Achei Sudoeste

04 Abr 2013 - 17:25h

A ex-prefeita de Barra da Estiva, Ana Lúcia Aguiar (PR), manifestou satisfação com a posse do ex-governador da Bahia, César Borges (PR), no Ministério dos Transportes, parabenizando a presidente Dilma Rousseff (PT) e o governador Jaques Wagner (PT) pela escolha de um político que, segundo ela, tem perfil técnico adequado para a Pasta dos Transportes. Ela destacou o fato de que César Borges é um engenheiro gabaritado e tem larga experiência administrativa exercida quando foi Secretário de Saneamento e Governador da Bahia, e também como senador e vice-presidente do Banco do Brasil.

04 Abr 2013 - 16:56h

O ex-vereador Osmar Moura, que já exerceu o mandato em Brumado por quatro vezes, retornou à Casa legislativa na última segunda-feira (01), onde fez uso da tribuna livre solicitando ações emergenciais em prol das famílias assoladas pela seca nas comunidades rurais. O ex-parlamentar apontou que o êxodo rural tem sido grande, o que tem provocado um inchaço urbano. “Brumado é a única cidade de seu porte em nossa região em que a população urbana chega a mais de 80%. O crescimento vai continuar se não houver uma ação emergencial para segurar o produtor em suas terras”, alertou Moura, que destacou que o cenário em muitas comunidades é devastador. Para ele, também falta atenção dos agentes bancários em liberar os recursos de socorro dos programas federais. “A burocracia é que está matando o homem do campo que quer viver do seu trabalho”, finalizou.

04 Abr 2013 - 16:52h

04 Abr 2013 - 16:46h

Após duas provas, o ciclista brumadense Jocimar Novaes, o Jojó, conquistou a liderança do Campeonato Baiano na categoria Master A. O atleta venceu a primeira corrida e ficou em sexto lugar na segunda prova. Na mesma categoria, dois conterrâneos auxiliaram Jojó em um competitivo jogo de equipes. O atleta volta às disputas no próximo fim de semana, no litoral sul do estado, em Guaibim (Valença). Na cidade, o atleta disputará no sábado (06) uma prova que é sua especialidade e no domingo (07) o desafio será completar os 110 km de prova. No geral, treze atletas de Brumado estão disputando o Campeonato Baiano de Ciclismo este ano. “Com a força de Deus estou conseguindo liderar o campeonato que é muito forte, mas ainda tem muito chão para pedalar. Tenho treinado muito para manter a regularidade dentro da competição”, disse Jojó.

04 Abr 2013 - 16:38h

Em entrevista ao Brumado Notícias, o secretário de Saúde Cláudio Feres divulgou os horários de atendimento dos postos de saúde da família em Brumado. “Nas comunidades rurais, os postos funcionam em turnão. Os funcionários saem do município às 7h e retornam às 14h. Na sede, Vila Presidente Vargas e Lagoa Funda, os postos funcionam em horário administrativo”, disse. O secretário fez questão de explicar os horários por conta de boatos que surgiram na mídia local. “Tem gente na mídia tentando fazer sensacionalismo divulgando inverdades em blogs, colocando em cheque o trabalho que a administração municipal vem realizando através da Secretária de Saúde. Ontem tivemos sim um pequeno problema no PSF do Bairro Baraúnas, mas já foi sanado. Até pedimos a população que se sentir prejudicada que denuncie, pois estamos aqui para ouvir a população”, destacou Feres.

04 Abr 2013 - 14:05h

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) esteve na solenidade de posse do ex-governador da Bahia, César Borges (PR), como ministro dos Transportes e a transmissão do cargo, em Brasília. O encontro resultou em uma troca de parabéns entre os dois políticos baianos, com César Borges parabenizando Marquinho Viana pela sua luta como deputado, na Assembleia Legislativa, e com o deputado destacando a carreira técnica e política de César Borges e a adequação do seu perfil ao novo cargo que ele assume. O novo ministro dos Transportes garantiu a Marquinho um canal aberto para as reivindicações dos prefeitos baianos que ele representa, afirmando que as portas do seu gabinete estarão sempre abertas para o deputado.

04 Abr 2013 - 13:55h

Um morador da cidade de Brumado, que teve sua identidade preservada pela justiça, fez uma denúncia no Ministério Público contra a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus XX, vez que, segundo ele, o regulamento da Universidade no que se refere à política de cotas não está sendo cumprido. De acordo com a denúncia, sete alunos aprovados no curso de Direito da instituição não estariam em conformidade com o disposto no regulamento, que prevê reserva de vagas para alunos negros ou indígenas, que tenham cursado todo o ensino fundamental e médio em escola pública e que tenham renda bruta familiar inferior ou igual a quatro salários mínimos. O autor da denúncia se disse prejudicado com as aprovações irregulares, vez que ele, que se encaixa na política de cotas, não foi aprovado no referido processo seletivo. Através de ofício, a Uneb afirmou que abrirá procedimento administrativo para apurar a veracidade da denúncia. Além disso, colocou-se à disposição da Promotoria de Justiça para esclarecimento dos fatos.

04 Abr 2013 - 11:23h

O Ministério da Saúde lançou o Programa de Academias de Saúde, que tem como objetivo principal contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividades físicas e de lazer e modos de vida saudáveis. Seguindo essa orientação, a Secretaria de Saúde de Brumado encaminhou projeto para o Ministério para implantação de Academias de Saúde no município, em especial nos bairros mais afastados e de maior população, a exemplo dos Bairros São Félix e Dr. Juracy. O projeto do Bairro Dr. Juracy já foi aprovado e as obras foram iniciadas tendo previsão de conclusão em aproximadamente três meses, quando deverá ser equipada para utilização da população que é atendida pela Unidade Básica de Saúde. Segundo a Secretaria de Saúde, as academias deverão desenvolver atividades de orientação para a prática de atividade física, segurança alimentar e nutricional e educação alimentar, além de práticas artísticas.

04 Abr 2013 - 11:15h

Na tarde da última quarta-feira (03), o deputado estadual João Bonfim (PDT) participou, juntamente com o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), de audiência com a Defensora Pública Geral, Vitória Beltrão Bandeira. A pauta do encontro foi a manutenção da unidade da Defensoria Pública Estadual de Brumado, devidamente assegurada. Segundo a Defensora, com o pedido de promoção para a capital, feito pela própria Angélica Coelho Oliveira, o município ficou sem um defensor público. No entanto, a falta do mesmo não caracteriza o fechamento da Defensoria Pública de Brumado. Ocorre que, no momento, não há disponibilidade de defensores. De acordo com Vitória, há a expectativa de convocação de novos defensores nos próximos dois meses e, atendendo à solicitação de Bonfim e Dias, Brumado será priorizado.

04 Abr 2013 - 09:11h

Na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, o presidente da Casa, vereador Alessandro Lôbo (PSL) indicou a climatização das salas de aula de todas as escolas do município, tanto da zona rural, como da zona urbana. O parlamentar justificou a indicação com base no intenso calor que faz na cidade e que causa mal estar em professores e alunos. “Não se pode ter um bom rendimento nos estudos em salas tão quentes. Nossas crianças e professores merecem ter um espaço adequado para trabalhar e estudar, afinal, estamos falando de educação, que reflete diretamente no desenvolvimento da nossa cidade”, alegou.

04 Abr 2013 - 09:02h

Na manhã de terça-feira (02), Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, prefeito de Lagoa Real, no sudoeste baiano, esteve no Posto de Identificação do Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC) requerendo a 2ª via do seu Registro de Identificação (RG). Junto com o gestor, outros munícipes também exerceram seu direito. O posto de identificação de Lagoa Real há mais de um ano não expedia esse documento e os moradores comemoram o retorno do serviço.

04 Abr 2013 - 00:20h

O vereador Castilho Viana (PSB) apresentou indicação na Câmara de Vereadores de Brumado, onde solicitou o retorno das discussões sobre o Código de Obras e Urbanismo do município. Em entrevista ao Brumado Notícias, o parlamentar argumentou que o município mantém o mesmo código desde o ano de 1973, o qual não faz jus às mudanças estruturais e legislativas ocorridas desde então. “O nosso Código é obsoleto, pois já tem 40 anos e tudo se modificou nesse período. A nossa indicação é para que retornem as discussões na Casa Legislativa no intuito de o código ser atualizado”, explicou Viana. A indicação ocorreu no dia em que os parlamentares aprovaram em segunda votação a compensação mobiliária do empreendimento Parque das Palmeiras. Para Castilho, se o código estivesse atualizado entraria em choque com a compensação. “Iria gerar uma polêmica maior, o que nos dá mais embasamento para avaliar como se encontra o procedimento no município. Temos que reaver sim esse código de obras”, destacou o vereador.

04 Abr 2013 - 00:13h

O projeto de Lei nº 02/2013, de autoria do vereador Márcio Moreira (PSB), cria o Programa de Regularização Fundiária no município de Brumado, que visa estabelecer as diretrizes e os critérios para viabilizar ou regular parcelamento do solo urbano ocupado em áreas de interesse social ou específico, atribuindo título de direitos reais aos seus ocupantes foi aprovado por unanimidade pelo legislativo. O projeto também busca a eficácia do princípio constitucional das funções sociais da propriedade associadas ao equilíbrio ambiental e ao projeto urbanístico municipal. Segundo o documento, terão direito à legitimação da posse os moradores cadastrados pelo Poder Público, salvo quando já forem concessionários, foreiros ou proprietários de outro imóvel urbano ou rural, ou já tiverem sido contemplados com este direito anteriormente ou ainda quando os lotes ou frações ideais forem superiores a 250m². Com a legitimação da posse devidamente registrada, garante-se o exercício pleno do direito de posse direta sobre imóveis, respeitada a legislação vigente. Para o vereador Márcio Moreira, a regularização fundiária justiça-se pela melhoria da qualidade de vida dos pobres. “Urbanistas e gestores de programas sociais afirmam que, com o documento em mãos, o morador pobre amplia seu acesso a linhas de financiamento, já que a casa onde mora passa a valer como garantia. Com isso, consegue investir mais no imóvel, aumentar o consumo e começar um pequeno negócio”, disse. 

03 Abr 2013 - 23:40h

O empresário brumadense Vanderlito Alves de Souza, que recebeu uma pedrada na cabeça após uma discussão com um sobrinho, foi transferido na noite desta quarta-feira (03) para São Paulo. Desde o último sábado (30), dia do incidente, Souza, que teve traumatismo craniano, estava sendo atendido no Hospital Samur, em Vitória da Conquista, onde estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Após ter o quadro clínico estabilizado, o empresário foi transferido em uma UTI aérea para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. De acordo com informações obtidas pelo Brumado Notícias, o embarque aconteceu no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista, por volta das 19h. A aeronave chegou no Sírio Libanês, que é referência na área de saúde em todo país, por volta das 22h. O quadro clínico de Vanderlito é considerado estável.

03 Abr 2013 - 16:53h

Representantes das comunidades rurais de Brumado estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (03) na sede do Sindicato Rural, onde foram debatidos os planos emergenciais de combate aos efeitos da seca que assola o meio rural. A mesa de debates foi representada pela ADAB, EBDA, Sindicato Rural, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Rotary e Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos. Em entrevista ao Brumado Notícias, Cláudio Ribas, presidente do Conselho Rural, adiantou que uma manifestação na porta da prefeitura e uma audiência com o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) ficaram agendadas para a próxima quarta-feira (10) e na sexta-feira (12) respectivamente. A manifestação com ocupação será nos Bancos do Brasil e no Banco do Nordeste. “A distância entre os discursos e as ações é muito grande. O governo apresenta em propagandas programas de benefícios ao produtor rural que não estão chegando para os nossos sertanejos. A prefeitura, por sua vez, mantém a secretaria que não é atuante. Não basta ter o secretário; precisamos de ações. Estamos nos mobilizando e buscando alternativas para amenizar os efeitos da seca”, disse Ribas, esclarecendo que a manifestação nas portas dos bancos será para liberação dos empréstimos emergenciais para salvar os rebanhos.

03 Abr 2013 - 16:40h

Segundo dados do Departamento de Endemias de Brumado, quatro casos de Leishmaniose foram registrados no município no primeiro trimestre do ano. O coordenador de endemias Fábio Azevedo falou com o Brumado Notícias e explicou que o mosquito palha pica o cão contaminado, que age como vetor transmitindo a doença ao homem. Ainda segundo o relatório apresentado, os Bairros Malhada Branca e São Félix são os locais onde moradores foram infectados com a doença. Três casos foram confirmados pelo Laboratório Central (LACEN) e um por um laboratório particular. Azevedo esclareceu ainda que, além das duas localidades, o Bairro São Jorge também é considerado zona de risco, vez que o número de cães de rua é muito grande na região. O coordenador informou que em 2012 cerca de 28 cães foram eliminados por apresentarem a doença, que não tem cura, mas que esse ano, por conta de uma ação movida por Organizações Protetoras dos Animais contra prefeitura, não é possível mais exterminar os cães. Estes são recolhidos pelas Organizações, que cuidam desses animais de rua. 

Fábio Azevedo disse ainda que a prefeitura firmou uma parceria com a 19ª Dires para que seja dado treinamento aos agentes de endemias, por meio do qual uma amostra do sangue do animal é retirada e o resultado é apresentado na hora. “Sendo positivada, a amostra é encaminhada ao Lacen e, se for confirmado caso de Leishmaniose, o proprietário irá realizar uma contraprova em um laboratório de sua confiança”, explicou o coordenador. A ONG Au Au recebeu permissão da prefeitura para utilizar um hectare de terra na comunidade Lagoa do Meio, onde será construído um abrigo para cães, gatos e equinos. Membros da ONG compareceram à Câmara de vereadores na última segunda-feira (01), ocasião em que ouviram a aprovação dos parlamentares e comemoram muito a aquisição do espaço. “Desde o ano passado que estamos aguardando esse apoio da prefeitura, mas esse ano o prefeito nos estendeu a mão, o que nos deixou muito felizes, pois estamos dando um passo muito grande na proteção desses animais”, declarou Carolina Lima Santos, presidente da Au Au.

03 Abr 2013 - 16:29h

Em audiência realizada na Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) e o deputado estadual João Bonfim (PDT) se reuniram com o presidente do órgão, Abelardo de Oliveira para tratar, entre outros assuntos, da implantação do Esgotamento Sanitário de Brumado, da Construção da Segunda Etapa da Barragem de Cristalândia e sobre a extensão da Adutora do Algodão até os povoados de Samambaia e Ubiraçaba. Foram reiteradas pelo deputado e pelo prefeito as solicitações de extensões de rede partindo da Estação de Tratamento de Água de Brumado para atender às comunidades de Peba, Pompéia, Tanquinho e Mandacarú, além de extensões partindo dos Povoados de Bernardo José e Barreiro dos Gatos (Adutora de Lagoa Funda) para atender às localidades de Correias, Boa Vista, Caiçarinha, Jacaré, Lagoa da Barra e Barra do Rio, o que irá beneficiar diversas famílias que residem nestas regiões.

De acordo com o presidente, a análise dos pleitos pelo departamento técnico já está em estágio avançado e em breve serão elaborados os respectivos projetos. Abelardo informou ainda que mais uma vez foi incluída na quarta lista de seleção do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as obras para implantação do Esgotamento Sanitário de Brumado, assim como a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia. As obras fazem parte do Grupo 02 do PAC e, segundo o presidente, estão entre as prioridades do governo. O parecer final está previsto para o mês de junho. Quanto a extensão da Adutora do Algodão até Ubiraçaba e Samambaia, Abelardo informou que a obra poderá ser incluída na terceira etapa do projeto, ou ser realizada pela própria Embasa, pois, a chegada da água do Rio São Francisco ao Rio do Antônio possibilitaria a realização da obra para levar água deste ponto até as Comunidades Brumadenses.

03 Abr 2013 - 06:34h

O Dia das Mães está chegando e o Clube Social de Brumado está preparando uma festa imperdível em homenagem às mamães. A festa será dia 11 de maio, a partir das 23h. O evento tem como atrações o cantor Luiz Caldas e a Banda Edno Sá. Além disso, a festa contará com boate eletrônica, que será animada pelo Dj Davi. Todas as mamães presentes irão concorrer a uma linda jóia. Compre já a sua mesa na secretaria do Clube ou pelo telefone (77) 3441-5020. Os ingressos para não associados custam R$ 50. Não perca este grande evento e traga sua mamãe para curtir com toda a família. Clube Social de Brumado: a sua melhor opção de lazer.

03 Abr 2013 - 06:21h

O professor, sociólogo e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, José Walter Pires, mais conhecido como Zé Walter, falou na tribuna livre da Câmara de Vereadores de Brumado na sessão da última segunda-feira (01). Em sua fala, o sociólogo mostrou fotos do antigo Casarão do Condado, uma construção do século XIX, que fica localizada em uma das propriedades da Magnesita, em Brumado. O casarão foi moradia do Coronel Exupério Pinheiro Canguçu, último senhor do clã Pinheiro Pinto, família pioneira no povoamento dessas terras, que morreu no ano de 1900. Com arquitetura preservada, o casarão se tornou um marco histórico importante para o município. O professor fez um apelo aos parlamentares no intuito de somar forças pela preservação do Condado, que, segundo ele, mantém um acervo histórico enorme. “Esse casarão não pode ser relegado à sorte como aconteceu com o Sobrado do Brejo, que infelizmente sofreu, além da ação do tempo, a destruição por terceiros, sem que houvesse qualquer interesse relativo ao seu significado para os brumadenses”, disse Zé Walter, que luta pelo tombamento do Casarão do Condado. “A nossa compreensão é de que o Casarão já não pertence mais a Magnesita e sim a Brumado, como patrimônio histórico e cultural, devendo dessa forma ser tombado pelo IPAC e transformado em um Museu Regional do Sertão. Está é a luta que estamos iniciando e pedindo o apoio de todos os brumadenses”, explicou o sociólogo. Ao final da sessão, José Walter entregou ao presidente da Câmara e a todos os presentes uma literatura de cordel com o tema: “Os Fantasmas do Condado”.

03 Abr 2013 - 06:08h

O proprietário de Auto Escola e perito de trânsito, Júlio César Silva Santos, teve seu veículo autuado na tarde da última segunda-feira (01), quando o mesmo estava estacionado ao lado da agência do Bradesco, em Brumado. O local é sinalizado como zona amarela, onde é proibido estacionar. Inconformado, o perito compareceu ao Departamento de Trânsito e apresentou uma queixa. Em entrevista ao Brumado Notícias, Júlio explicou que a sinalização é inválida. “O erro está na falta de sinalização, pois para que o órgão responsável possa autuar tem que primeiro sinalizar a proibição. Uma vez que o veículo esteja bem estacionado, mas não haja nenhuma sinalização de proibição, então não é proibido. O órgão pintou uma faixa amarela na guia da calçada, o que não é sinalização. Se existe ali uma placa sinalizando, então o que deveria ser pintado era a pista de rolamento”, disse, declarando ainda que a demarcação da guia da calçada sem a devida sinalização horizontal fere a Legislação de Trânsito e aponta uma inconstitucionalidade na infração que lhe foi imposta. O perito deixou claro que irá recorrer da autuação. 

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Alcir Xavier, esclareceu que qualquer um que julgar que a sinalização de trânsito não está consistente tem todo o direito de se defender e, caso haja procedência, a autuação será deferida. Xavier também afirmou que, embora não haja uma placa no local, o sinal semafórico logo à frente aponta que o lugar não está livre para estacionamento. Alcir confirmou que são muitas as queixas que chegam ao departamento, mas que aos poucos a cidade será totalmente zoneada e sinalizada. “Ainda não foi feito todo o mapeamento e zoneamento da cidade por falta de logística, mas estamos fazendo correções paliativas até que possamos recuperar a malha viária. Temos recebido muitas reclamações quanto à sinalização deficitária, mas esta semana receberemos um lote material para sinalização vertical com micro esfera de vidro refletivo. Estamos buscando cada vez mais melhorias na qualidade de sinalização do nosso trânsito”, destacou o diretor.