Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Insatisfação popular pode registrar recorde de abstenções nas eleições de 2018 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A conversa de rua é um termômetro que deveria ser observado mais de perto pela classe política de Brumado, pois boa parcela da comunidade local, agora mais politizada e consciente de como direcionar o seu voto, tem se mostrado insatisfeita com o atual cenário da política nacional, o que também afeta a esfera municipal. Tudo por conta dos escândalos de corrupção, tendo como principais autores os caciques da política. Os brumadenses têm feito mais uso das redes sociais para expressarem seus pontos de vista sobre o tema, o que é levado para as conversas de rua, gerando uma corrente forte de pensamento em negar o voto aos pretensos candidatos que se apresentam no momento. Mesmo que alguns estejam se ingressando agora no universo da politica, acabam sofrendo as consequências das ações dos antigos medalhões, que por décadas tem ludibriado a sociedade com falácias de palanque, apenas fazendo cócegas nos ouvidos do povo com as promessas de obras relevantes e políticas públicas de cunho social que são levadas pelo vento após alcançar a cobiçada cadeira de ouro em seus gabinetes de ostentação. Tem sido comum nas rodas de conversas os eleitores locais citarem que pretendem anular os votos ou não comparecerem às urnas para escolha de candidatos. Este ano, foi realizada uma maratona intensa da justiça eleitoral para que os eleitores realizassem o recadastramento dos seus títulos eleitorais para o modelo biométrico - a procura até superou a meta estabelecida, porém boa parte desses eleitores confessou ao site Achei Sudoeste que só atenderam a chamada por conta da imposição para não ser penalizada com a perda de benefícios sociais, aposentadorias e pensões. Diante disse cenário, a anulação do voto ou abstenção do mesmo pode gerar um recorde na história das eleições em Brumado.

Venha conferir a seleção de produtos saudáveis na Praticook em Brumado

A Copa do Mundo da Rússia está em andamento e a seleção de produtos saudáveis da Praticook segue escalada. Tem produtos para todos os gostos e necessidades: diet, light, low carb, integral, sem glúten, sem lactose e detox. O maior showroom de produtos saudáveis da região está abastecido, só esperando a sua visita. A loja fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, Centro, em Brumado. Os telefones são: (77) 3441-0687 ou (77) 99961-0687. Agora ficou mais fácil e saboroso emagrecer com saúde!

Caculé: Jovem vence transtornos alimentares e faz relato de superação em rede social Foto: Arquivo Pessoal

O jovem caculeense Willian Santos fez um relato superação no Instagram, na última semana. William passou por sérios problemas de saúde, os quais o debilitaram bastante. Ele foi diagnosticado com bulimia e anorexia, transtornos alimentares graves. Os distúrbios são comuns na adolescência e no começo da idade adulta. Eles estão relacionados a uma série de consequências psicológicas, como ansiedade e pressões sociais em busca do corpo perfeito. De acordo com o Sertão em Dia, após passar por vários tratamentos psicológicos e gastrointestinais, Willian superou os transtornos e está curado. Com quase mil curtidas e centenas de comentários, o jovem fez um emocionante desabafo na rede social. “Depois de um tempinho que me vi emagrecendo eu pensei que assim que conseguisse atingir meu peso final, iria voltar a minha vida normalmente como se nada tivesse acontecido. O problema é que quanto mais você emagrece, mais você quer emagrecer, é algo que se torna viciante e impossível sair”, disse.

Caixa eletrônico do Bradesco é explodido no município de Igaporã

Um caixa eletrônico do Banco Bradesco foi explodido na madrugada desta sexta-feira (06), no município de Igaporã, a 164 km de Brumado. Moradores relataram que ouviram tiros durante a ação. Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, a porta de vidro do posto avançado do banco foi arrombada e bandidos utilizaram explosivos para abrir o único caixa eletrônico encontrado no local. Ainda de acordo com a polícia, por ter utilizado explosivo de baixo poder, o grupo não teve acesso ao compartimento que fica armazenado o dinheiro. O posto avançado foi isolado pela polícia militar. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi foi acionado para realizar a perícia. A polícia civil já iniciou as investigações.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Mulher é morta a facadas pelo ex-marido no Bairro Dr. Juracy em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma mulher, identificada como Zilma Lima Bernardes, 55 anos, foi morta a facadas pelo ex-marido, na Rua Ruy Barbosa, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, na noite da última quinta-feira (05). O ex-marido arrombou a casa de Zilma com o auxílio de um “pé de cabra” e deferiu diversos golpes de faca na vítima. A polícia militar foi acionada e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) que socorreu Bernardes e encaminhou para o Hospital Professor Magalhães Neto, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os motivos ainda são desconhecidos. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi até o local o realizou a perícia. O corpo da mulher foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A PM realizou diligências e capturou o suspeito de ter praticado o crime. Ele foi apresentando na Delegacia de Brumado e está à disposição da justiça.

Polícia Militar age rápido, prende suspeitos e recupera produtos roubados em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A polícia militar de Brumado agiu rápido e prendeu dois indivíduos suspeitos de roubos na cidade. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, por volta das 17h10 da última quinta-feira (05), a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada para atender a uma ocorrência de três roubos a estabelecimentos comerciais na Rua Virgílio Ataíde, no Bairro Mercado. Munidos de informações sobre os suspeitos, os policiais diligenciaram ao Conjunto Brisas 3, onde avistaram um dos indivíduos, que ao perceber a presença da viatura empreendeu fuga, tendo sido capturado no interior de uma residência. . Indagado acerca do delito, um dos jovens confessou ter praticado os crimes e apresentou parte dos objetos que havia subtraído. Por essa razão, os dois suspeitos foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Brumado, onde os fatos foram devidamente registrados.  Os produtos recuperados também foram apresentados.

Ano eleitoral é tradicional período de disputa de paternidade de obras em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Tradicionalmente, ano eleitoral é o período em que os políticos que se classificam como representantes de Brumado trocam farpas e disputam todos os holofotes, preocupados em serem identificados como os autores de projetos, indicações e obras para a cidade. A população local vive a clamar pelo progresso e desenvolvimento do município, mas os que se denominam representantes da comunidade estão mais preocupados com a autopromoção. Nos discursos, porém, o que se prega é a utopia da unificação das agremiações, eliminando os interesses partidaristas, visando o bem comum. Discurso vencido e balela de palanque que se desfaz quando a cada quatro anos todos que estão com a boca no osso temem perder a mamata e voltam ao ringue das disputas pelo tão almejado voto do eleitor. Estamos vivenciando neste momento uma batalha travada por antigos desafetos, que se uniram contra alguns antigos aliados, que agora se tornaram inimigos. Como exemplo temos a união entre o casal Pereira e a família Bonfim, que outrora duelavam por apadrinhamento de obras. Os Bonfins estão contra o grupo do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) pelejando a paternidade de obras com o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB). O racha entre o prefeito municipal e o deputado estadual Vitor Bonfim (PR) está promovendo este ano mais uma página dessa batalha promovida pela politicagem, com obras eleitoreiras em Brumado, uma velha tática repudiada pela comunidade, agora mais politizada, que promete dar a resposta nas urnas. É esperar pra ver!

Ivana Bastos entrega ambulância para o Distrito de Ibitira em Rio do Antônio Foto: Camila Queiroz

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) entregou nesta quinta-feira (05), no Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, a 50 km de Brumado, uma ambulância que irá atender os moradores da localidade. A população local está satisfeita com a conquista, já que era uma antiga reivindicação da comunidade. “É com muita alegria que entregamos hoje esse veículo para o Distrito de Ibitira. Tenho muito orgulho de trabalhar pela população de Rio do Antônio e de poder trazer benefícios como esse para o município. O cidadão tem o direito de ter um transporte digno para prosseguir com o tratamento médico e o nosso objetivo é contribuir para melhorar assistência médica no município”, ressaltou Ivana Bastos. O prefeito da cidade, José Souza Alves (PSD), o Deca, e lideranças da região também participaram do ato.

Prefeitura de Malhada de Pedras esclarece que não gastou R$ 100 mil com fogos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após a oposição criticar os gastos com fogos de artifício para os festejos juninos,  A prefeitura de Malhada de Pedras esclareceu, em nota enviada ao site Achei Sudoeste, que não comprou R$ 100 mil com a aquisição de fogos, mas apenas licitou o referido valor. “Nos sete meses de vigência do contrato com a empresa ganhadora, foram adquiridos até o momento R$ 16.946,00, pois, na modalidade Registro de Preço, o Município tem o prazo de um ano ou pode prorrogar a seu critério para comprar conforme a necessidade até finalizar o valor empenhado na licitação”, afirmou. A Administração ainda destacou que as notas fiscais e os comprovantes de pagamento referentes a estas compras e de todas as compras realizadas pelas secretarias municipais estão disponíveis para conferência na sede da prefeitura, de 08h às 12h e de 14h às 17h, mediante agendamento prévio.

Publicado convênio para construção do anfiteatro do Mercado de Artes de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), publicou o resumo do convênio nº 174/18 para construção do anfiteatro do Centro de Cultura, com 769,42 m2, no município de Brumado. De acordo com a publicação no Diário Oficial da Bahia, a obra está orçada em R$ 1.044.805,50, sendo R$ 708.316,11 custeados pela Conder. O site Achei Sudoeste apurou que o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), está na capital para o ato de assinatura do convênio nesta quinta-feira (05). O próximo passo será abertura da licitação e em seguida autorização para a ordem de serviço. O prazo para a realização da obra é de nove meses.

Idosa morre após passageiro de ônibus surtar e provocar acidente na BR-116 no sudoeste da Bahia Foto: Blog Marcos Frahm

Uma idosa morreu após um ônibus tombar na BR-116, entre os municípios de Poções e Planalto, na noite da última quarta-feira (4). Segundo informações do Blog Marcos Frahm, um dos passageiros do coletivo foi responsável pelo acidente. Ele teria tido um surto e agrediu o motorista do ônibus da Viação Itapemirim, que seguia do Ceará para São Paulo. Outras duas pessoas ficaram feridas. Após o acidente, o agressor fugiu por um matagal. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Concessionária Via Bahia foram enviadas ao local. As vítimas foram socorridas hospitais de Poções e Planalto. O corpo da idosa, que não teve a identidade divulgada, foi removido para o Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista.      

Advogado Diogo Amorim é exonerado do cargo de secretário-geral da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durou apenas 47 dias a passagem do advogado Diogo Garcia Amorim no cargo de secretário-geral da Câmara Municipal de Brumado. Ele foi nomeado em 17 de maio de 2018 no lugar do administrador Amilcar de Lima Gama, o Miquinha. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, para a surpresa da classe política da capital do minério, uma portaria publicada nesta quinta-feira (05), decretou a exoneração do advogado. Ainda é um mistério no Poder Legislativo o real motivo da passagem relâmpago de Amorim no cargo.

Casal morre e dois filhos sobrevivem após batida entre carro e caminhão em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Um casal morreu após uma batida entre caminhão e carro de passeio na madrugada desta quinta-feira (5), na BR-116, na altura da cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Os filhos das vítimas sobreviveram e estão internados em estado grave. Com o impacto da batida, o veículo ficou destruído. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o casal, de 66 e 46 anos, seguia com os filhos, uma menina de 12 e um jovem de 18 anos, em um carro de passeio, quando foram atingidos pelo caminhão na lateral do veículo. A placa do carro é de Diadema (SP), mas a PRF não tem detalhes de onde a família partiu.

Casal morre e dois filhos sobrevivem após batida entre carro e caminhão em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

A PRF detalhou que o motorista do caminhão seguia no sentido sul e o carro ia em direção contrária. No km-804 da rodovia, o veículo de carga tentou entrar em um posto de combustível, que ficava do outro lado da pista, mas bateu no carro quando tentou atravessar a pista. A rodovia estava com pontos de neblina e o motorista do caminhão disse não ter visto o carro. Segundo a PRF, o homem não teve ferimentos graves, mas precisou de atendimento porque ficou abalado com o acidente. De acordo com o G1, ele foi encaminhado para a delegacia de Vitória da Conquista, onde prestou depoimento e foi liberado. A PRF disse ainda que os filhos do casal estão internados no Hospital Regional de Vitória da Conquista. Já os corpos das vítimas foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica da mesma cidade.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou, nesta quarta-feira (4), dois pedidos de exceção de suspeição feitos pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os recursos solicitavam o afastamento do juiz federal Sérgio Moro da condução do processo de recebimento de propina através de obras em um sítio em Atibaia, e de outro, sobre desvio de recursos através da compra de terreno para a construção do Instituto Lula. As ações tramitam na 13ª Vara Federal de Curitiba, a primeira instância da Lava Jato, e ainda não tiveram sentença. A decisão foi unânime. A defesa ainda pode recorrer com o recurso de embargos de declaração. O G1 entrou em contato com os advogados de Lula, e aguarda retorno. O TRF-4 já havia julgado outros pedidos de suspeição contra Moro, todos negados.

Brumado e Caculé em luto: Morre o seresteiro Romildo da Pax

As cidades de Brumado e Caculé estão em luto com o falecimento de Romildo Santos Roberto, popular Romildo da Pax. Romildo era um boêmio da música que se dedicou a cantar seresta nos bailes noturnos dos clubes e casas de shows da região. Em 1997, se tornou funcionário na Funerária Pax Nacional de Brumado, onde conquistou o respeito e a admiração dos proprietários e servidores em geral. Romildo era o braço direito, conselheiro, considerado como um irmão pela proprietária da empresa, Perinalva Dias. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, nascido em Caculé, no dia 15 de setembro de 1965, o seresteiro contraiu uma bactéria que causou complicações e o manteve internado na UTI do Hospital Professor Magalhães Neto, nos últimos dias. Casado, pai de três filhos, Romildo se despede aos 53 anos de idade, deixando um legado de muita dedicação à família, exemplo no trabalho e a alegria de viver com a música. Ele recebeu homenagens da Pax Nacional, do Tiro de Guerra 06/024, da Câmara de Municipal de Vereadores e dos artistas, familiares e amigos de Brumado, Caculé e região.

Bombeiro civil alerta comunidade brumadense quanto aos perigos do uso do celular ligado à tomada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Preocupado com o aumento de casos de pessoas que se acidentaram ao utilizar o aparelho celular enquanto o mesmo estava ligado à fonte de energia, o bombeiro civil Tércio Santos Moreno enviou nota prestando alguns esclarecimentos aos usuários em geral. O bombeiro frisou o que já foi pesquisado por técnicos de manutenção de várias partes do planeta, alertando que o maior perigo é atender uma chamada quando o aparelho está conectado à tomada. A situação provoca uma super carga e aquecimento da bateria, gerando risco de explosão do aparelho. Estudos revelam que carregadores de celular geram corrente de 1 ampere (amp) e voltagem de 5 volts. A carga necessária para a morte por eletrocução é de 7 miliamperes (ou seja, 0,007 amp), durante três segundos, afetando diretamente o coração e, assim, alterando o ritmo do seu batimento. Todo e qualquer tipo de corrente elétrica que atinge algum ser humano sofrerá ainda outro fator: a resistência (contada em ohm) do corpo que, só na pele, conta com 5 mil a 15 mil ohms.

Bombeiro civil alerta comunidade brumadense quanto aos perigos do uso do celular ligado à tomada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Tércio lembrou ainda que outro risco está ligado à utilização de carregadores piratas, vendidos por ambulantes, os quais são, na sua maioria, incompatíveis com o aparelho do usuário. “Esses carregadores falsos podem transformar aparelhos eletrônicos em verdadeiras granadas de bolso”, afirmou o bombeiro brumadense, acrescentado que o carregador incompatível pode alterar o tempo de vida útil da bateria do celular, além de elevar a sua carga, gerando o risco da explosão. O aviso também serve para os dias de chuvas acompanhados de relâmpagos: a descarga elétrica pode ser absorvida pelo aparelho, principalmente se o proprietário fizer uso do mesmo na tomada no momento da tempestade. Até então, o Samu 192 não possui registros de acidentes envolvendo celulares carregando em Brumado, porém o alerta serve como prevenção diante dos muitos acidentes ocorridos em outras localidades.

Economia: Preço do gás de cozinha sobe 4,4% Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A Petrobras reajustou no preço do gás de cozinha (GLP) em 4,4%. O botijão de 13 quilos passa a valer 23,10 reais nesta quinta (5). No acumulado do ano, o GLP apresenta aumento de 5,2%, na comparação com o preço de dezembro do ano passado. A estatal informou que o reajuste ocorre devido à desvalorização do real frente ao dólar, que apenas entre março a junho foi de 16%, e ao reajuste de 22,9% do preço do GLP no mercado internacional no mesmo período. O botijão de 13 quilos é reajustado trimestralmente, de acordo com política implementada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) em janeiro para reduzir o impacto das variações internacionais ao consumidor. Este é o primeiro reajuste desde que a mudança foi instituída. Em janeiro, houve uma queda de 5% e em abril, de 4,4%.

Brumado: Moradores divergem sobre implantação de rótula na Praça Dr. Nelson Lula Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A reforma da Praça Dr. Nelson Lula, a Praça do Rotary, em Brumado, está levantando um pequeno impasse entre moradores no entorno, pois os mesmos divergem sobre a implantação de uma rótula que entrou no projeto a pedido do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). No projeto primário aprovado pela Caixa Econômica Federal (CEF), a nova praça seguia inteira, cruzando e interrompendo o fluxo no início da Avenida Cassimiro Pinheiro Azevedo, uma das maiores vias da cidade. Nessa proposta, a praça em si seria utilizada como rotatória, aumentando o percurso para os veículos. Já com a rotatória indicada pelo prefeito, a praça será dividida em duas, mantendo a mobilidade de acesso da avenida. No entanto, nesse modelo, alguns moradores contrários defendem que, com a rotatória, a praça ficaria dividida e cresceria o número de acidentes na região. Os moradores estão se organizando dos dois lados no intuito de coletar assinaturas para se chegar a um denominador comum quanto à questão. Alguns já consideram o caso perdido, uma vez que a ideia partiu do prefeito. “Ele não é de ouvir a opinião pública, pois pensa que sabe mais que todo mundo. Mesmo assim, vamos tentar levantar a opinião da população, afinal a praça é do município e não apenas dos moradores da região. Esperamos que a câmara também interceda e leve o assunto aos debates na casa legislativa”, disseram.

Procuradora insinua que ministros do Supremo 'ganham por fora' Foto: Cristiano Mariz/Veja

A procuradora da República Monique Cheker, que atua na cidade de Petrópolis (RJ), será alvo de uma reclamação disciplinar na Corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) por insinuar em post publicado no Twitter que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ”recebem por fora” para beneficiar seus ”companheiros”. Ela diz ter sido mal interpretada. “Não há limite. Vamos pensar: os caras são vitalícios, nunca serão responsabilizados via STF ou via Congresso e ganharão todos os meses o mesmo subsídio. Sem contar o que ganham por fora com os companheiros que beneficiam. Para quê ter vergonha na cara?”, diz a publicação, feita na segunda-feira 2. De acordo com a Veja, após a polêmica gerada pelo comentário, ela publicou outros posts nos quais afirma que a crítica não foi dirigida aos ministros do Supremo. Segundo ela, suas publicações criticam ”corruptos” e mencionou, como exemplo, o caso do “ex-procurador” — em referência a Marcello Miller, que responde a uma ação penal por corrupção passiva no processo de delação dos executivos da JBS.

Brumado: Colégio Estadual Getúlio Vargas abre matrículas para o Projovem Urbano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Projovem Urbano está com as matrículas abertas até está quinta-feira (05). Os interessados podem se inscrever no Colégio Estadual Getúlio Vargas, de 08h às 20h. A escola fica localizada na Praça Armindo Azevedo, em Brumado. O programa foi criado em parceria com o Governo Federal para quem não concluiu o ensino fundamental. Em apenas 18 meses, jovens entre 18 e 29 anos recebem o certificado de conclusão profissionalizante. As aulas serão iniciadas em julho, no turno noturno. O Projovem tem cursos de iniciação profissional em diversas áreas, como administração, agroextrativismo, alimentação e culinária, gestão pública, entre outras.

Geddel Vieira Lima é absolvido do crime de obstrução de Justiça

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) foi absolvido na última quarta-feira (4) da acusação de que teria obstruído as investigações das operações Cui Bono e Sépsis. Nelas, o emedebista é investigado por crimes de organização criminosa porque supostamente recebeu propina para liberar empréstimos do FI-FGTS, o fundo de investimento da Caixa Econômica Federal (CEF). A decisão é do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília. Segundo denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF), Geddel teria tentado impedir a celebração de um acordo de delação premiada do operador financeiro Lúcio Bolonha Funaro, apontado como parceiro do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em vários esquemas de propina, inclusive na Caixa. Na sentença, Vallisney considerou que, apesar dos fortes indícios de que Geddel atrapalhou as investigações apontado pelo MPF, não houve provas suficientes sobre a conduta criminosa do ex-ministro. Para o magistrado, não há dúvidas sobre as várias ligações feitas pelo emedebista para Raquel Pitta, esposa de Funaro, apontadas pelo órgão judicial como sinais de obstrução por parte de Geddel. No entanto, a acusação do MPF de que ela estaria sofrendo constrangimento velado não foi comprovada.

Malhada de Pedras: Oposição questiona gastos de R$ 100 mil com fogos em período de seca Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na contramão da crise, a prefeitura de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, gastou R$ 100 mil só com a aquisição de fogos para os festejos juninos e demais eventos durante o ano no município. Vale ressaltar que, em março deste ano, a administração publicou um decreto de emergência por causa da seca. A denúncia está sendo representada pelo bloco de oposição do governo municipal, que encaminhou uma nota à redação do site Achei Sudoeste apontando a incoerência da gestão na gerência dos recursos públicos diante do momento delicado e crítico que vive as comunidades rurais afetadas pela falta de abastecimento. 

Malhada de Pedras: Oposição questiona gastos de R$ 100 mil com fogos em período de seca Foto: Reprodução/Diário Oficial

Os oposicionistas ressaltam que o município, cuja principal fonte de renda é a agricultura, atravessa um grande revés por causa da severa seca deste ano, o que tem enfraquecido ainda mais a economia local. Para os opositores, a prefeitura não está sabendo estabelecer prioridades e, dessa forma, não tem atendido as maiores carências dos munícipes. “A festa passa, mas a seca continua”, disseram. Em contrapartida, membros da ala governista, em reposta a nossa reportagem, salientaram que o processo licitatório ocorreu em dezembro de 2017, quando o município não estava com o decreto de emergência em vigência. “Estão apenas valorizando os valores por conta do período dos festejos juninos”, defendem os governistas.

Venha conferir a seleção de produtos saudáveis na Praticook em Brumado

A Copa do Mundo da Rússia está em andamento e a seleção de produtos saudáveis da Praticook segue escalada. Tem produtos para todos os gostos e necessidades: diet, light, low carb, integral, sem glúten, sem lactose e detox. O maior showroom de produtos saudáveis da região está abastecido, só esperando a sua visita. A loja fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, Centro, em Brumado. Os telefones são: (77) 3441-0687 ou (77) 99961-0687. Agora ficou mais fácil e saboroso emagrecer com saúde!

Arquivo