Achei Sudoeste

20 Ago 2013 - 15:33h

Um chinês de prenome Majiatao, de 41 anos, morreu na última segunda-feira (19), na cidade de Paramirim, no sudoeste baiano, diagnosticado com dengue. O chinês estava a passeio na cidade vizinha de Novo Horizonte e, há cerca de 15 dias, começou a sentir-se mal. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o asiático chegou a receber atendimento médico, mas como o seu quadro de saúde se agravou ele foi encaminhado para a cidade de Paramirim. Apesar dos esforços da equipe médica, o mesmo não resistiu e veio a óbito. Segundo os médicos do hospital, o chinês morreu em decorrência de complicações da dengue. O corpo de Majiatao foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde ficará no necrotério aguardando as liberações legais para que o mesmo possa ser conduzido até a capital baiana. Em Salvador, o corpo será cremado e, em seguida, as cinzas serão levadas até sua cidade natal, em Jiangsu, na China. Ele deixa esposa e dois filhos. Parentes do estrangeiro já se encontram em Brumado acompanhando o processo de liberação do corpo.

20 Ago 2013 - 15:23h

Na última segunda-feira (19), o site Brumado Notícias divulgou a reclamação dos moradores da comunidade do Espinheiro, que está há um mês sem receber água da Operação Pipa do Exército Brasileiro em função da instalação da canalização da rede da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A instalação promoveu a imediata retirada da localidade do eixo de abastecimento da Operação. Porém, mesmo com os hidrômetros, as famílias estão sem água. Sobre a queixa dos moradores, a Embasa se manifestou através de uma nota esclarecendo que a obra de implantação da Adutora de Malhada de Pedras encontra-se em fase de testes operacionais e, neste momento, apenas a sede daquele município está recebendo água de Cristalândia. Somente depois que os testes forem concluídos, o racionamento vigente em Malhada de Pedras será encerrado. De acordo com a Embasa, a conclusão da obra está prevista para ocorrer no próximo mês, após a realização dos testes operacionais e a instalação de todos os equipamentos necessários para o pleno funcionamento do sistema. Só então será possível atender as localidades rurais contempladas pelo projeto. Por fim, a empresa salientou que a instalação dos hidrômetros nas casas da comunidade do Espinheiro faz parte do projeto da obra e que, até a chegada da água aos imóveis, não haverá cobrança pelo consumo.

20 Ago 2013 - 14:03h

Uma das Ações de Investigação Eleitoral (AIJEs) impetradas na Justiça Eleitoral de Brumado pela candidata derrotada nas últimas eleições de 2012, Marizete Pereira (PT), diz respeito a um possível abuso de poder econômico e político do prefeito municipal, Aguiberto Lima Dias (PSL), que poderia ter utilizado a máquina pública - os funcionários e as dependências da Casa Legislativa – em prol de sua campanha eleitoral. Na ação, a petista pediu a cassação do diploma do prefeito e de sua vice, a odontóloga Cristina Gondim (PSDB), e a inelegibilidade de ambos por oito anos. Na época, Aguiberto era presidente da Câmara Municipal e, durante o período eleitoral, o vereador José Ribeiro Neves (PT) teria flagrado funcionários do legislativo manuseando materiais de campanha do então candidato Aguiberto dentro das dependências da Câmara. Na última sexta-feira (16), o promotor eleitoral Paulo César de Azevedo opinou pela “total improcedência do pedido, em face das razões expostas, por ser medida da mais lídima e cristalina Justiça”. O parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) de Brumado será juntado ao processo. O juiz Genivaldo Alves Guimarães já está apto para publicar a sua decisão.

20 Ago 2013 - 12:19h

No dia 16 de agosto último, durante a sessão legislativa da Câmara de Vereadores de Barra da Estiva, no sudoeste baiano, o diretor de redação do Jornal Tribuna do Sertão, Leonardo Oliva, foi retirado arbitrariamente do plenário por policiais militares a mando do presidente da Câmara, Antônio Lopes de Araújo (PV). O episódio foi transmitido ao vivo pela rádio local. Segundo relato do próprio Leonardo Oliva, antes mesmo do início da sessão, o presidente já havia demonstrado insatisfação com a sua presença no recinto. Tanto que quando o presidente o encontrou em um dos corredores do prédio, o mesmo teria mandado que ele se retirasse do local, afirmando que o “poder legislativo não aceitava a sua presença ali”. Lopes teria dito ainda que se o diretor não se retirasse por bem, chamaria a polícia e ele teria que sair por mal. Mesmo com o ocorrido, o diretor permaneceu no local para fazer a cobertura jornalística da sessão. No entanto, no momento em que o mesmo se levantou para fazer algumas fotos da mesa diretora e das bancadas de oposição e situação, o presidente determinou de forma bastante alterada que os policiais militares retirassem o diretor do plenário, apreendessem a sua máquina e apagassem o conteúdo da mesma.

Leonardo foi então retirado do plenário e teve a sua máquina apreendida, porém o seu conteúdo não foi apagado, segundo ele, por bom senso dos policiais. “Estamos de volta ao tempo da Ditadura na Câmara de Barra da Estiva? Onde está a liberdade de imprensa? Quem é o Presidente para se autointitular como ‘Poder Legislativo', achando que pode personificar este poder?”, questionou o diretor do Jornal Tribuna do Sertão, afirmando que o presidente não pode, “de forma arbitrária e intransigente, tomar decisões individuais fora do que determina o Regimento Interno e a Lei Orgânica, em nome do poder legislativo, que é um órgão colegiado, cujas decisões se dão por maioria simples ou qualificada dos seus membros”. O Jornal divulgou uma nota de repúdio contra o episódio e a atitude do presidente.

20 Ago 2013 - 11:09h

 O deputado estadual Marquinho Viana (PV) esteve em audiência com o presidente da CERB, Bento Ribeiro, na última semana. Na ocasião, acompanhado do vereador André Berkovitz, de Rio do Antônio, do vereador e presidente da Câmara do município de Tanhaçu, Tõe Brito, do vereador Vado de Jurema, de Tanhaçu, e do chefe de gabinete da prefeitura de Tabocas do Brejo Velho, o deputado endossou o pedido dos vereadores e solicitou a perfuração de poços e implantação de sistemas de abastecimento de água para os municípios de Tanhaçu e Rio do Antônio. Viana já havia recebido no dia 15 de agosto em seu gabinete na Assembleia Legislativa o vereador André Berkovitz, que reivindicou a ampliação do sistema de abastecimento de água da comunidade de Batalha dos Crispim, para atender a 58 famílias da comunidade de Alagoinhas, e a perfuração de um poço tubular na comunidade quilombola de Pai José, que beneficiará  40 famílias.

20 Ago 2013 - 10:06h

O vereador José Carlos de Jonas (PT) esteve no Distrito de Ubiraçaba no último domingo (18) para ouvir de perto as reclamações dos moradores e saber das necessidades da comunidade. No distrito, o vereador pode conhecer a dura realidade do povo, que convive diariamente com os efeitos da seca. Segundo Jonas, os moradores pedem que seja realizada com urgência a limpeza das aguadas e que sejam feitos reparos no sistema de abastecimento de água. O petista afirmou que em muitos locais a situação é crítica e que os moradores pedem a limpeza das aguadas a fim de que as mesmas possam armazenar água na época das chuvas, diminuindo assim o sofrimento da população.

20 Ago 2013 - 09:42h

Na presença do secretário de Administração, Miguel Lima Dias, e da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Themis Carvalho de Santana Narvaes, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) empossou no cargo de Assistente Social Terezinha Janine Caldeira Rocha. A candidata tinha sido aprovada no Concurso Público de Edital nº 01/2011 e cumprido todos os requisitos legais. Terezinha ficará lotada inicialmente na Secretaria Municipal de Saúde. Na semana passada, o prefeito também empossou seis profissionais, entre as quais duas biólogas, duas geógrafas e duas pedagogas.

20 Ago 2013 - 08:11h

Através de uma ação conjunta promovida pela 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), pelo batalhão da cidade de Barreiras, pela Cipe/Sudoeste Caesg, pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e por guarnições dos municípios de Macaúbas e Livramento de Nossa Senhora, a 'Operação Capital do Minério' foi realizada em Brumado na madrugada desta terça-feira (20). Em cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, a operação tinha por objetivo deter acusados de tráfico de drogas, suspeitos de homicídios e crimes contra o patrimônio. No total, foram mobilizados 130 policiais, entre soldados e oficiais, distribuídos em 30 viaturas. 

A polícia promoveu um cerco nos bairros periféricos da cidade, onde seria cumprida a ordem judicial. Segundo relatório policial, durante a ação no Bairro Urbis II, Danilo Pereira de Souza, o popular Dansonso, reagiu à prisão de modo violento, deflagrando vários tiros contra a polícia. Os soldados revidaram o ataque e o acusado foi alvejado. O mesmo chegou a ser socorrido e encaminhado pela polícia ao Hospital Professor Magalhães Neto, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Os outros homens, entre os quais um menor de 16 anos, se renderam e foram encaminhados para a delegacia. Duas armas, uma calibre 38 e uma calibre 32, com três cartuchos deflagrados, drogas e pólvora foram apreendidas. 

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o delegado Leonardo Rabelo declarou que a ação conjunta visa apresentar a força do estado no combate à criminalidade, tendo em vista os índices de violência ocorridos no município no primeiro semestre deste ano. Já o Major Sílvio Berlink destacou que a operação foi realizada com êxito em razão do cumprimento dos mandados expedidos pela justiça. Berlink também justificou que um acusado morreu por conta de sua própria ação e não em função da ação da polícia. Os dois comandantes reforçaram ainda que as polícias continuarão promovendo um trabalho ostensivo dentro da cidade no intuito de inibir a ação dos meliantes.

20 Ago 2013 - 06:26h

Dois traficantes foram presos por investigadores do Departamento de Narcóticos (Denarc) na madrugada desta segunda-feira-feira, 19, enquanto transportavam drogas num veículo pertencente à Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA). Jorge Daebs da Silva, 35 anos, e Mário Arruda Soares, 22, estavam em uma Ford Ranger branca com dois quilos de cocaína, em tabletes, três quilos de crack e uma porção de maconha e trafegavam na BR-324. O veículo foi conseguido por Jorge, que trabalhava na EBDA desde 2010 como motorista. Eles foram encontrados através de informações passadas ao Disque Denúncia. Os investigadores souberam que o veículo oficial estaria sendo usado para o tráfico e montaram campana na rodovia, acompanhados de soldados das Rondas Especiais (Rondesp), da Polícia Militar. Os rapazes foram autuados em flagrante e encaminhados para prisão. Em nota, a EBDA confirmou a exoneração do servidor.

19 Ago 2013 - 23:18h

Um vereador do Partido Progressista (PP), identificado como Valmary Alves dos Santos, foi assassinado na noite desta segunda-feira (19), após a sessão na câmara de vereadores da cidade de Uruçuca, no sul baiano. Por ironia do destino, o edil havia saído da sessão desta segunda que teve como pauta a segurança pública do município. Segundo informações publicadas pelo blog Políticos do Sul da Bahia, após o encerramento da sessão, um assassino deflagrou vários tiros contra Valmary, que completaria 36 anos de idade, no próximo dia 28. O edil foi o terceiro vereador mais votado em 2012, teve 588 votos, equivalente 4,28% dos votos.

19 Ago 2013 - 21:24h

Faleceu no final da tarde desta segunda-feira (19), em Vitória da Conquista, o advogado brumadense Afrânio Gómez Guimarães. Doutor Afrânio, como era carinhosamente chamado, lutava há algum tempo contra alguns problemas de saúde. Guimarães era um dos profissionais mais antigos de Brumado no exercício da advocacia. O corpo do advogado deve chegar ao município por volta das 23 horas e o local do velório ainda não foi divulgado. Afrânio deixou um filho.

19 Ago 2013 - 20:50h

Em Salvador, no último dia 17, o modelo brumadense Ricardo Lima Cassimiro participou da edição 2013 do concurso Mister Bahia Turismo. A seleção ocorreu no Teatro IRDB da capital baiana. Ricardo disputou com muitos concorrentes e conseguiu ficar em 6º lugar no concurso. “Estou muito feliz por ter conseguido essa colocação em meu primeiro concurso fora de Brumado, adquiri muita experiência. Quero agradecer a todos os que acreditam em meu trabalho, especialmente Antônio Maluf, pela oportunidade, meu empresário Emmanuel Santana e todos os meus patrocinadores”, falou Ricardo ao site Brumado Notícias. O modelo está agora se preparando para participar do Mister Brasil Terra no mês de setembro.

19 Ago 2013 - 18:35h

Por volta das 20 horas de ontem, domingo (18), Lucas Adriano Silva Dias sofreu um acidente fatal enquanto trafegava com uma moto pela BA-148. O jovem de 23 anos estava próximo do posto de combustíveis Cordeiro, trecho entre Dom Basílio e Brumado, quando perdeu o controle da sua motocicleta 150 (vermelha, placa HKJ-8502, licença de Patos-MG) e caiu no chão. Lucas, morador de Dom Basílio, morreu na hora.

19 Ago 2013 - 17:58h

Moradores da comunidade rural do Espinheiro, em Brumado, mostraram nesta segunda-feira (19) uma amostra da água que receberam pela última vez dos caminhões que fazem parte da Operação Pipa do Exército Brasileiro. Armazenada em uma garrafa pet, a água apresentava uma forte coloração por conta do barro misturado. Já em outro recipiente, a água continha sujeira e larvas conhecidas como ‘cabeças de prego’. “Coletamos a água, pois sabíamos que um dia poderíamos apresentar a alguém, já que foi assim que tivemos de matar a nossa sede e a de nossos filhos, com água contaminada”, disseram algumas donas de casa ao site Brumado Notícias. A nossa reportagem não conseguiu uma reposta por parte da equipe do Exército – que se encontra na cidade coordenando a operação – sobre o problema, pois a mesma não tem autorização para conceder entrevistas. Vale ressaltar que antes de serem cadastrados todos os caminhões passam por vistoria da coordenação da Operação Pipa.

19 Ago 2013 - 17:01h

A comunidade do Espinheiro e adjacências, em Brumado, está há mais de um mês sem receber água da Operação Pipa do Exército Brasileiro. A justificativa para isso é a instalação da canalização da rede da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que ao ser concluída fez a localidade sair do eixo de abastecimento da Operação. Entretanto, mesmo com os relógios da Empresa instalados nas residências, as famílias estão com as caixas secas, sem água. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o senhor Laurito Castro Mirante, morador na comunidade, narrou sobre o sofrimento que as famílias do Espinheiro passam para conseguir água. “A nossa canalização foi a primeira a ser instalada, fizeram o teste, mas nos disseram que teríamos que esperar ligar primeiro a água de Malhada de Pedras, para depois ligar a nossa. Desde o mês de julho ligaram a de Malhada, mas a nossa até agora nada. Eles garantiram que assim que ligassem a nossa também seria ligada o quanto antes, mas estão nessa enrola”, contou Laurito. O lavrador afirmou ainda que passa duas horas por dia buscando água com a carroça na casa de parentes e amigos. 

“Antes a gente ainda recebia meio caminhão d’água para duas famílias, mas quando falou que chegou água no Espinheiro a Operação Pipa parou de vir. Então nem operação pipa e nem água na torneira, não temos água aqui pra nada. Tenho um relógio enfeitando a frente da minha casa, mas se eu quiser água tenho que amarrar minha mula na carroça e ir buscar nas casas dos parentes e dos amigos na Vila Presidente Vargas, e na Passagem de Pedras”, afirmou Mirante, acrescentando ainda que se preocupa com a saúde de sua família, já que está difícil manter a higienização e limpeza da casa. “Aqui tem que ser assim, o pouquinho que sobrar das outras coisas a gente junta pra jogar no vaso e isso quando sobra, já faz tempo que minha esposa não sabe o que é lavar uma roupa, tá tudo tumultuada no cesto”, lamentou. Laurito, além de buscar água para a família - composta por cinco membros, ainda tem que cavar no leito do rio seco para providenciar água para a mula que puxa a carroça, a qual sustenta ele e seus familiares. Outras comunidades como Arrasta Pé, Queimada Grande, Cachoeira, Lagoa Redonda e Campo Seco Velho passam pela mesma situação do Espinheiro, estão com a canalização da Embasa, mas sem água nas torneiras.

19 Ago 2013 - 16:00h

Após utilizar um veículo da Regional de Trânsito (Retran) de Macaúbas para resolver assuntos pessoais, o servidor do órgão foi exonerado. O carro estava estacionado com duas rodas sobre o passeio público na Avenida Dom João VI, no bairro de Brotas. Dentro do carro, três rapazes de bermuda, camiseta e sandálias. A denúncia foi publicada no site Metro1. O funcionário não teve seu nome divulgado e terá sua exoneração divulgada no Diário Oficial do Estado na próxima terça-feira (20). O Retran faz parte do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA).

19 Ago 2013 - 15:23h

Através de uma nota pública enviada nesta segunda-feira, 19, para o site Brumado Notícias, o ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM) se defendeu das acusações feitas pelos vereadores municipais da oposição em uma representação judicial. Prestando seus esclarecimentos à população, Ribeiro falou que os fatos divulgados sobre sua gestão não passam de calúnia e difamação. “A oposição [...] lança mão do instrumento mais primitivo e cruel, porém de comprovada eficácia, para desconstrução da imagem do seu opositor, a calúnia e difamação”, escreveu, dizendo ainda que sua imagem foi construída na probidade. Para ele, antes de acusar um homem público é preciso avaliar seu passado e sua seriedade e que, por sua condição humana, certamente ele cometeu erros. “Erros por entendimento, erros por desconhecimento, erros por falta de vigilância, mas jamais erros por dolo ou malícia e que fossem lesivos ao patrimônio público”, justificou. Ribeiro acredita que os vereadores abriram mão do dever de fiscalização para mirar “na ofensa raivosa e cruel” contra ele, afirmando fatos “inverídicos”. “[Os vereadores estão] na busca incessante de descontruir minha imagem e prejudicar o meu futuro político”, acrescentou. Entre tais fatos estão os de que o ex-prefeito seria sócio de empresas prestadoras de serviços públicos ao município, teria contratado empresas de forma irregular e sacado quantias supostamente pagas a empresas e servidores. Ao final da nota, Luciano garantiu não ter feito nenhuma irregularidade, nem ter embolsado dinheiro público e que já está realizando sua defesa perante a justiça.

19 Ago 2013 - 14:59h

Teve de tudo na grande final do Campeonato de Futebol de Várzea, disputado no último domingo (18) no Campo do Bela Vista do Bairro São Félix. Foram chances de gols desperdiçadas, pênaltis perdidos, catimbas, empurra-empurra, discussões, dribles desconcertantes, grandes defesas e gols. Esse foi o roteiro do jogo entre as equipes do São José e Umburanas, que terminou com placar de 2x1 para equipe do São José. O placar poderia ser mais elástico, mas a equipe desperdiçou duas cobranças de pênaltis. Com a vitória, o São José sagrou-se tricampeão da competição. Na disputa pelo terceiro lugar, realizada no ultimo sábado (17), o Boleiros goleou a equipe do Posto Meira por 4x0.

19 Ago 2013 - 14:16h

As paralisações realizadas durante os últimos dias 14 e 15 pelos professores da rede municipal de ensino foram avaliadas pelo vereador Édio Pereira (PCdoB) como ações de sucesso. “Além da grande adesão de docentes, os alunos e pais também apoiaram o movimento”, comentou o comunista. O vereador afirmou ter sido informado de que alguns professores foram às escolas para dar aula, mas eles tiveram que voltar por não ter aluno.  “Isso demonstra a força do movimento dos professores e a Administração Municipal precisa analisar com carinho o pleito da categoria”, declarou Pereira. De acordo com ele, as entidades à frente da manifestação não descartam greve por tempo indeterminado caso a Prefeitura não melhore a proposta salarial. “Esperamos que a Administração tenha sensibilidade, vez que os professores são os principais responsáveis pela melhoria da qualidade do ensino no município. Além disso, pelos números apresentados pela Secretaria de Finanças a Prefeitura tem condições de melhorar a proposta”, asseverou Édio.

19 Ago 2013 - 13:37h

Em uma partida de seis gols, a seleção de Brumado venceu a equipe de Tremedal pelo placar de 4 X 2, na disputa do Intermunicipal 2013. A partida é válida pela segunda rodada da competição, que este ano conta com 68 seleções municipais de todo o interior do estado. Como o Estádio dos Prazeres está em reforma, o jogo ‘em casa’ da seleção brumadense acabou sendo em Ituaçu. E mesmo jogando em outra cidade e sem os jogadores terem feito um treino coletivo antecipado, o técnico Paulo Lobo conseguiu organizar o time de Brumado em campo e envolver o Tremedal durante toda a partida e chegar a um excelente resultado na estreia. Pelo saldo de gols Brumado fica na ponta tabela do grupo 15, o qual conta ainda com a seleção de Macaúbas – que também venceu Tremedal na primeira rodada por 1 X 0. Na próxima rodada Brumado e Macaúbas se enfrentam em Macaúbas.