Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Caculé: Secretaria de Saúde promove palestra em prol da prevenção e combate ao câncer de mama Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Caculé e o PSF Dra. Dolores Oliveira da Silva realizaram o encerramento do Outubro Rosa com uma palestra, que contou com a participação de toda a equipe, usuários da área de abrangência da unidade e enfermeiros. Na oportunidade, a Ginecologista Dra. Suzie Cedro ministrou uma palestra abordando a importância dos cuidados com a saúde, levando à população uma mensagem de conscientização e mobilização sobre a importância não só do exame de mamografia, mas também do preventivo realizado frequentemente. Segundo a Enfermeira Thaís Meira, essa é uma ação que garante um cuidado mais efetivo, buscando melhorar as condições da população através da promoção da saúde e prevenção de agravos.

Chuva de raios prejudica sinal de internet em Brumado Foto: Anderson Monteiro/Achei Sudoeste

A chuva acompanhada de raios e trovões que ocorreu em Brumado, na noite de quarta-feira (01), acabou afetando parte das linhas de transmissão de internet, deixando vários usuários sem o sinal de rede disponibilizado por algumas operadoras que atuam na cidade. O fenômeno foi registrado por diversos internautas que fizeram questão de postar nas redes sociais as imagens impressionantes captadas das descargas elétricas naturais. Por mais de uma hora, os raios iluminaram a noite na capital do minério. Os serviços de internet que foram prejudicados só começaram a ser normalizados na noite da última quinta-feira (02). Os serviços de meteorologia preveem mais pancadas de chuva acompanhadas de relâmpagos e trovões para este sábado (04) e para a próxima terça-feira (07). O site Achei Sudoeste também fez alguns registros, mas a imagem que mais impressionou foi captada por um internauta desconhecido, tal como aparece na reportagem.

Paramirim: Vereadores emitem Moção de Repúdio ao apresentador Rodrigo Faro da Record TV Foto: Reprodução/Record TV

Os vereadores da Câmara Municipal de Paramirim aprovaram uma Moção de Repúdio ao apresentador Rodrigo Faro, da Record TV, após a apresentação do garoto Geovane Felix Ramos Santos em seu programa especial de aniversário. Natural de Paramirim, o menino foi convidado da atração “A Hora do Faro” porque conseguiu, com poucos recursos, construir uma “Ferrari”. Na nota, os parlamentares disseram que o apresentador desdenhou do trabalho do garoto durante o programa, agindo com sensacionalismo e expressões faciais e verbais que denotavam deboche e chacota. “Vimos realmente como um momento muito infeliz o seu debochar do trabalho do garoto Geovane de Paramirim. Não se trata de endeusá-lo ou considerar a sua criação um espetáculo, mas de considerá-lo um exemplo de perseverança, mesmo diante de tantas limitações, de tanta falta de incentivo público e privado, que limita o nosso progresso como um todo”, destacaram. Os vereadores esperavam uma atitude de empatia, respeito e amor para com o menino, especialmente em um programa que celebrava o aniversário do apresentador. “Talvez Deus permita que essas coisas aconteçam pra mostrar quem as pessoas são de fato (...). Paramirim se sente decepcionada com você e todos aqueles que patrocinaram este disparate. Que Deus ajude que vocês sejam pessoas melhores um dia. Portanto, repudiamos veementemente o senhor Rodrigo Faro, apresentador do Programa A Hora do Faro e a Rede Record por possibilitar tal disparate em rede nacional”, diz a moção, que será encaminhada à emissora e ao apresentador.

Brumadenses reclamam de sepulturas abertas e restos mortais expostos nos cemitérios Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Muitos brumadenses saíram dos cemitérios da cidade, no dia 02 de novembro, com muitas reclamações referentes à estrutura dos locais. As queixas apontam desrespeito às famílias diante de vários túmulos abertos e com restos mortais expostos, como foi registrado pelo site Achei Sudoeste no Cemitério Municipal Jardim Santa Inês, na BA-148. Em uma das sepulturas, era nítida a exposição de um crânio feminino, com cabelos longos. Ao ver a cena, um operário da construção civil que visitava o túmulo do irmão cobriu os restos mortais com terra para não chocar os visitantes e a própria família do defunto. “Parecia cena de filme de terror, nunca tinha visto nada igual. Em respeito à família que eu não conheço, joguei terra sobre o rosto para diminuir o impacto da cena”, comentou o operário a nossa reportagem. Várias sepulturas tinham parte dos caixões e restos mortais expostos. Embora tenha sido realizada uma grande limpeza e montada uma estrutura para recepcionar os visitantes no Jardim Santa Inês, a maioria dos que compareceram ao local saiu frustrada com a falta de manutenção do cemitério. 

Brumadenses reclamam de sepulturas abertas e restos mortais expostos nos cemitérios Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Aqui estão nossa memórias e nossas saudades dos que já se foram. Aqui paramos para refletir sobre o sentido das nossas vidas, mas hoje deixamos para trás todos os sentimentos que nos trazem a este campo memorial para desabafar nossa insatisfação com a falta de respeito para com as famílias brumadenses. Simplesmente lamentável”, desabafou a dona de casa Evani de Jesus. Nossa reportagem ouviu também muitas reclamações sobre o desaparecimento das lápides que identificam os mortos. “Eu sei que essa é a sepultura do meu pai porque fomos nós que o enterramos e construímos essa sepultura, mas sumiu daqui a casinha memorial com a foto dele. A sepultura ficou sem identificação, é como se fosse um João ninguém enterrado ali. Estou muito triste e revoltado com isso, mexeram com o sentimento e as lembranças da nossa família”, relatou um industrial, que preferiu não se identificar.

Guajeru: Menina de cinco anos corta o cabelo pela primeira vez e doa ao Instituto do Câncer Foto: Aloísio Costa

A pequena Letícia Ribeiro Pires, de apenas 05 anos, cortou os cabelos pela primeira vez no último domingo (29). Ela fará a doação dos fios para o Instituto do Câncer, em São Paulo, onde mora. Nascida em Guajeru, Letícia vive desde os seis meses de idade na região do Jaraguá com os pais. A mãe, Laísa Aguiar Ribeiro, disse que o fato de ter deixado o cabelo da filha crescer por tanto tempo nunca foi uma superstição e que a decisão de doar o cabelo da filha foi natural. “Em sempre conversei com ela sobre a questão de doar o cabelo. Tá um cabelão enorme, por que não doar? Até porque cabelo é uma coisa que cresce, não vai fazer falta. Expliquei pra ela que existem mulheres que por conta do câncer de mama passam por um tratamento e que esse tratamento provoca a queda do cabelo. Falei que existem ONGs que recebem doação de cabelo que são usados para fazerem perucas e doarem para essas pessoas”, disse. As madeixas, de cerca de 50 cm, ainda não foram entregues ao Instituto do Câncer, mas a doação deve ser feita nos próximos dias.

Brumadenses prestam homenagens aos entes falecidos no dia de finados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Milhares de brumadenses compareceram aos cemitérios Senhor do Bonfim e Jardim Santa Inês para prestar homenagens aos entes queridos na quinta-feira, 02 de novembro, feriado de finados. Os enlutados limparam os túmulos e depositaram flores, além de acenderem velas e fazerem orações diante das sepulturas de parentes e amigos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, no Cemitério Jardim Santa Inês, o maior e mais movimentado da cidade, a prefeitura instalou tendas para acomodar os visitantes e até serviu água e cafezinho. 

Brumadenses prestam homenagens aos entes falecidos no dia de finados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A funerária Pax Nacional também montou um estande no local, onde entregou flores azuis aos homens em alusão ao Novembro Azul, campanha de prevenção ao câncer de próstata, bem como aferiu a pressão dos visitantes. Foi grande o movimento de comércio de flores naturais e artesanal na cidade. Com estandes de publicações bíblicas gratuitas disponíveis, as Testemunhas de Jeová levaram mensagens de consolo e esperança aos populares em geral. Diferente dos anos anteriores, a maior movimentação este ano aconteceu na parte da manhã. No final da tarde, um bom número de fieis católicos subiu o morro do cruzeiro, onde, diante da cruz, parou para refletir sobre o sentido da vida.

Novembro Azul: Clínica Mais Vida oferece desconto em Ultrassonografia da Próstata e PSA

A Clínica Mais Vida está desenvolvendo uma campanha para marcar o Novembro Azul, mês dedicado às ações relacionadas ao Câncer de Próstata e à saúde do homem. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente. O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários. A ultrassonografia da próstata por via abdominal e a realização de exames de PSA terão descontos especiais nesse mês de novembro. A prevenção é o melhor remédio. Procure um dos nossos urologistas e realize os exames preventivos contra o câncer de próstata. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 9951-4755 / (77) 9180-9496.

Loja Maçônica faz doação de itens para residência dos idosos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Lar dos Velhinhos Luiza de Marilac, localizado no Bairro Norberto Marinho, em Brumado, recebeu a doação de duas cadeiras de banho e forros impermeáveis para os colchões. As doações partiram da Loja Maçônica Manoel de Carvalho. Os itens servem para melhorias no atendimento aos assistidos na instituição. A Loja Maçônica espera servir de incentivo para que outras entidades, o poder público e a iniciativa privada também deem as suas parcelas de colaboração para a manutenção da casa de amparo.

Poder Legislativo de Brumado estabelece ponto facultativo nesta sexta-feira (03) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através da Portaria n° 122/2017, de 31 de outubro de 2017, o presidente do Legislativo, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), estabeleceu Ponto Facultativo no âmbito da Câmara Municipal de Brumado, nesta sexta-feira (03) em razão do feriado de Finados. Ficam ressalvados os serviços essenciais ao funcionamento da Casa legislativa, devendo os servidores das respectivas áreas obedecerem ao escalonamento estipulado previamente.

Câmara de Brumado divulga áudio da última sessão legislativa

O áudio das sessões da Câmara Municipal de Brumado está disponibilizado no site oficial www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade. Clique aqui e ouça o áudio.

Embasa assegura que adutora de Tanhaçu não é ameaça para abastecimento em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a Assessoria de Comunicação da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), unidade de Vitória da Conquista, assegurou que a adutora para abastecer a cidade de Tanhaçu com água da Barragem de Cristalândia não representa uma ameaça ao abastecimento nos municípios de Brumado e Malhada de Pedras. Segundo a Embasa, o município de Tanhaçu tem passado por uma situação de extrema seca, especialmente nos últimos cinco anos, o que tem impactado diretamente nos mananciais de captação, levando a empresa a atender a população do município por meio de poços perfurados emergencialmente e através de carros-pipa. A assessoria explica que a Barragem de Cristalândia possui uma capacidade de acumulação de 16,7 milhões de metros cúbicos (16,7 bilhões de litros) de água e, apesar da seca na região, atualmente está com um volume de 12,2 milhões de metros cúbicos, o que significa 71% da sua capacidade total. 

Embasa assegura que adutora de Tanhaçu não é ameaça para abastecimento em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com cálculos da Embasa, a vazão a ser retirada a partir da Barragem de Cristalândia para atendimento ao Sistema de Abastecimento de Água de Tanhaçu será de 90 metros cúbicos por hora (90m³/h). O volume representa uma retirada diária de 1.890 metros cúbicos por hora (1.890m³/h), o que corresponde a apenas 0,015% do volume atual da barragem. A medida, portanto, não se configura como ameaça à garantia de atendimento à população de Brumado e Malhada de Pedras. Para reforçar os argumentos, a empresa esclarece que, em relação à vazão necessária para atendimento a Tanhaçu, mesmo que fossem captados 90m³/h todos os dias, no período de um ano, sem ocorrência de chuva na região para recarregar a barragem, o volume necessário para atender Tanhaçu pelo mesmo período corresponderia a apenas 5,6% do volume atual da Barragem de Cristalândia. “Independente da etapa de ampliação da barragem, a vazão de 90m³/h para atendimento à cidade de Tanhaçu não impactará no abastecimento de Brumado e Malhada de Pedras, uma vez que se trata de uma vazão muito pequena em comparação com o volume da barragem”, ressaltou a nota.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado: Sesau prepara novo local para dispensa de lixo do hospital Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está preparando um novo local para ser armazenado o lixo coletado no Hospital Professor Magalhães Neto. Foi construído um cômodo com várias repartições que receberão a indicação seletiva de cada item dispensado. Dessa forma, a Sesau visa aprimorar a coleta seletiva do lixo e seu descarte de modo a minimizar os danos ao meio ambiente. A dispensa da coleta está localizada no mesmo quarteirão do hospital, entre a Unidade Básica de Saúde Liziane Alves e o complexo da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).  

Enem: Candidatos devem ficar atentos aos horários para evitar atrasos Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Depois da preparação para as provas, o desafio dos candidatos que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é se organizar para não chegar atrasado no dia da prova. Todos os portões serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h, conforme o horário de Brasília. As provas começam 30 minutos após o fechamento dos portões. A atenção deve ser redobrada em estados que tenham fuso horário diferente, ou que, ao contrário de Brasília, não estejam no Horário Brasileiro de Verão. Os candidatos devem chegar com antecedência, pois em locais grandes ou muito movimentados o tempo para achar a sala onde farão a prova pode ser maior que o esperado. Neste ano, o Enem será realizado em dois domingos: nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro domingo (5) serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, com 5 horas e 30 minutos de duração. No segundo domingo (12), vão ser realizadas as provas de matemática e ciências da natureza, com 4 horas e 30 minutos de duração. Nos dois dias, o candidato que sair da sala em até duas horas após o início da prova terá sua nota zerada. De acordo com a Agência Brasil, como o Enem está marcado para o fim de semana, os estudantes devem lembrar que nesses dias o número de linhas de metrô, trem e ônibus circulando costuma ser menor. Uma dica é, antes do dia do exame, fazer o percurso até o local da prova para conhecer com antecedência o trajeto e ter noção do tempo gasto.

Chuva forte alaga ruas e causa transtornos em Jequié Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um temporal alagou ruas de Jequié, no Médio Rio de Contas, e causou transtornos aos moradores na tarde desta quarta-feira (1º). Em duas horas de precipitação, a força da água da chuva invadiu lojas do centro da cidade. Moradores fizeram registros do temporal em imagens. Conforme o G1, motoristas tiveram dificuldades para trafegar pelas ruas alagadas. Alguns bairros ficaram sem energia elétrica por alguns minutos. Segundo moradores, há pelo menos um ano não chovia tanto no município. A previsão é de tempo chuvoso na cidade nesta quinta-feira (2). A prefeitura de Jequié informou que está disponível o número 0800 071 1710 para que a população possa informar sobre ocorrências de alagamentos, deslizamentos de terra ou solicitação de ajuda.

Venda de veículos cresce 27% no mês de outubro no Brasil, diz Fenabrave Foto: Conexão Tocantins

A venda de veículos de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus novos cresceu 27,56% no mês de outubro, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da federação dos distribuidores, a Fenabrave, divulgados nesta quarta-feira (1º). Em outubro deste ano foram emplacados 202.860 veículos, enquanto no mesmo mês do ano passado foram 159.032. Esse foi o segundo melhor resultado de 2017, atrás apenas de agosto, que registrou 216 mil unidades. No acumulado do ano, foram vendidos 1,82 milhão de veículos novos no país.

Polícia encontra mais de R$ 840 mil em espécie dentro de carro no Rio de Janeiro Foto: Divulgação/PRF

Dois homens foram flagrados com uma grande quantidade de dinheiro em espécie, circulando pela Rodovia Presidente Dutra, na última quarta-feira (01). A abordagem foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na altura do município de Itatiaia, no sul do estado. De acordo com os agentes, no interior do porta-malas do veículo havia R$ 841 mil, que estavam dentro de uma caixa de papelão. A ação aconteceu por volta das 10h, durante a operação Égide, que reforça o patrulhamento em rodovias. O veículo, modelo Corsa Sedan, era ocupado por dois homens: o motorista, de 42 anos, e um homem, de 26, que estava no banco do carona. O passageiro, na ocasião, disse à equipe da PRF que pertencia à Polícia Militar de São Paulo. Os agentes revistaram o automóvel e, em seguida, encontraram o dinheiro. Além de dizer que havia cerca de R$ 200 mil no automóvel, o PM contou aos agentes que seguia para resolver uma transação comercial no porto de Itaguaí, Região Metropolitana do Rio. Alegou também que realizava a escolta do dinheiro para um chinês e que o homem que conduzia o veículo era seu tio. O policial disse que havia deixado o serviço e estaria cansado para dirigir. De acordo com o jornal o Globo, as identificações dos dois ocupantes do carro não foram divulgadas. Ao verificar o dinheiro, a PRF constatou que a quantia era maior do que a que o homem havia relatado. O dinheiro e os dois homens foram levados para a 99ª DP (Itatiaia), onde o caso foi registrado. Um advogado foi até a delegacia e disse ser representante de uma empresa importadora, antes de apresentar uma nota fiscal no valor de R$ 855 mil. Mesmo assim, o dinheiro continua apreendido até que seja comprovada sua origem.

Mãe de 98 anos se muda para asilo para cuidar do filho de 80

Uma mulher de 98 anos tomou uma atitude inesperada em Liverpool, na Inglaterra, para cuidar de seu filho, de 80. Para ficar mais próxima, Ada Keating se mudou para o asilo em que Tom Keating mora na cidade britânica. Tom nunca se casou e sempre morou com a mãe. Aos 80 anos e precisando de cuidado para os afazeres diários, ele se mudou para a casa de repouso Moss View, em 2016. Cerca de um ano depois, a mãe, Ada, decidiu se mudar para o asilo para cuidar dele. “Eu dou boa noite para Tom no quarto dele todas as noites. Depois, vou e dou bom dia e digo que vou descer para o café da manhã”, contou a mãe para o jornal Liverpool Echo. O filho afirmou aos jornais britânicos que a equipe da casa de repouso é muito boa e ele fica feliz em ver a mãe mais vezes agora que ela mora lá. “Ela é muito boa cuidando de mim. Às vezes ela diz 'comporte-se!'”, conta o filho. Ada teve quatro filhos: Tom, Barbara, Margi e Janet. Os familiares de Tom e Ada visitam o asilo regularmente. A neta de Ada disse que não há separação para eles: “É reconfortante para nós que eles cuidam um do outro 24 horas por dia”, diz.

Técnicos participam de treinamento para utilização de equipamento no Hospital de Brumado Foto: Divulgação

Na segunda-feira (30) e na terça-feira (31), aconteceu no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto um treinamento entre Técnicos de Radiologia para utilização do equipamento Arco Cirúrgico, doado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ao Município de Brumado. O equipamento é capaz de produzir imagens digitais em tempo real, proporcionando aos médicos mais segurança durante a realização de cirurgias ortopédicas. Além disso, o Arco Cirúrgico proporciona aos pacientes uma recuperação mais rápida e com menor risco de infecção. Duas cirurgias foram realizadas na terça-feira (31), na unidade de saúde, com o apoio do equipamento, considerado peça fundamental na cirurgia ortopédica. O Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres, ressaltou que, sem o uso dessa tecnologia, os pacientes ainda estariam aguardando vaga para operar em Vitória da Conquista.

Lotéricas já recebem apostas para a Mega-Sena da Virada

As Casas Lotéricas de todo Brasil já estão recebendo as apostas para a Mega-Sena da Virada. Segundo a Caixa Econômica, o prêmio estimado é de R$ 220 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado na última noite do ano, no dia 31 de dezembro. Caso ninguém consiga acertar os números sorteados, não há acúmulo do prêmio, e o montante da Mega da Virada é repartido entre os apostadores que acertaram cinco dezenas, ou seja, que fizeram a quina. A aposta simples custa R$ 3,50 e pode ser feita em lotéricas.

Brumado: Guarda Municipal fecha ciclo do dia das crianças com entrega de brinquedos no Tamboril Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Concluindo a Campanha Azul Marinho, Doe Brinquedos, Ganhe Sorrisos, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado fechou, na segunda-feira (30), o ciclo de comemoração ao dia das crianças com a entrega de 250 brinquedos para alunos do prédio escolar da comunidade do Tamboril, na região do aeroporto. Com a campanha, a GCM brumadense arrecadou mais de 1500 brinquedos que foram distribuídos em praça pública, no Centro de Assistência Integral às Crianças (CAIC) e, finalmente, no Tamboril. “Não temos palavras para descrever o tamanho da satisfação em poder receber de volta o sorriso das crianças que foram agraciadas com os presentes. Nós da Guarda municipal somos gratos de coração a todos os nossos colaboradores por levar um pouco de alegria a cada uma dessas crianças. Que Deus abençoe a todos”, disse o comandante da GCM, Jussimar Santos.

Delegacia e carros são destruídos em protesto contra delegado em Piripá Foto: G1

A sede da delegacia da cidade de Piripá, no sudoeste da Bahia, foi destruída na madrugada de terça-feira (31), em protesto contra o delegado, Florisvaldo Nery da Cruz. A fachada do imóvel da delegacia foi pichada e as instalações foram destruídas. Objetos também foram roubados e carros foram queimados em frente à delegacia. Segundo os moradores, o delegado Florisvaldo não estaria mais abrindo investigações, efetuando prisões, nem enviando os processos à Justiça. Na quarta-feira passada, eles já tinham feito outro protesto na cidade contra o titular. O G1 procurou a assessoria da Polícia Civil, que ficou de se pronunciar sobre o caso. O delegado disse que o ato desta terça-feira (31) foi feito por pessoas ligadas a um grupo político da cidade, depois que ele teria aberto investigação sobre corrupção no município. “É um movimento que começou pela Câmara (de Vereadores) e pelo Executivo contra o delegado”, afirmou.

Guanambi: PM apreende grande quantidade de cocaína em veículo que saiu de São Paulo Foto: Bonny Silva

Uma grande quantidade de cocaína foi apreendida pelo 17º Batalhão de Polícia Militar durante ronda realizada em Guanambi. O material foi encontrado em um veículo que saiu de São Paulo com destino a Buritirama, na Bahia. No carro, os militares encontraram vários tabletes contendo substância similar a cocaína. Inicialmente, o condutor, identificado como Márcio Almeida do Vale, disse que se tratava de sabão caseiro. No entanto, o material foi analisado pelo Departamento de Polícia Técnica e apresentou reagente positivo para a referida droga. Além da cocaína, foram encontrados quatro trouxas de maconha embaixo do banco do passageiro e, no porta malas, diversos aparelhos celulares e acessórios sem notas fiscais. Márcio, que já tem passagem por porte ilegal de arma de fogo, foi detido e autuado em flagrante por tráfico de drogas. Dois menores de idade, que também estavam no veículo, foram encaminhados à delegacia para a adoção das medidas necessárias.

Arquivo