Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Se não for bem tratada, meningite pode levar a morte

A morte de um idoso, de 75 anos, com diagnóstico de meningite bacteriana, no Hospital da Base de Itabuna, sul do estado, chama a atenção para os cuidados com a doença que, de acordo com o último Boletim Epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde estadual (Sesab), levou a óbito 48 pessoas (17,5% desse total pelo tipo bacteriana), além dos 461 casos registrados (33% pelo mesmo tipo) pelo órgão ano passado. De acordo com o G1, Manoel Ferreira de Oliveira, 75 anos, chegou à unidade na terça-feira, em estado grave. O idoso morava no distrito de Areia Branca, município de Jussari, distante cerca de 50 km de Itabuna e a 505 km de Salvador. Ele chegou a ser medicado, mas não resistiu. O sepultamento ocorreu também na última quinta-feira. Conforme informações do hospital, o idoso chegou desorientado, com situação grave de otite, que é uma infecção no ouvido. Ainda segundo o portal, com suspeita de que o quadro tivesse evoluído para meningite, o paciente foi isolado e um exame constatou o diagnóstico de meningite bacteriana. Em caso de uma infecção acentuada, há o risco de a otite desencadear uma meningite, pois a meninge passa próximo do ouvido médio.

Eleições 2018: Em pré-campanha, os quatro presidenciáveis mais bem colocados ocultam seus gastos

Combinadas, as mudanças no calendário eleitoral e nas regras de financiamento de campanhas transformaram a disputa presidencial em 2018. O encurtamento (de 90 para 45 dias) do período quando a propaganda na ruas e na TV é permitida fez alargar no tempo e aumentar a importância da chamada pré-campanha — uma época de “vale-tudo eleitoral”, em que os pré-candidatos não precisam prestar contas à Justiça Eleitoral. De acordo com o jornal O Globo, desde 7 de abril, os presidenciáveis vêm protagonizando uma disputa de instabilidade política e de falta de transparência nos gastos. Nenhum dos quatro mais bem colocados nas pesquisas nos cenários sem o ex-presidente Lula — Jair Bolsonaro (PSL), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB) — soube ou quis informar quanto já gastou ou quanto estima gastar até 16 de agosto, quando passa a ser obrigatória a prestação de contas à Justiça. Por ora, garantem usar recursos dos partidos, sem dizer quanto já receberam em doações ou convites privados para suas atividades de pré-candidatos.

Suspeitos de fazer 'arrastão' são mortos e PM apreende 15 celulares em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Dois suspeitos de fazer “arrastões” na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, foram mortos em confronto com policiais militares e a PM apreendeu com eles 15 celulares roubados de moradores assaltados. De acordo com a PM, após serem acionados por meio de denúncias de vítimas, os policiais avistaram os dois homens a bordo de uma moto, no bairro Vila América, por volta das 21h. Com a chegada da guarnição, os dois teriam feito disparos e iniciado a fuga, dando início a uma perseguição. Segundo o G1, a PM narra que os homens caíram da moto e continuaram a fuga andando em uma área de matagal. Baleados, os dois chegaram a ser socorridos para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas não resistiram aos ferimentos. Além dos celulares, com eles, a polícia afirma que achou uma mochila, três bolsas, dois relógios, dois revólveres e munição.

Brasil bate a Croácia com gols de Neymar e Firmino Foto: Lucas Figueiredo/CBF

om belo gol de Neymar e outro de Roberto Firmino, o Brasil venceu o amistoso contra a Croácia por 2 a 0, neste domingo (3), em Anfield Road, em Liverpool. O camisa 10 retornou aos gramados após três meses parado por uma lesão no quinto metatarso do pé direito. O técnico Tite mandou a campo a seguinte formação: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda (Marquinhos) e Marcelo (Filipe Luís); Casemiro, Fernandinho (Neymar), Paulinho; Philippe Coutinho (Fred), Willian (Taison) e Gabriel Jesus (Firmino). Já o time do treinador Zlatko Dalic foi formado por: Subasic; Vrsaljko (Jedvaj), Lovren, Corluka (Caleta-Car), Vida; Badelj (Brozovic), Rakitic (Bradaric), Perisic, Modric (Kovacic); Rebic (Pjaca) e Kramaric. Zlatko Dalic. Agora o Brasil se prepara para o último amistoso antes do Mundial da Rússia. No próximo domingo (10), a seleção encara a Áustria, às 11h, no Estádio Ernst Happel, em Viena. O time canarinho estreia na Copa diante da Suíça no dia 17 de junho, às 15h, na Arena Rostov.

Justiça nega pedido de detento de receber visita íntima de duas presas Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A Justiça do Distrito Federal negou, por unanimidade, o pedido de um preso que queria cadastrar duas mulheres para visitas íntimas. Segundo o processo, as duas mantêm relacionamento com o detento e se consideram “companheiras” dele. Cabe novo recurso. De acordo com o processo, o homem está detido no Centro de Detenção Provisória (CDP), na Papuda, e responde a uma acusação por tráfico de drogas. Na decisão, a 3ª Vara Criminal diz que uma permissão do tipo poderia levar à "perda do controle" das visitas conjugais. A poligamia do preso só foi descoberta quando uma das mulheres, chamada Rafaela, pediu para entrar na lista de “visitantes conjugais”. Ao processar a solicitação, a Vara de Execuções Penais (VEP) descobriu que o detento já tinha uma companheira cadastrada, de nome Isabele. Segundo o G1, o sistema também mostrou que Isabele, devidamente cadastrada, tinha comparecido a cinco visitas íntimas consecutivas no fim de 2017. Com isso, a juíza de primeira instância negou o pedido de Rafaela, e disse que qualquer substituição no cadastro teria de ser requisitada pelo próprio detento.

Aulas da Rede Municipal de Ensino de Guanambi serão retomadas nesta segunda (04)

Após a normalização do abastecimento de combustíveis e demais insumos fundamentais na cidade de Guanambi, a Secretaria Municipal de Educação informa que o retorno das aulas ocorre nesta segunda-feira (04) em todas as unidades da rede. A paralisação de três dias não prejudicará o cumprimento dos dias letivos. As aulas de reposição serão discutidas, posteriormente, com a comunidade escolar. A suspensão temporária das aulas ocorreu em virtude do desabastecimento de combustíveis que atingiu todo o país devido à greve nacional dos caminhoneiros, impossibilitando o deslocamento de funcionários do setor administrativo, professores e alunos, além do sistema de transporte escolar dos alunos da zona rural e da merenda escolar.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Filho é preso suspeito de armar assalto que matou pai em posto Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Foi preso, em João Pessoa, o filho do gerente de um posto de combustível, Severiano Maciel Ramos, morto no último sábado (26), no bairro de Manaíra. Segundo o delegado Wagner Dorta, Herick Ramon Diniz, de 25 anos, é suspeito de planejar a tentativa de assalto ao estabelecimento, que terminou causando a morte do pai. O filho foi preso na missa de 7º dia de Severino Maciel. De acordo com o G1, Herick Ramon foi levado para a Central de Polícia Civil, onde foi interrogado na presença do advogado. Segundo informações do delegado Wagner Dorta, o filho de Severino Maciel sabia da presença do pai no posto de combustível e, durante o assalto, ele estava próximo ao local, escondido. “Ele confessou na presença do advogado que deu as coordenadas aos suspeitos”, declarou Dorta. Após a audiência de custódia, no sábado (2), o suspeito teve a prisão temporária mantida e foi encaminhado para o Presídio do Róger, em João Pessoa.

Ciência está perto de descobrir vida fora da Terra, diz astrônomo Foto: Nasa

A ciência está cada vez mais próxima de fazer uma descoberta que desperta a curiosidade humana há décadas: a existência de vida fora do planeta Terra. De acordo com o astrônomo Gustavo Porto de Mello, são grandes as possibilidades de essa notícia ser dada nos próximos dez anos. Segundo ele, alguns corpos celestes têm surpreendido os cientistas por apresentarem possibilidades de abrigar vida, ainda que microscópica. Se até pouco tempo Marte era o favorito para dar essa boa nova, após a descoberta de água em seu subterrâneo, agora, com as recentes confirmações da presença de água em duas luas do Sistema Solar (Europa, do planeta Júpiter; e Encélado, de Saturno), os indícios de vida extraterrena ficaram ainda maiores. Quem mais tem instigado os cientistas sobre a possibilidade de abrigar vida é a lua Europa. “Essa lua desperta interesses desde as primeiras visitas das sondas Voyager, da Nasa [agência espacial norte-americana], que, no final dos anos 70, mostraram o satélite completamente coberto de gelo, com uma superfície lisa e sem crateras, o que indica estar sendo renovada”, disse o astrônomo Gustavo Porto de Mello, professor no Observatório do Valongo, no Rio de Janeiro. Segundo ele, os dados obtidos posteriormente pela sonda Galileu confirmaram essa conclusão. “Aparentemente havia algum tipo de atividade interna dentro dessa lua [Europa], que mantinha o gelo renovado de forma constante. A maneira mais fácil de entender esse efeito na superfície é supor que existe um oceano, possivelmente de grandes dimensões, abaixo do gelo”.

Governo usa vídeos para negar nova greve de caminhoneiros Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Palácio do Planalto produziu vídeos para redes sociais em que nega a notícia de que haverá nova greve dos caminhoneiros nos próximos dias. O material diz que “caminhoneiros de verdade” voltaram ao trabalho com o acordo fechado com o governo e a suposta mobilização é organizada por radicais que “tentam botar medo nas pessoas espalhando mentiras por aí”. “É importante que você não acredite em qualquer coisa que chegue para você nos grupos da família ou do trabalho”, diz o vídeo produzido pelo Planalto. O governo defende no material que todas as reclamações dos motoristas foram atendidas, como a redução do preço do diesel, adoção de uma tabela nacional de fretes e a reserva de 30% do transporte da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para autônomos. De acordo com a Veja, a estratégia do governo acontece como uma ação de contrainformação diante de caminhoneiros independentes que se mobiliza para protestar no domingo e segunda-feira em Brasília. Organizadores dizem nas mesmas redes sociais que poderiam levar até 50.000 caminhões para a capital federal. Em algumas mensagens, manifestantes sugerem estocar comida e encher o tanque de combustível. O Planalto diz que há “um bando de aproveitadores” que tem se mobilizado “para se promover”. “Não acredite nessas pessoas”, pede o vídeo. “E tenha consciência na hora de passar para frente essas informações. Na dúvida, não passe para frente”, conclui um dos vídeos.

O Real Madrid do sertão no interior da Bahia Foto: Jonne Roriz/Veja

A Expedição Vozes do Futebol, projeto da Revista Veja, que buscou grandes histórias e personagens sobre a maior paixão nacional –, esteve no povoado do Bonfim do Amianto, na cidade de Bom Jesus da Serra, a 158 k de Brumado, no coração do sertão da Bahia. A comunidade não conta com cinemas, teatros ou grandes parques, então eles só tem uma diversão: o futebol. O time amador do local atende pela alcunha de Real Madrid, apesar de não ter nenhuma semelhança com os espanhóis. A Veja conversou com três membros da “filial” sertaneja do clube mais vitorioso da Europa. Os entrevistados foram Nivaldo Ventura de Almeida, o responsável por costurar as bolas de futebol e presidente do time, Reginaldo da Silva, funcionário de uma olaria e zagueiro, e Joaquim Libarino dos Santos Filho, padeiro e volante da equipe. A Expedição Vozes do Futebol percorreu o Brasil, ao longo de quarenta dias, passando pelas cinco macrorregiões do país e por quinze estados, visitando dez cidades, para mostrar o impacto do esporte mais praticado no mundo

Por diesel mais barato, governo gastará R$ 9,5 bilhões Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os R$ 9,58 bilhões que o governo gastará até o final do ano para atender a uma das reivindicações dos caminhoneiros – reduzir o preço do diesel – correspondem a 11,5% do volume estimado para todo este ano de subsídios destinados a outros setores (R$ 83,3 bilhões). Subsídio é o desembolso de dinheiro que o governo faz para financiar um benefício para determinado setor. Pode estar contabilizado no orçamento ou não. Neste último caso, afeta apenas a dívida pública, elevando-a. De acordo com o G1, no caso da redução de R$ 0,46 por litro de diesel, o governo vai subsidiar R$ 0,30 do total, o que resultará no subsídio total de R$ 9,58 bilhões até o fim do ano. Além disso, outros R$ 4 bilhões, que não configuram subsídios propriamente ditos, serão compensados com fim de outros benefícios. Também foram cortados gastos sociais.

Tarifas bancárias sobem o dobro da inflação Foto: Reprodução

Enquanto o Banco Central (BC) lidera um esforço para a redução dos juros bancários para os clientes, as instituições financeiras reajustam tarifas para garantir lucros altos. Em um ano, os preços dos pacotes de serviços dos cinco maiores bancos do país aumentaram 5,5%, de acordo com os dados do BC. No mesmo período, a inflação oficial foi de apenas 2,7%. Algumas tarifas avulsas de serviços bastante requisitados pelos correntistas pessoas físicas deram saltos ainda maiores. Entre os cinco maiores bancos, a Caixa Econômica Federal (CEF) foi a que mais reajustou. Em média, seus pacotes padronizados subiram 9,7%. Segundo fontes do setor, ouvidas pelo jornal O Globo, o aumento da tarifa é uma diretriz dos bancos para manter a rentabilidade. O Santander foi o segundo banco que mais aumentou os pacotes de serviços. De maio de 2017 até este mês, a alta média chegou a 7,7%. Em seguida, vieram Itaú, Bradesco e Banco do Brasil. Pelas regras do BC, os bancos podem cobrar por quatro pacotes de serviços, com diferentes quantidades de operações. Os valores desses grupos de serviços subiram em todas as grandes instituições.

Governo atua para conter notícias falsas sobre nova greve Foto: Marcos Corrêa/PR

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha afirmou que órgãos de inteligência do governo federal estão atuando diante de áudios e vídeos divulgados em redes sociais que alertam sobre nova paralisação dos caminhoneiros na próxima segunda-feira, 4. Os boatos afirmam que a nova greve se daria porque o governo do presidente Michel Temer (MDB) descumpriu acordo firmado com a categoria. “Evidentemente que os órgãos de inteligência do governo foram acionados, porque nós temos um rastreamento da publicação destes vídeos. E nós recebemos por óbvio isso já ontem, nós tínhamos já um cabedal desses vídeos e todo o sistema de segurança está trabalhando em cima disto”, disse Padilha, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto. O ministro afirmou ainda que “as pessoas são identificáveis” e que o governo agirá “na hora certa” contra os incitadores da nova paralisação. “Não vai ficar sem punição quem tentar descaracterizar o fato, a verdade dos atos praticados pelo governo. Nós cumprimos com tudo aquilo que nos comprometemos”, garantiu. O ministro criticou ainda aqueles que disseminam o que ele chama de “terror”. “Quem está semeando terror no meio dos caminhoneiros, naturalmente, deverá ter por parte destes, o tratamento correspondente, que é o desprezo, nós queremos a verdade em primeiro lugar”, completou.

Justiça condena Eduardo Cunha a 24 anos de prisão Foto: Aílton de Freitas/Agência O Globo

O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, condenou os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves no processo em que os dois foram denunciados por desvios de dinheiro do Fundo de Investimento (FI) do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), administrado pela Caixa Econômica Federal. Cunha foi condenado a 24 anos e dez meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e violação de sigilo funcional. Henrique Eduardo Alves foi condenado a oito anos e oito meses de prisão por lavagem de dinheiro. De acordo com o jornal O Globo, Henrique Alves foi absolvido pelo suposto crime de corrupção. Vallisney determinou ainda que Cunha devolva à União R$ 7 milhões a título de reparação de danos causados aos cofres públicos. Henrique Eduardo Alves terá que pagar R$ 1 milhão. Um das bases da condenação diz respeito ao desvio de dinheiro destinado às obras do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. Odebrecht, OAS e Carioca Engenhariam teriam acertado o pagamento de mais de R$ 50 milhões para Cunha, conforme a delação do empresário Ricardo Pernambuco. As obras foram financiadas com recursos do FGTS que, por lei, devem ser aplicados prioritariamente em saneamento básico.

Desconto de R$0,46 no diesel pode não chegar às bombas em todos os estados Foto: Reprodução/TV Gazeta

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) alega que a redução de R$ 0,46 por litro no preço do óleo diesel nas refinarias pode não chegar às bombas dos postos de todos os estados do país e que o desconto vai depender da alíquota de ICMS cobrada em cada lugar. O corte foi anunciado pelo governo federal para por fim à greve dos caminhoneiros. Em nota, a Fecombustíveis defende que a redução não leva em consideração a adição de 10% de biodiesel ao óleo diesel B, que é comercializado nas bombas de combustíveis. Com isso, na prática, o impacto dessa redução para distribuição e revenda seria de R$ 0,41 por litro (ou 90% de R$ 0,46). De acordo com a federação, o repasse integral da redução só deve chegar ao consumidor nos estados onde houve redução do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF), também conhecido como preço de pauta, que serve de base para a cobrança da alíquota de ICMS. Esse preço baixou em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. A Fecombustíveis diz que seu presidente, Paulo Miranda Soares, expôs esses argumentos em reunião nesta sexta com o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, o ministro substituto da Justiça, Claudemir Pereira, e representantes do Ministério da Fazenda. A entidade representa 41 mil postos de combustíveis em todo o país.

Petrobras eleva preço da gasolina em 2,25% nas refinarias a partir de hoje Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Petrobras anunciou a elevação de 2,25% no preço da gasolina comercializada nas refinarias. Com a alta, o litro da gasolina A nas refinarias passará de R$ 1,9671 para R$ 2,0113 a partir deste sábado (2), segundo informou a empresa em sua página. Trata-se da 2ª alta seguida após uma sequência de 5 quedas. De acordo com o G1, na quarta-feira, a estatal havia anunciado aumento de 0,74% no preço da gasolina. Na terça-feira, os preços tinham sido reduzidos em 2,84%. Desde o início de maio, já foram anunciadas 14 altas e 6 quedas no preço da gasolina.

Decreto reajusta o valor mensal do Bolsa Família Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O governo federal formalizou na edição desta sexta-feira, dia 1º, do Diário Oficial da União (DOU), o reajuste de 5,67% no valor mensal do Bolsa Família, que já havia sido anunciado pelo presidente Michel Temer na véspera do Dia do Trabalho. O decreto da decisão informa que o aumento entrará em vigor daqui a um mês, em 1º de julho. De acordo com a Revista Época, o programa atenderá famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, caracterizadas pela renda familiar mensal per capita de até R$ 178 e R$ 89, respectivamente. Hoje, esses valores são de R$ 170 e R$ 85, que beneficiam 13,8 milhões de famílias. Com o decreto, famílias de extrema pobreza que tenham gestantes, nutrizes, crianças de até 12 anos ou adolescentes até 15 anos, receberão um benefício variável mensal de R$ 41 por beneficiário, até o limite de R$ 205 por família. Atualmente esse benefício é de R$ 39, até o limite de 195 por família. Para as famílias com adolescentes de 16 a 17 anos de idade matriculados em estabelecimentos de ensino, o benefício variável passará de R$ 46 para R$ 48 por beneficiário, até o limite de R$ 96 por família. Sem o reajuste, o limite por família é de R$ 92.

Adolescente de 15 anos é supostamente estuprada e morta na cidade de Barra da Estiva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A adolescente Rhanna Kevila da Silva Almeida, 15 anos, foi morta dentro de sua residência na Rua Michele Pires, no centro da cidade de Barra da Estiva, a 139 km de Brumado. De acordo com o Informe Barra, a jovem que foi morta a facadas, ainda pode ter sido estuprada pelo assassino dentro de sua residência, pois foi encontrada em seu quarto sem roupas. Almeida ainda chegou a ser socorrida ao Hospital Suzzy Zanfreta, mas não resistiu e morreu na unidade de saúde. A polícia civil de Barra da Estiva já apura o caso. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado já realizou uma perícia no local do crime. O corpo de Rhanna foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado.

Bahia registra quatro novas mortes por H1N1 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Bahia registrou, em duas semanas, quatro novas mortes por Influenza A H1N1. De acordo com boletim da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), divulgado nesta quarta-feira (31), foram 19 óbitos relacionados à doença até 26 de maio. O documento mostra ainda que foram confirmados 164 casos de H1N1, em 43 municípios baianos. As mortes ocorreram em Salvador (11), Apuarema (1), Camaçari (1), Irará (1), Lauro de Freitas (1), Retirolândia (1), Saúde (1), Serrinha (1) e Vitória da Conquista (1). Segundo a Sesab, a faixa etária de maior ocorrência ficou entre os menores de cinco anos (57 casos e sete óbitos) e maiores de 60 anos (24 casos e cinco óbitos), sendo que 66,6% dos óbitos ocorreram no grupo dos menores de cinco anos. Nesta terça, o Ministério da Saúde anunciou a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe até 15 de junho.

Ex-prefeito de Rio de Contas é denunciado por irregularidades na convocação de servidores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou procedente a denúncia formulada pelo atual prefeito de Rio de Contas, Cristiano Cardoso de Azevedo (DEM), contra o ex-prefeito Márcio de Oliveira Farias (PSD), por irregularidades na convocação de servidores municipais aprovados em concurso público, nos últimos 180 dias de mandato, no exercício de 2016. O relator, conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para que seja apurada infração penal e a violação na Lei de Responsabilidade Fiscal. O prefeito foi multado no valor de R$ 4 mil. Ainda cabe recurso da decisão.

Hábito de fumar cai em 36% no Brasil Foto: Reprodução

Dados do Ministério da Saúde apontam que a frequência do consumo de tabaco entre os fumantes nas capitais brasileiras reduziu em 36% de 2006 a 2017. Os números, divulgados na quarta-feira (30), mostram que a porcentagem de fumantes caiu de 15,7% em 2006 para 10,1% em 2017. Se separarmos a quantidade de 2017 por gênero, a frequência de fumantes é maior entre o sexto masculino, representando 13,2%, enquanto entre o sexo feminino, a porcentagem cai para 7,5%. Em análise feita a partir da faixa etária, a quantidade de fumantes é menor entre os adultos com 65 anos ou mais (7,3%). Entre os jovens de 18 a 24 anos esse número é 8,5%, enquanto os adultos de 35 a 44 anos ficam com 11,7%. As duas últimas porcentagens aumentaram em relação ao ano anterior, quando foram registrados 7,4% e 10%, respectivamente. A frequência do hábito de fumar é maior entre os adultos com menor escolaridade (13,2%), e cai para 7,4% entre aqueles com 12 anos ou mais. Quanto as regiões, os dados do Ministério da Saúde mostraram que Salvador é a capital brasileira com a menor prevalência de fumantes (4,1%), enquanto Curitiba (15,6%), São Paulo (14,2%) e Porto Alegre (12,5%) são as capitais do país com maior número de fumantes. A pesquisa foi feita por telefone nas 26 capitais e Distrito Federal e contou com 53.034 entrevistas.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão é instalada em Brumado Foto: Zilmar Santana

Centenas de fiéis se reuniram, em Brumado, durante a Solenidade da Santíssima Trindade, para participar da celebração de Instalação Canônica da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão, a 38ª paróquia da Diocese de Caetité, que terá à frente o padre Jordano Viana Filho. Antes da celebração, o Bispo Dom Carvalho e os padres Cleonídio Alves e Jordano Viana, além dos demais padres, fizeram um breve momento de oração. Na procissão de entrada, a participação das comunidades, pastorais e movimentos que vão integrar a nova paróquia. Também foi lido um breve histórico da caminhada pastoral da comunidade, criada há mais de 30 anos. Após a homilia, o novo pároco fez a renovação das promessas sacerdotais perante o bispo, a profissão de fé e o juramento de fidelidade. Ao final, padre Jordano fez um discurso de agradecimento e compromisso perante os leigos e leigas das 44 comunidades que farão parte da nova paróquia.

Após greve, produtos de higiene e limpeza podem começar a faltar Foto: Reinaldo Canato/Veja

Depois dos problemas de abastecimento com produtos perecíveis, como frutas, verduras, carnes, leite e ovos, o consumidor deve enfrentar nos próximos dias a escassez de artigos de higiene pessoal e limpeza de casa. Normalmente, os supermercados trabalham com estoques superenxutos desses itens industrializados. Eles foram vendidos nos últimos dias, e agora terão de ser repostos. “Tudo vai depender da agilidade das indústrias, que tiveram problemas na entrega de insumos, de retomar o ritmo de produção normal desses itens”, diz o superintendente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Carlos Correa. De acordo com a Veja, as dificuldades de abastecimento de perecíveis nos supermercados paulistas persistiram em relação ao dia anterior. Segundo Correa, a oferta deve melhorar hoje e amanhã nos supermercados porque foram desobstruídos 50 pontos de bloqueio de caminhões no Estado de São Paulo. Esses pontos de bloqueio estavam espalhados entre rodovias, centros de distribuição das indústrias e também dos supermercados. De forma geral, o executivo acredita que deve demorar entre 15 e 30 dias para que as lojas consigam restabelecer o abastecimento normal de todos os itens.

Arquivo