Achei Sudoeste

12 Jul 2013 - 13:57h

Em homenagem ao grande evento de rock chamado Live Aid, ocorrido em 13 de julho 1985, o mundo inteiro tem comemorado a data como o Dia Mundial do Rock. E neste ano Brumado entrará para o rol de cidades que vai celebrar o dia. O Dia do Rock Brumado será no próximo sábado, dia 13, a partir das 20 horas. O evento será no alternativo Arapuca Etílico Musical Bar e terá, nesta primeira edição, a presença das bandas Rádio Ativa, Deméritus, Bruno Caires e a Massa (Brumado) e Dost (Vitória da Conquista). A entrada será 10 reais, mas quem comprar antes das 20 horas irá pagar a metade do valor.

12 Jul 2013 - 11:20h

A prefeitura de Brumado iniciou a reforma da Praça Heráclito Cardoso, inaugurada em 2010, na última terça-feira (09). Desde então, segundo queixa de populares, a praça foi abandonada pela administração do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, que não se interessou pelo local por este ter sido uma conquista da ex-deputada Marizete Pereira, seu desafeto político. Por diversas vezes, o ex-prefeito alegou que a arquitetura da praça não atendia aos padrões. Mesmo depois de três anos da inauguração, o lugar não possui água e nem energia e tem sido depredada pela ação de vândalos. De acordo com a secretaria de infraestrutura da cidade, a praça irá receber uma fonte luminosa. Além disso, a reforma, que será custeada com recursos próprios do município, terá novo piso, parque infantil em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), academia para terceira idade, readequação da acessibilidade e iluminação. Os brumadenses também cobram a reforma de praças mais antigas coma a Praça Dr. Nelson Lula (Rotary) e a Praça Pompílio Leite (Jurema). Com a restauração, a Praça Heráclito Cardoso sofrerá algumas alterações em sua arquitetura e será iluminada.

12 Jul 2013 - 11:00h

Na última quinta-feira (11), os mineradores participaram do Dia Nacional de Mobilização convocado pelas Centrais Sindicais. Sob a orientação da diretoria do Sindicato dos Mineradores, a categoria promoveu um atraso de 01 hora nas unidades industriais de Pedra Preta. À frente do movimento, estiveram o presidente José Santana e o vice-presidente Édio Pereira. Na pauta das atividades, a luta em defesa do fim do fator previdenciário que reduz drasticamente as aposentadorias; a retirada do PL 4330, que regulamenta a terceirização; a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, entre outras. Além das atividades nas portarias da fábrica, os mineradores participaram de uma caminhada que teve início em frente à Caixa Econômica Federal e seguiu até o Banco do Brasil.

12 Jul 2013 - 10:45h

A população brumadense começou a sentir o efeito do inverno nesses últimos dias e precisou usar um cobertor mais quente para dormir. Na madrugada dessa sexta-feira, 12, os termômetros estavam marcando temperatura de 15ºC. E o frio incomum em Brumado deve continuar na próxima semana. De acordo com os dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a temperatura mínima para esse fim de semana pode ser de 17ºC. Na segunda e terça-feira, dias 15 e 16, o frio vai aumentar um pouco, com a temperatura de 16ºC. Entretanto, mesmo com tempo ameno durante as primeiras horas, os dias podem seguir quentes. O CPTEC informa que em Brumado a temperatura máxima pode variar entre 29 e 31ºC de sábado à terça-feira. O sol nesses dias estará coberto por nuvens a maior parte do tempo, tendo probabilidade em até 7% de chuva.

12 Jul 2013 - 10:05h

Por volta das 6h30 desta sexta-feira (12), um grave acidente automobilístico na BR-101, próximo ao município de Muritiba, provocou a morte do pastor Jailton Simões Filho, da Igreja Assembleia de Deus de Caetité, no sudoeste baiano. Ao lado do pastor estava o presidente da Câmara Municipal de Caetité, Álvaro Montenegro (PR), 52 anos, que ficou ferido. Os dois viajavam de Salvador para Caetité e tinham saído da capital por volta das 5 horas da manhã. O pastor dirigia um veículo Gol (placa OKR-9249, de Caetité), quando, após uma ultrapassagem, o carro deslizou na pista molhada e invadiu a contramão. Na outra pista estava uma caminhonete Ford Ranger (placa NYZ-8891, de Salvador), conduzida por Mirna Ribeiro, de 27 anos. Os dois veículos acabaram colidindo frontalmente. “Estávamos numa viagem tranquila. Quando passamos por este local, o carro acabou deslizando na pista molhada. O pastor se desesperou, puxou o freio e invadiu a pista contrária”, narrou Montenegro ao site Mídia Recôncavo. A motorista da caminhonete aparentemente não sofreu ferimentos graves, mas ficou bastante abalada com o acidente. Para prestar os primeiros socorros às vítimas, três ambulâncias do Samu 192 chegaram ao local. O corpo do pastor Jailton foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Santo Antônio de Jesus. E por causa do acidente, o trânsito na rodovia federal ficou congestionado.

12 Jul 2013 - 09:20h

Na noite da última quinta-feira (11), dois homens atearam fogo no carro do secretário de obras de Livramento de Nossa Senhora, Nilson Dantas. No momento da ação, por volta das 22h30, um funcionário de uma loja que trabalhava próximo ao local onde estava o carro, mas não conseguiu identificar nenhum dos dois. Os criminosos, que estavam em uma motocicleta, utilizaram coquetel molotov para provocar o incêndio. Alguns moradores tentaram apagar as chamas jogando água e utilizando um extintor de incêndios. Segundo disseram alguns moradores da cidade ao site Brumado Notícias, por pouco não houve uma tragédia maior. Câmeras de segurança provavelmente podem ter filmado a ação. O secretário Nilson Dantas deve registrar queixa na Delegacia esta manhã para que seja esclarecido o ocorrido.


Fotos: Dariston Cléber

12 Jul 2013 - 06:55h

O ministro dos Transportes, César Borges, viria a Brumado nesta sexta-feira (12) para visitar o canteiro de obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). Borges iria pousar no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, mas teve de cancelar a viagem por causa do mau tempo em Vitória da Conquista. Como o Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, em Brumado, ainda está interditado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o avião com o ministro teria de pousar na cidade vizinha. Em seguida, Borges seguiria viagem para o canteiro de obras, no Distrito de Ubiraçaba, de helicóptero. Uma nova data ainda não foi divulgada para a visita do ministro.

11 Jul 2013 - 20:41h

Bandidos fortemente armados assaltaram funcionários de uma distribuidora de bebidas no final da tarde desta quinta-feira (11), no Bairro Mercado, em Brumado. De acordo com informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os meliantes aproveitaram o momento em que os funcionários estavam entregando mercadoria em um bar na Rua Virgílio Ataíde para se aproximarem. Um dos marginais chegou a ameaçar o motorista com a arma em sua cabeça. Em seguida, os bandidos pegaram todo o dinheiro e fugiram. Segundo os funcionários, R$ 6 mil foram roubados. A polícia está apurando o caso na tentativa de capturar os elementos.

11 Jul 2013 - 18:27h

A juíza Leonor da Silva Abreu, da Comarca de Brumado, vem trabalhando incansavelmente para cumprir a Meta 18 publicada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo relatou a magistrada ao site Brumado Notícias, a recomendação faz parte das atividades do CNJ e visa identificar e julgar, até o dia 31 de dezembro, as ações de improbidade administrativa e ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública, distribuídas até 31/12/2011. Os processos identificados foram encaminhados à Corregedoria Nacional de Justiça e já estão em tramitação no Fórum Dr. Duarte Moniz. A juíza ainda está trabalhando como substituta na Comarca de Presidente Jânio Quadros e em regime de plantão na Comarca de Livramento de Nossa Senhora.

11 Jul 2013 - 18:16h

No próximo final de semana, 12 a 14 de julho, as Testemunhas de Jeová vão realizar o seu Congresso 2013. Todos os anos eles realizam grande reuniões como essa, que terá como tema ‘A Palavra de Deus é a Verdade’. De acordo com as Testemunhas, um dos pontos altos do evento será o discurso ‘O que é a verdade?’, o qual vai explicar por que pode-se confiar na Palavra de Deus, a Bíblia. Outro ponto interessante será a apresentação de peças teatrais contando histórias bíblicas para reflexão. O Congresso acontecerá no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, a partir das 9 horas da manhã, e a entrada é franca.

11 Jul 2013 - 16:00h

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) esteve em Jussiape, na Chapada Diamantina, no dia 9 de julho para participar das comemorações do aniversário de emancipação política do município. Ao lado do prefeito Gilberto de Freitas (PSC), da primeira dama Eliane Aguiar Freitas, de vereadores e da população, o parlamentar participou de uma missa comemorativa em homenagem a cidade. Em sua passagem pelo município, Viana ainda comemorou a chegada da patrol destinada pela presidente Dilma Rousseff (PT) e pelo governador Jaques Wagner (PT) para o município. Segundo Marquinho, esse equipamento será muito útil para a realização de obras municipais em benefício da comunidade. Na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado apresentou uma moção destacando os avanços e parabenizando o município de Jussiape pelo desenvolvimento conquistado nos últimos anos.

11 Jul 2013 - 15:06h

O vereador Weliton Lopes (PR) protocolou na Câmara Municipal de Brumado uma Moção de Pesar em razão do falecimento de Débora da Silva Amorim, ocorrido na última terça-feira (09). Filha de Dona Dete do acarajé, a mais tradicional baiana da cidade, Débora morreu aos 42 anos de idade vítima de um aneurisma cerebral. Em sua justificativa, Lopes ressaltou a alegria que lhe era característica e lamentou a perda de uma pessoa tão querida. “Aos familiares, em especial ao esposo, mãe, irmãos e filhos, o sentimento de tristeza que ora toma conta, rogamos a Deus para que o conforto seja derramado em todos e a certeza de que a história de vida de Débora seja relembrada e exemplo a ser seguido. Aos amigos e irmãos evangélicos, além do vazio deixado pela querida Débora, está a certeza de que fomos conquistados por uma pessoa que por aqui passou, deixando forte lembrança da sua convivência amiga que será eternamente lembrada, pois todos estamos vivos na presença de Deus”, afirmou Weliton.

11 Jul 2013 - 14:34h

Desde a última segunda-feira (08), o sistema de rede da 18ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) sofreu uma pane e, por isso, os serviços que necessitam do sistema estão sem operação. Segundo a coordenadora Katarine Medeiros, assim que a falha foi detectada, um técnico foi chamado para solucionar o problema. No entanto, em contato com o Detran, as peças que precisam ser repostas não têm em estoque e, portanto, não há prazo definido para o conserto da placa danificada. “Estamos aguardado o Detran providenciar a peça e mandar um técnico para reparar o problema”, afirmou Medeiros em entrevista ao site Brumado Notícias. Apenas o serviço de entrega de documentos e a realização das provas e balizas estão sendo feitos.

11 Jul 2013 - 13:55h

A Justiça Federal bloqueou nesta quarta-feira (10) as contas da BBom por suspeita de pirâmide financeira. A empresa, que tem cerca de 300 mil associados, teve o montante de R$ 300 milhões congelados. A Justiça também determinou a transferência de quase 100 carros, dos quais duas Ferraris, um Rolls Royce e quatro Lamborghinis. O pagamento dos associados da BBom devem ser interrompidos. A decisão atinge as contas da Embrasystem, Responsável pela BBom e Unepxmil, e da BBrasil Organizações e Métodos Ltda, assim como os bens dos sócios proprietários. A empresa comercializa produtos e serviços oferecidos através do marketing multinível. O principal produto da empresa é o rastreamento de carros. Para a juíza Luciana Laurenti Gheller, da 4ª Vara Federal de Goiânia, o pagamento feito a cada participante depende “exclusivamente do recrutamento feito por ele de novos associados”. Para participar da BBom, a pessoa precisa desembolsar de R$ 600 a R$ 3 mil. A juíza ainda apontou que a Embrasystem não tem autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para comercializar os rastreadores de automóveis. A BBom ainda será alvo de um inquérito criminal para apurar crime contra a economia popular, desenvolvimento clandestino de atividades de telecomunicações, crime contra o consumidor e a ordem econômica, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN) já investiga a BBom. No Brasil, 13 empresas são investigadas por suspeita de pirâmide. A primeira a ter as contas bloqueadas foi a Telexfree.

11 Jul 2013 - 11:36h

Diversos sindicatos e entidades de Brumado se uniram e realizaram uma manifestação pacífica na manhã desta quinta-feira (11) nas ruas da cidade. O ato, que foi denominado Movimento Libertário Unificado de Brumado, conta com o apoio de dez entidades que atuam no município. Os manifestantes estão munidos de uma pauta comum. Os temas variam desde a reforma agrária, passando pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, até o fim do fator previdenciário. O ato, convocado pelas centrais sindicais e batizado de “Dia Nacional de Lutas”, ocorre na esteira dos protestos que varreram o país no mês passado e levaram à construção de uma agenda positiva por parte do governo.

11 Jul 2013 - 11:18h

Os professores da rede estadual de ensino aderiram à paralisação nacional do ‘Dia Nacional de Lutas’, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Em Brumado, três mil alunos estão sem aulas. Além dos professores, todos os servidores em educação também aderiram à greve, pois um dos pontos da pauta de reivindicações é a valorização dos servidores não docentes. De acordo com a Diretoria Regional de Educação (Direc 19), que atende a 12 municípios incluindo Brumado, algumas cidades não aderiram ao movimento e seguem com as aulas normalmente.

11 Jul 2013 - 11:08h

Centenas de caminhões estão sendo vistoriados pelo Exército nas imediações da Companhia 06024, do Tiro de Guerra, para serem cadastrados na Operação Pipa. A inspeção dos veículos teve início na manhã desta quinta-feira (11). Diversos caminhoneiros chegaram ainda na noite da última quarta-feira (10) na capital do minério. A quantidade de veículos estacionados nas proximidades do Tiro de Guerra impressionou quem passou pelo local. Muitos pipeiros preferiram dormir nos caminhões com o intuito de serem vistoriados mais rapidamente. 

11 Jul 2013 - 10:06h

Todas as agências bancárias da cidade de Brumado estão paralisadas em atendimento à greve geral da categoria, decidida em Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 04 de julho, sob a orientação do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e região. Para quem precisar utilizar os serviços bancários, apenas os terminais de autoatendimento estão funcionando. Segundo o presidente do Sindicato, Delson Coêlho, a paralisação visa ao cumprimento das exigências contidas na Lei nº 7.783/89 e segue a orientação nacional unificada das centrais sindicais.

11 Jul 2013 - 09:43h

Em audiência com o ministro dos transportes César Borges, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) solicitou melhorias para a cidade de Brumado, entre as quais a complementação da BR-030 no trecho entre Brumado e Maraú. Com a complementação, a distância do município ao litoral e à capital federal será diminuída. No encontro, o gestor ainda solicitou a recuperação da BR-030 precisamente no trecho que liga Brumado a Sussuarana. César Borges disse que apoiará a indicação, que também é uma solicitação antiga do deputado estadual João Bonfim (PDT). Ao final da audiência, Aguiberto ainda solicitou a construção de um porto seco em Brumado, mas o ministro afirmou que a prioridade no momento é a construção da ferrovia. Mesmo assim, Borges garantiu que fará estudos de viabilidade para localização do porto seco.

11 Jul 2013 - 08:48h

Foram liberadas nesta quarta-feira (10) as licenças ambientais para os lotes 5 (Guanambi) e 5A (ponte sobre o Rio São Francisco) da Ferrovia Oeste Leste (Fiol), conforme anunciou a deputada estadual Ivana Bastos (PSD). Essa liberação significa que as obras nessas regiões serão retomas em breve. A parlamentar recebeu a informação pela Valec Engenharia, empresa responsável pela obra, que confirmou ter recebido a licença do Ibama. Bastos comentou que esse fato atende ao pleito da Comissão Especial da Fiol, presidida por ela e criada em 2011 para buscar celeridade nas obras da ferrovia. “Lutamos muito para que essa licença fosse emitida. Agora estamos satisfeitos com o futuro do nosso sudoeste. As obras serão retomadas, a mão-de-obra será contratada, e Guanambi se tornará um grande canteiro de obras”, afirmou a deputada. A presidente da comissão acrescentou também que a ferrovia vai contribuir na região para dinamizar o escoamento de grãos do oeste da Bahia e reduzir os custos logísticos no fluxo de cargas. Ivana ainda aproveitou o momento para lembrar como foi a luta para conseguir essa licença. Ela viajou cinco vezes para Brasília, e lá conseguiu reunir em um encontro representantes da Valec Engenharia, do Ibama e do Tribunal de Contas da União, órgãos diretamente envolvidos na liberação das licenças dos lotes da Fiol. “Precisamos produzir e ter capacidade de escoamento dos nossos produtos e a Fiol é a concretização desse sonho”, emendou, justificando a necessidade de lutar pela ferrovia.