Foto: iStockphoto/Getty Images A atividade econômica do país em agosto teve alta de 0,07% em comparação ao mês anterior, indicou o IBC-Br, divulgado nesta segunda-feira, 14, pelo Banco Central. O índice é considerado como “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), indica uma retomada lenta na economia do país. Na comparação com agosto do ano passado, o indicador caiu 0,73%. No acumulado de 12 meses, o IBC-Br registrou crescimento de 0,87% e, no ano, a taxa acumulada é de 0,66%. De acordo com a Veja, o IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio, serviços e agropecuária, além do volume de impostos. O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. O indicador oficial, entretanto, é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nem sempre IBC-Br e o PIB vem com resultados semelhantes. no acumulado do segundo trimestre do ano, por exemplo, o indicador do Banco Central registrou queda de 0,13%, indicando a chamada recessão técnica, após também ter registrado baixa no trimestre anterior. O PIB, entretanto, cresceu 0,4% no mesmo período, afastando a possibilidade de recessão técnica.
Foto: Anderson Oliveira/Blog do Anderson Uma idosa morreu e quatro pessoas ficaram feridas em batida entre carro e caminhonete, na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Anel Viário de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na tarde de domingo (13). De acordo com a Polícia Militar da cidade, o motorista do carro tentou fazer uma ultrapassagem indevida na via, não conseguiu e bateu de frente com a caminhonete. A idosa Iva Pereira Rocha, 75 anos, morreu no local. Os motoristas Robério Andrade Araújo, 51 anos, que dirigia a caminhonete, e Lourisvaldo Rocha Santos, 59, que dirigia o carro, tiveram ferimentos leves. Segundo o G1, outras duas pessoas, José Alexandro Martins dos Santos, 30 e Silvaneide Nogueira Barreto, 37, tiveram ferimentos graves. As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para o Hospital Regional de Base. O corpo de Iva Pereira foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e levado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade. Não há informações sobre sepultamento dela.
A Bahia é o 3º estado do país com a maior quantidade de pessoas mortas pela polícia e o 4º com maior número de policiais assassinados, no primeiro semestre deste ano. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (14), são do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O Monitor aponta que, de janeiro a junho de 2019, 350 pessoas foram assassinadas por policiais na Bahia. Neste ranking, o estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro, com 885 mortes, e de São Paulo, com 426 vítimas. Em um cálculo de taxa para cada 100 mil habitantes do estado, a Bahia fica em 5º lugar, com 2,4 mortes. O estado é precedido por Amapá (7,7); Rio de Janeiro (5,1); Pará (3,7) e Sergipe (2,6). Apesar disso, se comparado ao mesmo período de 2018, a Bahia teve uma redução de 15% nas mortes causadas por policiais. Com relação ao número de policiais mortos, a Bahia também fica entre os maiores números de letalidade: 6. O estado fica atrás do Pará (35); Rio de Janeiro (19) e São Paulo (16). Com relação aos números registrados no mesmo período do ano passado, a Bahia registrou queda de 40%. Em dados gerais, o Monitor da Violência aponta que, por todo o país, o número de vítimas em confronto com a polícia cresceu 4,3% nos seis primeiros meses do ano. Essa alta vai na contramão do índice de mortes violentas no Brasil, que teve uma queda de 22% no 1º semestre.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Os moradores do Bairro Parque dos Juazeiros, em Brumado, convivem com a dificuldade no abastecimento de água. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Alessandro Alves disse que a água não cai todo dia e, quando cai, tem uma vazão bem fraca. “A gente não consegue encher os reservatórios, nem de baixo e nem de cima. Ontem, tive que amarrar uma corda em um balde para encher o reservatório de cima. Se for esperar a pressão da água da rua não vai não. Já tem 15 dias desse jeito”, relatou. Alessandro destacou que o bairro novo está em expansão e os moradores não podem ficar sem água, visto que não conseguem realizar as tarefas do dia a dia. Ele disse que, apesar da falta d'água, as contas chegam em dia para pagamento. “A gente procurou a Embasa e eles dizem que vão regularizar. Sempre foi assim, mas desta vez está pior. São 15 dias assim”, afirmou.
Foto: Ailton de Freitas/Agência O Globo O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou o julgamento sobre a validade da prisão após condenação em segunda instância para esta quinta-feira (17). Desde 2016, o Supremo entende que a prisão após segunda instância é possível. Embora já tenha sido julgado quatro vezes em plenário, o tema ainda precisa ser analisado de forma ampla, com o chamado efeito “erga omnes”, quando vale para todos os casos na e tem cumprimento obrigatório. Três ações devem ser julgadas pelo STF: da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dos partidos PCdoB e Patriota. O objetivo das ações é que o Supremo derrube o entendimento. O pedido principal é para que se possa recorrer até não haver mais possibilidade de recurso. O julgamento deve definir o posicionamento final da Corte sobre o tema. De acordo com o G1, o argumento central das ações é o de que artigo 283 do Código de Processo Penal estabelece que as prisões só podem ser executadas após o trânsito em julgado, ou seja, quando não couber mais recursos no processo. Alegam também que o artigo 5º da Constituição define que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”. Aqueles que entendem que a prisão após a segunda instância é inconstitucional afirmam que nas instâncias seguintes (terceira e quarta) não se julgam provas, mas apenas questões processuais.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Ao saudar a comunidade durante a abertura do seu programa semanal de rádio, no último sábado (12), o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), voltou a sua atenção para a Câmara de Vereadores. Ele fez questão de elencar os nomes dos parlamentares que se mantêm em sua base aliada, riscando da lista o nome do presidente da casa legislativa, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), e dos vereadores Elias Piau (PV), Wanderley Amorim (PTC) e Luiz Carlos Caires (PSD), o Palito. Os últimos eventos envolvendo os parlamentares e o prefeito já apontavam para um possível rompimento, pois a harmonia se mostrava fragilizada entre as partes. Nas últimas semanas, os vereadores vinham mostrando insatisfação com algumas posturas adotadas pelo gestor e pelo fato de suas indicações de obras não estarem sendo atendidas. Em resposta, os parlamentares aprovaram o projeto de lei de readequação da zona azul e, logo em seguida, votaram contra o veto do prefeito às emendas do parlamento ao decreto do executivo, dentro da mesma pauta de discussão. Se realmente o rompimento for confirmado, a base aliada do prefeito na câmara continuará maioria, porém com uma baixa de três vereadores que podem reforçar a oposição, formando assim um novo cenário nos bastidores da política brumadense.
Foto: Vanuza Ramos/Achei Sudoeste Em Brumado, comerciantes e moradores reclamam que, há três semanas, tem faltado água na região da Feira Livre. O problema afeta o funcionamento do comércio e a vida dos moradores. Segundo eles, a água que chega não é suficiente para encher as caixas. A empresária Vanuza Ramos, que possui um restaurante na feira, relatou que, apesar da situação, a conta do mês já passou de R$ 95,44. “Mandei olhar meu relógio para ver se estava errado, mas como se não tem água e está esse valor todo. Está com três sextas-feiras que não consigo ter água aqui no restaurante. Meu marido tem que ir na minha casa no Bairro Olhos D'água para buscar em baldes. Meu comércio está sendo prejudicado”, contou. A Embasa alegou, de acordo com Vanuza, que a falta de água se deve ao calor. “Se há uma demanda no comércio, principalmente na sexta-feira, que a empresa aumente a oferta. O que me chateia é pagar por uma coisa que você não tem”, lamentou.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil O governo federal, caminhoneiros e representantes do setor de transporte rodoviário de cargas discutiram, durante o 34º Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), possibilidades de abertura de novas linhas de crédito para manutenção da frota. O fórum ocorreu esta semana em Brasília. “O governo está discutindo com a categoria estratégias de estímulo ao cooperativismo, além de novas linhas de crédito que diminuirão as exigências e facilitar o acesso de caminhoneiros a linhas de crédito voltadas para manutenção da frota, com juros mais baixos e prazos maiores”, disse o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, sem detalhar as estratégias. O fórum também teve a participação da Caixa Econômica Federal, que tratou da renegociação de dívidas. Nos dois dias do evento, quarta-feira (9) e quinta-feira (10), um caminhão da Caixa ficou estacionado, recebendo caminhoneiros autônomos interessados em renegociar suas dívidas com o banco. A campanha Você no Azul ofereceu descontos de até 90% para regularização de contratos comerciais com mais de um ano de atraso. Os descontos variam de acordo com a situação dos contratos e o tipo de operação de crédito.
Foto: Divulgação/PC Com o apoio da Guarda Municipal, a Polícia Civil de Paramirim, a 129 km de Brumado, cumpriu, na última sexta-feira (11), mandado de prisão preventiva em desfavor de Edson Daniel Oliveira Santos, vulgo Niel, acusado de ser o mandante do assassinato de sua ex- companheira, Maria Eunice Rodrigues da Silva. O crime ocorreu no último dia 5, no Povoado de Riachão, na zona rural do município, onde a vítima foi executada com disparos de arma de fogo. Também foi dado cumprimento a mandado de prisão temporária do filho do mandante, Eulier Daniel Bonfim Santos, investigado por participação no crime. A delegada Maria Helena Tenório Teixeira representou pelos mandados, os quais foram emitidos pelo juiz Antônio Carlos do Espírito Santo Filho.
Foto: Divulgação/SSP-BA As mudanças de uso da terra, geradas principalmente pelo desmatamento, monocultura, pecuária em grande escala e mineração, estão entre as principais causas de surtos de doenças infecciosas em humanos e pelo surgimento de novas doenças no continente americano. Essa é uma das conclusões apontadas no Relatório de Biodiversidade da Organização Mundial da Saúde (ONU), que analisou mais de 15 mil pesquisas científicas e informações governamentais durante três anos. Nessa linha, a OMS e a Convenção da Diversidade Biológica (CDB) reconheceram que a biodiversidade e a saúde humana estão fortemente interligadas e, durante a COP-13, em 2016, recomendaram uma série de ações. Segundo a OMS, ao menos 50% da população mundial corre o risco de contaminação por doenças transmitidas por mosquitos, chamadas de arboviroses. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que o número de arboviroses tenha dobrado nas últimas três décadas. Algumas delas, como malária, dengue, febre amarela e zika, já causaram surtos em áreas urbanas.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na noite da última sexta-feira (11), uma guarnição PM foi solicitada por populares que informaram sobre uma briga de família que estaria acontecendo no Povoado de Vereda Funda, zona rural do município de Tanque Novo, na região sudoeste da Bahia. Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, no local, um homem identificado como Sílvio dos Santos havia desferido golpes de faca em algumas pessoas. Os policiais encontraram o acusado e, durante a abordagem, foi achada com ele uma arma branca, tipo faca, sem o cabo. As vítimas que sofreram tentativa de homicídio foram: uma menor de 15 anos, filha do autor, Greice Silva, irmã do autor, e José Maria Da Silva, pai do autor. Todos foram atendidos no Hospital Municipal de Tanque Novo. O indivíduo foi conduzido para a Delegacia Territorial de Caetité, onde foi lavrado flagrante.
Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste O idoso José Alcântara, 66 anos, foi preso no último sábado (12), acusado de atear fogo em sua sobrinha, Ângela Cristina da Silva Trindade Oliveira, de 30 anos, na comunidade de Mucambo Malheiro, zona rural de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Alcântara foi preso na cidade de Paramirim pela polícia civil. José foi detido no Hospital Municipal, após denúncias anônimas. Ele sofreu queimaduras no braço durante a tentativa contra a sobrinha e acabou procurando socorro na unidade. O idoso foi encaminhado para a Delegacia de Livramento de Nossa Senhora.
O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).
Foto: Divulgação/Sesab Com a implantação do Hospital do Câncer, em Caetité, a 100 km de Brumado, moradores de 48 municípios da região sudoeste, que precisam de atendimento oncológico, poderão fazer seu tratamento mais próximo de suas residências. A unidade será erguida graças a um convênio assinado pelo governador Rui Costa (PT) com a prefeitura do município. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada na última sexta-feira (11), pelo secretário de saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, em visita ao local onde será construído o hospital. De acordo com Vilas-Boas, as obras contarão com investimento de R$ 3,1 milhões e mais R$ 10 milhões em equipamentos. O hospital terá 78 leitos, sendo 10 de terapia intensiva. A nova unidade estará estruturada para ofertar consultas e exames para acompanhamento, diagnóstico diferencial e definitivo do câncer, tratamento por cirurgia, oncologia clínica e cuidados paliativos para os pacientes, além de quimioterapia.
Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação e tenha um sorriso lindo e saudável. O consultório fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. O Neo Odonto conta com uma equipe especializada e pronta para fazer o seu diagnóstico e indicar o tratamento necessário. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
Foto: Divulgação/PM No dia 29 de setembro, o menino Marcos Henrique Costa, de apenas 05 anos, foi acompanhado de sua mãe até a sede do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Guanambi, a 141 km de Brumado, para entregar uma carta ao comandante da unidade, Tenente Coronel Arthur Mascarenhas. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, na carta, Marcos solicitava como presente do dia das crianças conhecer o batalhão e ganhar uma farda da PM, pois seu sonho é ingressar nas fileiras da corporação.
Foto: Divulgação/PM Na oportunidade, a criança conheceu as instalações do 17º Batalhão, andou de motocicleta e assistiu a conclusão do Curso Básico de Emprego Operacional para os policiais da CETO. Na última sexta-feira (11), uma guarnição do 17º BPM foi até a residência da criança e lá, de surpresa, realizou a entrega de um fardamento completo como presente do dia das crianças, trazendo muita felicidade ao garoto.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O município de Brumado vai aderir aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que são uma série de 17 ações para serem implementadas no mundo até o ano de 2030. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antônio Carlos Tramm, disse que a adesão conecta o município com o mundo. “A ODS é um acordo patrocinado pela ONU. O governo brasileiro, o governo da Bahia e a CBPM aderiram. O protocolo tem previsões para diversas áreas, como saúde, educação, transporte, para o desenvolvimento das mesmas”, explicou. Para Tramm, a adesão também abre relação direta entre o município de Brumado e os grandes investidores da mineração e de outros setores. “Eles vão querem produzir e financiar no país. A filiação à ODS é Brumado se inserir no contexto mundial, criando o seu próprio canal para divulgar, não só as suas realizações, mas também as suas necessidades”, avaliou. Do seu ponto de vista, a cidade tem todas as condições de alcançar e superar as metas previstas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O presidente da CBPM afirmou ainda que um dos objetivos da empresa é ajudar na criação de uma associação entre os 25 maiores municípios mineradores da Bahia e implantar neles pequenos centros tecnológicos. No próximo dia 22, um evento será realizado no município, com a presença do presidente da CBPM e demais autoridades, para debater a agenda 2030.
Foto: Reprodução/Farol da Cidade Marcos Vinicius Oliveira Teixeira, 21 anos, foi executado na noite do último sábado (12), dentro de sua residência na Rua Jose Neves Teixeira, no Bairro Beija Flor, em Guanambi, a 141 km de Brumado. De acordo com o Farol da Cidade, dois elementos chegaram em uma motocicleta invadiram sua residência e efetuaram vários disparos de pistola .40 contra o jovem na presença da familiares. Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionada, mas a vítima já estava sem os sinais vitais. O corpo de Teixeira foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A suspeita é que o crime esteja relacionado com o tráfico de drogas. Este foi o vigésimo homicídio registrado em 2019 na cidade.
Foto: Arquivo Familiar O médico Agamenon Coqueiro Vieira, 61 anos, e ex-prefeito do município de Aracatu, a 36 km de Brumado, morreu no último sábado (12), no hospital Samur, em Vitória da Conquista. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, após passar por uma cirurgia, o quadro clínico de Agamenon agravou, tendo uma queda de pressão e foi a óbito. Vieira comandou o município na década de 80. O corpo está sendo velado na residência onde o médico vivia em Aracatu. O sepultamento acontece às 17 horas deste domingo (13). A prefeitura local decretou luto oficial de três dias.
Foto: Reprodução/TV Globo Santa Dulce dos Pobres. É assim que Irmã Dulce passa a ser chamada após a cerimônia de canonização que a tornou santa neste domingo (13) diante da Praça de São Pedro, no Vaticano, em Roma, lotada de fiéis. De acordo com o G1, a santa, conhecida popularmente como Anjo Bom da Bahia, foi uma das religiosas mais populares do Brasil graças ao trabalho social prestado aos mais pobres e necessitados, principalmente na Bahia. O Vaticano considera, oficialmente, que Santa Dulce dos Pobres é a primeira santa brasileira. Embora outras brasileiras e uma religiosa que atuou no país tenham sido canonizadas pela Igreja Católica anteriormente, irmã Dulce é a primeira mulher nascida no Brasil que teve milagres reconhecidos.
Foto: Divulgação/PM A polícia militar de Brumado comemorou o Dia das Crianças com entrega de brinquedos em diversas localidades do município neste sábado (12). Oficiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), percorreram os bairros Urbis II, Urbis III, Urbis IV, Bom Jesus, Malhada Branca, São Félix, Mercado e Brisas. A ação social faz parte da Campanha “Doe brinquedos, ganhe sorrisos”, da PM baiana. O comandante da 34ª CIPM, Major Cabral, agradeceu a população em geral pela doação dos brinquedos, que fizeram a alegria das crianças nas referidas localidades.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Um crime bárbaro chocou a população de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Na noite da última sexta-feira (11), José Alcântara, de 66 anos, ateou fogo em sua sobrinha e afilhada, Ângela Alcântara, na comunidade de Mucambo Malheiro. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o motivo do crime foi um som de carro que estava ligado em frente a casa do acusado, que estava lhe incomodando. Armado com uma faca, Alcântara utilizou de uma garrafa plástica com gasolina para atear fogo na sobrinha. Segundo testemunhas, ele ainda ameaçava todos os populares de morte. Ângela foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com a equipe médica, a vítima teve 80% do corpo queimado. Entubada, ela aguarda uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Salvador. A Polícia Militar foi até a casa de José e encontrou armas de fogo e um facão. Após o crime, o suspeito fugiu e ainda não foi localizado. Policiais da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), lotados em Livramento de Nossa Senhora, e da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), estão em diligências em todo o município para localizar o suspeito do crime.
Foto: Rennan Calixto/GOVBA O índice de serviços relacionados ao turismo baiano cresceu em 2,8%, segundo pesquisa divulgada nessa sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo como órgão, a Bahia é o terceiro estado que mais cresceu em todo o Brasil. Em agosto, o índice referente às atividades de serviços relacionadas ao setor cresceu 2,8%, enquanto no Brasil foi negativo (-2,9%). No mês de julho, a Bahia também teve resultado positivo (0,9%). Em ambas as comparações, o Estado teve quatro resultados positivos seguidamente para o setor. Vale ressaltar que em julho o resultado nacional também foi negativo (-4,2%). Com os índices de agosto, as atividades de serviço ligadas ao turismo na Bahia mantiveram o desempenho positivo no acumulado no ano de 2019 (2,3%) e nos 12 meses (2,5%). Considerando esses dois índices, o turismo no estado tem o melhor ano desde 2014, quando, em agosto, as variações eram 10,8% e 9,0% respectivamente. No Brasil como um todo, o agregado de atividades ligadas ao turismo cresce acima da Bahia tanto no acumulado no ano (2,4%) quanto nos 12 meses encerrados em agosto (2,9%).
Foto: Blog do Velame Um empresário de Feira de Santana está processando o influenciador digital José Luiz, mais conhecido como Jotinha. Famoso na web, principalmente no WhatsApp, por conta de seus áudios engraçados, a “mini celebridade” tem como algoz o dono de uma loja de equipamentos eletrônicos. De acordo com o Blog do Velame, Jotinha foi contratado pelo valor de R$ 3 mil para um pacote que incluía divulgação em vídeo, stories e feed em seu perfil do Instagram divulgando a abertura da loja. Entretanto, o empresário mudou a data inicialmente acordada em contrato e depois se irritou pelo influenciador não ter disponibilidade para as novas datas pretendidas por ele. O desacordo foi parar na justiça e o empresário pede devolução do adiantamento de R$ 1.500 e mais os supostos danos morais. Certo de que não fez nada errado, Jotinha segue postando e divertindo seu fiel público no Instagram, mas em breve deve ser visto no Fórum de Feira de Santana se explicando sobre essa querela judicial.
