias não gozadas, que serão recebidas no ato da aposentadoria. O ato foi autorizado em 2007 pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que converteu os benefícios em dinheiro. No pagamento da primeira parcela, o ministro recebeu R$ 414 mil do MPF. Também em 2007, Barbosa recebeu R$ 166 mil correspondente a 11 meses de licenças-prêmio não gozadas e corresponde ao período em que o ministro, enquanto procurador, estudava no exterior. O benefício não está mais em vigor. De acordo com a assessoria de imprensa do STF, o ministro não pode tirar as licenças que tinha direito quando assumiu o cargo na Corte. O bônus salarial foi criado nos anos 90 para compensar, em várias categorias, o auxílio-moradia concedido a deputados e senadores. O benefício Parcela Autônoma de Equivalência (PAE) já foi pago a 604 membros do MPF, e já custou aos cofres públicos R$ 150 milhões. Barbosa foi membro do MP por quase 20 anos. O bônus não é ilegal, mas é polêmico, inclusive o próprio Barbosa se colocou contra o tema, em votação no CNJ, ao analisar o pagamento de auxílio-alimentação a magistrados de oito tribunais. Ele havia classificado como esdrúxula e inconstitucional a resolução do CNJ que permite o pagamento do benefício. Informações da Folha de São Paulo.

08 Jul 2013 - 12:01h

Na madrugada do dia 14 de junho, um comerciante de Guajeru, no sudoeste baiano, notou que sua loja havia sido arrombada e que nove aparelhos celulares haviam sido furtados, além da quantia de R$ 210, aproximadamente. Após a denúncia na delegacia da cidade, a investigação apontou que o responsável pelo crime era um menor de idade. O adolescente, ao ser questionado sobre o furto, confirmou a sua autoria e explicou que o fez a mando de sua tia. O menor contou que a tia é usuária de drogas e levou os aparelhos roubados e o dinheiro para São Paulo. A polícia foi ao local onde o jovem morava com a tia, a qual também comercializa entorpecentes em parceria com um companheiro. Os policiais consideraram a residência como um lugar impróprio para ser ocupado pelo menor tendo em vista as condições de higiene. Como os pais do jovem moram em outra cidade, ele foi levado para o Conselho Tutelar, para que providências futuras sejam tomadas pela justiça. Já da tia, possível aliciadora, a polícia só tem um número de telefone, já que ela ainda está na capital paulista. A polícia continua investigando o caso.

08 Jul 2013 - 11:45h

Sucesso reconhecido, a Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas está em sua 15ª edição, destacando Brumado cada vez mais no cenário ciclístico estadual. Nesse ano de 2013 a competição será no dia 1º de setembro e as inscrições já estão oficialmente abertas. Os interessados podem acessar o site www.corridaecologica.com.br e clicar no link ‘Formulário de Inscrição’, ao final da página. Quem tiver dúvida deve entrar em contato, através do telefone (77) 3441 3275.