Achei Sudoeste

03 Abr 2013 - 06:21h

O professor, sociólogo e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, José Walter Pires, mais conhecido como Zé Walter, falou na tribuna livre da Câmara de Vereadores de Brumado na sessão da última segunda-feira (01). Em sua fala, o sociólogo mostrou fotos do antigo Casarão do Condado, uma construção do século XIX, que fica localizada em uma das propriedades da Magnesita, em Brumado. O casarão foi moradia do Coronel Exupério Pinheiro Canguçu, último senhor do clã Pinheiro Pinto, família pioneira no povoamento dessas terras, que morreu no ano de 1900. Com arquitetura preservada, o casarão se tornou um marco histórico importante para o município. O professor fez um apelo aos parlamentares no intuito de somar forças pela preservação do Condado, que, segundo ele, mantém um acervo histórico enorme. “Esse casarão não pode ser relegado à sorte como aconteceu com o Sobrado do Brejo, que infelizmente sofreu, além da ação do tempo, a destruição por terceiros, sem que houvesse qualquer interesse relativo ao seu significado para os brumadenses”, disse Zé Walter, que luta pelo tombamento do Casarão do Condado. “A nossa compreensão é de que o Casarão já não pertence mais a Magnesita e sim a Brumado, como patrimônio histórico e cultural, devendo dessa forma ser tombado pelo IPAC e transformado em um Museu Regional do Sertão. Está é a luta que estamos iniciando e pedindo o apoio de todos os brumadenses”, explicou o sociólogo. Ao final da sessão, José Walter entregou ao presidente da Câmara e a todos os presentes uma literatura de cordel com o tema: “Os Fantasmas do Condado”.

03 Abr 2013 - 06:08h

O proprietário de Auto Escola e perito de trânsito, Júlio César Silva Santos, teve seu veículo autuado na tarde da última segunda-feira (01), quando o mesmo estava estacionado ao lado da agência do Bradesco, em Brumado. O local é sinalizado como zona amarela, onde é proibido estacionar. Inconformado, o perito compareceu ao Departamento de Trânsito e apresentou uma queixa. Em entrevista ao Brumado Notícias, Júlio explicou que a sinalização é inválida. “O erro está na falta de sinalização, pois para que o órgão responsável possa autuar tem que primeiro sinalizar a proibição. Uma vez que o veículo esteja bem estacionado, mas não haja nenhuma sinalização de proibição, então não é proibido. O órgão pintou uma faixa amarela na guia da calçada, o que não é sinalização. Se existe ali uma placa sinalizando, então o que deveria ser pintado era a pista de rolamento”, disse, declarando ainda que a demarcação da guia da calçada sem a devida sinalização horizontal fere a Legislação de Trânsito e aponta uma inconstitucionalidade na infração que lhe foi imposta. O perito deixou claro que irá recorrer da autuação. 

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Alcir Xavier, esclareceu que qualquer um que julgar que a sinalização de trânsito não está consistente tem todo o direito de se defender e, caso haja procedência, a autuação será deferida. Xavier também afirmou que, embora não haja uma placa no local, o sinal semafórico logo à frente aponta que o lugar não está livre para estacionamento. Alcir confirmou que são muitas as queixas que chegam ao departamento, mas que aos poucos a cidade será totalmente zoneada e sinalizada. “Ainda não foi feito todo o mapeamento e zoneamento da cidade por falta de logística, mas estamos fazendo correções paliativas até que possamos recuperar a malha viária. Temos recebido muitas reclamações quanto à sinalização deficitária, mas esta semana receberemos um lote material para sinalização vertical com micro esfera de vidro refletivo. Estamos buscando cada vez mais melhorias na qualidade de sinalização do nosso trânsito”, destacou o diretor.

03 Abr 2013 - 05:40h

Os prefeitos baianos têm até a próxima sexta-feira (05) para enviar os projetos para firmar parceria e receber recursos da Bahiatursa para os festejos juninos de 2013. O prazo, que seria para o dia 27 de março, foi prorrogado após uma solicitação do deputado estadual Marquinho Viana (PV) ao governador da Bahia, Jaques Wagner (PT). Em seu pedido, o parlamentar disse que os “prefeitos recém-empossados encontraram dificuldades para reunir toda a documentação necessária para a apresentação dos projetos de São João à Bahiatursa”.

03 Abr 2013 - 05:18h

O último relatório apresentado na manhã desta terça-feira (02) pelo coordenador de endemias Fábio Azevedo aponta que já houve 1926 notificações de casos suspeitos da dengue no município de Brumado. Deste total, 1281 aguardam resultado, mas 558 já foram confirmados como sendo o tipo clássico da doença e apenas 82 casos foram descartados. De acordo com o documento, três pessoas apresentaram complicações em decorrência da dengue e duas tiveram febre hemorrágica. O coordenador alerta a população quanto a ação do carro fumacê. “A borrifação do fumacê mata apenas o mosquito adulto e o efeito passa em 30 minutos, mas as larvas continuam vivas e é aí que entra o trabalho dos agentes e da população em não permitir que a larva se transforme em mosquito. Por isso que é importante estarmos vigiando sempre os nossos reservatórios de água”, explicou. Azevedo ainda esclareceu que, quando depositada à beira dos reservatórios, a larva do mosquito transmissor leva dez dias para se transformar em mosquito. “O nosso índice de infestação está acima do tolerado, o que nos deixa ainda mais preocupados por conta do tipo quatro do vírus da dengue, que é mortífero e já circula na cidade. Vamos manter o estado de alerta”, pediu o coordenador.

02 Abr 2013 - 16:02h

Na última segunda-feira (1º), um homem que preferiu não se identificar quase morreu após ser atingido por uma linha de pipa com cerol (mistura de cola com vidro moído). O acidente aconteceu nas proximidades da Avenida Centenário quando o mesmo trafegava de motocicleta pelo local. A linha atingiu seu pescoço causando um corte profundo. Segundo o médico que atendeu a vítima, se o corte tivesse sido um pouco mais profundo, teria atingido vasos importantes, o que provavelmente acarretaria na morte da vítima. O acidente chama a atenção para a prática de soltar pipas com cerol, que é muito perigosa e já causou inúmeras mortes.

02 Abr 2013 - 15:33h

O SineBahia de Brumado está oferecendo vagas para Operador de Trator Esteira (Experiência de 6 meses na Ctps), Operador de Patrol (Experiência de 6 meses na Ctps), Operador de Escavadeira (Experiência de 6 meses na Ctps), Operador de Rolo Compactador (Experiência 6 meses na Ctps), Operador de Trator de Pneu Grande (Experiência de 6 meses na Ctps), Motorista de Caminhão Traçado (Experiência de 6 meses na Ctps), Cadastrador (2 vagas), Vendedor (2 vagas), Técnico de Tecnologia da Informática (01 vaga),  Operador de Guindaste (O trabalhador tem que possuir curso na função de operador e experiência de 6 meses na CTPS), Laboratorista de Solos e Concretos (Experiência de 6 meses em Ctps), Topógrafo (Experiência de 6 meses em Ctps), Técnico de Edificações (Experiência de 6 meses em Ctps) e para Engenheiro Civil (Experiência de 6 meses em Ctps). Os interessados devem comparecer ao posto do SineBahia, que fica localizado no SAC de Brumado, em frente ao Shopping  Áppio, portando RG, CPF e Carteira de Trabalho, das 07h às 13h, ou enviar currículos para o e-mail sinebahia.brumado@yahoo.com.br.

02 Abr 2013 - 14:13h

Na madrugada desta terça-feira (02), dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil de Botuporã, no sudoeste baiano, foram arrombados. Segundo disseram moradores da cidade ao Brumado Notícias, durante o assalto, o sinal de celular e o serviço de internet da cidade foram afetados. Neste momento, a polícia está realizando buscas na cidade e região a fim de identificar os bandidos. De acordo com o Blog do Glauber, ainda não se sabe qual o valor da quantia roubada, mas a polícia técnica já está no local colhendo informações sobre o crime. A agência não está funcionando nesta terça (02).

02 Abr 2013 - 13:56h

Em protesto, os agentes de endemias de Brumado promoveram uma paralisação nesta terça-feira (02). O grupo paralisou as atividades e foi para a porta da prefeitura reivindicar melhores condições de trabalho. Segundo os manifestantes, o município não tem fornecido uniformes e ferramentas de trabalho. Além disso, alguns agentes estão com férias vencidas, sem auxílio periculosidade, recebendo baixo salário e os concursados não receberam termo de posse. 

Em entrevista ao Brumado Notícias, um manifestante contou que durante rotina de trabalho em um bairro periférico quase foi alvejado com um tiro por um morador. De acordo com os agentes, o efetivo previsto para atender a demanda do município é de mais de 60 agentes, mas atualmente apenas 35 estão trabalhando. “Nosso salário hoje é defasado, um salário mínimo mais 20% de salubridade e só. Em nossa categoria, Brumado paga o pior salário do estado”, declarou Magno Natan. 

O grupo tinha como objetivo levar as reivindicações diretamente ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), mas o mesmo está viajando. Logo, uma comissão com sete agentes se reuniu com o secretário de Saúde Cláudio Feres, que alertou aos agentes que não havia sido informado formalmente sobre a paralisação e, portanto, só iria ouvir os apelos do grupo sem firmar nenhum compromisso. Feres garantiu que todas as reivindicações serão apresentadas ao prefeito. “É uma paralisação de advertência, pois não é possível que diante de nossos esforços, principalmente agora nesse período de combate a dengue, que sejamos tão mal assistidos no cumprimento de nossas atividades”, completou Natan.

02 Abr 2013 - 11:16h

Através da Indicação Nº 125/2013, o vereador Weliton Lopes (PR) solicitou ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) o retorno do Programa Avante Sertanejo no município de Brumado. Segundo Lopes, a retomada do programa é de suma importância para a camada mais carente tendo em vista que dignifica as famílias em vulnerabilidade social, proporcionando o aprendizado. Além disso, o vereador considera que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, bem como a comunidade brumadense, reconhece as grandes virtudes do Avante Sertanejo, que é proporcionar o conhecimento para os atendidos em busca da auto-sustentabilidade. “O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, já superou varias barreiras na implementação deste importante Programa. Por isso, o seu retorno faz-se necessário tendo em vista que, reconhecidamente, traz benefícios e melhores condições para a população mais carente”, justificou.

02 Abr 2013 - 11:04h

O Clube Social de Brumado (CSB) convida a todos os associados para um happy hour que irá acontecer na próxima sexta-feira (05), à beira da piscina. A cantora Nilzete Dias e o músico Chiquinho Amorim prometem um repertório variado com muita música boa. O evento terá início a partir das 19h. Traga toda sua família e divirta-se para valer! Clube Social de Brumado é a sua melhor opção!

02 Abr 2013 - 10:55h

O Sindicato dos Comerciários de Brumado convoca a todos os trabalhadores do comércio a confeccionarem suas carteirinhas de sócio, que é inteiramente grátis. Ao fazer a carteirinha, que é inteiramente grátis, o trabalhador terá descontos especiais em várias empresas. São lojas, escolas, consultórios e diversos outros locais e estabelecimentos onde o empregado do comércio ganha descontos especiais por ser associado do Sindicato dos Comerciários. Para isso, basta apresentar a carteirinha. Faça já a sua através deste link. Nele, o comerciário pode ser cadastrado gratuitamente como sócio. Para mais informações, ligue (77) 3441-3270.

02 Abr 2013 - 10:14h

Por seis votos a cinco, a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou o Projeto de Lei, oriundo do Poder Executivo, o qual aumenta o valor das diárias dos servidores públicos municipais. Toda a bancada de oposição votou contra o aumento justificando que primeiro o prefeito deveria enviar o projeto de aumento salarial dos servidores, que se encontra defasado. Já a bancada de situação rebateu alegando que os valores das diárias estão ainda mais desatualizados e que o aumento salarial dos servidores só pode ser apresentado nos próximos meses.

02 Abr 2013 - 08:25h

Chamando a atenção para a questão da segurança pública em Brumado, o vereador José Santos (PTC), o Santinho, criticou severamente o estado das viaturas a serviço da Polícia Militar. O parlamentar declarou que os deputados têm de despertar para o assunto. “Não sei se é falta de representatividade a nível estadual, pois até a viatura nova há uns dias ficou sem ir às ruas por falta de combustível. Os soldados têm que rodar nas viaturas velhas, o que não dá real condição de trabalho aos nossos policiais. Municípios como Guanambi e Livramento estão bem estruturados com efetivos maiores que Brumado. O que está acontecendo?”, questionou Santinho, que foi rebatido pelo petista José Ribeiro Neves (PT). “Parece que as criticas do vereador tem por objetivo apenas atingir o governo”, disse. Ribeiro apontou que, mesmo com as dificuldades, já foram realizadas melhorias na estrutura das polícias do município. 

O vereador Weliton Lopes (PR) também entrou na discussão destacando a falta de atenção do estado com a segurança pública. “O governo que prometeu água para todos, tem agora a violência para todos”, ironizou. O parlamentar ressaltou o estado precário das viaturas em circulação no município. “Em Brumado, os policiais militares estão rodando em viaturas caindo aos pedaços. Estão realizando rondas nas antigas viaturas marrons. Pensei que aquilo já tinha sido leiloado. É assim que a polícia está investindo e modernizando as viaturas? Só na propaganda. Seca para todos e violência para todos, essa é a nossa realidade aqui em Brumado”, criticou Lopes. Na saída da Câmara, a nossa reportagem flagrou uma viatura na Praça Coronel Zeca Leite com uma câmara de pneu de caminhão cortada ao meio e cheia de areia para que o peso ajude a manter a estabilidade do veículo.

02 Abr 2013 - 07:43h

Acompanhado dos prefeitos de Mucugê, Barra da Estiva e Ibicoara, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) esteve reunido com o secretário estadual de Meio-Ambiente, Eugênio Spengler, e com o secretário estadual de Agricultura, Eduardo Salles, para discutirem as medidas para sanar os problemas de irrigação do Agropolo, da região da Chapada Diamantina, que gera cerca de sete mil empregos diretos. O objetivo é agilizar a adequação das questões ambientais pendentes para a efetivação total do Agropolo. A diretora do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, chamou a atenção dos produtores para a necessidade do cumprimento das exigências contidas no Código Florestal Brasileiro. Segundo ela, as documentações necessárias para agilizar o licenciamento das áreas produtoras estão dispostas no Sistema Estadual de Informações Ambientais (Seia). “Os pedidos devem ser feitos de forma individual pelos empreendedores, devido às peculiaridades de cada área”, explicou Telles.      

01 Abr 2013 - 20:57h

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República confirmou na noite desta segunda-feira (1º) que o ex-governador da Bahia e ex-senador César Borges será o próximo ministro dos Transportes, em substituição ao atual ministro Paulo Sérgio Passos. César Borges, de 64 anos, deixa a vice-presidência de Governo do Banco do Brasil, cargo que ocupa desde maio do ano passado, e assumirá a pasta dos Transportes, de acordo com nota à imprensa divulgada pelo Palácio do Planalto. A nota diz que a presidente Dilma Rousseff (PT) “agradeceu a dedicação, o empenho e o espírito público” de Paulo Sérgio Passos “em todas as missões que lhe foram confiadas”. A chefe do Executivo desejou boa sorte a César Borges, manifestando confiança de que “ele dará continuidade aos projetos essenciais ao desenvolvimento do país com a mesma eficiência que demonstrou no Banco do Brasil”.

01 Abr 2013 - 20:17h

A Polícia Civil de Tanque Novo capturou Valdeci Gama da Silva, vulgo Biim, de 38 anos, acusado de ter assassinado a tiro José Severino da Silva, no povoado Baraúnas, zona rural de Tanque Novo, no dia 10 de março. Segundo o delegado Clécio Magalhães, titular da Delegacia de Polícia de Tanque Novo, o acusado foi preso no centro da cidade e a justiça decretou a sua prisão preventiva. Indiciado em inquérito policial por prática de homicídio, ele está custodiado na cadeia pública de Tanque Novo, onde permanecerá à disposição da justiça. O mandado de prisão preventiva foi cumprido nesta segunda-feira (1º).

01 Abr 2013 - 18:04h

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) esteve na Companhia de Ação Regional (CAR) acompanhada da prefeita de Sebastião Laranjeiras, Luciana Muniz (PSD), para assinar o convênio de cooperação técnica da Operação Carro Pipa, no valor de R$ 45 mil. Também já foi dada entrada nos documentos exigidos para a liberação dos recursos para os municípios de Lagoa Real e Dom Basílio, ambos no valor de R$ 45 mil. A deputada e a prefeita também estiveram no Derba para saber sobre o início das obras de pavimentação do trecho entre Sebastião Laranjeiras e Palmas de Monte Alto. A homologação do resultado da licitação para a execução da obra foi publicada na última sexta-feira (29), no Diário Oficial do Estado. Segundo o diretor do Derba, Saulo Pontes, a ordem de serviço para a obra será assinada conforme os prazos legais e a obra terá início imediato. De acordo com informações da prefeita de Sebastião Laranjeiras, Luciana Muniz, a empresa vencedora da licitação já está iniciando os trabalhos na região. A prefeita ainda ficou de apresentar ao Derba o projeto para implantação de uma ciclovia e pista de cooper na entrada da cidade. O projeto deverá ser executado em conjunto com a obra de pavimentação da estrada.

01 Abr 2013 - 17:03h

Na última terça e quarta-feira, a Associação Divina Providência realizou o I Encontro Microrregional de 2013 em Brumado, que teve como tema “Segurança Alimentar, Nutricional e Desenvolvimento do Semiárido Baiano”. O Encontro proporcionou ao público presente uma programação diversificada, com palestrantes renomados no campo da Agricultura Familiar, a exemplo de Gilmar Santos, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Regina Dantas, da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia e da Coordenadora Geral da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar, Elisângela Araújo, um dos destaques do evento. Cerca de 100 convidados, divididos entre pequenos agricultores de 25 municípios do Território do Sertão Produtivo, representantes de Sindicatos Rurais, Comissões Municipais e outras Organizações Civis, também marcaram presença no encontro. A Coordenadora do Projeto Cisternas, Fernanda Mendes, avaliou o evento. “O nosso primeiro Microrregional foi um sucesso. Os pequenos agricultores e representantes da Organização Civil e diversas Instituições compareceram e tiveram uma participação significativa. Conseguimos os nossos objetivos, que consistiam em transparecer as ações dos Projetos Cisternas e Mais Água e debater os avanços, os problemas e as possíveis soluções para convivermos melhor no nosso Semiárido. Gostaria de agradecer a todos os participantes e aos palestrantes, que abrilhantaram e enriqueceram o encontro”, concluiu.

Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

01 Abr 2013 - 16:58h

Por conta da greve dos professores que durou 105 dias em 2012, o ano letivo nos colégios estaduais só começou nesta segunda-feira (01). Segundo dados da 19ª Direc, cerca de três mil estudantes retornam às salas de aula a partir de hoje. Com o retorno, o calendário da rede estadual seguirá diferenciado das demais escolas públicas dos municípios. Mesmo assim, os alunos demonstraram satisfação com o retorno das aulas.

01 Abr 2013 - 16:11h

No último sábado (30), a Loja Maçônica Aliança Baiana Sertaneja distribuiu diversas cestas básicas arrecadadas entre maçons e amigos. Desta vez, as doações foram entregues no Centro de Recuperação de Dependentes Químicos Metanóia e nas Comunidades de Espinheiro, Vila Presidente Vargas, Campo Seco e nos Bairros Olhos D'água, São Jorge, Mercado e São Felix. Segundo a Loja Maçônica, a ação visa amenizar a carência e pobreza do município.