Achei Sudoeste

26 Dez 2013 - 14:15h

O pedreiro Reginaldo Nunes da Silva, 44 anos, está desaparecido desde a tarde da última quarta-feira (25) quando pulou da ponte que liga os Bairros Dr. Juracy e São Jorge, em Brumado. Testemunhas contaram ao site Brumado Notícias que viram o momento em que o homem pulou da ponte, mergulhou e apareceu preso em alguns garranchos pedindo socorro. Logo em seguida o pedreiro começou a afundar novamente, desaparecendo na água. Jhon Silva, filho do pedreiro, voltou ao local onde o pai desapareceu a fim de encontrar pistas sobre o desaparecimento. Segundo ele, o pai apresentava sinais de embriaguez antes de pular no rio. Uma ocorrência foi registrada na delegacia, mas até o momento ainda não há pistas acerca do paradeiro do homem.

26 Dez 2013 - 14:05h

Durante esta semana, o Grupo Teatral Fé Cênica realizou a entrega de cestas básicas na Associação Luiza de Marilac, um asilo para idosos, e no albergue, ambas instituições do município de Brumado. As doações foram arrecadadas pelo Grupo Teatral junto aos comerciantes da cidade. A ação beneficente visa auxiliar na manutenção das entidades filantrópicas, que vivem através de doações e do apoio de particulares. O grupo Fé Cênica ficou satisfeito em poder colaborar com a o bem estar das pessoas que vicem nos locais.

26 Dez 2013 - 13:57h

A Embasa ainda aguardar a correnteza diminuir no Rio do Antônio para realizar reparos na adutora que conduz água bruta da barragem de Cristalândia até a Estação de Tratamento II (ETA) de Brumado. Enquanto isso, a empresa já iniciou os trabalhos para restabelecer o fornecimento de água nos bairros afetados e na cidade de Malhada de Pedras de forma alternativa a partir da ETA I, localizada na Praça Coronel Zeca Leite. Em decorrência das fortes chuvas que caíram no município e na região na última segunda-feira (24), uma forte cheia atingiu o Rio do Antônio e provocou uma enxurrada que arrastou e danificou um trecho da adutora. Em decorrência disso, o fornecimento de água tratada encontra-se paralisado nos bairros Dr. Juracy, São Jorge, Novo Brumado, Esconso, São Felix, Esmeralda, Malhada Branca, Jardim de Alá, Urbis II, Urbis III, Loteamento Malhada Branca e na cidade de Malhada de Pedras. A Embasa pede aos moradores destes locais que consumam água de forma racional.

26 Dez 2013 - 13:00h

Embora o Rio Paiol, em Caculé, continue vertendo sobre a Barragem do Comocochico, o volume de água no Rio do Antônio, em Brumado, diminuiu consideravelmente. A diminuição já é bastante visível na barragem do município, assim como nos pontos mais críticos de alagamento nos Bairros Dr. Juracy, São Jorge e São Félix. A água que ameaçava passar por cima da ponte que interliga os Bairros Dr. Juracy e São Jorge está quase um metro abaixo da mesma. A diminuição do volume de água do rio trouxe alívio para os moradores das comunidades ribeirinhas, cujas casas estavam ameaçadas pela cheia.

26 Dez 2013 - 12:50h

Mesmo sendo divulgado um balanço sobre o quadro financeiro das 417 prefeituras baianas, a coluna Satélite, do Jornal Correio da Bahia, apontou que a prefeitura de Brumado não teve contas rejeitadas entre os anos de 1998 e 2012. Um levantamento realizado pelo site Brumado Notícias junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) apontou que desde 1990 as contas do executivo da cidade sempre foram aprovadas com ressalvas. O município de Gongogi, no Sul da Bahia, é o grande campeão em rejeição, levando-se em conta os últimos 15 balanços anuais analisados pela Corte. Entre 1998 e 2012, teve 14 contas reprovadas e uma, a de 2008, ainda não foi julgada. Na sequência estão as cidades de Araçás, Queimadas e Nilo Peçanha, com 13 reprovações; Pedrão com 12 e Guaratinga com 11. No período de 1998 a 2012, Guanambi, Dias D'Ávila, Pojuca, Mucugê, Luís Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Catu e Santo Antonio de Jesus também não tiveram contas rejeitadas pelo TCM.

26 Dez 2013 - 12:42h

Por volta das 23h20 da última quarta-feira (25), Marlindo Magalhães Ribeiro, 37 anos, morreu em um acidente de carro ocorrido na Avenida Baeté, próximo ao Parque de Vaquejada Henrique Brito, no município de Palmas de Monte Alto, no sudoeste da Bahia. Marlindo pilotava uma motocicleta no momento em que colidiu com um poste, que estava partido no meio do asfalto. Segundo a polícia, minutos antes da tragédia, um homem, bateu no poste ao trafegar pela avenida e fugiu do local sem avisar sobre a ocorrência. De acordo com o radialista Vilson Nunes do Programa Giro de Notícias, o poste então ficou quebrado no meio da pista, oferecendo risco aos demais condutores. Marlindo não conseguiu frear a tempo e colidiu contra o poste. O Samu 192 foi acionado por populares, mas a vítima morreu na hora.

26 Dez 2013 - 10:20h

Na última segunda-feira (23), Jesuíno de Jesus Silva, 55 anos, foi encontrado morto dentro da própria residência, localizada na Avenida Conquista, em Aracatu, no sudoeste baiano. A polícia foi acionada por volta das 14h30 por vizinhos, que viram a vítima caída no quintal da casa. No local, os policiais constataram a morte. Em depoimento à polícia, o pai de Jesuíno afirmou que o filho morava sozinho, além de ser viciado em álcool. A Polícia Técnica de Brumado se deslocou até o município vizinho a fim de fazer o levantamento cadavérico. O corpo do homem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Brumado. De acordo com o Aracatu Notícias, a polícia acredita que Jesuíno tenha morrido em consequência do uso demasiado de álcool.

26 Dez 2013 - 09:45h

O Rio Paiol, que desagua sobre o Rio do Antônio, continua vertendo sobre a Barragem Comocochico, em Caculé, no sudoeste baiano. Por telefone, o gerente de escritório da Embasa, Gileno Cardoso Santos, informou ao site Brumado Notícias que é grande o volume de água que desce pelo rio. “Nunca vi tanta água passando por Caculé como tenho visto agora”, disse Gileno. 

Segundo o gerente, embora a Barragem do Comocochico esteja vertendo muita água, a Barragem do Truvisco ainda está longe de atingir a capacidade máxima de 39 milhões de m³. A informação desmente os rumores de abertura das comportas para liberação de mais água sobre o Rio do Antônio. “Toda a água que vocês estão recebendo em Brumado está descendo do Comocochico. Não podemos abrir as comportas do Truvisco, pelo contrário, temos que manter o acúmulo para o abastecimento local. Pode ter certeza que este volume no Rio do Antônio deve subir, tendo em vista que as águas do Rio Paiol continuam vertendo em grande volume por aqui”, alertou Cardoso. 

A nossa reportagem também foi informada de que choveu bastante na cidade de Caculé nós últimos dias, o que provocou queda de árvores e alagamentos nas vias públicas.

26 Dez 2013 - 09:20h

O detento Leonardo Coelho Alves, que havia fugido da cadeia de Brumado na noite da última segunda-feira (23), foi recapturado pela polícia no início da noite da última quarta-feira (25). Leonardo e mais dois comparsas conseguiram fugir utilizando uma catraca de lona de caminhão, a qual moveu as colunas de concreto no teto da área de banho de sol, além de uma barra de ferro usada para quebrar os cadeados da cela e uma corda feita de lençóis, por onde subiram até o teto. A guarnição do Pelotão Especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) encontrou Leonardo na casa da avó, no Bairro São Jorge, e o reconduziu à delegacia. Ainda estão foragidos Renan Correia da Silva, o Xinha, e José dos Santos Ferreira, o Zé Galinha. Este último detido durante a Operação BR-030, que envolveu denúncias e prisões de servidores da 18ª Ciretran.

25 Dez 2013 - 20:53h

Segundo informações do Instituto Clima Tempo, deve continuar chovendo em Brumado durante a próxima quinta-feira (26). Especialmente no período da tarde ocorrerá uma intensificação do volume de águas, que deverá se estender até a sexta-feira (27). Ainda de acordo com a previsão, o tempo estará muito instável, podendo ocorrer um volume grande de chuva no município. 

25 Dez 2013 - 20:18h

A ponte que interliga o Bairro Dr. Juracy ao São Jorge, em Brumado, foi interditada na noite desta quarta-feira (25) pela Defesa Civil com o apoio da Polícia Militar. No período da tarde, a polícia havia colocado fitas de segurança isolando o local, mas populares ignoraram a interdição e continuaram transitando pela ponte. Como a população não estava respeitando o isolamento, a ponte voltou a ser interditada com fitas e blocos de concreto para impedir a passagem de carros e pedestres. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a medida de segurança ocorreu em função do nível da água do rio, que continua subindo e há risco de a ponte ser submersa e ter sua estrutura comprometida. A estimativa é de que as águas do Rio do Antônio passem por cima da ponte durante a madrugada.

25 Dez 2013 - 19:00h

O rio Riachão, que corta a região da comunidade de Umburanas, em Brumado, transbordou e a força da correnteza arrancou árvores e passou por cima da ponte que fica na principal estrada de acesso à localidade. Parte da mesma foi levada pela água. Na região, as estradas vicinais ficaram intransitáveis e, em alguns casos, a lama quase cobriu alguns veículos. Dois carros foram arrastados pela correnteza e várias casas foram invadidas pelas águas. Além disso, várias plantações foram destruídas.

A reportagem do site Brumado Notícias apurou junto aos moradores que o alagamento, que começou ao meio dia da última terça-feira (24), durou 13 horas e as águas só começaram a baixar por volta da primeira hora da madrugada desta quarta-feira (25). O rio já voltou a sua normalidade, mas para chegar até a comunidade de Umburanas os motoristas estão circulando por trechos mais longos, tendo em vista que a ponte de acesso ao local ficou completamente destruída.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

25 Dez 2013 - 18:25h

Pela primeira vez em dez anos, as vendas no cenário automobilístico irão cair. O último ano em que o setor teve retração em relação ao anterior foi em 2003. Desde 2007, as vendas batiam sucessivos recordes. Em 2013, apesar das projeções positivas, o esgotamento da capacidade de compra do consumidor, a alta dos juros e a dificuldade no crédito, além da falta de mobilidade nas grandes cidades, inibiu alguns potenciais compradores. A associação de revendedores calcula em 1,6% a 1,7% a queda em 2013 ante o ano passado, quando foram vendidos 3,6 milhões de automóveis e comerciais leves. Até novembro, a queda acumulada era de 1,4% e os números preliminares de dezembro não indicam reação suficiente nem mesmo para um empate. As apostas para 2014 são, por enquanto, de estabilidade. A consultoria PwC calcula excedente de até 1,6 milhão de veículos nas montadoras brasileiras em 2015.

25 Dez 2013 - 17:55h

O nível de água do rio do Antônio, em Brumado, continua subindo e várias casas já foram invadidas nos bairros Dr. Juracy e São Jorge. A correnteza derrubou os muros da estação de tratamento de esgoto da Embasa. O secretário municipal de Infraestrutura, André Cardoso, informou ao site Brumado Notícias que as comportas da Barragem do Truvisco, em Caculé, permanecem abertas aumentando assim o volume do rio na região. Tendo em vista que a estação meteorológica Clima Tempo prevê chuvas na região do Truvisco até o próximo sábado, a Defesa Civil de Brumado se antecipou e retirou seis famílias de áreas de risco nos bairros São Jorge, Dr. Juracy e São Félix. “Estamos com os carros fazendo as mudanças dessas famílias para algumas escolas do município, até que as águas voltem a baixar e a Defesa Civil aponte que as famílias possam retornar para suas residências”, destacou o secretário.

25 Dez 2013 - 17:10h

Pelo quarto ano consecutivo, a Loja Maçônica Manoel Carvalho promoveu a campanha Natal Solidário, em Brumado. Durante a campanha foram entregues presentes pedidos ao Papai Noel através de cartas enviadas aos Correios. Bicicletas, material escolar, carrinhos de controle remoto, cestas natalinas, bonecas e skates foram os presentes mais pedidos pelas crianças. Para ajudar a realizar o sonho de uma criança carente, basta entrar em contato pelo e-mail secretaria@lojamaconicabrumado.org.br ou por meio do telefone (77) 9992-2367. Muitas cartinhas ainda estão nos Correios aguardando a sua colaboração. Entre os pedidos a serem atendidos estão: 10 bicicletas; materiais escolares; mochila da Turma da Mel com materiais escolares para menina; roupas, fraldas e leite para menina de 6 meses; roupa para 2 anos e sandália nº 24; carrinho de controle remoto; chuteira; 6 maletas de maquiagem; moto infantil; videogame e televisão.

25 Dez 2013 - 16:55h

De um total de 417, as contas de 208 prefeituras baianas foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) - o que representa quase 50% do balanço financeiro geral. 163 foram aprovadas, porém com ressalvas. Devido a pendências de documentação, algumas contas ainda não foram relatadas pelo TCM. Para o Jornal A Tarde, o coordenador de apoio dos municípios do tribunal, Antônio Dourado, afirmou que a rejeição das contas atrapalha, sobretudo, na aquisição de recursos do governo federal e estadual. De acordo com Dourado, o principal motivo para o alto índice de reprovação das finanças foi o item restos a pagar. O artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabelece que os gestores não podem contrair débitos no último ano do governo, caso a administração não disponha de saldo suficiente.

25 Dez 2013 - 11:10h

A Baiana de Acarajé Val contou com a ajuda de amigos para ornamentar uma caminhonete que serviu de transporte para o casal Papai e Mamãe Noel desfilarem pelas ruas de Brumado na noite de Natal distribuindo balas e doces para crianças e adultos. O passeio teve até um carro de som tocando melodias de natal no ritmo de funk. A inovação contagiou os populares nas praças por onde passou. “Era pra ser só uma brincadeira de família, mas a turma não resistiu e resolvemos levar um pouco da nossa alegria para outras pessoas com o intuito de adoçar a noite de Natal da criançada. Através disso estamos desejando um feliz Natal a todos”, comentou a baiana ao site Brumado Notícias.

25 Dez 2013 - 11:00h

Segundo comunicado emitido pela Embasa, a forte correnteza provocada nas águas do Rio do Antônio em razão da chuva registrada na noite desta terça-feira (24) voltou a danificar um trecho da adutora que conduz água da barragem de Cristalândia para a Estação de Tratamento II (ETA) de Brumado. O local onde houve a quebra do sistema já foi identificado, mas os técnicos da empresa aguardam a correnteza diminuir para iniciar os trabalhos de correção. Enquanto o serviço não é reparado, o fornecimento de água tratada encontra-se paralisado nos bairros Dr.Juracy, São Jorge, Novo Brumado, Esconso, São Felix, Esmeralda, Malhada Branca, Jardim de Alá, Urbis II, Urbis III, Loteamento Malhada Branca e na cidade de Malhada de Pedras. A Embasa está estudando uma segunda alternativa de abastecimento para estes locais. Para evitar o desabastecimento, a empresa recomenda que a população mantenha a economia, consumindo água de forma racional.

25 Dez 2013 - 10:50h

Em entrevista concedida ao site Brumado Notícias, o ex-prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), falou sobre a intenção de disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2014. Para ele, falta um representante do município dentro do Congresso Nacional. Com exemplo dessa necessidade, o ex-prefeito apontou o pouco efetivo da comarca local, que conta com cinco Varas, mas apenas dois juízes. “Tudo para a Bahia é gerado pela manivela da política e nós não temos esse nome lá no Congresso, seja um senador eleito ou alguém ligado diretamente aos que lá estão. Somos carentes de um representante no Congresso Nacional. Brumado não tem representação”, afirmou Vasconcelos.

25 Dez 2013 - 10:36h

Várias comunidades rurais e ribeirinhas localizadas ao longo do Rio do Antônio estão praticamente ilhadas em Brumado. Verônica Pinheiro, moradora do Campo Seco, enviou ao site Brumado Notícias imagens da pinguela que ficou totalmente submersa em função da cheia do rio. Na localidade, a força da correnteza ameaça carregar a ponte a qualquer momento. Mesmo com os transtornos causados pela enchente, os sertanejos estão comemorando, pois as chuvas que têm caído no município dão uma trégua na seca que assolava a região há oito anos. A situação era tão crítica que o município já havia decretado estado de emergência. “A nossa preocupação é mais com os amigos que moram na beira do rio e que podem perder suas casas. Mas, até mesmo eles estão comemorando a cheia do rio, o que vem como promessa de um ano melhor para nós lavradores e agricultores. Deus é muito bom”, comentou Jude Caê, presidente da Associação de Moradores local. A margem da BA-262, uma ponte que dá acesso à comunidade do Riachão também ficou totalmente submersa e parte da mesma foi carregada pela correnteza do rio Riachão. Nesse caso, as imagens foram enviadas ao site Brumado Notícias pelo gerente de vendas Alessandro Silva.