Achei Sudoeste

02 Dez 2013 - 16:30h

O 3º Campeonato Rural do Distrito de Ubiraçaba, em Brumado, está sendo realizado desde julho. O encerramento do evento acontece no dia 15 de dezembro na Comunidade de Lagoa de São João, ocasião em que haverá um show do forrozeiro Ed Rossi. A festa terá início às 20h. O primeiro, segundo e terceiro colocados no campeonato serão premiados com R$ 1 mil. O melhor goleiro também será premiado. O campeonato conta com o apoio da vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) e do Grupo Vanderlito Souza. Ambos convidam todo povo brumadense e da região para o encerramento do evento esportivo.

02 Dez 2013 - 16:00h

Atendendo a orientação do Sindicato dos Mineradores, os trabalhadores da Ibar Nordeste paralisaram as atividades nesta terça-feira (02), das 05h às 09h, em protesto contra a falta de avanço nas negociações salariais. A pauta de reivindicações foi entregue desde o início de setembro e até então a empresa só agendou uma única reunião, durante a qual apresentou uma proposta de reajuste de 5,69 %. A proposta foi rejeitada e considerada indecorosa pelos funcionários. Segundo o presidente do Sindicato, José Santana de Andrade, a paralisação visa forçar a empresa a reabrir as negociações salariais. Por conta da pressão da categoria, uma nova reunião já está agendada para a próxima quarta-feira (04).  Só depois do agendamento da reunião os trabalhadores foram liberados pelo Sindicato para entrarem na fábrica. O vice-presidente Édio Pereira informou que espera que a empresa apresente uma proposta que atenda as expectativas dos trabalhadores. Porém, segundo ele, caso isso não aconteça, os funcionários entrarão em greve por tempo indeterminado a partir da próxima sexta-feira (06).

02 Dez 2013 - 15:36h

Gilmário Novais Barreto, 21 anos, foi preso em flagrante no último sábado (30) abusando do seu animal de estimação. O fato aconteceu em Santa Maria da Vitória, no oeste baiano, onde vizinhos do acusado denunciaram os abusos a polícia militar. Segundo eles, Gilmário maltratava a cadela e praticava os abusos sexuais constantemente. O jovem foi filmado e fotografado por um vizinho no momento do coito. A polícia chegou minutos depois à residência de Gilmário e o prendeu em flagrante. Segundo o Cotidiano Policial, o acusado foi conduzido à Delegacia de Santa Maria da Vitória e responderá por maus tratos a animais.

02 Dez 2013 - 15:20h

Obras de eletrificação rural foram realizadas através do Programa Luz Para Todos em comunidades de Brumado, Caetité, Presidente Jânio Quadros e Guanambi e já estão beneficiando mais de 90 famílias. As obras são fruto de solicitações do deputado estadual João Bonfim (PDT) junto ao Governo do Estado da Bahia, responsável pela execução do programa em parceria com a Coelba. Em Brumado, estão sendo atendidas as localidades de Fazenda Riachão, Fazenda Juazeiro, Povoado de Pompeia, Fazenda Itabaiana\Lagoa da Caraíba, Fazenda São Felipe\Lagoa de Dentro e Fazenda Passagem do Melado. Mais de 55 famílias foram assistidas nas comunidades. Também já podem comemorar a chegada da energia elétrica os moradores da Fazenda Lagoa da Silveira e Muquém\Tabuinha da Pintada, do município de Guanambi, onde foram beneficiadas mais de 30 famílias. Em Caetité, na Comunidade de Espinheiro mais de 15 famílias já estão usufruindo da energia elétrica. A chegada da energia representa um vetor de desenvolvimento social e econômico, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar, além de facilitar a integração de programas sociais dos governos federal e estadual e o acesso a serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento.

02 Dez 2013 - 12:30h

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, em 2012, o brasileiro passou a possuir uma expectativa de vida de 74,6 anos. Em 2011, a expectativa era de 74,1 anos. O aumento foi pequeno, mas em dez anos o número aumentou significativamente - em 2002 era de 71 anos. De acordo com o IBGE, em 2012 houve um acréscimo de 5 meses e 12 dias em relação ao valor estimado para 2011. Para a população masculina, a expectativa de vida é de 71 anos e, para a população feminina, de 78,3 anos. Em 2012, segundo o IBGE, uma pessoa de 30 anos teria, em média, mais 47,4 anos de vida, enquanto uma de 40 anos viveria, em média, mais 38,3 anos. Já uma pessoa com 50 anos teria, em média, mais 29,6 anos de vida.

02 Dez 2013 - 12:10h

Um comerciante que trabalha na Rua Marcolino Moura, em Brumado, denunciou ao site Brumado Notícias a situação da via. Segundo ele, após as chuvas recentes que caíram no município, um bueiro entupiu no local, foi retirado, e agora a água não tem por onde escorrer. O internauta chama a atenção para o descaso da prefeitura com os comerciantes que trabalham na rua. “Uma empresa que presta serviços à prefeitura resolveu por conta própria retirar a boca de lobo. Sendo assim, a água não tem por onde escorrer, empossa e forma um verdadeiro lamaçal na porta de nossas lojas”, completou o comerciante. O empresário informou que a Secretaria de Infraestrutura já foi avisada, mas até agora nenhuma providência foi tomada. Além do bueiro entupido, um buraco enorme teria sido aberto na via após a obra para retirada do esgoto.

02 Dez 2013 - 11:52h

A partir das 18h do dia 08 de dezembro, o movimento cultural Abracadabra realizará na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado, uma exposição que contará com artes plásticas, artesanatos, literatura, fotografia, encontros musicais, apresentações de dança, capoeira, teatro, recital de poesia e apresentações folclóricas. Em sua 5ª edição, o evento será transmitido ao vivo pela internet. Mais de quarenta artistas serão mobilizados na oportunidade. Os quiosques da praça principal serão adaptados para as exposições dos artesãos e artistas plásticos, dos escritores brumadenses (quiosque Literário coordenado pela ALAB – Academia de Letras e Artes de Brumado), do grupo Viveiro de Cantigas, da AUAU - Adote um Amigo Único, e uma exposição especial de fotos e poemas promovida pelo Proler (UNEB). A ordem Demolay e o Modera (Movimento pela Despoluição e Conservação do Rio do Antônio) também participarão do evento. Na arena cultural ocorrerão várias apresentações, como a do Grupo de Teatro Arte em Cena, capoeira, show folclórico com o grupo internacional de Capoeira Topázio, dança (Cia de Ballet Juliana Barreto), recital de poesias e apresentação do coral Flor de Manacá, do clube da terceira idade Viva Vida e Viva Bem. A exposição é patrocinada pela Associação das Indústrias de Brumado (Aibrum) e a entrada é gratuita.

02 Dez 2013 - 10:10h

Os buracos já existiam, mas, com as chuvas que caíram na última semana, em Brumado ficaram ainda maiores em diversas vias da cidade, como na Avenida João Paulo I e na Rua Rio de Contas. Esta última, onde estão localizados o Fórum Dr. Duarte Moniz e o Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN), ficou bastante esburacada. Um dos pontos mais críticos está exatamente na entrada de emergência das ambulâncias no HPMN. Por conta da situação, os condutores têm encontrado dificuldades para manobrar e prestar um socorro mais rápido e ágil aos pacientes. Por telefone, a secretária municipal de Infraestrutura, André Cardoso, informou ao site Brumado Notícias que ainda esta semana será iniciada uma operação tapa buracos nas principais vias do centro e adjacências. Em seguida, a operação seguirá para os bairros periféricos. 

02 Dez 2013 - 10:05h

Entre os dias 06 e 08 de dezembro, acontecerá o Campeonato Baiano Sub-20 na cidade de Luiz Eduardo Magalhães, onde a seleção sub-20 de Aracatu será o representante da região sudoeste no zonal final. Além do município, participarão do zonal o Vitória/FSBA, como representante da capital e região metropolitana; Itanhém, como campeão da região sul; e a equipe de Luiz Eduardo Magalhães como representante do Oeste. A seleção aracatuense sub-20 joga na sexta-feira à noite contra a equipe de Luiz Eduardo Magalhães; no sábado à tarde contra o Vitória/FSBA e no domingo pela manhã contra a seleção de Itanhém.  Segundo o técnico Branco Leite, a equipe está preparada para lutar pelo título. O campeão baiano sub-20 representará a Bahia na Taça Brasil Sub-20 em 2014.

02 Dez 2013 - 10:00h

Morreu na madrugada desta segunda-feira (02) o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), 53 anos. O político estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar de complicações decorrentes de um câncer no estômago e no pâncreas, contra o qual lutava há quatro anos. Déda foi diagnosticado com a doença em 2009, quando se submeteu a uma cirurgia para a retirada de um nódulo benigno no pâncreas. Em 2012, ele retomou o tratamento quimioterápico. O petista foi reeleito nas eleições de 2010 e cumpria o seu segundo mandato como governador.  No dia 27 de maio último, o governador transferiu o cargo para o vice-governador Jackson Barreto (PMDB). Na oportunidade, a assessoria de imprensa do governo informou que ele se afastaria por 15 dias para dar mais atenção ao tratamento de saúde realizado em São Paulo.

02 Dez 2013 - 09:55h

A Primeira Corrida Off Road realizada em Brumado aconteceu no final da tarde do último sábado (30). 103 atletas de diversos municípios da região sudoeste percorreram um trecho de 6,08 km de asfalto, paralelepípedo e terra. Corredores profissionais que se preparam para grandes corridas como a São Silvestre ditaram o ritmo e completaram a prova em 21 minutos. Clique aqui e confira o resultado oficial da corrida.

02 Dez 2013 - 09:50h

Foi realizado no último domingo (01) mais uma edição do Brumado Indoor no Planet Show II. Os cantores Saulo Fernandes e Pablo, além da banda Torres da Lapa e dos Dj´s Pantera e Rafa Gouveia proporcionaram muita alegria ao público do evento. (Veja Fotos).

02 Dez 2013 - 09:05h

Um jovem de 22 anos foi baleado na noite do último domingo (01), na Praça da Concórdia, no Bairro São Félix, em Brumado. A polícia militar esteve no local e informou ao site Brumado Notícias que o autor do disparo foi visto chegando em uma motocicleta e atirando contra a vítima, que não teve tempo de esboçar nenhuma reação. Ferido, o rapaz foi socorrido pelo Samu 192 e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. A polícia suspeita de que a ação possa ter sido por um acerto de contas em razão de uma briga antiga.

01 Dez 2013 - 18:40h

O Campeonato Brasileiro ainda reserva mais uma rodada, mas teve uma definição importante neste domingo: pelo menos uma equipe carioca será rebaixada para a Série B da competição. Com os resultados da penúltima rodada já está decidido que ou Vasco ou Fluminense serão rebaixados para a segunda divisão. O panorama pode piorar no caso de o Coritiba vencer o São Paulo e o Criciúma derrotar o Botafogo no próximo domingo, em jogos fora de casa. Assim, os dois grandes cariocas jogarão a segunda divisão em 2014. Os rivais estão em 17º e 18º, respectivamente, e terminaram a rodada na zona de rebaixamento após jornada trágica. Os resultados deste domingo foram péssimos para a dupla carioca. Concorrentes diretos venceram seus compromissos e decretaram manutenção na elite. O Cruzmaltino fez a sua parte ao bater o Náutico por 2 a 0, mas viu o drama aumentar. O Fluminense empatou com o Atlético-MG por 2 a 2 no sábado e se complicou muito. Os rivais de Vasco e Fluminense na degola comemoraram na rodada e estão definidos na Série A em 2014. Bahia e Portuguesa venceram os seus confrontos. Agora restam duas vagas para disputar a série B e a disputa se concentra entre Vasco, Fluminense e Coritiba. O outro candidato a disputar a segunda divisão, em 2014 é o Coritiba, só que a equipe da capital paranaense venceu o Botafogo por 2 a 0 e saiu da zona de rebaixamento. Aumentando assim o drama das equipes cariocas. Vasco e Fluminense fizeram uma campanha muito instável no Campeonato Brasileiro. As duas equipes venceram apenas 11 jogos, em 37 rodadas. As informações são do Uol Esporte.

01 Dez 2013 - 18:25h

No último jogo no Barradão na temporada, o Vitória despachou o Flamengo e segue vivo na luta por uma vaga na Libertadores do ano que vem. Com o torcedor em polvorosa durante os 90 minutos, os baianos pressionaram, perderam pênalti, sofreram o empate em duas oportunidades, mas fizeram a obrigação e venceram por 4 a 2, em duelo válido pela 37ª rodada do Brasileirão. Dinei, duas vezes, Maxi Biancucchi e Marquinhos marcaram os gols do time da casa, enquanto Wallace, que terminou expulso, e Hernane descontaram para os cariocas. O resultado deixa o Vitória com 58 pontos, na sexta colocação. Já o Bahia sofreu até o final para vencer o campeão Cruzeiro, no Mineirão, em Belo Horizonte, por 2 a 1, com gols de Marquinhos e Anderson Talisca, já nos acréscimos, contra um de Vinícius Araújo para os donos da casa. Penetra e precisando desesperadamente da vitória para escapar do rebaixamento, o time baiano nem precisou ser brilhante para cumprir a missão e se garantir na elite do futebol brasileiro por mais uma temporada. Mas justiça deve ser feita, já que Marcelo Lomba fez várias defesas importantes, repetindo o que já havia feito nas últimas temporadas no Brasileirão, se tornando peça preponderante para evitar a queda do time da boa terra. As informações são do Globo Esporte.

01 Dez 2013 - 18:02h

O teste caseiro para diagnóstico de HIV que começará a ser vendido nas farmácias do Brasil, a partir de fevereiro do ano que vem, vai custar R$ 8 ao consumidor, informou neste domingo (1º), Dia Mundial da Luta contra a Aids, o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita. Segundo Mesquita, o valor de venda no país é o mais barato no mercado internacional. O exame, desenvolvido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), é feito com base na análise da saliva coletada pela própria pessoa. Um teste similar é vendido nas farmácias dos Estados Unidos há cerca de dois anos. De acordo com o diretor, o valor de comercialização do exame será subsidiado pelo ministério. Ele afirmou ainda que o teste é completamente eficaz para identificar a presença do vírus da Aids, mas é direcionado exclusivamente para o diagnóstico do HIV. O exame não serve, portanto, para outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) ou hepatites virais. “Funciona como um teste de gravidez. O resultado vai sair muito rápido, em segundos”, disse Fábio Mesquita. As informações são do Uol.

01 Dez 2013 - 15:10h

O ano letivo está se encerrando e as matrículas no Centro Educacional Monteiro Lobato (CEML) já estão abertas. Para garantir a vaga do seu filho em um dos melhores centros de ensino da cidade, dirija-se a uma das unidades da Monteiro Lobato e realize a matrícula. Método de ensino-aprendizagem eficiente, garantia de qualidade, professores qualificados, e estrutura moderna e dinâmica, tudo isso você encontra na Monteiro Lobato. A escola tem duas unidades. Uma fica localizada na Rua Alfredo José Inácio, 573, Bairro das Flores. O telefone é (77) 3441-3678. Já a outra se localiza na Rua Aureliano de Carvalho, 303, Centro, cujo telefone é (77) 3441-7604. Se antecipe e garanta já a vaga do seu filho.

01 Dez 2013 - 14:50h

Uma grande quantidade de pássaros silvestres, das maiores já registradas na Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no último sábado (30), por volta das 16h, no município de Itamaraju, no sul da Bahia. Mais de 1.500 pássaros silvestres foram resgatados dentro de um Corsa Classic, que seguia de Mucurici/ES para Feira de Santana/BA. Durante revista, os policiais encontraram no porta-malas do veículo 1.525 aves silvestres das espécies Canário da Terra, Coleirinha e Cristinha. Além do tráfico, ficou configurado o crime de maus tratos, pois todos os pássaros estavam acomodados de forma superlotada em gaiolas, sem o mínimo de ventilação e iluminação natural. O condutor, de 36 anos, e o passageiro, de 24 anos, informaram que receberiam dinheiro para traficar as aves, que seriam comercializadas na cidade de destino. Eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária Local, e os pássaros ao Ibama em Eunápolis.

01 Dez 2013 - 14:35h

Segundo o Datafolha, apenas 15% dos brasileiros aprova o nome do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, como candidato ao Palácio do Planalto. A pontuação é modesta, mas quando se trata das decisões do presidente sobre o caso do mensalão, o número aumenta significativamente, pois 86% dos brasileiros consideram que Barbosa agiu bem ao mandar prender os mensaleiros condenados no feriado de 15 de novembro. Quando o dado é estratificado por preferências partidárias, vê-se que, entre os simpatizantes do PT, 87% concordam que Barbosa agiu bem. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, seria um erro dizer que o apoio às prisões entre petistas (87%) foi maior do que a média entre todos os entrevistados (86%), vez que há aí um empate técnico. Entre os adeptos do PSDB, o percentual dos que apoiam a ação de Barbosa é mesmo bem acima da média nacional. Para 99% dos tucanos o presidente do STF agiu corretamente. Segundo o Folha de S. Paulo, o Datafolha ainda elaborou uma terceira questão ao perguntar se Joaquim Barbosa tomou a decisão “para se promover pessoalmente” ou se “agiu de acordo com a Justiça e fez o que deveria ser feito”.  A resposta da maioria dos entrevistados pelo Datafolha foi a favor de Barbosa - 78% respondeu que ele “agiu de acordo com a Justiça” 10% acham que ele desejou se promover; e 12% disseram não saber opinar. Entre petistas, vai a 80% a taxa dos que acharam que o presidente do STF “agiu de acordo com a Justiça”.

01 Dez 2013 - 12:00h

O cantor Saulo Fernandes já está na capital do minério para fazer o seu show no Brumado Indoor 2013. O artista chegou por volta das 05 da madrugada e já está descansando e conhecendo todo o conforto do Hotel 3º Milênio, em Brumado. Saulo estará neste domingo (1º), no espaço Planet Show II, juntamente com Pablo, Torres da Lapa e DJ Rafa Gouveia. A estrutura para o evento está pronta e contará com camarote open bar com boate, iluminação de última geração e ainda boate ao ar livre.