Achei Sudoeste

15 Jul 2013 - 19:25h

Na madrugada do último domingo (14), um homem foi detido na cidade de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, por porte de arma de fogo. Segundo registro de ocorrência policial, um homem estava ameaçando uma suposta vítima, que o imobilizou, e a arma disparou, não atingindo ninguém. O homem conseguiu se soltar da imobilização e, ao ver a guarnição da polícia, tentou se desfazer da arma. Entretanto, os policiais o flagraram com o revólver calibre 38, o qual tinha a numeração raspada e quatro cartuchos intactos. Ele foi encaminhado para a delegacia de Brumado, onde deve prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.

15 Jul 2013 - 19:18h

Esta segunda-feira (15) foi de muita espera para as centenas de brumadenses cadastrados no programa municipal Avante sertanejo. Durante toda a manhã e tarde, uma imensa fila se formou no prédio do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (SEMAC), onde os beneficiados participam frequentemente de diversos treinamentos profissionais. O programa garante ainda aos beneficiados o recebimento, no final de cada mês, de uma cesta básica, como forma de incentivo para participar dos treinamentos. E mesmo com a demora, os brumadenses permaneceram aguardando atendimento com documentos em mãos. 

15 Jul 2013 - 16:10h

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Caetité, Álvaro Montenegro (PR), está sendo defendido pela Maurício Vasconcelos Sociedade de Advogados da condenação dada pela Justiça Federal – pena de 2 anos e 4 meses de prisão. Atuando no caso, Fabiano e Maurício Vasconcelos que assumiram a causa nesta segunda-feira (15) enviaram uma nota ao site Brumado Notícias com esclarecimentos da situação de Montenegro. A primeira informação dada por eles foi que a condenação do presidente da Câmara de Caetité não se deu por conta da suposta prática de furto de energia. “Mas sim pelo delito previsto na Lei de Telecomunicações (Lei nº 9.472/1997), ou seja, exploração de rádio sem autorização legal”, escreveram. De acordo com os advogados, Álvaro Montenegro respondeu a esse processo por ser presidente de Associação de Moradores que administra a rádio comunitária. “O Juiz da 17ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia absolveu-o das acusações, pois entendeu não haver materialidade delitiva ante a inexistência de dano”, disseram. Ainda de acordo com os defensores do parlamentar, “não houve condenação a perda de mandato eletivo, ou seja, a decisão condenatória não determinou a perda do mandato do vereador em questão”, garantiram. Maurício Vasconcelos Sociedade de Advogados encerrou o texto afirmando que já está tomando todas as medidas jurídicas visando combater a decisão condenatória e seus efeitos.

15 Jul 2013 - 15:27h

O Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro foi palco, durante o último fim de semana, do Congresso de Distritos das Testemunhas de Jeová. Mais de 1.400 congressistas, vindos dos mais de 20 municípios que compõem o Distrito, prestaram atenção ao tema central do evento, ‘A Palavra de Deus é a Verdade’. Nos três dias (12, 13 e 14/07) do encontro, mais de 50 apresentações sobre diversos assuntos – não somente doutrinais, mas também lembretes bíblicos que visam o bem estar familiar e social – sensibilizaram as fieis testemunhas. E como um dos principais focos desses religiosos é a pregação de casa em casa, foram lançadas novas publicações direcionada ao público, relacionadas à mensagem bíblica. Também foi difundido no Congresso um DVD que narra uma versão atual da parábola de Jesus sobre o filho pródigo. Ao final do evento, no domingo, as crianças participantes foram presenteadas com uma cartilha, com o título ‘Minhas Primeiras Lições da Bíblia’. Mas um dos pontos altos do Congresso foi mesmo a dramatização da história de Ester, na qual foi montado um cenário com membros da congregação caracterizados representando a passagem bíblica. Ancião das Testemunhas de Jeová em Abaíra, Joaquim Fábio Magalhães contou ao site Brumado Notícias que apreciou bastante o evento. “Foi marcante, percebemos uma alta qualidade no ensino Divino. Tivemos uma grande alegria de estarmos aqui reunidos com nossos irmãos na fé, parentes amigos e visitante para usufruirmos juntos deste banquete espiritual”, falou.

15 Jul 2013 - 14:40h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seção do Estado da Bahia vai realizar, nos próximos dias 25 a 27 de julho, o Encontro Sertanejo de Advogados em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. O evento deve reunir profissionais de toda a região e contar ainda com a participação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Bahia, Luiz Viana Queiroz, do presidente da subseção de Vitória da Conquista, Gutemberg Macedo e do presidente da OAB – Subseção Brumado, Osvaldo Luiz Laranjeira. Durante o encontro, diversos temas serão debatidos, como ‘A Tributação da Sociedade de Advogados’, ‘Os Novos Direitos dos Empregados Domésticos’, ‘A Reforma Política’ e ‘Dignidade dos honorários Advocatícios’. Para participar, é preciso acessar o site www.oab-ba.com.br . As inscrições são gratuitas e limitadas. Outras informações podem ser adquiridas através do telefone (71) 3329-8940.

15 Jul 2013 - 14:22h

Deputados que preparam o projeto de reforma política não têm consenso sobre a manutenção da reeleição para cargos do Executivo. O G1 ouviu 13 dos 14 deputados indicados para o grupo de trabalho da Câmara sobre o tema. Destes, sete são contra a reeleição, quatro são a favor e dois disseram que ainda não têm posição definida. Formado na semana passada, o grupo terá 90 dias para elaborar o projeto que pode mexer nas campanhas, na maneira de votar, na forma de representação e na atuação política dos eleitos dentro do Congresso. Para ser implementada em uma eleição, uma nova regra no sistema político e eleitoral brasileiro precisa ser sancionada ou promulgada com pelo menos um ano de antecedência. Os líderes partidários da Câmara descartaram alterar as regras para as eleições de 2014. Dos deputados do grupo da reforma política, Júlio Delgado (PSB-MG), Luciano Castro (PR-RR), Marcelo Castro (PMDB-PI), Marcus Pestana (PSDB-MG), Rodrigo Maia (DEM-RJ), Sandro Alex (PPS-PR) e Antônio Brito (PTB-BA) se manifestaram contra a reeleição. Maia, Delgado, Pestana, Alex e Brito defendem a ampliação do mandato de 4 para 5 anos com o fim da reeleição. Esperidião Amin (PP-SC), Henrique Fontana (PT-RS), Leonardo Gadelha (PSC-PB) e Miro Teixeira (PDT-RJ) disseram que são favoráveis à manutenção do sistema atual. Manuela D´Ávila (PC do B-RS) e Guilherme Campos (PSD-SP) disseram que seus partidos ainda não têm posição formada e por isso não quiseram emitir opinião. “O partido entende que poderia ter uma só eleição com maior tempo de mandato, de 5 ou 6 anos. O partido prefere período de mandato maior e o fim da reeleição”, disse o deputado federal baiano, Antônio Brito. As informações são do G1.

15 Jul 2013 - 13:45h

O Curso Técnico em Mineração do IFBA-Brumado está realizando a 3ª chamado dos aprovados no vestibular da instituição. A data de matrícula será nos próximos dias 16, 17 e 18 de julho, das 09 às 11 horas e das 15 às 17h30. Os selecionados deverão comparecer ao IFBA-Brumado, situado na Rua Antônio Carlos Magalhães s/n - prédio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), 1º andar - portando todos os documentos necessários – documento de identidade oficial; certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, acompanhado de histórico escolar completo; certidão de nascimento ou casamento; 04 fotos 3x4 recentes; título de eleitor com comprovante de votação na última eleição; comprovante de vacinação antitetânica; CPF; Ficha “Registro de Aluno” devidamente preenchida, fornecida pela Coordenação de Registros Escolares do Ifba; e, no caso de homens, prova de quitação com o serviço militar. Só serão validadas as matrículas de alunos que tiverem concluído o Ensino Médio, não existindo a possibilidade de concomitância. E o estudante que não cumprir qualquer das etapas de efetivação no prazo estipulado terá a matrícula cancelada. Também perderá o direito à vaga o aprovado que não comparecer na data e horário citados. Clique aqui e veja a relação dos aprovados. 

15 Jul 2013 - 11:36h

Na manhã desta segunda-feira (15), por volta das 8h30, investigadores da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) prenderam, na zona rural de Vitória da Conquista, o pai acusado de ter abusado sexualmente da sua filha. Márcio de Jesus Santos, 43 anos, estava na cabeceira da Jiboia, próximo da Limeira, quando os policiais o encontraram e o conduziram para o Plantão de Polícia. Como já existia um mandado de prisão preventiva em aberto contra Márcio, oriundo da comarca de Vitória da Conquista, da 3ª Vara Criminal, ele foi levado para fazer exame de corpo e delito no DPT (Departamento de Polícia Técnica) e encaminhado, depois, à custódia do Presídio Nilton Gonçalves.

15 Jul 2013 - 10:32h

O internauta do site Brumado Notícias Júlio César que passava pelo local do acidente ocorrido na BA-148 no início da manhã de hoje, segunda-feira (15) e nos contou que a vítima fatal é de Livramento de Nossa Senhora. De acordo com o internauta, o livramentense João Júlio estava trafegando a rodovia estadual em uma motocicleta vermelha (placa JLL-4679, de Livramento de Nossa Senhora), quando, ao tentar fazer uma manobra para entrar numa estrada vicinal, foi atingindo por um carro (placa JRK-0875, de Brumado). A condutora do veículo era uma mulher e até o momento sua identidade é desconhecida. “A colisão foi tão brutal que o homem ficou irreconhecível e parte do corpo foi mutilada. Parecia cena de filme de terror, nunca vida nada igual”, narrou o Júlio. O SAMU 192 foi chamado para socorrer a motorista do carro. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e a Polícia Técnica de Brumado foram ao local para registrar o acidente, fazer perícia e levantamento cadavérico. O corpo do homem foi levado ao IML de Brumado.


Fotos: Júlio César/Brumado Notícias

15 Jul 2013 - 10:15h

Na noite do último sábado (13), cerca de mil cisternas foram destruídas durante um incêndio na cidade de Maracás, no sudoeste baiano. As caixas d’água estavam em um terreno na Avenida Senador Luís Viana Filho, na localidade conhecida como Pioneira, e, de acordo com a Polícia Militar, o fogo se alastrou rapidamente no local. O prefeito de Maracás, Paulo dos Anjos (PT), conta que o incêndio começou por volta das 20h30 e logo as chamas atingiram 20 metros de altura. Anjos acredita que o incêndio foi criminoso, provocado com gasolina. A prefeitura municipal fez o boletim de ocorrência no mesmo dia, e está aguardando resultado da perícia. De todas as cisternas armazenadas no terreno, pouco mais de 200 foram salvas. Para apagar o fogo, bombeiros de Jequié, cidade distante 90 quilômetros da cidade, foram chamados. Segundo a prefeitura municipal, as caixas d’água, feitas em polietileno, estavam no local há pelo menos 40 dias e seriam doadas para moradores de regiões afetadas pela seca. O gestor explicou que as famílias contempladas ainda estavam sendo cadastradas e que o equipamento seria entregue no próximo dia 16 de julho.

15 Jul 2013 - 09:42h

Foram abertas nesta segunda-feira (15) as inscrições para o processo seletivo simplificado da Secretaria de Educação da Bahia. A pasta está oferecendo 92 vagas para contratação temporária de profissionais de nível médio e superior, com salários variando entre R$ 1.144,38 a R$ 2.422,03, mais auxílio refeição no valor de R$ 9,00 e auxílio transporte. Os candidatos às vagas poderão se inscrever no site selecao.educacao.ba.gov.br a partir das 10 horas de hoje (15) até as 10 horas do próximo dia 22 de julho. Os participantes do processo irão ser selecionados através de uma etapa, análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório, aplicada a todas as funções. A validade desse processo é de um ano, prorrogável por igual período. O resultado final e a homologação serão divulgados no Diário Oficial do Estado da Bahia. A Secretaria irá contratar através do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e nenhum dos contratados poderá ter atuado por 48 meses nesse regime no Poder Executivo do Estado. Brumado, Jequié, Itapetinga, Vitória da Conquista, Irecê, Ibotirama e Guanambi estão entre as cidades que têm vaga na Secretaria de Educação, para a função de Gestão Administrativa da DIREC.

15 Jul 2013 - 08:55h

Uma cadela da raça boxer fugiu, na noite do último sábado (14), de sua casa na Avenida Otávio Mangabeira em Brumado. O animal atende pelo nome de Jade. Quem encontrá-la ou tiver informações da cadela pode entrar em contato pelo telefone (77) 9997-2785. A pessoa que localizar Jade será bem gratificada.

15 Jul 2013 - 07:43h

Um homem morreu após um acidente entre sua motocicleta e um carro enquanto trafegava na BA-148, trecho entre o município de Dom Basílio e a comunidade de Fazendinha, no início da manhã desta segunda-feira (15). As primeiras informações, passadas por testemunhas ao site Brumado Notícias, dão conta de que a motocicleta tem placa de Dom Basílio e o carro é de Brumado. Segundo relatos dessas pessoas, a colisão entre os envolvidos foi tão chocante que o motociclista teve parte do corpo mutilado. Neste momento o trânsito no local está interrompido e a nossa reportagem apura mais detalhes acerca do acidente.

14 Jul 2013 - 18:28h

Na noite de ontem, sábado (13), três dos oitos presos da Delegacia de Polícia de Caculé, no sudoeste baiano, fugiram. Era por volta das 19 horas quando eles serraram as grades da área de sol e escaparam da prisão. Um dos fugitivos, Edson Dias dos Santos, se entregou ontem mesmo. Ele tinha sido preso no dia 09 de julho por roubo. Outro foragido é Agnaldo Ferreira Oliveira, que cumpria pena por estupro desde 2011. Em fuga, Agnaldo foi à localidade de Suçuarana em Guajeru e ateou fogo da casa onde residia com sua família. A ex-mulher e a filha do detendo não residem mais na residência incendiada.  O terceiro fugitivo é conhecido como Marcelinho. Acusado de ser traficante de drogas, ele estava preso há 30 dias. Os policiais de Caculé ainda não tem notícias sobre onde ele possa estar.

14 Jul 2013 - 17:20h

Neste domingo (14), um dado alarmante para a Polícia Militar da Bahia foi divulgado: os soldados estão no limite entre o sobrepeso e a obesidade. De acordo com um estudo obtido pelo jornal Correio, a média do Índice de Massa Corporal (IMC) dos policiais é de 29,5 kg/m². A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que com IMC acima de 29,9 kg/m² uma pessoa já pode ser considerada como obesa nível um. Para avaliar se a tropa estava ou não em forma, o Departamento de Saúde (DS) da corporação se baseou em quatro diferentes informações dos policiais: a fase de admissão, mudanças de patentes (promoções), cursos internos e externos e atendimentos médicos. Com a constatação dessa quase obesidade, o coordenador do DS, coronel Nelson Ribeiro afirmou que a prioridade é readequar o IMC dos soldados.

14 Jul 2013 - 17:10h

De acordo com dados do cadastro único do Brasil Sem Miséria, programa do Governo Federal, 429.630 famílias do semiárido brasileiro não possuem cisternas. E mesmo vivendo a pior seca dos últimos 50 anos, provavelmente essas famílias não têm acesso à água. E para tentar amenizar essa situação, o Governo Federal publicou no último dia 05 o decreto 8.038 para regulamentar o Programa Cisternas – o qual prevê garantias de fornecimento de água para consumo humano e para produção de alimentos. Em 2003 o governo criou um algo parecido, o Programa Um Milhão de Cisternas, que pretendia levar, até 2008, cisternas para todas as famílias do semiárido. Mas a meta não foi cumprida, sendo criado então, em 2011 o Água Para Todos. Nesse último, o objetivo era entregar 750 mil cisternas até 2014 – 42% delas já estão com famílias, segundo o Ministério da Integração Nacional.  Com esse equipamento, é possível acumular a água da chuva, o que não tem acontecido, e guardar a água recebida dos carros-pipa. Embora possuindo as cisternas, ainda é difícil saber se estão sendo abastecidas: os carros-pipa não conseguem ir às comunidades mais isoladas. As informações são do G1.

14 Jul 2013 - 14:29h

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), tem demonstrado que Brumado é uma cidade esquecida para ele. Isso porque, a última visita do petista foi em 2010, época em que comemorava a sua reeleição. Mas a ida à capital do minério nesse ano foi, principalmente, para pedir votos para a Dilma Rousseff (PT), então ainda candidata à presidência do Brasil. Quase três anos se foram e Wagner praticamente não pisou no município – ao viajar para acompanhar o velório do ex-prefeito de Jussiape, Procópio Alencar (PDT) e sua esposa, Jandira Alencar, apenas passou por Brumado. E para a população brumadense, este segundo mandato de Wagner está sendo marcado por promessas, como a da vinda de uma cadeia pública, a segunda etapa da Barragem de Cristalândia e a do tão sonhado esgotamento sanitário. Enquanto o governador ‘sumiu’ de Brumado, em municípios como Vitória da Conquista ele tem ‘aparecido’ com frequência entregando obras importantes. Faltando cerca de um ano e meio para acabar seu mandato, o povo da capital do minério ainda espera que até lá o petista anuncie e entregue as obras citadas, cumprindo as promessas feitas. A esperança é que não sejam feitos apenas ‘paliativos’, visando angariar votos para o candidato do PT nas eleições estaduais e como forma de dar uma reposta para ofuscar a inoperância da sua gestão em Brumado.

14 Jul 2013 - 12:12h

A Prefeitura Municipal de Macaúbas, no sudoeste baiano, cumprindo determinação do Ministério Público, retirou dezenas de animais das rodovias e do centro urbano da cidade. Na época, os animais foram levados para um curral alugado pela Administração Municipal, localizado na comunidade de Catolés. Entretanto, de acordo com denúncias, tais animais estão sendo sofrendo maus tratos no local. Um morador, que vive próximo ao curral, declarou que eles passam fome, pois nunca viu pessoas os alimentando. Ele também informou que não passou por lá nenhum tratador para verificar o estado de saúde dos bichos.

14 Jul 2013 - 11:22h

Durante a apresentação do Programa ‘Mais Médicos’ do Governo Federal, 08 de julho, o ministro da Educação, Aloísio Mercadante anunciou que a partir de 2015 os estudantes de medicina farão dois anos de estágio, obrigatoriamente, no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa mudança na carga horária dos estudantes fará com que os cursos da área em universidades públicas e privadas passem a durar 8 anos. Mas, de acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o objetivo dessa medida é melhorar a formação do estudante e não suprimento de médicos – como visa o ‘Mais Médicos’. “Queremos que esse médico tenha uma formação melhor, mais preparada, com imersão e um banho da realidade de saúde da nossa população”, explicou Padilha na última sexta-feira (12). O ministrou garantiu ainda que os estudantes participantes desse estágio não serão enviados a lugares onde faltam médicos. “Esse período será ligado ao curso no qual ele está sendo formado, então ele continua na cidade, em unidades ligadas à universidade. Não é igual serviço social obrigatório, onde ele vai trabalhar em outra região”, afirmou. Os estágios, segundo a medida federal, só devem começar a partir de 2021, quando a primeira turma de estudantes com o novo currículo entrar no sétimo período do curso. Além disso, nesses dois anos de estágio, os estudantes serão remunerados e os que estudam na rede privada não pagarão mensalidade.

14 Jul 2013 - 10:15h

Em 2011, a Agência Brasil fez um levantamento sobre homicídios e verificou que nesse ano 35.207 cidadãos negros foram assassinados no país. Com o estudo, baseado em dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, pôde-se concluir que a taxa de homicídios a negros aumentou 9% em relação a cinco anos antes, quando ocorreram 29.925 casos. Entretanto, enquanto os negros estão mais vulneráveis, a taxa de homicídios de brancos caiu 13%: em 2006 foram 15.753 assassinatos e 13.895 em 2011. Seguindo esses cálculos, a probabilidade de um negro, seja ele preto ou pardo, ser vítima desse tipo de crime no Brasil é 2,4 vezes maior do que a de um branco, sendo que em 2006 era 1,9.