O ministro Luiz Henrique Mandetta reforçou a recomendação de que os idosos recebam atenção especial das famílias durante o enfrentamento do coronavírus no país. “Cuidem dos idosos. É hora de filho e filha cuidarem dos pais”, afirmou Mandetta, durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (17), que atualizou os números de casos confirmados do novo coronavírus no país. O ministro também pediu que os pais evitem levar crianças para a casa dos avós. “Muitas vezes, as crianças são portadores assintomáticos. É muito difícil evitar o contato de um avô, uma avó com um neto. Não podemos deixar nossos idosos em risco”, afirmou. De acordo com Mandetta, a saúde dos idosos é prioritária para evitar o estrangulamento das unidades de terapia intensiva do país, pois o grupo tende a apresentar quadros mais graves da doença.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na manhã desta quarta-feira (18), após reunião com sua equipe de governo, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), emitiu um decreto determinando, entre outras medidas, a suspensão das aulas nas redes municipal e particular. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor disse que a secretaria de saúde irá publicar, diariamente, informativos atualizando a comunidade sobre as orientações a serem adotadas para prevenção. “Até as inaugurações vão parar. Vão ocorrer, mas sem a presença das pessoas. Só vamos dar por inaugurado”, completou. As determinações já valem a partir desta quinta-feira (19).
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Membro da coordenação do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de Brumado, Alessandro Silva, entregou pessoalmente um ofício com solicitações para área da segurança na cidade. Ao Achei Sudoeste, ele informou que a entidade, através do documento, pede uma posição do governador a respeito do funcionamento do presídio, que já está pronto há mais de dois anos. “Temos esperança de ainda este ano concluirmos a inauguração do presídio em Brumado”, disse. As outras reivindicações, segundo Silva, dizem respeito à instalação de uma Brigada do Corpo de Bombeiros no município e à criação da Ronda Maria da Penha, que visa dar uma proteção maior às vítimas de violência doméstica. “São equipamentos muito importantes para segurança do nosso município”, afirmou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste As visitas aos presos que estão custodiados na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, foram suspensas na manhã desta quarta-feira (18). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a medida foi decretada por tempo indeterminado pelo delegado Samuel Bruno Paz, titular da coordenadoria no município. De acordo com a polícia, a medida visa a proteção dos custodiados. Como toda quarta-feira é dia de visita, hoje foi liberada apenas a entrada de alimentos para os detentos. Atualmente, 31 presos estão encarcerados na delegacia local.
Um empresário diagnosticado com o novo coronavírus no Distrito Federal recorreu à Justiça para que possa visitar a esposa, também infectada com o Covid-19. A mulher, uma advogada de 52 anos, está internada em estado grave no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília, em isolamento. As informações são da Veja. Inicialmente, ela buscou atendimento em uma rede privada de hospitais em um bairro nobre de Brasília, mas depois foi transferida para o sistema público, considerado referência e equipado para o tratamento da infecção. O casal chegou de viagem da Europa no final de fevereiro e os dois são os primeiros pacientes do DF confirmados com a doença. O empresário não apresenta sintomas gripais, embora tenha testado positivo. Em um primeiro momento, o Ministério Público chegou a ajuizar ação determinando que ele se submetesse a exames e fosse isolado da população. No pedido encaminhado à Justiça, o paciente pede que ele seja liberado da quarentena a partir de 22 de março. Alega que realizou os exames no último dia 9 de março – antes de o MP ter apresentado uma ação contra ele – e afirma que está sem ver a filha nem ter acesso a nenhuma pessoa desde 7 de março. Balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira, 16, aponta que o Brasil tem 234 casos confirmados de Covid-19 e mais de 2.000 em investigação.
Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste A APLB de Paramirim, a 129 km de Brumado, convocou a categoria para uma greve nesta quarta-feira (18). A paralisação atende a uma convocação feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e pela Central dos Trabalhadores Brasileiros (CTB). “A Greve Geral é uma forma de toda a sociedade cobrar do Governo Federal a adoção de um novo programa de financiamento da Educação Pública, a partir desse ano. O Fundeb, atual programa que mantém a Educação Pública Brasileira, termina esse ano. Nosso país necessita de um programa permanente, que venha possibilitar melhorias na educação de nossos filhos. Precisamos fazer nossa parte para isso aconteça”, destacou o sindicato. Por conta da pandemia do coronavírus, o diretor da APLB no município, Vanoel Marques informou que a manifestação acontecerá nas redes sociais para evitar o aumento do número de pessoas contaminadas.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Um caso suspeito de coronavírus foi registrado na cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma idosa de 68 anos que teve contato com uma pessoa vinda de São Paulo. No momento, a paciente encontra-se em isolamento domiciliar na zona rural. Na noite de terça-feira (17), amostras para realização do teste já foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central Central (Lacen), em Salvador. A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que todas as precauções estão sendo realizadas e que não há motivo para pânico. “O maior e mais eficaz meio de prevenção é o isolamento social. Além disso, é importante a utilização de medidas não farmacológicas, como lavagem das mãos com água e sabão e a utilização de álcool gel”, frisou, em nota. A pasta pede ainda que a população restrinja ao necessário as idas aos estabelecimentos de saúde e demais órgãos públicos, além de evitar aglomerações.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Após o anúncio da pandemia de coronavírus e dos casos confirmados no país e na Bahia, a procura pelo álcool gel na cidade de Brumado aumentou significativamente. O produto está esgotado em diversas farmácias e supermercados. Na manhã desta quarta-feira (18), uma loja localizada na Avenida Centenário recebeu uma remessa do álcool gel e, ao saberem da notícia, inúmeros populares formaram uma imensa fila no local para comprar o produto. O site Achei Sudoeste esteve na loja e conversou com os consumidores. O popular Expedito Meira relatou que nunca esperava passar por uma situação como essa. “Nesse momento de pandemia do coronavírus, a gente tem que enfrentar a fila pra poder amenizar essa parte e se cuidar”, contou. Com mais de 60 anos, o senhor Ladislau Ribeiro disse que precisa se prevenir de todas as formas e o álcool gel é uma proteção a mais. “O momento inspira cuidados”, completou. O pastor Sinvaldo Araújo também compareceu ao local em busca do álcool gel para distribuir aos fiéis durante as celebrações, bem como usar em sua casa.
Foto: Reprodução Os ministros Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) editaram, nesta terça-feira, 17, uma portaria interministerial com determinações sobre a obrigatoriedade no cumprimento das medidas anunciadas pelo governo federal para conter a pandemia do novo coronavírus. Uma das decisões permite que o indivíduo que descumprir as recomendações poderá ser preso. A portaria leva em consideração dois artigos do Código Penal (Decreto-lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940): o 268 e o 330. O primeiro afirma que é crime contra a saúde pública “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa” – neste caso, a pena é detenção, de um mês a um ano, e multa. O segundo artigo, por sua vez, estabelece que é crime “desobedecer a ordem legal de funcionário público”, com pena de detenção, de quinze dias a seis meses, e multa. Segundo o texto assinado pelos ministros, os profissionais da área da saúde poderão “solicitar o auxílio de força policial nos casos de recusa ou desobediência” de pacientes que precisem ficar em isolamento ou quarentena. A portaria também prevê que “a autoridade policial poderá encaminhar o agente à sua residência ou estabelecimento hospitalar para o cumprimento das medidas”. Há, ainda, a possibilidade de o indivíduo ser encaminhado a um estabelecimento prisional em cela isolada dos demais – esta hipótese, contudo, só é cogitada em casos excepcionais. O documento também prevê que, caso o governo passe a determinar o isolamento compulsório de pacientes, o que, por ora não ocorre, deve haver indicação médica e a medida precisa ser informada previamente às autoridades.
O ex-prefeito da cidade de Igaporã e ex-diretor da Conder, Deusdete Fagundes Brito (PSB), foi condenado à perda dos direitos políticos pela Justiça Federal, em Bom Jesus da Lapa, através de sentença de autoria do Juiz Antônio Lúcio Túlio de Oliveira Barbosa. A condenação também atingiu ex-servidores da Prefeitura Municipal que atuaram durante as gestões de Deusdete, formando comissões de licitações ou cargos do primeiro escalão. Deusdete foi condenado a perda dos direitos políticos, perda de funções públicas e proibição de contratar com o poder público pelo prazo de cinco anos. Além disso, o magistrado condenou o ex-prefeito ao pagamento de multa pelos danos causados aos cofres públicos. De acordo com a Rádio Igaporã, além de Deusdete, foram condenados o professor Waldir Pires Ribeiro de Barros, atual diretor do Colégio Estadual de Igaporã, Ednalva Ribeiro de Brito, ex-servidora da prefeitura, os herdeiros de José Alonço Fernandes de Brito e de Leônidas Luis Ladeia Neves, que ocuparam cargos de confianças nas administrações de Deusdete. Os outros condenados deverão pagar multas pelas irregularidades cometidas. A sentença do juiz Antônio Túlio, do último dia 11 de fevereiro, atendeu a Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa, do Ministério Público Federal, com base em denúncia apresentada pela Câmara de Vereadores de Igaporã, sobre irregularidades na aplicação de recursos da educação, vinculados ao Programa Nacional de Alimentação (PNAE) e ao Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Todos os condenados podem recorrer da sentença.
Foto: Carolina Antunes/PR A alegação, sem provas, de uma possível fraude nas eleições 2018; a convocação às manifestações do último domingo (15);declarações 'indecorosas' contra jornalistas e a determinação de comemoração ao Golpe Militar de 1964 são algumas das justificativas apontadas pelo deputado do Distrito Federal, Leandro Grass (Rede), em um pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro (sem partido), protocolado na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (17). No pedido, Grass afirma Bolsonaro “nunca escondeu de ninguém o seu desapreço pelo trabalho, pela ética e pela coisa pública. Destratou parlamentares, mulheres e jornalistas e foi alvo de denúncias sobre funcionários fantasmas. Manifestou-se diversas vezes em favor da Ditadura Militar de 1964, inclusive tecendo loas a Carlos Alberto Brilhante Ustra, quando votava no processo de impedimento da Presidente Dilma Rousseff”. Diz ainda que “ao sentar na cadeira da Presidência, o denunciado parece se sentir invencível, inviolável, irresponsável. E assim o age desde então, ensejando na prática de uma série de crimes”. No texto de apresentação, Grass compara o momento atual ao contexto que baseou o impeachment de Dilma Rousseff. À época, escreve, “os denunciantes destacavam que o país vivia uma enorme crise moral, atualmente, essa crise só aumenta, sem que os governantes de ocasião tenham capacidade para enfrenta-la, sobretudo pela inabilidade e incapacidade do denunciado”. O pedido pontua ainda o posicionamento do presidente em relação à pandemia do coronavírus. “Por fim, e não menos sem importância, mesmo tendo estado com diversas pessoas que estão com o coronavírus, o Presidente, que deveria estar isolado, cumprindo a quarentena de quem esteve em contato com pacientes já diagnosticados, sai de sua residência, lançando mão de recursos públicos, porquanto usou carro oficial, sendo protegido por seguranças, para, de forma absolutamente negligente e criminosa, porque não, compareceu à manifestação convocada para achacar os Poderes Constituídos, sendo um potencial vetor de transmissão da doença”.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), está reunido nesse momento, no paço municipal, com toda a sua equipe de governo para adotar medidas de prevenção contra o Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, médicos e profissionais da área de saúde estão cobrando uma ação imediata e medidas rápidas por parte da administração pública para que o vírus não chegue e circule pela cidade. Um decreto será publicado ainda hoje (18) pelo poder executivo local. Entre as medidas, o executivo deve suspender eventos públicos e privados, as aulas da rede municipal de ensino, dentre outros pontos que forem abordados na reunião.
Foto: Reprodução/TVCA A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou o 17º caso de contaminação por coronavírus, na manhã desta quarta-feira (18). Segundo Fábio Vilas-Boas, secretário de saúde da Bahia, a vítima é um médico que se contaminou cuidando de um dos primeiros pacientes também infectado pela doença. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o médico foi contaminado quando trabalhava em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Salvador. Apesar da situação, o secretario Fábio pontuou, em uma publicação nas redes sociais, que o paciente está em casa e com boa evolução. Também na publicação nas redes sociais, o secretario chamou atenção dos profissionais, pediu cuidado e que se atentem ao uso dos equipamentos de proteção. "Precisamos reforçar o chamamento à atenção ao uso de equipamentos de proteção individual das equipes de saúde nas emergências", disse na postagem.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), na terça-feira (17), concedeu provimento parcial ao pedido de reconsideração formulado pelo presidente da Câmara de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (Sem Partido), e excluiu a multa imputada ao gestor. O conselheiro substituto Ronaldo de Sant’Anna, relator do parecer, manteve a aprovação com ressalvas das contas relativas ao exercício de 2018. O gestor apresentou, na reconsideração, novos documentos que comprovaram a correta aplicação do sistema SIGA, do TCM, bem como o funcionamento satisfatório do Controle Interno da Câmara.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Várias empresas da cidade de Brumado já determinaram que seus funcionários façam home office, ou seja, exerça as suas funções de trabalho dentro de suas residências devido ao Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a medida foi tomada por empresas com número alto de funcionários que utilizam o mesmo ambiente como trabalho. As empresas de mineração da capital do minério, a exemplo da RHI Magnesita, determinaram o home office pelos próximos 15 dias. Empresários e comerciantes revelaram a nossa reportagem uma baixa na frequência de clientes e consumidores devido à população local ter o cuidado para a doença não chegar à cidade e ficar em quarentena. Até o momento, a prefeitura municipal de Brumado não publicou nenhum decreto e as atividades seguem normalmente.
Foto: Divulgação/PM Um homem que não teve identidade revelada foi capturado pela polícia após deixar imóvel onde seguia em isolamento por coronavírus. O caso ocorreu na madrugada desta terça-feira (17) em Trancoso, distrito de Porto Seguro, conforme informou a Polícia Militar. De acordo com a policiais militares do 8º Batalhão, eles foram acionados com a denúncia de que um homem com coronavírus e que estava isolado em uma residência de Trancoso tinha deixado o confinamento sem autorização da Vigilância Sanitária. A cidade baiana possui três casos confirmados da doença. De acordo com o G1, o homem saiu do isolamento dirigindo um carro sem destino definido. A PM disse que a guarnição interceptou o veículo, na BA-001, próximo a Arraial D'Ajuda, a cerca de 28 km de Trancoso. O homem foi detido e conduzido ao local onde se encontrava isolado, informou a PM. Durante a diligência, os policiais militares tomaram todas as medidas necessárias e recomendadas para evitar um eventual contágio, inclusive, utilizando se de luvas, máscaras de proteção, sem contato físico, nem aproximação do suspeito de contaminação.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Através da Portaria nº 016, de 17 de março de 2020, o diretor geral do Ifba, campus de Brumado, Rui Pereira Santana, resolveu definir esta quarta-feira (17) como dia para orientação aos discentes e servidores da instituição de ensino. Uma Comissão de Planejamento e Execução de Ações de Prevenção Contra o Coronavírus foi instituída para esclarecer sobre os cuidados preventivos com relação à pandemia. Além disso, foram suspendidas as atividades acadêmicas e administrativas no campus, entre os dias 19 e 21 de março. O e-mail [email protected] foi criado para comunicação oficial sobre o assunto, bem como para os encaminhamentos que venham a ser adotados pelo Ifba.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Prefeitura Municipal, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado (CDL) recomenda aos seus associados, consumidores e à população em geral que adotem medidas preventivas para evitar a disseminação do coronavírus. “A dinâmica do comércio de lojas físicas implica no contato direto com o consumidor e este contato pode fazer a diferença entre a propagação da doença e sua contenção. Desta forma, a população deve seguir alguns cuidados para evitar a contaminação”, destacou. Entre as principais recomendações estão: etiqueta respiratória (cobrir nariz e boca com o antebraço ao espirrar ou tossir), evitar tocar nos olhos, boca e nariz, lavar frequentemente as mãos com água e sabão, se o funcionário trabalhar diretamente com dinheiro, disponibilizar luva e máscara, utilizar álcool gel sempre que manipular cédulas de dinheiro ou tocar em áreas de muito contato, e higienização mais frequente dos estabelecimentos comerciais, com a desinfecção de objetos e superfícies.
Foto: AFP A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou mais dois casos de contaminação por coronavírus em Salvador, na noite desta terça-feira (17). Com isso, o número total de registros no estado subiu para 16. O resultado foi confirmando por meio de testes. De acordo com a Sesab, os pacientes são dois homens, com 50 e 60 anos, que estão internados em um hospital particular da capital baiana, sem previsão de alta. Não há informações sobre a forma que foram contagiados.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Após reunião com secretários e assessores, o prefeito da cidade de Caetité, Aldo Gondim (PSB), expediu, na tarde desta terça-feira (17), decreto disciplinando as medidas sanitárias no território municipal. Segundo o decreto, que será disponibilizado no Diário Oficial, ficam suspensas, pelo período de quinze dias, as atividades escolares e esportivas. Algumas atividades privadas também devem ser interrompidas, a exemplo das academias de ginástica. Será ainda instituído o Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento ao Covid-19, com as ações em resposta às situações coordenadas por um Comitê Interdisciplinar. Segundo a secretária de saúde da cidade, Cyntia Lopes, a primeira paciente com suspeita da doença testou negativo, conforme teste realizado pelo Laboratório Central (Lacen). Dois casos continuam sendo monitorados. Casos suspeitos devem ser notificados pelo telefone (77) 99213 3442, no horário das 8h às 18h.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Até o momento, a cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, notificou, no total, seis casos suspeitos do novo coronavírus – o Covid 19. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, André Moitinho, esclareceu que, na semana passada, haviam sido registrados dois casos suspeitos, os quais foram descartados após análise laboratorial. Entre domingo (15) e esta terça-feira (17), segundo ele, mais quatro casos suspeitos, entre os quais o de uma profissional de saúde que chegou recentemente dos EUA, foram registrados. “Hoje, em Guanambi, a gente tem quatro suspeitos, além dos dois que foram descartados. Três casos já fizemos a coleta, foram pra Salvador, ainda estamos aguardando o resultado, e ainda tem esse caso da profissional de saúde que ainda não tenho a confirmação se já foi coletado o material. São, no mínimo, três casos suspeitos”, afirmou. Os casos suspeitos dizem respeito a pessoas que chegaram recentemente de viagens para locais com notificações confirmadas do Covid 19. Segundo o secretário, a prefeitura já iniciou a adoção de medidas preventivas, como a suspensão das aulas na rede municipal e a proibição de aglomerações. Também foi formado um comitê permanente de vigilância para acompanhar a propagação do vírus na cidade. Entre as ações do comitê, Moitinho adiantou que os visitantes terão as temperaturas monitoradas. “Era esperado que, mais cedo ou mais tarde, isso iria chegar a Guanambi. Queremos nos prevenir no sentido de haver a menor circulação possível do vírus”, garantiu.
Foto: Erasmo Salomão/MS Em novo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (17), o Brasil chegou a 291 casos confirmados do novo coronavírus. O Covid-19 está presente em 17 estados brasileiros. São Paulo segue como a unidade da federação com maior número de pessoas infectadas – são 162 ao todo, sendo 154 na capital e oito na região metropolitana. De acordo com a Agência do Rádio, a média de idade das pessoas infectadas é de 42 anos. Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam ainda que os casos importados, ou seja, de pessoas que retornaram de viagem do exterior representam 57% do total de ocorrências. Apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro há registros de transmissão comunitária, quando não é mais possível saber a origem da infecção. Casos no Distrito Federal e em Sergipe ainda são investigados. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, alerta que o surto do Covid-19 ainda deve se arrastar de 60 a 90 dias, e chama atenção para o cuidado com os idosos. “Nós estamos imaginando que vamos trabalhar com números ascendentes abril, maio, junho. Nós vamos passar ai 60 a 90 dias de muito estresse. Cuidem dos idosos. É hora de filho, filha, cuidar de pai, mãe, avó, tia-avó”.
A Bahia registrou na tarde desta quinta-feira (17) o 14º de coronavírus no estado, de acordo com boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O diagnóstico foi dado a um homem, de 72 anos, em Salvador. Segundo o boletim, ele está em isolamento domiciliar, “adotando as medidas de precaução respiratória e de contato”. Ele estava de viagem recente ao estado de São Paulo. Este é o quinto caso na capital baiana que testou positivo para o Covid-19. Foram registrados, ainda, outros cinco casos em Feira de Santana, três em Porto Seguro e um em Prado, no extremo sul baiano.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O município de Rio do Antônio, a 66 km de Brumado, confirmou nesta terça-feira (17), o primeiro caso suspeito do Covid-19, o coronavírus. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela Assessoria de Comunicação da prefeitura da cidade. “Todas as notificações estão sendo acompanhadas pela Secretaria de Saúde do Município. Até as 15 horas desta terça-feira, 17 de março, Rio do Antônio registou (01) caso suspeito, (00) descartado e nenhum confirmado. Exames estão sendo avaliados pelo laboratório Lacen”, disse a nota. A secretaria de saúde do município pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e evitando aglomerações.