Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado: Legislativo prorroga abertura de envelopes para contratar empresa de engenharia

Na sexta-feira (6), foi publicado no Diário Oficial do Legislativo o Aviso de Prorrogação da Abertura dos Envelopes da Tomada de Preço nº 035/2017, cujo objeto é a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de engenharia relacionados à reforma da cobertura da sede da Câmara Municipal de Brumado. A reunião para abertura dos envelopes será realizada no dia 17 de outubro de 2017, às 9h, na sede da Casa Legislativa, situada na Praça Abias Azevedo, 145, no Bairro Monsenhor Fagundes. O Edital Convocatório, em sua integralidade e sem custo, está disponível no mesmo local, de 8h às 14h.

Câmara de Ituaçu aprova Moção de Apoio aos funcionários da Itaguarana Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (6), a Câmara de Vereadores de Ituaçu aprovou por unanimidade uma Moção de Apoio aos funcionários da Itaguarana, que estão em greve há quase um mês por conta de atrasos salariais, bem como uma Moção de Protesto contra a empresa. Na justificativa, os vereadores citaram o descumprimento das leis trabalhistas, a insensibilidade dos diretores da empresa para com os funcionários e ex-funcionários. O presidente do Sindicato dos Mineradores, Édio Pereira, que esteve em sessão legislativa solicitando o apoio aos parlamentares, fez questão de agradecer aos vereadores pelas Moções, registrando que a manifestação pública é de suma importância para a luta dos funcionários que querem apenas a garantia dos seus direitos, principalmente dos salários atrasados. Segundo o presidente, em assembleia realizada ontem pela manhã na portaria da unidade industrial, os trabalhadores decidiram manter a paralisação até que a empresa apresente uma proposta de quitação dos débitos.

Mucugê: Porteiro de escola é preso em flagrante por tráfico de drogas Foto: Divulgação/SSP-BA

O porteiro de uma escola estadual de Mucugê, na região da Chapada Diamantina, foi preso em flagrante por suspeita de tráfico de drogas, na tarde de sábado (7). De acordo com a delegada titular da cidade, Veronice Santos, João José Biondi Lima estava em uma casa que era utilizada como ponto de venda de drogas por ele. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a polícia apreendeu maconha prensada e embalada, um pé de maconha, celulares, dinheiro e uma faca, no local. De acordo com o G1, o porteiro é apontado pela polícia como o líder dos pontos de droga da localidade. A polícia investiga se há outras pessoas envolvidas com ele. Ele está preso e aguarda decisão judicial. Ele trabalha no Colégio Estadual Horácio de Matos. Ainda segundo a delegada, um outro homem foi encontrado no local, mas ele seria usuário. Ele foi conduzido à delegacia para ser ouvido e assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Sílvia Mello será empossada membro da academia de letras de Paris e fará escala cultural em Portugal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No dia 18 de outubro, a cantora, compositora, poetiza, professora e membro da Academia de Letras e Artes de Brumado (Alab), agora também Comendadora Internacional da Cultura, Sílvia Mello, será empossada membro da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, a academia de letras de Paris, na França. A brumadense viaja nesta terça-feira (10) para o continente europeu, onde chegará na quarta-feira (11), com primeira escala em Lisboa, em Portugal, onde representará o Brasil  em uma série de eventos culturais no decorrer da semana. Na próxima semana, a artista brumadense cantará durante o desfile de joias de gemas preciosas brasileiras para convidados de várias nacionalidades no tradicional George V, em Paris, onde a comendadora será empossada como membro da academia de letras local. De volta a Lisboa, incumbida pela secretária municipal de educação e cultura, Acácia Gondim, Mello se apresentará na Câmara de Divisões de Cultura, onde entregará uma Bandeira do Município de Brumado. 

Sílvia Mello será empossada membro da academia de letras de Paris e fará escala cultural em Portugal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, antes de sua viagem de fortalecimento do intercâmbio cultural internacional, Silvia Mello disse que, o momento ainda é de muitas emoções, sentimentos e sensações que ela não consegue descrever em palavras, levando em consideração o berço do qual faz parte, o carente sertão baiano, que encontra várias barreiras políticas e sociais que dificultam a produção e desenvolvimento da cultura. Com a árdua tarefa de cuidar da cultura no território regional, a brumadense, agora comendadora internacional, vislumbra poder colaborar para a promoção da arte em todos os seus aspectos. “Como professora falo sempre aos meus alunos que vale a pena investir nos sonhos e hoje estou vivendo a realização de parte dos meus sonhos, que é poder usar a minha arte em prol do desenvolvimento das demais. Espero poder atuar da melhor maneira possível na promoção e desenvolvimento da nossa cultura, tanto a nível regional, enquanto sertão, estado e região nordeste em seu conjunto, quanto a nível Brasil, pois somos um país ainda carente na promoção da cultura”, destacou Mello.  

6 anos após início, obras da  Fiol não chegam a 30% do previsto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As obras de construção da Ferrovia Oeste Leste (Fiol), que começaram em 2011, ainda não chegaram a 30% do previsto para os lotes do oeste da Bahia, seis anos após início das obras. A informação é da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, responsável pelo empreendimento. Ainda segundo a empresa, a construção não foi concluída por falta de verbas. A Fiol vai ligar Figueirópolis, no Tocantins, ao porto de Ilhéus, no sul da Bahia. Conforme o projeto, serão 1.526 km de extensão. Dos 12 lotes da obra, oito passam pela Bahia, sendo três deles na região oeste, onde a ferrovia é uma esperança para o escoamento de grãos. Conforme a Valec, a previsão do custo total da ferrovia na Bahia é de R$ 6,4 bilhões. Os outros cinco lotes se dividem entre as cidades de Caetité, no sudoeste do estado, e Ilhéus. Nesse trecho, a obra já chegou a 71,8% do total. Quando concluída, a Fiol deve reduzir os custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados ao mercado externo. Quanto ao mercado interno, segundo a Valec, a ferrovia deve provocar estímulos, à medida que oferecerá custos menores para as trocas dos produtos regionais. De acordo com o G1, a Fiol é uma obra do Governo Federal, e o Governo da Bahia é agente fomentador do processo de concessão da ferrovia. Por meio de nota, o governo da Bahia informou que vem trabalhando no sentido de mobilizar e encontrar soluções para continuar as obras na Bahia.

Feira de artesanato movimenta a Praça Armindo Azevedo em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O domingo (8) foi de festa para os artesãos de Brumado. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer, do CrediBahia, Sebrae e DesenBahia, eles conseguiram promover a Feira de Artesanato no Mercado Municipal de Artes, localizado na Praça Armindo Azevedo. Com a feira, os artesãos tiveram a oportunidade de expor as mais variadas linhas de produção familiar. Com traços e acabamentos bem delicados aliados a muita criatividade, os artesãos de Brumado estão entre os mais bem avaliados no território do sertão produtivo da Bahia. São artes em pedra, madeira, tecido e confecção, além da culinária artesanal da mais tradicional baiana do município: Dona Dete do Acarajé, que, ao lado dos demais artesãos, muito batalhou para a realização do evento. A linha de produção artesanal de Brumado é muito bem avaliada por se tratar de traços próprios dos artesãos, desde a produção da matéria prima até a sua transformação nas peças que encantam os munícipes e os turistas que costumam visitar a cidade, eixo e polo comercial em sua microrregião. 

Feira de artesanato movimenta a Praça Armindo Azevedo em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O evento também contou com exposição e apresentação de capoeira do projeto Adote um Capoeirista. “Ficamos felizes em poder promover essa feira e esperamos que muitas outras sejam realizadas e que essa exposição entre para o calendário cultural do nosso município. É a valorização dos nossos artesãos e artesãs, que no dia a dia esbanjam talento na produção das artes manuais. Estão todos de parabéns. Só queremos agradecer a secretária Acácia Gondim pelo apoio que nos foi dado para a realização da nossa feira”, disse Dona Dete do Acarajé ao site Achei Sudoeste. Os interessados podem encontrar os produtos artesanais produzidos pelos artesãos de Brumado em exposição, todos os dias, em horário comercial, no Mercado Municipal de Artes.

'Cinquentinhas' devem ser emplacadas até o dia 17 de outubro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os proprietários de ciclomotores de 50 cilindradas, conhecidos como "cinquentinhas”, fabricados antes de 31 de julho de 2015, devem emplacar os veículos no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) até o próximo dia 17 de outubro. A informação foi divulgada pelo órgão na última segunda-feira (9). Segundo o órgão, a medida está prevista em lei federal que estabelece o registro obrigatório do ciclomotor junto aos departamentos de trânsito. De acordo com o G1, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou o serviço e estabeleceu o prazo que termina em nove dias. As motos vão passar a constar na Base de Índice Nacional (BIN), onde ficam cadastrados os dados de todos os veículos que circulam no país. As “cinquentinhas” fabricadas em outros períodos começaram a ser comercializadas já cadastradas.

Membros da Academia de Letras de Brumado são condecorados com medalha brasão da entidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A solenidade de posse dos quatro novos membros da Academia de Letra e Artes de Brumado (Alab) também foi marcada pela condecoração dos membros efetivos com a medalha brasão da entidade. O presidente José Ribeiro Neves fez a entrega das medalhas a cada um dos membros, que agora utilizarão o brasão nos eventos em que estiverem representando a entidade. Foi um ato singelo que, no entanto, marca a representatividade da entidade por cada um dos seus membros efetivos e correspondentes e que eleva o nome da Alab a nível estadual, nacional e internacional.

TSE detecta mais de 25 mil títulos eleitorais duplos Foto: Rede Amazônica

Entre 64 milhões de eleitores que já realizaram o cadastramento biométrico, a Justiça Eleitoral detectou mais de 25 mil títulos de eleitor duplicados, informou a Secretaria de Tecnologia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o G1, o cadastramento biométrico começou em 2008 e é um método que permite identificar o eleitor por meio da impressão digital. O objetivo é prevenir fraudes e tornar as eleições mais seguras porque, segundo o TSE, a identificação biométrica impede que um eleitor vote no lugar de outro. De acordo com o tribunal, 44% dos eleitores fizeram o cadastro. A meta é concluir o cadastramento até 2022. No total, há 146,3 milhões de eleitores no país. Segundo o secretário Giuseppe Dutra Janino, as duplicidades são identificadas ao se comparar as impressões digitais de novos eleitores cadastrados com as de eleitores cujas digitais já fazem parte da base de dados do TSE. As ocorrências são classificadas em quatro categorias pelo tribunal – desde erro na própria coleta até falsidade ideológica. Em um dos casos detectados, uma única pessoa, de Goiás, portava 52 títulos de eleitor.

Pisos das UTIs de Brumado recebem películas de porcelanato Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Seguindo normas técnicas de saúde, na última semana, foram aplicadas camadas de película de porcelanato nos pisos das salas das UTIs neonatal e adulto, anexas ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. O secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, detalhou ao site Achei Sudoeste que os técnicos que realizaram a inspeção nas salas observaram que os pisos aplicados pela prefeitura durante a construção não atendiam aos padrões exigidos e, por isso, o próprio governo estadual, através da secretaria estadual de saúde, fez a doação da aplicação da película sobre o piso já construído, em tom creme areia, o que mudou o aspecto de iluminação e visibilidade das salas, além de apresentar um aspecto moderno aos ambientes. Com as obras, todos os aparelhos instalados foram retirados das unidades intensivas e serão reinstalados após a conclusão dos trabalhos.

Squaresom e Polly Móveis estão com grandes ofertas para o Dia das Crianças

Dia das crianças é na Squaresom e Polly Móveis, onde você encontra as melhores opções para presentes pelo menor preço. Nas lojas, tem bicicletas, motos elétricas, tablets, triciclos e muitos mais para fazer o dia da sua criança mais feliz. Além da variedade, nas lojas, você ainda pode dividir as suas compras em 10 vezes sem juros. Não perca tempo e garante logo o presente da criançada. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093. Neste Dias das Mães garante o presente da sua mãe na Squaresom e Polly Móveis. 

Brumado: Agentes de trânsito receberão tabletes para aplicação eletrônica de auto de infração Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os agentes de trânsito do município de Brumado receberão capacitação e tablets para aplicarem as autuações de infração em formato eletrônico. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o superintendente municipal de trânsito, André Cardoso, explicou que os agentes serão equipados com tablets e impressoras térmicas portáteis a fim de agilizar o preenchimento das autuações e notificações. Cardoso esclareceu ainda que não se trata de multas eletrônicas, mas sim de autuações que poderão ser recorridas e revertidas pelas pessoas autuadas nas vias públicas da cidade. Com as novas ferramentas, os agentes de trânsito, além de terem mais agilidade em preencher os formulários de autuação com a impressão in loco, também poderão encaminhar os autos simultaneamente ao sistema integrado da prefeitura. O pregão presencial nº 160/2017, para contratação da empresa que implantará o sistema, já foi publicado no Diário Oficial do Município e será realizado no dia 25 de outubro, às 15h. A empresa vencedora fornecerá ainda a capacitação dos agentes, os tablets e as impressoras térmicas portáteis em regime de comodato, com linha de dados em 3G. Ainda de acordo com o superintendente de trânsito, o novo sistema de aplicação de autuações só entrará em funcionamento após todo o processo que envolve a contratação da empresa, a capacitação dos agentes, bem como a nova sinalização horizontal do centro comercial.

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

Prefeitura inicia distribuição de leite em Caculé Foto: Divulgação

Através da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e do Meio Ambiente, a prefeitura de Caculé iniciou a distribuição de leite pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O objetivo da ação é atender famílias em vulnerabilidade nutricional e que não possuem condições de adquirir o alimento. A prioridade é dada às famílias que se enquadram no perfil de renda do Bolsa Família, crianças de 2 a 7 anos de idade, gestantes e idosos. Atualmente, são 225 famílias cadastradas no programa no município. A distribuição acontece semanalmente no Centro de Referencia de Assistência Social.

Riacho de Santana: PM prende suposto estuprador de estudante da escola agrícola Foto: Divulgação/PM

No último sábado (7), policiais militares prenderam Manoel Marcos Brito Souza por suspeita de estupro contra uma estudante da escola agrícola de Riacho de Santana. Após o crime, a comunidade se mobilizou e a PM realizou muitas abordagens, pois os policiais possuíam apenas o relato sobre as características físicas do estuprador. Manoel foi abordado e se mostrou nervoso, despertando suspeita. De acordo com o Lapa Oeste, quando foi informado que seria identificado pela vítima, ele confessou o crime. Segundo a polícia, o estupro foi cometido com requintes de crueldade. A jovem tentou fugir com a aproximação do agressor, mas foi agarrada e levada para uma casa abandonada, onde sofreu várias agressões físicas e o estupro. Manoel já estava no local à procura de uma nova vítima. O estuprador foi conduzido à 24ª Coorpin, em Bom Jesus da Lapa, onde está preso à disposição da justiça. 

Brumado: Recomeçar conquista o campeonato de futebol de várzea do Dr. Juracy Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com um empate em 2x2 contra o Família, a equipe Recomeçar, que no primeiro jogo venceu por 3x1, sagrou-se campeã da quarta edição do Campeonato de Futebol de Várzea do Bairro Juracy Pires Gomes, em Brumado. A partida decisiva aconteceu na manhã de domingo (8), com a presença de um bom público no campo de chão batido da comunidade. O campeonato, organizado pelo desportista Valdomiro Barbosa, contou com o apoio da associação de moradores e da secretaria municipal de esportes, que forneceu troféus, medalhas e parte do material esportivo. A secretária municipal de esportes, Acácia Gondim, e o diretor municipal de esportes, Jobson Rocha, estiveram presentes na entrega da premiação aos atletas e às equipes finalistas.

Solenidade marca a nomeação de mais quatro membros da Academia de Letras de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Academia de Letras e Artes de Brumado (Alab) conta agora com mais quatro membros que passaram a compor a entidade através da nomeação formal em solenidade que aconteceu na noite da última sexta-feira (6), no salão de evento da Associação Atlética Banco do Brasil. O músico Evilásio Nascimento dos Santos, membro da Lira Ceciliana Brumadense, foi empossado membro efetivo, tendo como patrono o Mestre Cazuza, regente fundador da cinquentenária filarmônica. Estendendo as fronteiras, a Alab conta também com membros correspondentes, conforme foram representados durante a solenidade. 

Solenidade marca a nomeação de mais quatro membros da Academia de Letras de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um dos novos membros correspondente é o escritor e poeta português António Manuel Revés Palhinha, que receberá a certificação da academia brumadense das mãos da Comendadora Internacional da Cultura, Silvia Melo, também membro da Alab, que nesta semana estará no continente europeu para receber novas nomeações a nível internacional. A também literária Sílvia Regina Costa Lima, do estado de São Paulo, recebeu a nomeação como membro correspondente da Academia de Letras de Brumado, bem como o poeta, agora residente em Minas Gerais, Bruno Lobo, que já residiu em Brumado, onde ainda se encontram muitos dos seus familiares. O evento solene contou com participação da Lira Ceciliana Brumadense, que fez a abertura oficial apresentando os acordes do Hino Nacional e, em seguida, o atual presidente da entidade, José Ribeiro Neves, comandou os trabalhos da noite com a apresentação dos objetivos da Alab em promover, defender e fortalecer a cultura em seu âmbito geral. Na plateia, artistas de vários segmentos, fomentadores da cultura, apoiadores e visitantes. 

BA-262: Polícia apreende caminhões com documentos falsificados Foto: Divulgação/PRE

No último domingo (8), durante abordagens visando a inibição de crimes na rodovia de competência da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPR), em Brumado, dois caminhões que eram conduzidos por dois guinchos foram apreendidos. Segundo informações da polícia, os policiais perceberam que os documentos dos veículos tinham sinais de falsificação, bem como a data do CRLV não condizia com o último pagamento de licenciamento do veículo, havendo diferença de cinco anos entre as datas. Por conta das irregularidades, os caminhões, os documentos e os motoristas dos guinchos foram conduzidos e apresentados no plantão central na cidade de Vitória da Conquista, onde a autoridade competente confeccionou o auto de exibição.

Brumado: Poste que causava transtorno no cento da cidade é removido Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após dois anos de conclusão das obras do estacionamento na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães, mais precisamente em frente ao imóvel do extinto Departamento de Rodagens do Estado da Bahia (Derba), o poste de condução de rede da Coelba que passou todo esse tempo causando transtornos no meio da via foi removido. No local, anteriormente, havia uma calçada larga onde o poste estava fixado, porém, com as obras de melhorias no tráfego, o calçadão dos camelôs, como era conhecido, deu lugar ao estacionamento público e, dessa forma, o poste acabou ficando no meio da via. Houve muitas reclamações dos condutores, as quais foram, ano após ano, reportadas pela imprensa local, mas até então sem uma solução por parte dos órgãos envolvidos. A remoção do poste foi realizada no domingo (8) e um novo poste foi instalado na calçada do estacionamento. Com a obra, o trânsito foi alterado no local, pois a empresa, além de sinalizar parte da via com cones, precisou desligar a rede de energia na região, o que afetou os semáforos. Para ajudar a controlar o fluxo, a superintendência municipal de trânsito e transportes contou com a colaboração da guarda civil municipal, que fez parte do isolamento da via, além de alertar os condutores sobre a obra em andamento.

PF combate fabricação clandestina de suplementos alimentares em Feira de Santana Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal, com o apoio da Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado, deflagrou, na manhã de hoje (9), a Operação Hedonikos, que visa coibir crimes praticados por um empresário da cidade de Feira de Santana. Dentre outros ilícitos, ele atuava na fabricação clandestina de suplementos alimentares. A investigação começou há cerca de três meses com o objetivo inicial de apurar fraudes cometidas por esse empresário contra a Caixa Econômica Federal. Somente com o banco, o débito ultrapassa a cifra de seis milhões e meio de reais. Durante as investigações descobriu-se também que diversas empresas constituídas pelo investigado com a utilização de “laranjas” atuavam na fabricação e comercialização clandestina de suplementos alimentares, que eram produzidos sem qualquer autorização dos órgãos de vigilância sanitária competentes e distribuídos através de sua rede de lojas em Feira de Santana e Salvador, além das demais lojas do ramo em todo o Nordeste. Hoje, estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Feira de Santana e Salvador, um mandado de prisão preventiva, três mandados de condução coercitiva, além de seis mandados de sequestros de bens e bloqueio de valores em contas bancárias. Os investigados irão responder pelos crimes de estelionato, fabricação clandestina de produtos equiparados a medicamentos, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e associação criminosa. 

PM forma turma do primeiro semestre de 2017 do Proerd em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Militar da Bahia, através da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), promoveu na noite da última sexta-feira (6) a solenidade de formatura do primeiro semestre de 2017 dos alunos que concluíram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento aconteceu na plenária da Câmara de Vereadores de Brumado e contou com a presença de várias autoridades que compuseram a mesa ao lado do Major Adriano Souza, dentre as quais: a secretária municipal de educação, Acácia Gondim, e alguns vereadores locais, além dos formandos, familiares e amigos que lotaram as dependências da casa legislativa. Durante o evento, foram entregues premiações aos alunos que se destacaram na etapa de redação do projeto. Os alunos assistidos pelo programa no primeiro semestre fazem parte da rede pública municipal e estadual de ensino, bem como de uma instituição particular, que se revezaram com apresentações culturais. 

PM forma turma do primeiro semestre de 2017 do Proerd em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma aluna fez o juramento de cumprimento ao combate às drogas e à violência, conforme as instruções que receberam no período de acompanhamento com o Capitão Cláudio Delmondes e o Soldado Clécio Nunes, o que foi repetido em coro pelos 235 formandos na assistência. Em seu pronunciamento, o comandante da companhia brumadense, o Major Adriano Souza, destacou que as orientações e disciplina aplicadas no Proerd são similares às aplicadas nas escolas militares, que têm ajudado muitas famílias a orientar seus filhos a dizer não à violência, ao bullying e às drogas. No momento, o projeto vem sendo aplicado no município sede, Brumado, e na cidade de Guajeru, porém, como a companhia conta com 12 municípios em sua área de cobertura, o Major destacou que o desafio nos próximos anos e é estender o projeto para as demais cidades que compõem a região assistida. Para tanto, mais oficiais e mais soldados deverão passar pela capacitação interna da corporação para serem inseridos no projeto.  

Squaresom e Polly Móveis já estão preparadas para o Dia das Crianças

Dia das crianças é na Squaresom e Polly Móveis, onde você encontra as melhores opções para presentes pelo menor preço. Nas lojas, tem bicicletas, motos elétricas, tablets, triciclos e muitos mais para fazer o dia da sua criança mais feliz. Além da variedade, nas lojas, você ainda pode dividir as suas compras em 10 vezes sem juros. Não perca tempo e garante logo o presente da criançada. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093. Neste Dias das Mães garante o presente da sua mãe na Squaresom e Polly Móveis. 

Iniciadas obras de recapeamento asfáltico no centro comercial de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O trânsito foi alterado em parte do centro comercial de Brumado neste final de semana devido ao início das obras de recapeamento asfáltico de algumas vias. Com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realizou o bloqueio das Ruas Coronel Tibério Meira, Dr. Marcolino Moura e Dr. Mário Meira. Nos locais, foi realizada a primeira etapa do recapeamento dentro do perímetro urbano. A obra está sendo executada por uma empresa terceirizada a serviço do governo federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), em complemento às obras de recuperação asfáltica da BR-030, interligando Brumado a Guanambi. Sendo Brumado uma cidade eixo na região, cortada pela rodovia federal, serão aplicados 7 km de camada asfáltica nas principais vias do centro comercial do município, interligando com o município de Tanhaçu no outro extremo da pista. Além do recapeamento asfáltico, o DNIT também promoverá a demarcação da sinalização horizontal em todo o percurso por onde a obra está sendo realizada. Boa parte do trecho, envolvendo também o anel rodoviário que faz entroncamento com a BA-262, já recebeu o aparato envolvendo o recapeamento a sinalização horizontal.

Deputado Luciano Ribeiro luta em prol do pagamento de honorários a Advogados Dativos Foto: Gisele Quintão

Por iniciativa do deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, foi realizada uma Audiência Pública para debater o Pagamento de Honorário a Advogados Dativos. O deputado avaliou a discussão como construtiva em prol do fortalecimento da defesa pública na Bahia. “Assistência jurídica é dever do Estado e como a defensoria pública baiana não consegue atender a demanda, então o Estado deve assegurar a remuneração de advogados particulares, na forma de honorários advocatícios, garantindo assim o direito à defesa a todos que precisam, como já acontece em outros Estados”, salientou Ribeiro. Participaram do debate advogados, conselheiros federais e estaduais da OAB e associados de defensores públicos. O presidente da OAB-BA, Luiz Viana, elogiou a iniciativa e salientou o apoio da OAB, que defende institucionalmente a mesma posição. “Nossa luta é para que o Estado se sensibilize com a causa e que se priorize a edição dessa Lei em menor tempo possível”, destacou. Comungaram da mesma opinião pela efetividade jurisdicional, o presidente da OAB-Vitória da Conquista, Ubirajara Ávila e o Conselheiro Seccional e Assessor Especial da OAB-BA, Fabrício Castro.

Três indivíduos são condenados por homicídio em Ituaçu Foto: Divulgação/PC

Na última semana, os réus Roniel Lima Souza, 24 anos, Yury Batista Silva, 29 anos, e Cleiton Rodrigues da Silva, 30 anos, foram condenados pela prática de um homicídio ocorrido em julho de 2016, em Ituaçu. O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da Comarca de Ituaçu considerou os réus culpados pela morte de Ubiratan Oliveira, 23 anos. O Juiz Rodrigo Souza Brito aplicou a pena de 14 anos de reclusão aos réus Roniel e Cleiton e de 16 anos ao réu Yuri. O homicídio ocorreu no interior de um bar, onde os indivíduos efetuaram vários disparos que atingiram Ubiratan, que morreu na hora. A Polícia Civil agiu rapidamente, dando início às investigações e realizando a prisão dos autores do homicídio.

Arquivo