Achei Sudoeste

17 Fev 2014 - 19:05h

Após intensa investigação, investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) chegaram até o assaltante Renê Correia de Lima, da cidade de Brumado, que estava foragido do Presídio Lafaiete Coutinho, em Salvador. Segundo informações da polícia passadas ao site Brumado Notícias, o acusado praticou vários assaltos em sua cidade natal e também em Livramento de Nossa Senhora. Na tarde desta segunda-feira (17), ao perceber a aproximação da viatura, o elemento disparou contra a guarnição, que revidou. O meliante foi alvejado, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A polícia suspeita de que muitos assaltos ocorridos no comércio de Brumado e muitos roubos de motos tenham sido praticados pelo foragido. Uma equipe da polícia técnica da capital do minério deslocou-se para a cidade vizinha a fim de realizar o levantamento da ocorrência e encaminhar o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado.

17 Fev 2014 - 18:30h

A qualidade das placas de sinalização recentemente instaladas nas vias públicas de Brumado já foi bastante questionada pela população local. Para piorar as queixas, no último final de semana, uma dona de casa quase foi atingida por uma placa fixada na calçada da delegacia, que se desprendeu da barra de sustentação. Sem motivo aparente, a placa, que estava parafusada, se soltou e caiu próximo à mulher, que por pouco não se cortou com o objeto. “Pagamos caro por isso e cada dia que passa estamos vendo menos placas nas ruas. Algumas foram retiradas por vândalos, e outras simplesmente caem do nada. Está feia a coisa aqui pra nós”, comentou a mulher ao Brumado Notícias.

17 Fev 2014 - 17:50h

Na noite do último domingo (16), policiais da Caesg prenderam Darlan Ramos de Souza, 25 anos, que estava armado no centro de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A prisão aconteceu depois que os policiais desconfiaram de um veículo, estacionado na Avenida Regis Pacheco. Ao abordarem o motorista, os policiais localizaram a arma de fogo, um revólver calibre 38, e deram voz de prisão ao elemento. Ele foi conduzido ao Plantão do Distrito Integrado de Segurança Pública, onde foi autuado em flagrante. O homem já tem passagem pela polícia.

17 Fev 2014 - 17:20h

A polícia ainda tenta localizar uma dupla que causou terror na noite do último domingo (16), em Brumado. Enquanto assistia a uma corrida de cavalo no Campo Seco, um homem teve a motocicleta furtada pelos marginais. Em seguida, também foi registrada uma série de roubos de celulares à mão armada na sede do município, onde elementos com as mesmas características, pilotando uma motocicleta de cor escura, foram denunciados na delegacia. Em apenas um local, no Bairro Santa Tereza, a dupla de criminosos levou três celulares de um grupo de amigos. Até o final da manhã desta segunda-feira (17), havia o registro de cinco aparelhos roubados pela mesma dupla, mas o número pode ser maior, haja vista que há outras vítimas que preferiram não comparecer à delegacia para registrar queixa. A polícia pretende intensificar ainda mais as blitz na cidade, a fim de inibir a ação dos marginais.

17 Fev 2014 - 16:50h

De passagem pela cidade de Brumado, o forrozeiro Edgar Mão Branca, ex-deputado federal, falou ao site Brumado Notícias sobre seus projetos para este ano. Mão Branca declarou que espera uma definição do Partido Verde (PV), sigla à qual é afiliado, para saber se será ou não candidato nas eleições de outubro. O ex-deputado deixou claro que seu desejo é participar das disputas. “Sonho em voltar ao Congresso Nacional para dar continuidade aos meus projetos. Entrei como suplente, mas quero voltar com mandato próprio, pois na condição em que fui a gente dorme deputado e acorda forrozeiro. Mesmo assim, não envergonhei. Tive títulos de bom indicador de emendas, projetos que repercutiram no Brasil e estive sempre na tribuna, ao contrário de muitos que entraram mudos e saíram calados”, destacou Mão Branca. Ele afirmou que, embora na última eleição tenha atingido a cota de votos para ser eleito, o partido não atingiu o coeficiente exigido, o que deixou a sigla sem um deputado federal representando o estado.

Indagado sobre a atual administração estadual e as queixas da população baiana, o ex-parlamentar declarou que apoia as cobranças, mas diz que o estado sofreu mais em administrações passadas. “Também estou insatisfeito, mas se me perguntarem se eu quero voltar ao passado, vou dizer que não. É muito difícil administrar, principalmente um estado ou uma federação. Acontece que todo brasileiro é um técnico de futebol e fui um desses que reclamava e mostrava a solução, mas quando se está lá em cima a coisa muda”, argumentou o ex-deputado. Ao final da entrevista, Mão Branca pediu que os eleitores escolher os futuros candidatos de forma consciente. “Não há só o político mau caráter, há também o eleitor ruim e esses conduzem os maus políticos ao poder, pois ninguém está lá em ser votado. Precisamos fazer essa aproximação do conhecimento do eleitor com o projeto político e também aproximar as boas pessoas para a política. As pessoas sérias dizem que não querem saber de política, aí aquele quem tem um caráter duvidoso corre e toma posse dessa vaga. Acredito sempre que a palavra final é do povo. Mas este tem que se politizar mais para acabar com certos privilégios”, concluiu ele.

17 Fev 2014 - 16:15h

No último domingo (16), aconteceu no Centro de Treinamento Team Ribeiro a graduação dos alunos da equipe. Sob o comando do professor, representante e delegado da Federação Brasileira KappBoxe e Artes Marciais, Leonardo Cardoso Santos, ele passaram por uma série de avaliações, física, de resistência e das técnicas dos golpes utilizados e exigidos no Muay Thai. Na ocasião, o centro de treinamento filiou-se à Federação e os alunos graduados receberam os certificados de aprovação no exame de graduação, o que lhes confere o direito de participar dos eventos realizados pela entidade em todo o território nacional.

17 Fev 2014 - 15:45h

Resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicadas no Diário Oficial da União suspendem, a partir de hoje (17), a distribuição e a venda, em todo o território nacional, de quatro suplementos alimentares para atletas. O Alimento para Atletas, da marca ISOFAST-MHP, foi suspenso por apresentar BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) e por não se enquadrar em nenhuma das classificações previstas pela agência. Já o Suplemento de Cafeína para atletas, marca ALERT 8-HOUR-MHP, foi suspenso por conter taurina em sua composição. Além destes, o produto Carnivor, fabricado por MuscleMeds, teve a venda suspensa por apresentar teores de vitamina B12 e B6 acima da ingestão diária recomendada e por apresentar substâncias que não foram avaliadas quanto à segurança de consumo como alimentos. Por fim, o produto Probolic-SR-MHP, fabricado por Maximum Human Performance Inc. e importado por Commar Comércio Internacional Ltda, foi suspenso por não haver comprovação de segurança de uso. As informações são Agência Brasil.

17 Fev 2014 - 15:20h

No último domingo (16), após investigações da polícia militar de Caculé, o traficante Adaílson Henrique Porto Lima, 20 anos, foi preso em flagrante na rua onde mora comercializando drogas. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, no momento da abordagem, Adaílson estava com dois tabletes de maconha, nove pedras de crack, um saco plástico contendo uma pasta gelatinosa de cor vermelha, e um celular. O aparelho não parava de tocar durante a prisão. Segundo a polícia, provavelmente se tratava de possíveis interessados em adquirir a droga. O traficante foi conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante. As investigações continuam e a polícia espera desarticular outros “braços” do tráfico na cidade.

17 Fev 2014 - 14:50h

Em sessão realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado Sidelvan Nóbrega (PRB) apresentou um projeto de lei que determina o uso obrigatório de cardápio impresso em braille e fonte ampliada em todos os estabelecimentos que comercializam refeições e lanches no estado. A proposta segue a mesma linha do que foi apresentado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Alessandro Lôbo (PSL), no legislativo local. Dados do IBGE dão conta de que cerca de 6,5 milhões de brasileiros possuem deficiência visual de forma severa e 506 mil são cegas. O braille é um sistema de leitura por meio do tato. Lôbo declarou que fica satisfeito em saber que o deputado, assim como ele, se preocupa com a inclusão social dos deficientes visuais. “Apresentamos o projeto e estamos aguardando que seja sancionada a lei para que os estabelecimentos possam oferecer este benefício a todos os que possuem dificuldade para enxergar ou mesmo são cegos”, disse o presidente do legislativo brumadense.

17 Fev 2014 - 14:20h

As matrículas para o Centro de Educacional de Ensino Profissionalizante (Ceep) em Brumado só serão iniciadas na próxima quarta-feira (19) para alunos que estão migrando de escolas do município para a unidade. Apesar disso, pais e alunos começaram a formar fila no local desde o último domingo (16); alguns até montaram acampamento na porta da escola. O motivo é que a direção do centro de ensino está disponibilizando apenas 135 vagas no período matutino, preferência da maioria. Com poucas vagas pela manhã, pais e alunos estão se revezando para não perder os primeiros lugares na fila de espera.

17 Fev 2014 - 11:50h

No intuito de educar os condutores, a Superintendência de Trânsito de Brumado sinalizou a calçada da agência da Caixa Econômica Federal (CEF), a qual era tomada por motocicletas que atrapalhavam a passagem de pedestres. O órgão já havia atendido a solicitação da gerência do banco, que pediu a retirada dos ambulantes e moto-taxistas da calçada por questão de segurança. Mesmo assim, condutores particulares ignoraram o aviso e continuaram a utilizar a calçada como estacionamento. Cones e fitas de isolamento devem permanecer no local até que os pilotos não utilizem mais a calçada. Nesta primeira semana, um agente de trânsito ficará no local orientando os condutores.

17 Fev 2014 - 11:40h

Os comerciantes da Rua Coronel Tibério Meira, no centro comercial de Brumado, já alertaram a prefeitura quanto a um vazamento de água no meio da via. O setor de obras até realizou recentemente um serviço paliativo no local, porém sem consertar o vazamento. A preocupação dos comerciantes aumentou com o anúncio de que em breve a rua receberá um novo recapeamento asfáltico. “A Embasa tem que ser acionada para consertar essa mina, senão será colocado o novo asfalto e depois vai ter que quebrar para fazer o serviço, o que geraria um gasto público desnecessário e ainda por cima danificaria a rua. Esperamos que a prefeitura e a Embasa possam se entender antes de ser feito esse recapeamento”, desabafou um comerciante ao site Brumado Notícias.

17 Fev 2014 - 11:30h

Na primeira sessão do Congresso Nacional de 2014, marcada para a próxima quarta-feira (18), os senadores irão analisar o veto da presidente Dilma Rousseff (PT) com relação à criação de novos municípios. A proposta define critérios para a criação, incorporação, fusão e o desmembramento de cidades brasileiras. A partir das novas regras, quase 400 cidades podem ser criadas. Em sua justificativa quanto ao veto, a presidente disse que a expansão expressiva do número de municípios no país resultará em aumento de despesas. Autor da proposta, o senador Mozarildo Cavalcante (PTB-RR) garante que, o número de municípios criados não passará de 180 e as despesas não serão elevadas. Segundo ele, boa parte das despesas será coberta pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que terá que ser apenas redistribuído. Para Cavalcante, o projeto não autoriza a criação de municípios, apenas regulamenta a criação.  As informações são da Agência Brasil.

17 Fev 2014 - 11:25h

Os projetos experimentais da vacina anti-HIV desenvolvida pela Usp e testada em macacos obteve resultados preliminares positivos. Edecio Cunha Neto, pesquisador que liderou os estudos, disse à Folha de São Paulo que a resposta imune dos animais foi excelente. Trata-se de uma vacina de DNA. Os cientistas “escrevem” nessas moléculas trechos de genes que codificam pedaços de proteínas do vírus causador da Aids. Com a inserção do DNA no organismo, a ideia é que ele seja usado dentro das células para fabricar só essas miniproteínas, sem o vírus original. A premissa é que, se o sistema imunológico aprender a reconhecer esse material e reagir para destruí-lo, é isso que ele fará ao encontrar o HIV de verdade. Apesar dos dados animadores obtidos com o estudo, o sucesso da vacina ainda não é comprovado. A ideia dos cientistas é expandir o teste para 28 macacos e desenvolver um protocolo diferente, que envolve outra forma de administrar a vacina. Caso os novos testes sejam bem-sucedidos, poderá ter início testes em humanos. 

17 Fev 2014 - 11:18h

Em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores de Guanambi, o pastor João Fernandes dos Santos foi homenageado com o título de cidadão guanambiense em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade. O pastor vem desenvolvendo há anos na cidade projetos voltados na área social. À frente da Igreja Missões do Evangelho Pleno, ele e seus colaboradores desenvolvem trabalhos em hospitais e prisões. O projeto que concedeu o título ao brumadense foi aprovado por unanimidade. O pastor recebeu o título das mãos do vereador evangélico Vandilson Medeiros (PRB).

17 Fev 2014 - 09:10h

Uma mulher de 27 anos e a sobrinha de 10 foram atropeladas na noite do último domingo (16) enquanto atravessavam a Rua Cassimiro Pinheiro Azevedo, no centro de Brumado. Segundo relato da mãe que viu a filha ser atropelada, o condutor não parou o veículo para prestar socorro. A mulher disse ao site Brumado Notícias que as duas iriam tomar sorvete na Praça Coronel Zeca Leite, já que se tratava do último dia da férias da criança. Apavoradas, as vítimas não esperaram o socorro do Samu 192 e seguiram andando até à delegacia a fim de prestarem queixa. No local, a mulher foi orientada a primeiro passar por uma avaliação hospitalar. Tia e a sobrinha então seguiram a pé para o Hospital Professor Magalhães Neto, onde fizeram radiografias, tendo em vista que ambas reclamavam de dores na cabeça e nas pernas. A polícia militar compareceu à unidade de saúde para ouvir as vítimas sobre o ocorrido. A partir da descrição das duas, os policiais conseguiram chegar ao veículo. O motorista foi levado para o hospital, a fim de que as vítimas pudessem reconhecê-lo.

17 Fev 2014 - 08:45h

Mais de 12 mil estudantes estão retornando às salas de aula nesta segunda-feira (17), nas escolas públicas de Brumado. O início do ano letivo alterou a rotina do município, que teve seu primeiro pico no trânsito logo cedo. No horário, era grande o fluxo de veículos e transportes escolares nas ruas de acesso às escolas. Ainda não foi definido o prazo de encerramento do ano letivo, pois o Conselho Municipal de Educação irá se reunir esta semana para avaliar o calendário sugerido para o município. O que se sabe é que podem ocorrer algumas alterações no recesso junino por conta dos jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol.

17 Fev 2014 - 08:20h

Assim que saiu da contabilidade onde trabalha na noite da última sexta-feira (14), uma mulher foi abordada por um meliante armado com uma faca. O bandido anunciou o assalto e fez a contabilista refém, obrigando a vítima a dirigir o seu veículo até sua residência. No local, como não encontrou o que queria, o marginal manteve a mulher refém, obrigando-a a voltar para o carro e dirigir até o anel rodoviário, na BR-030, de onde seguiu sentido ao distrito de Sussuaranam em Tanhaçu. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, logo que passou da Subestação II da Coelba, o bandido fez a vítima ligar para a família e exigir um resgate no valor R$ 30 mil. A ação só não se concretizou porque a ligação não completava. O bandido então abandonou a mulher na pista e fugiu com o carro, um Golf branco, e os documentos da vítima. Sozinha, a mulher conseguiu chegar a uma residência e pedir socorro. Ela registrou queixa na delegacia. A polícia fez várias buscas, mas não encontrou o meliante. Já na noite do último domingo (16), a polícia brumadense foi informada de que o veículo estava abandonado na cidade de Paramirim.

17 Fev 2014 - 07:40h

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) recebeu em seu escritório, em Barra da Estiva, alguns aliados políticos, entre os quais o presidente da Câmara de Vereadores de Ituaçu, vereadores e lideranças políticas dos povoados de Casa de Pedra e Santa Rosa. A comitiva esteve com o parlamentar especialmente para convidá-lo para participar da festa em comemoração à vitória alcançada pelo Terno de Reis da comunidade, que se classificou como a melhor apresentação durante o Reisado da região. Além disso, os vereadores também cobraram do deputado à liberação de projetos referentes ao sistema de abastecimento de água, energia e pavimentação da localidade. Viana afirmou que ao voltar a Salvador se empenhará no sentido de viabilizar as obras.

16 Fev 2014 - 23:00h

O Camarote Central no CarnaBrumado 2014 promete muita alegria e descontração. Com a organização do Rotary Club, entre os dias 1 e 4 de março oferecerá aos foliões ambiente agradável e muito música. Na programação do camarote, Bruno Caires e a Massa, Dj Pantera, Caso Contrário, Pablo Morais, Banda Rupilé e Banda Sem Limite da Bahia para animar o carnaval. Os passaportes, que são limitados, já estão à venda. O Camarote Central oferecerá serviço OpenBar.