Achei Sudoeste

26 Mar 2015 - 12:30h

Pela segunda vez, o prazo para entrar em vigor a exigência de extintores de incêndio automotivos do tipo ABC foi adiado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Segundo a decisão, que deve ser publicada na edição de amanhã (26) do Diário Oficial da União, a nova data será 1º de julho. O Ministério das Cidades informou que o Contran atendeu a um pedido do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, apresentado no início deste mês ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Kassab fez o pedido após empresários alertarem que o tempo dado seria insuficiente para fabricarem e disponibilizarem os extintores no mercado. Em nota, a pasta explicou que a prorrogação tem por objetivo impedir que os motoristas sejam prejudicados diante da dificuldade de adquirir o equipamento de segurança. O extintor ABC apaga incêndio em materiais sólidos como pneus, estofamentos, tapetes e revestimentos. O equipamento substitui o extintor BC, que apaga incêndio em materiais elétricos energizados, como bateria de carro e fiação elétrica e em combustíveis líquidos, materiais também recomendados para o extintor do tipo ABC. O equipamento deve ser usado em automóveis de passeio, utilitários, caminhonetes, caminhão, trator, micro-ônibus, ônibus e triciclo automotor de cabine fechada. Circular sem o equipamento constitui infração grave, com multa de R$ 127,69 e registro de cinco pontos na carteira de habilitação. Desde 2005, os carros produzidos no Brasil saem de fábrica com o extintor recomendado.

26 Mar 2015 - 12:00h

Na última quarta-feira (25), a Câmara dos Deputados aprovou projeto que aumenta pela metade a pena de pessoas que utilizem menores de idade para cometer o crime de roubo. O aumento só vale se um dos "coautores ou partícipes" do crime tiver menos de 18 anos, nas seguintes circunstâncias: quando a violência ou ameaça é exercida com o emprego de arma; quando há a participação de duas ou mais pessoas; quando a vítima está em serviço de transporte de valores; quando o roubo for de veículo automotor posteriormente transportado para outro Estado ou para o exterior; ou quando a pessoa mantém a vítima em seu poder, restringindo sua liberdade. A pena prevista na legislação em vigor para esses casos é de reclusão de quatro a 10 anos. Caso aprovado pelo Senado, a punição máxima pode chegar a 15 anos. A proposta, de autoria do deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), também torna hediondo o crime de roubo qualificado pela lesão corporal de natureza grave.

26 Mar 2015 - 11:30h

No último domingo (22), mais de 800 mil Testemunhas de Jeová de todo Brasil puderam conferir o lançamento da edição revisada da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada em português. Em uma reunião especial, assistida simultaneamente por mais de 1 milhão de pessoas, David Splane, membro do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, lançou a edição. Os presentes na reunião receberam gratuitamente um exemplar da nova Bíblia. O evento foi gerado no Salão de Assembleias das Testemunhas de Jeová em Cesário Lange, em São Paulo, e transmitido para todo país. A atual comissão da tradução do Novo Mundo da Bíblia tentou refletir as mudanças da linguagem moderna e esclarecer certas expressões bíblicas, deixando o texto mais fácil de ler e entender. Com base em análises adicionais dos Rolos do Mar Morto e de outros manuscritos antigos, essa revisão também inclui mais seis ocorrências do nome divino: Juízes 19:18; 1 Samuel 2:25; 6:3; 10:26; 23:14; 23:16. Um PDF da edição impressa e uma versão eletrônica no novo aplicativo Biblioteca JW podem ser baixados de graça no site www.jw.org.

26 Mar 2015 - 11:00h

Não suportando mais o peso das cobranças dos impostos, o vereador Alessandro Lôbo (PSL), presidente da casa legislativa de Brumado, fez um discurso inflamado apontando as dificuldades dos brasileiros por conta dos muitos tributos cobrados pelo governo. O parlamentar fez um resumo de diversas situações em que o contribuinte se vê acuado pela mão da União, que acaba sugando as fatias do seu pequeno salário. Lôbo destacou que, por conta dos impostos criados pelo governo, os empregadores estão dispensando os funcionários e fechando suas empresas, o que tem contribuído negativamente com o aumento do desemprego formal e obrigando os brasileiros a improvisar no mercado informal. “Ser empregado está virando pecado e o Brasil está pedindo clemência para presidente Dilma”, disse Alessandro encerrando o discurso.

26 Mar 2015 - 10:30h

Segundo moradores da Avenida Casemiro Pinheiro Azevedo e da Rua José Olímpio Alves, há cerca de um mês foi realizada a substituição de um poste da rede de energia na localidade, mas os técnicos deixaram para trás um emaranhado de fios que tem atrapalhado os  sinais de telefonia. O site Brumado Notícias registrou a imagem dos fios embaraçados acima de uma residência. “Está parecendo fiação de quem faz gato de energia. Se tivesse sido um morador a ter feito essa bagunça, eles estariam no pé para que fizessem o quanto antes o reparo dos danos, mas como foram eles mesmos o assunto fica aí protelando e nós com dificuldade para fazermos uma simples ligação”, disse um morador a nossa reportagem.

26 Mar 2015 - 10:00h

Recentemente, o vereador brumadense Márcio Moreira (PSB) esteve em Brasília em busca de emendas parlamentares visando investimentos em sua terra natal. Ao retornar, o parlamentar descreveu que a capital federal está vivendo uma crise psicológica na política em que o ambiente nos bastidores do congresso nacional tem ficado cada vez mais hostil. “Se for a Brasília não leve isqueiro senão poderá ser culpado por incêndio no congresso nacional”, ironizou o parlamentar ao site Brumado Notícias, fazendo alusão à crise de interesses provocada pelos escândalos na Petrobras, as manifestações populares e a crise financeira administrativa. Dentro do cenário tenso, o vereador refletiu que a onda de desemprego irá aumentar a procura pelo Bolsa Família, o que, para ele, poderá ser erroneamente comemorado pelo governo federal. “O Bolsa Família inflando poderá ser comemorado pelo governo, mas indicaria que estamos no retrocesso, pois o programa aponta que a maioria em nosso país é pobre e aumentar esse número de beneficiados significa ficarmos ainda mais pobres. Poderíamos comemorar se hoje fosse anunciado o fim do programa porque as famílias não estariam mais dependendo do benefício, mas do jeito que estamos caminhando parece que a marca da pobreza acompanhará por muitos anos o nosso país que é tão rico”, avaliou Moreira.

26 Mar 2015 - 09:30h

O procurador Jurídico da prefeitura de Brumado, Acioli Viana, foi assaltado na noite da última quarta-feira (25) no Bairro Ginásio Industrial. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias junto à moradores da localidade, uma quadrilha esquematizou toda a ação. Três meliantes em duas motocicletas ficaram em uma esquina próximo ao estabelecimento alvo dando cobertura ao quarto elemento, que, armado, entrou em um estabelecimento comercial e anunciou o assalto. O bandido levou a carteira, celulares e dinheiro do assessor jurídico e de alguns empresários que estavam no local do ocorrido. Uma queixa foi registrada na delegacia e a polícia buscou imagens do circuito de segurança de uma residência para identificar a quadrilha.

26 Mar 2015 - 09:00h

Criado em 2008, o Programa Medicamento em Casa - Medcasa é disponibilizado para 417 municípios do estado. Após seis anos desde a sua criação, o programa demonstra a sua eficiência junto à população dependente de medicamento de uso contínuo. O Medcasa atingiu no dia 06 de fevereiro de 2015 mais de 250 mil usuários cadastrados, nos 287 municípios que aderiram ao programa através do Termo de Compromisso. Os dados revelam um histórico evolutivo na distribuição de medicamentos confirmando o sucesso do projeto. Para se ter uma ideia da evolução da iniciativa, em 2008, foram distribuídas 610 remessas de medicamentos; já em 2014 foram 173.154. Em Brumado, encontram-se cadastrados e assistidos pelo Programa 3525 pacientes: 2.536 hipertensos, 90 diabéticos, 528 hipertensos e diabéticos e 371 pacientes do planejamento familiar.

26 Mar 2015 - 08:30h

O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) protocolou na Secretaria Estadual de Infraestrutura o pedido para instalação do serviço de telefonia móvel no Povoado de Várzea Grande, no município de Caculé. Segundo o prefeito de Caculé, Beto Maradona, o serviço é uma reivindicação antiga da comunidade e, pensando nisso, o governo municipal buscou junto ao mandato do deputado o atendimento do pleito. Maradona destacou que a instalação do sinal de telefonia móvel irá facilitar a comunicação dos moradores do povoado. Para o Secretário Municipal do Desenvolvimento, da Agricultura e do Meio Ambiente, Irineu Barbosa, a telefonia móvel contribuirá muito para a evolução dos negócios dos produtores rurais da região. “O celular ajudaria o agricultor a manter o contato com seus possíveis clientes”, disse ele.

26 Mar 2015 - 08:00h

Acompanhado do presidente da Associação do Jacaré, Isael Santana, e de Cleber Leite, assessor do deputado Daniel Almeida, o vereador Édio Pereira (PCdoB) esteve na capital do estado, nos dias 23 e 24 deste mês, participando de audiências. Na Embasa, o parlamentar se reuniu com a diretora de expansão, Rita Bonfim. Na reunião, ele cobrou o projeto de implantação do sistema de abastecimento da região de Cristalândia e a complementação do sistema do Jacaré, Lagoa do Arroz e da região do Ariri. Segundo a diretora, está na ordem de prioridades a conclusão do sistema do Jacaré, sendo que quanto aos demais pedidos os estudos de viabilidade ainda não foram concluídos. 

Pereira esteve também na CERB, onde se reuniu com o presidente Marcos Bulhões solicitando a instalação dos poços tubulares das comunidades do Aeroporto, Macaco e da Boa Vista e Estrema, na região de Arrecife. O presidente garantiu a instalação do poço da Boa Vista e Estrema, a qual beneficiará mais 100 famílias. Em relação aos poços das Regiões do Macaco e do Aeroporto, ainda não foram concluídos os estudos técnicos. Finalmente, o vereador Édio esteve no Departamento Nacional de Produção Mineral, onde buscou informações sobre o recolhimento da Contribuição Financeira pela exploração de minérios em relação as empresas Magnesita e Ibar Nordeste. Outra audiência com representantes do órgão foi agendada para o dia 06 de abril, quando o assunto novamente estará em pauta.

25 Mar 2015 - 18:30h

Segundo moradores no entorno da Praça Lauro Farani, popular Rua da Estação, em Brumado, há cerca de oito dias um caminhão teria batido em um poste na localidade deixando a base do mesmo comprometida. O poste está pendurado apenas por fios de alta tensão. Os populares temem que com o peso o poste caia, rompa os fios e cause um grave curto circuito na localidade, além de poder atingir os moradores ou os produtos eletrônicos nas residências. Ao site Brumado Notícias, os residentes disseram que o acidente aconteceu durante a madrugada da última quinta-feira (19). O caminhoneiro fugiu sem arcar com os prejuízos, não sendo localizado nem pelo setor de iluminação pública da prefeitura. Os populares disseram ainda que uma equipe técnica da empreiteira que presta serviços de manutenção de rede para a Coelba já compareceu ao local, mas nada fez desde então.

25 Mar 2015 - 18:00h

A Secretaria Municipal de Obras e Saneamento da cidade de Caculé está realizando a recuperação das estradas vicinais da zona rural do município. Através de recursos da própria prefeitura, o governo municipal está alargando, roçando e cascalhando as estradas. As vias de acesso às regiões de Mandacaruzinho, Barra da Onça e Passagem dos Carneiros já estão sendo recuperadas. Em breve serão realizadas as estradas que ligam a comunidade da Capivara e Riacho da Pedra, Marruaz e Alecrim, Mucambo e BA 617 (saída para o município de Ibiassucê), dentre outras. A obra vai proporcionar aos agricultores familiares mais segurança nas estradas e melhor acesso para a comercialização e também para o transporte escolar.

25 Mar 2015 - 17:30h

A onda de assaltos a pequenos comércios nos Bairros São Félix e Malhada Branca, em Brumado, tem causado medo nos comerciantes das localidades, tanto que a maioria foi obrigada a instalar grades nas portas de entrada de seus estabelecimentos a fim de tentar inibir a ação dos assaltantes. Um comerciante que já havia sofrido onze assaltos nos dois últimos anos voltou a ser vítima na noite da última segunda-feira (23). Na ocasião, os bandidos renderam o proprietário, seu filho e os clientes, obrigando todos a ficarem deitados no chão enquanto eles roubavam o estabelecimento. 

Na manhã desta quarta-feira (25), o site Brumado Notícias registrou o momento em que uma cliente e sua filha tiveram de aguardar o atendimento na calçada de um estabelecimento, que aderiu a instalação da grade. “É incômodo para os nossos clientes e para nós, pois gostamos do atendimento personalizado e o cliente gosta e tem o direito de escolher o que quer levar para casa, mas como já fomos vítimas por diversas vezes apelamos pelo improviso da grade. Se o estado não fornece policiamento suficiente para nos garantir a segurança, então somos obrigados a nos adaptar as circunstâncias e criar nossos próprios mecanismos de defesa. Sei que é um paliativo, mas não podemos aceitar o assalto como algo normal sem nada fazermos. Ou utilizamos as grades ou fechamos o comércio por falência provocada por assaltos”, desabafou um comerciante a nossa reportagem.

25 Mar 2015 - 17:00h

Está no ar a promoção 48 horas de loucuras, promovida pela Suprema Refrigerações. Na loja, você pode adquirir os melhores produtos pelo melhor preço durante 48 horas. Isso mesmo! Não perca essa chance e compre logo um ar-condicionado Electrolux Split 9.000 Btus Frio por R$ 1044,05 à vista no boleto. Você também pode comprar a prazo em dez vezes. Acesse www.supremaice.com.br e conheça toda linha de produtos da loja, que fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para outras informações, ligue (77) 3441-1786. Não perca tempo e adquira logo o seu aparelho de ar-condicionado para amenizar as altas temperaturas.

25 Mar 2015 - 16:30h

Em Brumado, o SineBahia acaba de abrir vagas para mecânico em refrigeração (ter experiência e 2º grau completo ), auxiliar de mecânico em refrigeração (ter experiência e 2º grau completo), agente funerário, técnico em enfermagem, alinhador de pneus, borracheiro, professor de inglês, soldador e supervisor de manutenção mecânica. Os interessados devem procurar o SineBahia Brumado, que fica localizado no Sac Brumado, na Avenida Exupério Pinheiro Canguçu, 300, em frente ao Shopping Áppio Cardoso. Para esclarecimento de eventuais dúvidas, ligue para (77) 3453-1744.

25 Mar 2015 - 16:00h

Após nota dos médicos da rede municipal de saúde falando acerca das contratações dos serviços no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, a Secretaria de Saúde de Brumado resolveu se manifestar. Em nota, o secretário Cláudio Feres diz que a insatisfação dos profissionais quanto ao procedimento licitatório para a contratação de novos profissionais médicos na unidade de saúde imputou responsabilidades inverídicas ao município. Feres confirmou que o contrato dos profissionais será concluído neste mês e explicou o motivo das novas contratações. “Existem médicos que trabalham tanto no hospital quanto na policlínica ou mesmo tem seus serviços contratados para atender em suas próprias clínicas. Assim, como a administração esta licitando os serviços do hospital, também realizará procedimento para o atendimento das especialidades, que ainda ocorrerá. Ou seja, os Contratos que se findarão no dia 30 de março de 2015 referente aos atendimentos da Policlínica ou serviço complementar em seus próprios estabelecimentos será(iam) aditados até a finalização do procedimento que vai ser deflagrado”, disse o secretário na nota. 

Ele ainda esclareceu que, ao ser solicitada a agenda dos médicos para o oferecimento dos serviços, que acontecem na Policlínica e em sua clinicas particulares, a administração foi surpreendida com a negativa do fornecimento dos dias dos meses vindouros. O secretário afirmou que não se trata de uma greve, mas não se pode negar um movimento da categoria de não formalizar o atendimento do mês de abril por não aceitar o desencadeamento da licitação. Na nota, Feres destaca também que a administração discorda da colocação dos profissionais médicos de que houve uma opção da realização de uma licitação ao invés de priorizar a qualidade do atendimento. “Primeiro, pelo fato de que tal qual a classe médica, a Administração Municipal havia solidificado entendimento de que a contratação dos serviços médicos especializados preenche os requisitos para a contratação direta com base na lei 8.666/93. Acontece que os órgãos de controle externo (em especial o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, o qual abriu Termo de Ocorrência em face do Município de Brumado por discordar das contratações diretas), tem entendido que os serviços deveriam se contratados através de procedimento, que conferisse competitividade, pelo que foi formatada a competição por meio de licitação”.

25 Mar 2015 - 15:30h

Após meses parada, a obra de construção do estacionamento na área do antigo Derba, no entroncamento entre a Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães e a Avenida Centenário, em Brumado, foi retomada na manhã desta quarta-feira (25). A proposta da secretaria de infraestrutura é oferecer mais 23 vagas comuns para carros populares em 45° e mais duas com rampa de acessibilidade para portadores de deficiências nas duas extremidades da obra. Além disso, o estacionamento contará com calçada para pedestres e pequenos canteiros com área verde. O local também receberá sinalização horizontal de limite de faixa e sinalização vertical com placas de iluminação. Com a nova área, a prefeitura espera conseguir desafogar o trecho, que tem um dos maiores fluxos de veículos e busca por estacionamento no centro comercial.

25 Mar 2015 - 15:00h

Uma operação conjunta realizada pela polícia militar e civil da cidade de Ibicoara, no sudoeste baiano, resultou na localização de uma plantação de maconha com nove pés, além de mais quatro mudas sem germinação. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, as mudas estavam armazenadas em vasilhames e sacos plásticos. O responsável pela plantação está sendo investigado e a prisão preventiva do traficante já foi pedida diante da prova material do crime. Os pés de maconha foram apresentados na delegacia de Ibicoara para o delegado Alex Wendel. Além disso, foi expedido guia de exame pericial do material apreendido.

25 Mar 2015 - 14:30h

A escuta social do Plano Plurianual Participativo - PPA 2016-2019 será realizada em Caetité nesta quinta-feira (26). O evento reunirá representantes dos Colegiados de Desenvolvimento Territorial (CODETER´s) dos municípios que integram o Território do Sertão Produtivo. O PPA faz parte do ciclo de reuniões que a Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan) realiza entre os meses de março e abril nos 27 Territórios de Identidade do estado para discutir as propostas que estarão no plano do governo estadual para os próximos quatro anos. O plano é o instrumento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual, considerando as despesas de capital e outras delas decorrentes, e as relativas aos programas de duração continuada. O ponto de partida dos trabalhos para elaboração do PPA Participativo 2016-2019 é o Programa de Governo Participativo (PGP). O documento é o plano do governo Rui Costa, elaborado ao longo de seis meses, no ano passado, durante os quais foram realizadas consultas nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, com a presença de aproximadamente 50 mil pessoas. As sugestões apresentadas indicaram as ações e políticas públicas a serem adotadas no plano de governo. As informações do PGP, bem como as coletadas nas duas versões anteriores do PPA-P, serão submetidas à validação dos CODETER´s dos Territórios de Identidade durante as escutas realizadas em março e abril.

25 Mar 2015 - 14:00h

A diretoria do Sindicato dos Mineradores decidiu apresentar denúncia por assédio moral e práticas antissindicais contra a empresa mineradora Ibar Nordeste. A representação foi protocolada no Escritório do Ministério Público do Trabalho (MPT) na última sexta-feira (20), em Vitória da Conquista. Segundo o presidente da entidade, José Santana de Andrade, na petição, o sindicato relata que, após sua nova gestão, “a empresa está adotando práticas que remontam aos tempos da ditadura, vez que demitiu parentes de dirigentes sindicais, está pressionando trabalhadores para se desfiliarem do sindicato e fazendo transferência de dirigentes do Sindmine para setores alheios a sua atuação profissional dentro da empresa”. O dirigente Gilberto Costa destacou que as ações são represálias por causa da paralisação dos trabalhadores por melhores salários e condições de trabalho durante a última campanha salarial. Na representação, o Sindmineradores requer providências para reverter as arbitrariedades que vêm sendo adotadas pela empresa no município. Na próxima semana, outra denúncia com o mesmo conteúdo  será apresentada a OIT - Organização Internacional do Trabalho, em Brasília.