Achei Sudoeste

05 Mar 2014 - 18:30h

O presidente da comissão organizadora do carnaval de Brumado, Miguel Lima Dias, falou sobre a ausência dos blocos na avenida. Segundo ele, neste ano, os tradicionais blocos da festa na cidade não tiveram tempo hábil de se preparar para participar do circuito. “Em apenas sessenta dias nós montamos esse carnaval. Então, os blocos não tiveram o tempo necessário para montarem uma estrutura para participarem do carnaval”, explicou Miguel. O presidente garantiu que, em 2015, os blocos participarão da folia, a fim de abrilhantar ainda mais a festa. “Brumado vai retornar ao que era: com carnaval, blocos, trios elétricos, com o povo alegre, e o prefeito satisfeito”, concluiu Dias, que declarou que os preparativos para o CarnaBrumado 2015 já começam hoje (05).

05 Mar 2014 - 17:40h

Dentre as diversas autoridades que prestigiaram o Carnaval 2014 em Brumado, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) também marcou presença na folia. Acompanhado de sua família, da vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB), e do diretor de biodiversidade do Inema, Leonardo Vasconcelos (SDD), o parlamentar percorreu o circuito da folia e ainda esteve presente no Camarote Central. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o deputado ressaltou o resgate da folia na cidade e ainda parabenizou o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) pela qualidade do evento. “O povo precisava do retorno em grande estilo como foi o CarnaBrumado 2014. O prefeito não é meu aliado político, mas fez uma festa do nível que Brumado merece e isso temos que reconhecer”, disse. Ele ainda colocou o seu mandato parlamentar à disposição da administração municipal para desenvolver ações em prol da população brumadense. “O meu gabinete está à disposição do prefeito de Brumado e qualquer liderança que queira buscar benefícios para a cidade. Tenho uma admiração grande por este município, no qual tenho vários amigos”.

05 Mar 2014 - 17:00h

Ainda na manhã desta quarta-feira (05), uma equipe de montagem a serviço da prefeitura de Brumado começou a desmontar a estrutura do circuito da folia nas praças Capitão Francisco de Souza Meira e Armindo Azevedo. Mesmo após os cinco dias de festa, algumas lojas dentro do circuito abriram as portas. Os bancos atenderam normalmente hoje (05) e a rotina do município vai voltando à normalidade na capital do minério.

05 Mar 2014 - 16:00h

Na última terça-feira (04), aconteceu o último dia do carnaval de Brumado. O evento foi marcado por muita alegria e animação. As bandas Tchuko Baiano, Sem Limite, Hit Bichão, O Atropelo, Oz Karas de Saia, Pressão da Bahia, e Magnatas ditaram o ritmo da folia. No coreto da praça, a festa ficou por conta do DJ Pantera, Lira Ceciliana e Chão da Praça. Confira aqui as fotos da despedida do CarnaBrumado 2014.

05 Mar 2014 - 14:45h

A música de Márcio Victor, da banda Psirico, está sendo sucesso em todo o Brasil e vem a cada dia conquistando ainda mais o público. Durante o CarnaBrumado 2014, o Lepo Lepo foi a música mais tocada por todas as bandas que se apresentaram no circuito da folia. A banda brumadense Orgulho do Samba, comandada pelo vocalista Tiago Pitbull, cantou a canção por diversas vezes durante suas apresentações, sempre atendendo a pedidos do público. O Lepo Lepo marcou o Carnaval 2014, não só em Brumado, mas em todo o Brasil, principalmente na folia da capital baiana.

05 Mar 2014 - 13:20h

O CarnaBrumado 2014 teve seu último dia de festa realizado na última terça-feira (04). O site Brumado Notícias conversou com alguns foliões para saber o que eles acharam do evento e da organização da folia. Para o brumadense Vanderli Alves, o carnaval deste ano foi o melhor da última década. Ele elogiou o trabalho do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), da comissão organizadora e o clima de paz que reinou na folia. Já o folião Isaac Ribas destacou a qualidade das bandas que se apresentaram no corredor da folia e a alegria do povo. Por fim, as brumadenses Leiliane Barreto e Elza Cristina se disseram surpresas com a organização e segurança do evento. Elas chamaram a atenção para a presença constante da polícia no circuito e o fato de este ter sido fechado.

05 Mar 2014 - 13:10h

A banda Magnatas se apresentou durante os cinco dias de festa do carnaval de Brumado. O baterista Sérgio Murilo falou sobre o evento e a participação da banda em entrevista ao Brumado Notícias. Murilo destacou a receptividade do público, que, segundo ele, sempre apoiou a banda. “Quando a banda entra na avenida, a gente sente o prazer do folião, principalmente do brumadense. É uma energia tão positiva que nós procuramos fazer o melhor possível para agradar o brumadense e os visitantes”, disse ele. Sobre o resgate da folia e a promessa de realização da festa nos próximos anos, o baterista afirmou que a população da cidade merece uma festa desse porte e que a tradição não pode ser perdida.

05 Mar 2014 - 13:00h

Um dos grandes destaques do CarnaBrumado 2014 foi a festa da terceira idade, que aconteceu no coreto da praça durante os cinco dias de evento. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a presidente do grupo da terceira idade, Nely Silva Pinto, disse que ficou feliz com a realização da festa, que, segundo ela, representa o resgate da autoestima dos idosos. Presente na folia da melhor idade e integrante do grupo, a locutora Célia Dias fez questão de agradecer ao prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e a todos que contribuíram direta ou indiretamente para promoção da festa. “O carnaval é uma forma de externamos nossa alegria; é a expressão cultural do povo. Nós temos juventude acumulada e agradecemos a Deus por essa oportunidade de compartilhar dessa alegria”, reiterou Célia.

05 Mar 2014 - 12:50h

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente da comissão organizadora do carnaval, Miguel Lima Dias, fez um resumo de como transcorreu a festa no município. Emocionado, ele disse que ficou feliz com a presença do povo na rua e com o retorno positivo da população quanto à organização e segurança da folia. “Esse carnaval nós devemos totalmente ao prefeito Aguiberto, que assumiu o compromisso de que faria o resgate do carnaval de Brumado e cumpriu essa promessa”, declarou o presidente. Dias ainda frisou que, apesar de setores como educação, saúde e infraestrutura serem uma necessidade, o povo também precisa de lazer. “Brumado voltará a ser a cidade dos grandes carnavais”, garantiu ele. Sobre o bom comportamento dos foliões durante a festa, o presidente disse que a população estava muito ansiosa pela realização da festa e, por isso, ele acredita que o povo estava consciente de que, ao se comportar educadamente, a possibilidade de que a festa seja realizada novamente é grande. “E eles estão com a razão”, avaliou Miguel.

05 Mar 2014 - 12:40h

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Sílvio Berlink, falou sobre a realização da festa de carnaval em Brumado e a atuação da polícia, que garantiu a tranquilidade do evento. O Major disse que ficou feliz com o comportamento da população, que, segundo ele, se divertiu com “o coração desarmado”. Além da colaboração dos foliões, o Major destacou a parceria entre a polícia, a prefeitura e demais órgãos, que contribuíram para a promoção de uma festa de paz. Sobre o número de ocorrências registradas durante os cinco dias de festa, o comandante disse que foi irrisório diante do porte do evento e da multidão que passou pela praça. “O balanço é positivo”, avaliou ele.

05 Mar 2014 - 10:50h

A distribuidora de bebidas que patrocinou o CarnaBrumado fez uma estimativa de que seriam vendidos 10 mil pacotes de latinhas no circuito do carnaval, mas os foliões consumiram quase que o dobro do previsto. Segundo levantamento do empresário Welinton dos Santos Silva, o popular Tiazinha Distribuidora, foram consumidos 18 mil pacotes de cerveja e 216 mil latinhas de 350 ml da bebida durante os cinco dias de festa. Ainda segundo Tiazinha, a latinha estava sendo vendida por apenas R$ 2, enquanto que, em algumas barracas, três latinhas da bebida custava R$ 5. 

“Foi uma festa boa para todos. Boa para nós que fornecemos a cerveja, para os ambulantes que também conseguiram seus lucros, para os consumidores que foram pegos de surpresa com a promoção e para a prefeitura que organizou muito bem o evento. Esperamos que nos próximos anos possamos continuar a nossa parceria com a comissão do carnaval e também contribuir com a alegria dos nossos foliões”, disse o empresário ao site Brumado Notícias.

05 Mar 2014 - 10:40h

Após confirmar a realização do CarnaBrumado 2015, a popularidade do prefeito Aguiberto Lima (SDD) cresceu entre os munícipes. Em uma breve enquete realizada pela nossa reportagem no circuito do carnaval, os foliões avaliaram a atual administração e apontaram que o gestor está no caminho certo. Veja algumas opiniões colhidas durante a folia: “A prefeitura está se reencontrando com a população. É claro que o carnaval não é tudo, mas o prefeito acertou em trazer de volta a nossa festa”, disse a brumadense Nelma Alves. “Concordo quando ele disse que não passamos só com areia e terra, mas esperamos que o prefeito possa dar melhor atenção a nossa saúde. No geral, ele está indo bem sim”, opinou Betânia Rocha. “Essa é a nossa festa, a nossa tradição. Sabemos que temos muitas necessidades em nossa cidade, mas não podemos deixar de dar atenção ao nosso lazer. O prefeito está no caminho certo e esperamos ter um carnaval ainda melhor nos próximos anos”, comentou a ambulante Evani de Jesus. Cerca de 30 foliões foram entrevistados durante os cinco dias de festa.

05 Mar 2014 - 10:30h

Mantendo a tradição, a baiana Dete do Acarajé encerrou as atividades no CarnaBrumado 2014 distribuindo acarajés para os garis na madrugada desta quarta-feira (06). Embora muitos fregueses comparecessem à barraca para comprar o quitute, a baiana encerrou as vendas, pois os últimos acarajés eram dos garis. “Faço questão de me lembrar deles porque o nosso carnaval só é bonito porque temos esse pessoal que arregaça as mangas e sua a camisa para manter as praças limpas. Esse ano eles foram ainda melhores com toda a atenção que deram aos banheiros durante todos os dias da festa. Com esse gesto também quero parabenizar a polícia militar que foi brilhante na nossa segurança, a Miguel Lima Dias, Beto Bonelly e toda a comissão, que deram um show na organização desse carnaval. Parabenizo também o prefeito Aguiberto Lima Dias pela iniciativa que traz de volta a alegria para a nossa terra. Parabéns, Brumado por termos de volta o nosso carnaval”, disse Dona Dete ao site Brumado Notícias.

05 Mar 2014 - 10:20h

Já era 05h da madrugada e os foliões ainda pulavam carnaval em Brumado ao som das bandas Magnatas e Pressão da Bahia, que fizeram o encontro dos trios na Praça Armindo Azevedo. A emoção tomou conta dos presentes com a despedida da festa, que já deixou saudade nos foliões. Cansados, eles ainda encontraram fôlego para pular e cantar as últimas músicas. “Ano que vem tem mais, CarnaBrumado 2015, já estamos à espera!”, disse a vocalista Daiane Rocha, da Banda Magnatas.

04 Mar 2014 - 20:55h

Nesta terça-feira (04), os blocos Mirim Legal e Baby Germes circularam na avenida fazendo a alegria da criançada. A banda Sem Limite cantou sucessos que animaram pais e filhos. Fantasiados, os pimpolhos se esbaldaram no circuito da folia. Veja aqui as fotos da folia da criançada.

04 Mar 2014 - 14:15h

O empresário da banda Capitão Axé, Marcelo Viana, disse em telefonema ao site Brumado Notícias que o Carnaval 2014 da capital do minério está sendo o mais organizado de sua história. Segundo ele, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e o produtor Beto Bonelly estão de parabéns pela estrutura montada e pela tranquilidade do evento. “Aguiberto e Bonelly estão conseguindo, apesar das dificuldades, organizar um mega carnaval do nível que a cidade de Brumado merece”, disse. Viana ainda ressaltou o convite da comissão organizadora para a apresentação da banda, que para muitos os presentes no circuito da folia foi uma das grandes atrações do CarnaBrumado 2014. “Agradeço a toda a equipe envolvida nesta grande festa e esperamos já com o anúncio do prefeito para o Carnaval 2015 que novamente estejamos na grade de programação, pois Brumado com certeza voltará a ter o segundo melhor carnaval da Bahia, perdendo apenas para o de Salvador”, finalizou.

04 Mar 2014 - 13:20h

Pesquisa Datafolha publicada no último domingo (02) revela que o eleitorado da presidente Dilma Rousseff (PT) é composto por pessoas entre 25 e 34 anos, com pouca escolaridade, renda familiar de até R$ 1.448 (51%) e mora no Nordeste. Quanto à escolaridade, 44% deles têm apenas ensino fundamental, 44% concluíram o ensino médio e apenas 12% terminaram o ensino superior. De acordo com a mesma pesquisa, o eleitorado da ex-ministra Marina Silva (PSB) é composto por 30% de eleitores com ensino superior. Além disso, está concentrado em cidades com mais de 500 mil habitantes do Sudeste. A maior parte são mulheres, jovens de até 24 anos e renda acima de R$ 3.620 (cinco salários mínimos). A pesquisa revelou também que 57% dos eleitores do senador Aécio Neves (PSDB) são homens (57%) e moram no Sudeste (57%), têm renda superior a três salários mínimos (R$ 2.172) e têm ensino superior completo. O eleitor do governador do Pernambuco (PSB), Eduardo Campos, tem até 24 anos e renda de três a cinco salários mínimos.

04 Mar 2014 - 12:20h

Em entrevista exclusiva concedida ao site Brumado Notícias na penúltima noite de carnaval, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) confirmou a realização do CarnaBrumado 2015. “O povo não vive só de pão e água, nem paralelo e areia. Não podemos deixar o desenvolvimento social, a educação, a saúde e a infraestrutura de lado, mas o povo merece um pouco de lazer. O carnaval de Brumado é uma festa tradicional que não foi realizada durante quatro anos, mas agora estamos resgatando o nosso compromisso”, reforçou Aguiberto, reiterando que em 2015 a festa será novamente promovida. Sobre o carnaval deste ano, o prefeito disse que tudo está transcorrendo com tranquilidade e que até hoje foram registradas apenas pequenas ocorrências. “Isso nos dá força para realizarmos o carnaval do ano que vem de forma ainda melhor”, concluiu o gestor.

04 Mar 2014 - 12:00h

Na última semana, o prefeito João Francisco (PT), da cidade de Tanhaçu, no sudoeste baiano, esteve com o Secretário da Casa Civil e pré-candidato ao Governo da Bahia, Rui Costa (PT). Na oportunidade, o gestor solicitou a liberação de verbas para reforma do Mercado Municipal. Segundo João Francisco, a obra atenderá a todos os moradores de Tanhaçu e de municípios vizinhos que frequentam a feira livre - o local encontra-se fechado por decisão da Justiça. A verba também visa reformar o estádio municipal com a construção de arquibancadas, alambrado, vestiário e gramado para que os atletas e torcedores possam ter um espaço de lazer. 

04 Mar 2014 - 11:00h

No quinto e último do carnaval de Brumado seis bandas se apresentarão no corredor da folia. Tchuko Baiano, Sem Limite, Hit Bichão, O Atropelo, Oz Karas de Saia, e Magnatas prometem fazer os foliões tirar os pés do chão. Os trios começam a tocar às 17h. No coreto da praça, a festa fica por conta do DJ Pantera, Lira Ceciliana e Chão da Praça. No local, as apresentações têm início às 17h.