Achei Sudoeste

05 Out 2014 - 20:50h

O ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM), já está comemorando a sua vitória com mais de 40 mil votos. Em contato telefônico com o site Brumado Notícias, Ribeiro agradeceu o apoio recebido de todos os municípios em que foi votado com expressiva votação. O democrata enalteceu o apoio recebido do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), principal articulador de sua candidatura. “Ao meu amigo Neto, o meu muito obrigado pela consideração e apoio político”, disse. Ribeiro não esqueceu de sua terra natal, Caculé, que lhe concedeu uma expressiva votação conquistando mais de 7.500 votos na cidade. “Agradeço aos moradores de minha terra natal, Caculé, pela confiança em mim depositada e por sempre confiar em meu trabalho. Ao povo baiano, o meu agradecimento pela votação recebida, na certeza de que serei um verdadeiro representante dos interesses da população na Assembleia Legislativa”, declarou. Luciano ainda ressaltou a importância do atual prefeito de Caculé, Beto Maradona (DEM), na conquista de apoios na Bahia.   

05 Out 2014 - 19:00h

As primeiras mídias das urnas eletrônicas começaram a chegar ao Fórum Eleitoral da 90ª Zona Eleitoral de Brumado por volta das 17h40. As primeiras urnas a serem apuradas foram as do maior colégio eleitoral do município, o Colégio Estadual de Brumado. Nas primeiras parciais apresentadas, o candidato ao governo do estado, Rui Costa (PT), aparece à frente do democrata Paulo Souto. Para o senado, Otto Alencar consegue uma boa vantagem sobre Geddel Vieira Lima. Na luta por uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado, o candidato do PSB, Emanuel Araújo Lima, o Manelão, aparece com mais de 2 mil dos votos apurados no município. É grande a movimentação no Fórum Eleitoral local, onde os eleitores acompanham passo a passo as parciais de apuração.  

05 Out 2014 - 15:55h

Por determinação da lei eleitoral nº 9504/97, todas as propagandas políticas dos candidatos a eleição deveriam ser tiradas de circulação às 22h do último sábado (04). Porém, a lei não foi cumprida em Brumado, onde a reportagem do site Brumado Notícias flagrou, além dos santinhos espalhados pelas ruas, várias placas fixadas nas paredes, até mesmo em frente a alguns locais de votação. A justiça eleitoral pode determinar a retirada das placas espalhadas pelas vias e aplicar multa entre R$ 2 mil e R$ 8 mil aos candidatos infratores.

05 Out 2014 - 15:50h

Eleito vice-governador da Bahia no primeiro mandato de Jaques Wagner, o ex-prefeito de Brumado, Edmundo Pereira Santos, está comemorando os últimos resultados das pesquisas de intenção de voto. O petista Rui Costa estava bem atrás nas pesquisas apresentadas durante as campanhas eleitorais, porém apareceu empatado com o democrata Paulo Souto na véspera do dia de eleição. O ex-governador fez questão de relembrar que já havia falado na vitória do candidato indicado por Wagner ainda no primeiro turno, acrescentando que “Paulo Souto é um velho freguês nas urnas”, disse Pereira ao site Brumado Notícias. Edmundo falou com mais entusiasmo quando o assunto foi senado, uma vez que Otto Alencar deu uma virada nos resultados das pesquisas e aparece na frente de Geddel Vieira Lima, outrora parceiros inseparáveis no PMDB, agora inimigos políticos. A comemoração do ex-vice-governador tem um sentido a mais, pois sua esposa, a ex-deputada estadual Marizete Pereira é segunda suplente de Otto. “A escolha de Marizete é um reconhecimento de Wagner e da diretoria do PT ao nome dessa pessoa extraordinária que vem militando com bravura pelo partido. Com a eleição de Otto irá ganhar a Bahia e a nossa cidade, pois teremos uma representante na esfera nacional olhando pelos interesses da nossa região”, pontuou.

05 Out 2014 - 15:30h

A ex-deputada estadual Marizete Pereira (PT) votou no Colégio Estadual de Brumado ao meio dia deste domingo (05). Marizete chegou ao local de votação acompanhada do delegado de campanha do partido no município, José Luiz Ataíde, e do candidato a deputado estadual, José Ribeiro Neves. Segunda suplente de Otto Alencar ao senado, Marzete disse que acredita em uma votação expressiva que garantirá a eleição de Otto. “Os baianos reconhecem seus verdadeiros representantes”, destacou a candidata.

05 Out 2014 - 15:10h

Acompanhado de esposa e filhos, o presidente do Partido Verde de Brumado e candidato a deputado estadual, Gilson Dias (PV), foi ao Colégio Getúlio Vargas ao meio dia deste domingo (05) para depositar na urna sua esperança de ser eleito. Gilson cumprimentou todos os eleitores que estavam no prédio e disse estar confiante em ser eleito ao parlamento do estado. Em seguida, o candidato acompanhou a esposa, que vota em outra sessão no local.

05 Out 2014 - 15:00h

Candidato a vice-governador na chapa de Lídice da Mata, o ex-prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, foi até a urna de votação na Biblioteca Jarbas Passarinho ao meio dia deste domingo (05). Eduardo declarou que acredita na vitória apontando que em sua terra natal Lídice será muito bem votada. Eduardo chegou ao local na companhia da esposa e dos filhos. Um deles já começa a dar os primeiros passos na política local visando às eleições de 2016. “Cumpri meu dever, agora é aguardar o resultado das apurações”, comentou o candidato.

05 Out 2014 - 14:30h

A Justiça Eleitoral, juntamente com a polícia, detiveram na manhã deste domingo (05) o vereador Otacílio Caíres de Souza (PSD), da cidade de Ituaçu. O parlamentar estava transportando ilegalmente eleitores no município de Barra da Estiva, no sudoeste baiano. Segundo apurou o site Brumado Notícias, Otacílio foi levado para a delegacia de Barra da Estiva para ser ouvido pela polícia. O carro do parlamentar foi apreendido.

05 Out 2014 - 13:00h

“A eleição em Brumado está suja”, disse o eleitor Anselmo Santos ao site Brumado Notícias, refletindo o que está sendo mais comentado pelo eleitorado brumadense, pois as ruas de acesso aos locais de votação estão cheias de santinhos de campanha dos candidatos. A queixa é geral e o sentimento dos eleitores é de que não há uma política limpa no município. Anselmo, que ainda não havia se decidido sobre em quem votar, catou um santinho no chão e ironizou o atual momento da política. “Antes ainda tínhamos nomes com um pouco de dignidade, mas agora a política ficou tão suja que temos que escolher nossos representantes no lixo”, afirmou o eleitor.

05 Out 2014 - 12:50h

Acompanhado do prefeito de Guanambi, Charles Fernandes (PP), o candidato a deputado estadual, Vitor Bonfim (PDT), votou na manhã deste domingo (05). O pedetista disse em entrevista ao site Brumado Notícias que a sua caminhada exitosa rumo à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) será confirmada hoje. “Durante a campanha visitamos diversos municípios e apresentamos as nossas propostas para desenvolver a nossa região. Acredito que sairei vitorioso e com o compromisso de defender a população do sudoeste baiano na Assembleia”, disse. Bonfim já se deslocou para Brumado, onde ao lado do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e correligionários políticos acompanhará a apuração das eleições 2014.

05 Out 2014 - 12:40h

A manhã de votação foi tranquila neste domingo (05) em Brumado. Até o momento, não houve registro de incidentes. A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recebeu reforço no efetivo para garantir a segurança dos eleitores e de todos os envolvidos no processo eleitoral. O Major Berlink, comandante da companhia local, designou soldados a todos os locais de votação, o que tem contribuído para a paz no dia de cumprimento do dever cívico da escolha dos futuros governantes e representantes populares.

05 Out 2014 - 12:30h

O diretor de rádio Emanuel Araújo Lima (PSB), o Manelão, candidato a deputado estadual, compareceu na manhã deste domingo (05) à sessão onde vota na Escola Professora Nice Públio, em Brumado. O candidato estava sozinho, mas foi bem recebido por muitos eleitores que estavam na fila de votação. É a primeira vez que o diretor tenta o cargo eletivo estadual, mas disse que está confiante em uma expressiva votação em toda a região.

05 Out 2014 - 12:20h

Lídice da Mata, candidata ao Governo da Bahia pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), votou por volta das 10h20 deste domingo (5) no Colégio Luiz Viana Filho, maior seção eleitoral da capital baiana. A candidata estava acompanhada de candidatos e correligionários. “Nós tentamos apresentar a ideia de que é preciso mudar no Brasil e na Bahia a polarização entre dois campos maniqueístas que já não se falam entre si e que não conseguem expressar a diversidade política e cultural que há no povo baiano e brasileiro. Houve um processo artificial de polarização da eleição”, disse.

05 Out 2014 - 12:10h

O candidato ao governo do estado, Rui Costa (PT), votou às 10h45 no Colégio Estadual Duque de Caxias, em Salvador. Na oportunidade, ele disse que acredita na vitória ainda no primeiro turno. A última pesquisa Ipobe apontou o empate entre Costa e Paulo Souto, o que aumentou a confiança dos petistas. “Nunca tive dúvidas sobre o meu crescimento. Nunca. As pesquisas anteriores não refletiam o calor que eu sentia nas ruas. Desse calor nunca tive dúvidas. Tenho absoluta convicção de que, ao final do dia, comemoraremos a nossa vitória no primeiro turno”, afirmou o candidato.

05 Out 2014 - 12:00h

O vereador brumadense José Ribeiro Neves (PT), candidato a deputado estadual, compareceu à Escola Eni Mafra, no Bairro São Félix, acompanhado das filhas e dos padrinhos políticos, o casal Edmundo e Marizete, além do vereador José Carlos Meira, o Catoze, e do assessor de campanha, José Luiz Ataíde. O local de votação do vereador é um dos mais movimentados, pois fica no bairro mais populoso do município. Descontraído e confiante, o candidato depositou seu voto apostando em seu ingresso na casa legislativa baiana.

05 Out 2014 - 11:30h

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), confirmou na urna seu apoio ao petista Rui Costa, candidato ao governo do estado. Por volta das 10h30 de hoje (05), o gestor municipal compareceu a sessão de votação no Colégio Professor Nice Públio. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Aguiberto falou que espera uma vitória do seu candidato ainda no primeiro turno. Apesar do entusiasmo, ele disse que vai aguardar a apuração final das urnas.

05 Out 2014 - 11:00h

Depois de ter esquecido o documento com foto mais cedo, o candidato a governador, Paulo Souto (DEM), votou às 9h50 no Colégio Pedro Calmon, localizado no bairro de Jardim Armação, em Salvador. A coordenadora Kátia Castilho, a serviço do Tribunal Regional Eleitora da Bahia (TRE-BA) no colégio, disse que o candidato não poderia votar sem um documento de identificação, pois a lei é para todos. Segundo ela, o eleitor pode até esquecer o título de eleitor, mas “só não pode esquecer o documento com foto”. Souto disse estar confiante no resultado e que agora só resta aguardar.

05 Out 2014 - 10:30h

O candidato a deputado estadual, Luciano Ribeiro (DEM), votou agora a pouco na 36ª Seção da 93ª Zona Eleitoral, em Caculé, no sudoeste baiano, acompanhado de sua filha, Lívia Ribeiro. Em contato telefônico com o site Brumado Notícias, o democrata reafirmou a confiança de vitória da sua candidatura à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “Estou muito confiante. Serei o representante de Caculé e de todo o sertão produtivo na Assembleia Legislativa”, garantiu. Ribeiro ainda ressaltou a sua certeza na eleição de Paulo Souto (DEM) ao governo baiano e de Geddel Vieira Lima (PMDB) ao Senado Federal.

05 Out 2014 - 10:00h

Embora tenham diminuído nos últimos dias, as ocorrências criminosas em Brumado continuam acontecendo. Na tarde do último sábado (04), um roubo de motocicleta foi registrado no Bairro Malhada Branca. Na localidade, uma moto CG Titan 150 foi roubada. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, após ser acionada, em dez minutos o veículo foi recuperado por uma guarnição da polícia militar. Os autores do crime não foram localizados, mas continuam sendo procurados.

05 Out 2014 - 08:45h

Em Brumado, os eleitores resolveram votar logo cedo e se dirigiram às sessões de votação ainda na parte da manhã. É grande a movimentação nos dois principais redutos eleitorais da cidade: o Colégio Estadual de Brumado (CEB) e o CEEP, antigo Colégio Modelo. No município, no total, são 43 mil eleitores, que até às 17h devem exercer o seu direito ao voto.