Achei Sudoeste

08 Abr 2013 - 13:51h

Através de requerimento encaminhado à presidência da Casa Legislativa de Brumado, a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) pediu ao presidente Alessandro Lôbo (PSL) que solicite ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), a realização de uma Assembleia Itinerante no município, a fim de debater as problemáticas locais. Segundo a parlamentar, “nada melhor que os deputados estaduais virem a Brumado debater os problemas da nossa cidade, como a seca, o esgotamento sanitário, a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, a transposição do Rio São Francisco para as comunidades de Ubiraçaba, Samambaia e comunidades vizinhas, a segurança pública, entre outras ações”.

08 Abr 2013 - 13:43h

A Coelba chama atenção dos quatro mil clientes de Brumado que ainda não cadastraram seu Número de Identificação Social (NIS) na concessionária e, por causa disso,  podem perder o direito à Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de energia. A variação no valor da conta de energia de quem perdeu o benefício pode chegar até a 310%. A Lei Federal 12.212/2010, aprovada pelo Congresso Nacional e regulamentada pela Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), alterou as regras para concessão deste benefício e, desde então, só têm direito ao desconto os consumidores que possuírem renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa e apresentarem o NIS à Coelba. Aqueles clientes que não possuírem NIS devem primeiro procurar a prefeitura do município, através da Secretaria de Ação Social, para inscreverem-se no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), e, após obter o número, apresentá-lo à Coelba. De acordo com a Coelba, com a mudança nas regras, 1,3 milhões de famílias baianas deixaram de contar com a Tarifa Social de Energia em 2011. Destes, 483 mil se recadastraram em 2012 e a Coelba estima que outros 600 mil clientes no estado atendem aos novos critérios e ainda podem ser contemplados com o benefício. Além do desconto na conta, a Tarifa Social confere prioridade para a participação nos projetos de eficiência energética da Coelba, a exemplo da substituição de geladeiras e doação de lâmpadas econômicas. Esses projetos têm como objetivo a redução do consumo de energia e a consequente adequação da conta à capacidade de pagamento dos clientes de baixa renda.

08 Abr 2013 - 11:26h

No último fim de semana, a cidade de Guaibim, no litoral sul da Bahia, foi palco da terceira e quarta etapa do Campeonato Baiano de Ciclismo. Oito atletas brumadenses participaram da competição, com destaque para Jocimar Novaes, o Jó, que ficou em quarto lugar no sábado (06). Já com a vitória no domingo (07), o atleta abriu maior vantagem sobre o segundo colocado na categoria Master A, mantendo a liderança na competição. Além de Jó, outros brumadense subiram ao pódio, a exemplo de André Luiz, atual vice-campeão da categoria Elite, que chegou em quarto lugar e Luan Rocha, que também chegou em quarto na categoria Júnior. Na sub trinta, Davi Miranda subiu ao lugar mais alto do pódio. De volta para casa, os atletas já agendaram mais uma visita de agradecimento ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) pelo apoio dado com o transporte do grupo. 


Fotos: Divulgação

08 Abr 2013 - 11:17h

O afundamento na galeria de esgoto da Rua Agenor Caetano já havia sido divulgado aqui no Brumado Notícias. Mesmo com o alerta de um possível acidente, o local não foi sinalizado e, na noite da última sexta-feira (05), um carro ficou encalhado ao cair no buraco que se formou com queda de parte da laje da galeria. A moradora Jane Viana registrou o ocorrido e enviou as imagens para nossa Redação, reforçando o pedido para que a prefeitura ou a Embasa solucionem o problema. “Assim como caiu o carro, poderia ter sido um motociclista, ciclista ou pedestre. Será que é isso que estão esperando acontecer?”, questionou a dona de casa.

 

A internauta Jane Viana enviou a foto e informações ao Brumado Notícias. Participe você também do Internauta Repórter. Envie-nos fotos, fatos e vídeos para nossa redação. Nosso e-mail: redacao@brumadonoticias.com.br.

08 Abr 2013 - 10:37h

Na próxima quinta-feira (11), a Coelba informa aos moradores da Fazenda Jacaré, no município de Brumado, que o fornecimento de energia elétrica na localidade será temporariamente interrompido, das 08h às 10h. O desligamento será necessário para serviços de melhoramento na rede. A Coelba avisa que, nesses casos, para evitar acidentes, os reparos devem ser feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados da tomadas. A Coelba agradece a compreensão e coloca-se à disposição para esclarecimento de eventuais dúvidas.

08 Abr 2013 - 10:30h

Choveu durante toda a madrugada desta segunda-feira (08), em Brumado. A chuva fina, mas constante contribuiu para uma noite mais agradável, em razão da baixa na temperatura e aumento da umidade relativa do ar, que nos últimos dias andava abaixo de 30%. Nesta segunda, o índice subiu para 73% de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que prevê ainda que durante toda a semana o tempo ficará parcialmente nublado, com trovoadas e pancadas de chuvas isoladas. Ainda segundo o Instituto, até a próxima sexta-feira (12) a temperatura na capital do minério irá variar entre mínima de 23ºC e máxima de 31ºC.

08 Abr 2013 - 10:20h

Está pensando em viajar com segurança e mais vantagens? Então, faça a sua viagem dos sonhos através da agência Voar Viagens e Turismos e concorra a um celular Samsung Galaxy SIII. As primeiras 1000 compras irão gerar um cupom para o sorteio. Corra e faça sua compra pelo site agora mesmo. Acesse www.voartur.com.br e conheça os destinos turísticos mais visitados do Brasil e do mundo. A promoção é válida para compras realizadas entre o dia 20 de março de 2013 a 30 de abril de 2013. Atenção: após realizar a sua compra no site, entre em contato pelo e-mail voartur@voartur.com.br para receber seu cupom virtual e concorrer. Não perca esta promoção e participe. Além de viajar, você ainda pode ganhar um celular novinho. A Voar Tur fica localizada na Avenida Paraná, s/n – Aeroporto Pedro Otacílio de Figueredo, Patagônia, em Vitória da Conquista. Para maiores informações, ligue: (77) 3426-4409.

08 Abr 2013 - 09:18h

A lavradora Antônia Eliza Rocha, de 68 anos, foi vítima de um atropelamento na manhã desta segunda-feira (08). O acidente aconteceu na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, via de acesso à BA-148, em Brumado. Segundo testemunhas, a idosa, que mora na Fazenda Contendas, tentou atravessar a rua correndo e não viu a aproximação de uma motocicleta. Na queda, a lavradora bateu com a cabeça, o que provocou intenso sangramento. O condutor da moto prestou socorro à idosa e ainda acionou o SAMU 192, que conduziu a vítima para o Hospital Professor Magalhães Neto. Agentes de trânsito e policiais militares tiveram trabalho para controlar o trânsito que ficou congestionado nos dois sentidos da via.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

07 Abr 2013 - 21:30h

Por telefone, Alfredo Júnior, irmão do empresário Vanderlito Souza informou ao Brumado Notícias que o mesmo já saiu do coma induzido e está respondendo bem aos estímulos. Segundo ele, a evolução do quadro de Vanderlito é a melhor possível, de acordo com relatório médico.  Souza continua em observação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ainda não se sabe quando o empresário terá alta. 

07 Abr 2013 - 20:09h

O policial militar Flávio Caíres, que atua na 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, capotou seu veículo na tarde deste domingo (07), por volta das 16h, próximo a entrada no Distrito de Itaquaraí, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, o militar perdeu o controle do automóvel e capotou, indo parar no sentido contrário da pista. Flávio foi socorrido pelo Samu 192 e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Em razão de seu estado de saúde, existe a possibilidade do mesmo ser transferido para Vitória da Conquista. Caíres estava viajando para a cidade de Dom Basílio, onde iria trabalhar nos festejos de emancipação política do município. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

07 Abr 2013 - 19:04h

A cidade de Muquém do São Francisco, no Oeste Baiano, que teve o prefeito eleito cassado, voltou às urnas neste domingo (07) e elegeu um novo gestor. A vitória de Márcio Mariano (PP) está sendo bastante comemorada na cidade, principalmente pelo amigo e deputado estadual João Bonfim (PDT), um dos principais cabos eleitorais do novo prefeito. Por telefone, Bonfim falou ao Brumado Notícias sobre a vitória do candidato. “Mais uma vez a justiça prevaleceu, com a ajuda de Deus e do povo”, disse. A apuração total dos votos ainda nem havia sido concluída, mas a vitória já era comemorada, pois Márcio Mariano abriu mais de 300 votos de diferença do seu oponente, Evandro dos Santos Guimarães (PT).

07 Abr 2013 - 15:35h

Segundo informações preliminares, um carro que trafegava na BR-030, na noite do último sábado (06), próximo à subestação II da Coelba, saiu da pista e caiu em um barranco. Após o impacto, o carro pegou fogo. Nenhuma das polícias soube informar sobre o ocorrido, mas o Brumado Notícias apurou na manhã deste domingo (07) que não houve vítimas no acidente. No local, uma placa destruída pelo fogo identificava o carro como sendo da própria cidade de Brumado.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

07 Abr 2013 - 15:21h

Um homem foi apresentado na delegacia de Brumado no início da noite do último sábado (06) após ter sido contido no Mercado Municipal. O acusado foi neutralizado pela guarda municipal, que registrou queixa de que o elemento destruiu um bebedouro, a encanação do aparelho e quebrou uma cadeira. A polícia militar foi acionada e encaminhou o homem para a delegacia. O acusado relatou à polícia que ficou furioso após ter sido roubado por uma mulher.

07 Abr 2013 - 15:08h

Na manhã deste domingo (07), três detentos iniciaram um motim na delegacia de Brumado. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, a ação foi uma espécie de protesto porque a polícia interceptou no início da noite do último sábado (06) um adolescente de 11 anos que tentou passar dez dolões de maconha prensada para os presos, arremessando-os da rua para dentro da custódia. Duas guarnições da polícia militar auxiliaram o delegado e os policiais civis que faziam plantão a controlar a crise. Logo que a polícia militar deixou a delegacia, o pai de um dos presos foi visto utilizando um celular, o qual, segundo os investigadores, era usado para manter contanto com os custodiados e passar informações de como estava a situação do lado de fora da cadeia. 

O delegado plantonista deu voz de prisão, mas o suspeito fugiu. Cinco tiros de advertência foram deflagrados, mas o homem não se intimidou e continuou a fuga. A motocicleta do foragido foi apreendia. Os três detentos que lideraram o motim foram encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto para receberem atendimento médico, e a delegacia ficou de portas fechadas até parte da tarde por conta do ocorrido.

07 Abr 2013 - 13:46h

Hiago Teixeira, morador da Rua Joaquim Ramiro da Silva, no Bairro São Joaquim, em Brumado, denunciou ao Brumado Notícias o descaso com que, segundo ele, a prefeitura e os proprietários tratam os inúmeros terrenos que existem na rua. Hiago descreveu que os terrenos estão abandonados e que ratos, baratas, carrapatos e mosquitos são apenas alguns dos problemas enfrentados pela vizinhança diariamente.  “Já entramos em contado com os proprietários e com a prefeitura, mas nenhuma providência foi tomada. Nos últimos meses, a situação só ficou cada vez pior”, disse. O morador pede que as autoridades tomem as medidas cabíveis em prol de uma cidade limpa e mais organizada.
 

O leitor Hiago Teixeira enviou a foto e informações ao Brumado Notícias. Participe você também do Internauta Repórter. Envie-nos fotos, fatos e vídeos para nossa redação. Nosso e-mail: redacao@brumadonoticias.com.br.

07 Abr 2013 - 13:13h

Os vereadores da cidade de Ituaçu, no sudoeste baiano, estão buscando a implantação de um escritório da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) no município. Atualmente, Ituaçu conta com um Posto de Atendimento Avançado, vinculado ao escritório da cidade de Tanhaçu, o que para os parlamentares é pouco, levando-se em consideração a importância da agricultura para a economia local. A Câmara Municipal cobrou ainda da EDBA informações sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pela instituição para minimizar os efeitos da seca prolongada. Segundo disseram os vereadores ao Jornal Tribuna do Sertão, outros municípios da região recebem investimentos até do Banco do Nordeste, enquanto Ituaçu não consegue recursos porque o escritório da EBDA não funciona em razão da falta de funcionários. De acordo com os vereadores, Ituaçu precisa voltar a assumir o seu protagonismo em todas as áreas, deixando de ficar ‘espremida’ entre Tanhaçu e Barra da Estiva. “O município precisa do seu próprio escritório da EBDA, mas precisa também de uma Secretaria de Agricultura atuante”, relataram.  O presidente da Câmara de Ituaçu, em nome de todo o legislativo, encaminhará uma solicitação ao deputado estadual Marquinho Viana (PV), representante do município junto ao governo do estado, para que o mesmo viabilize a implantação de um escritório da EBDA na cidade.

07 Abr 2013 - 11:19h

Se você está precisando de um imóvel para alugar, seja uma casa ou um apartamento, ou um ponto comercial para a implantação do seu negócio, acesse agora mesmo o site www.brumadoaluga.hd1.com.br. Nele você encontra diversas opções quanto à localização, tamanho e preços. Com certeza, será fácil encontrar o imóvel ideal, que irá atender as suas necessidades. Lembrando: não se trata de uma imobiliária, mas apenas de um site de divulgação, que promete facilitar a sua procura e a sua vida. Além disso, os preços dos aluguéis são excelentes, pois, como não é uma imobiliária, os valores são negociados diretamente com os proprietários. Brumado Aluga: o imóvel certo você encontra aqui.

06 Abr 2013 - 20:41h

Em contato telefônico com o Brumado Notícias, clientes do Banco do Brasil de Brumado demonstraram estar indignados com a agência bancária do município. De acordo com os clientes, em dois finais de semana seguidos, os caixas eletrônicos da agência estão indisponíveis para operações de saque, ou seja, nenhum terminal possui dinheiro. “Isso é uma falta de respeito tremenda com os correntistas. Se precisarmos de um dinheiro para qualquer urgência, vamos ficar na mão”, disse o correntista Autamir Araújo.

06 Abr 2013 - 19:53h

Neste mês de abril, nos dias 20 e 21, acontece em Brumado o Encontro da Divina Misericórdia. O evento religioso contará com um culto à Divina Misericórdia, show com a Irmã Kelly Patrícia e pregação do Irmão Luís (Instituto Hesed) e de Jorge Alberto, fundador da Carp. O encontro será realizado no auditório do Colégio Nice Públio. Para participar, basta doar um 1 kg de alimento. Já para participar da noite cultural, a entrada custa R$ 15. A igreja convida a toda comunidade para participar deste grande Encontro da Divina Misericórdia.

06 Abr 2013 - 19:43h

O Conselho Regional de Farmácia promoveu na última terça-feira (02), no auditório da Prefeitura Municipal de Brumado, palestra com a finalidade de oferecer aos farmacêuticos, proprietários de farmácias e drogarias conhecimentos necessários para a obtenção de documentação no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a representante do Conselho Regional de Farmácia, Moazelia Moreira Monteiro, para que um estabelecimento destinado a comercialização de medicamentos possa funcionar ele necessita de três documentos fundamentais: Alvará Sanitário, Certificado de Regularidade Técnica e Autorização Funcionamento de Empresa (AFE), sendo este adquirido através do site da Anvisa. Durante a palestra, os presentes tiveram a oportunidade de esclarecem dúvidas não somente sobre a autorização, mas também sobre o cadastramento eletrônico no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). No sistema, a partir do dia 16 de abril, deverão ser cadastradas todas as comercializações relativas a antibióticos. “A data para controle das comercializações com antibióticos já foi adiada por três vezes e acreditamos que agora não aconteça mais a prorrogação deste prazo”, salientou Moazélia. Representantes de estabelecimentos farmacêuticos, drogarias e profissionais da área de aproximadamente vinte e um municípios marcaram presença no evento.