Achei Sudoeste

23 Out 2013 - 10:00h

Em visita ao município de Tabocas do Brejo Velho, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) e o deputado federal José Rocha (PR) participaram da inauguração do Ginásio de Esportes local, uma obra viabilizada pela prefeitura municipal. Ambos encontraram durante o evento o vereador e presidente da Câmara Municipal, Valdemir Almeida de Deus, além de outras lideranças locais. Ainda no município, os deputados também prestigiaram a partida final do Campeonato Municipal de Futebol e uma série de eventos.

Já em Brumado, à convite de Dona Cida, representante da comunidade de Lagoa da Barra, e do ex-vereador Gilberto Lima Dias, o Giba, Viana e Rocha conheceram as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e as demandas dos moradores  da localidade. Por último, a dupla esteve na residência do ex-vice prefeito do município, Dr. Marlúcio Abreu, onde almoçaram. O encontro, que contou com a presença do ex-vereador Leonardo Vasconcelos e outras lideranças e amigos, serviu para motivar uma possível aliança entre os deputados e as referidas lideranças políticas locais.

23 Out 2013 - 09:30h

O site Brumado Notícias acompanhou no final da tarde da última terça-feira (22) o treino de motocross da dupla Guilherme dos Santos, o Galego, e Nilton Júnior, que se preparam para disputar novos desafios a partir do mês de novembro, começando por um torneio na cidade de Guanambi. Com motocicletas especiais de 450 CC, preparadas exclusivamente para suportar os impactos do esporte, a dupla aproveitou bem a pista que ficou bastante molhada após a chuva do último domingo (20). Com manobras e saltos radicais de tirar o fôlego, os pilotos conseguiram bom desempenho durante o treino. Em entrevista, o Galego declarou que os resultados são alcançados através de muito esforço físico, boa alimentação e técnica. O atleta fez uma ressalva sobre a prática esportiva. “Isso que nós fazemos aqui não é para ser feito no dia a dia. Mesmo nós que já somos profissionais às vezes nos machucamos. Tem que ser feito no local reservado e com a máquina adequada como as que utilizamos aqui, se não pode ocorrer um acidente mais grave ou uma fatalidade, por isso peço a garotada que não tente fazer nas ruas ou praças para não colocarem em risco suas vidas e nem a de outras pessoas”, alertou o esportista.

23 Out 2013 - 09:00h

23 Out 2013 - 08:35h

Uma guarnição do Pelotão Especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Brumado, encontrou uma motocicleta depenada na tarde da última terça-feira (22), nas proximidades da usina de beneficiamento de umbu, na comunidade de Umburanas. A guarnição chegou até o local através de uma denúncia anônima. A moto vermelha contendo só um pedaço da placa com o nome de Brumado já estava sem os faróis, sem acentos, sem os pneus e outros equipamentos, o que leva a polícia a suspeitar de que a mesma seja produto de roubo. O veículo foi conduzido para a delegacia a fim de ser periciado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Os soldados que participaram da operação acreditam que possa existir uma base de desmanche de veículos na região.

22 Out 2013 - 20:40h

Durante os próximos dias 29, 30 e 31 de outubro, o campus XX da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Brumado, vai realizar o IV SELL - Seminário de Estudos Linguísticos e Literários. O evento tem como objetivo aproximar professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Letras, Educação e de outras que tenham afinidade com o tema, que é Democratização da leitura no Brasil: políticas públicas, mercado editorial, programas e projetos de atuação social. Os participantes irão debater e analisar a produção acadêmica relacionada às políticas de democratização e acesso à leitura no Brasil. As inscrições do IV SELL são gratuitas e poderão ser feitas na própria universidade, das 9h às 12h - das 13h às 20h, até o primeiro dia do evento, ou através do site http://www.sell.uneb.br. A universidade em Brumado está na Avenida Lindolfo Azevedo Brito, 1170 (Rodovia Brumado-Livramento). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 3441-2387.

22 Out 2013 - 20:20h

Começaram nesta terça-feira (22) as obras de construção do Posto de Saúde da Família – PSF do Loteamento Malhada Branca. Nessa ação, a Prefeitura de Brumado entra com a compra dos equipamentos, e o Governo Federal, através do Ministério da Saúde ficará responsável por construir a unidade. A previsão é que a obra seja finalizada em seis meses. A creche do Loteamento também é outro benefício da comunidade e já está em fase final de construção. Com mais esta ação, o prefeito Aguiberto Lima Dias coloca a saúde pública como uma das prioridades de seu governo.

22 Out 2013 - 20:05h

Lêda Cristina Brito dos Santos, servidora da 18ª Ciretran, em Brumado, foi solta nesta terça-feira (22). A servidora foi presa durante a Operação BR-030, acusada de facilitar a aprovação de pessoas nas provas teóricas dos exames para expedição de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Leda irá responder o processo em liberdade, tendo em vista que ela já foi ouvida e não cometeu crimes de violência, nem oferece risco à segurança pública. A prisão preventiva da servidora e de outros presos na operação aconteceu para que as investigações das irregularidades praticadas não fossem afetadas. É possível ainda que alguns dos detidos na operação sejam soltos e respondam em liberdade. Lêda estava custodiada na delegacia de Presidente Jânio Quadros, outro motivo para que ela fosse solta, pois o local está superlotado. Caso a justiça veja necessidade, Lêda pode ter sua prisão novamente decretada.

22 Out 2013 - 19:25h

“Enquanto o governo federal tem o programa Mais Médicos, aqui nós convivemos com o ‘Menos médicos’”. Essa foi a queixa de Vânios José Gomes, presidente da Associação de Moradores do Bairro São José, ao site Brumado Notícias, na manhã desta terça-feira (22), enquanto acompanhava várias donas de casa que buscavam atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. Segundo Vânios, há cerca de dois meses que a unidade está sem médico, obrigando os moradores a se deslocarem ao Hospital Professor Magalhães Neto em busca de atendimentos simples, ou então até outras unidades básicas. “Aqui são atendidos ainda moradores de mais dois bairros, e, para piorar, além do deslocamento até hospital, ainda tem a demora de espera no atendimento por conta da triagem, pois se trata de atendimentos que poderiam ser resolvidos em nossa unidade de saúde”, reclamou o presidente da associação. Por telefone, o secretário de Saúde Claudio Feres, apontou mais uma vez que o município ainda é carente de um contingente maior de médicos. “Faltam médicos para atender a demanda do hospital e das UBS´s, pois faltam profissionais interessados em trabalhar na rede municipal”, explicou Feres, garantindo que na próxima semana uma médica passará a atender na UBS do Bairro São José. 

22 Out 2013 - 17:40h

Assim que o prefeito municipal de Brumado, Aguiberto Lima Dias, manifestou seu desejo de sair do Partido Social Liberal (PSL), o presidente da sigla na Bahia, Toninho Olívio, demonstrou ter ficado profundamente insatisfeito com a desfiliação do brumadense. As críticas de Olívio foram todas rebatidas por Aguiberto nesta terça-feira (22), em entrevista a uma rádio local. Sobre o presidente estadual do PSL ter dito que o prefeito de Brumado estava saindo do partido para atender ordem do governador Jaques Wagner, Dias foi enfático: “Isso não existiu”. “A minha vontade de sair do PSL vem de muito tempo. Quando recebemos o PSL, ele estava todo irregular, com documentação atrasada, então nós regularizamos tudo e mandamos para a sede em Salvador os nomes que iam compor a provisória do partido”, declarou Aguiberto. 

De acordo com o ex-PSL, até o momento de mandar a lista da provisória, seu nome ainda estava como presidente do partido. “Para minha surpresa, me tiraram da presidência e colocaram outro nome. E essa lista, que serviria para a regularização do meu registro de candidatura, só nos foi liberada no último dia permitido para registrar a candidatura”, reclamou. Outro ponto levantado por Aguiberto para motivar sua saída foi sobre quem ‘manda’ no PSL em Brumado. “Maurício Trindade (ex-PR e atual PROS) é quem manda no PSL em Brumado, hoje e antes também. Ele não faz parte da base aliada ao governo do estado e eu estou na base do governo de Jaques Wagner”, emendou, dizendo que não estava se sentindo no PSL por causa disso e preferiu sair. Sobre a sua nova filiação, o prefeito de Brumado contou que foi procurado pelo PROS – Partido Republicano da Ordem Social, e pelo Partido da Solidariedade (SDD). “Eu preferi o Partido da Solidariedade e estamos providenciando documentação de filiação”, afirmou. No tocante exato às críticas de Toninho Olívio, o qual disse que Aguiberto é mentiroso e está torcendo para ele ser cassado, o gestor brumadense alegou não ter lido a matéria ainda. “Mas essas afirmações não vão me atingir em nada, porque o que vem de baixo não me atinge. Essas declarações de Toninho mostram a pessoa desqualificada que ele é, e eu não vou ficar em um partido que o presidente é da estirpe do senhor Toninho”, resumiu. 

E junto com Aguiberto, dois vereadores governistas também deixaram suas legendas para ingressar no SDD – Manoel Romar (ex-PSB) e Welinton Lopes (ex-PR). “Quando declarei que iria filiar no Partido da Solidariedade, os vereadores Romar e Welinton também quiseram filiar. Nós os aceitamos de braços abertos, assim como outras pessoas, e até mesmo vereadores, que quiserem filiar no SDD serão bem vindos”, falou. Um dos aliados de Aguiberto Lima Dias na Câmara Municipal, o vereador e presidente do Legislativo, Alessandro Lôbo e Silva, ainda faz parte do PSL, tendo em vista que ele é amigo do deputado licenciado Maurício Trindade e não tem demonstrado intenção de mudar a sigla.

22 Out 2013 - 16:40h

O presidente da Casa Legislativa Brumadense, Alessandro Lôbo (PSL), deixou claro na sessão da última segunda-feira (21) que a Câmara não recebeu convite para fazer parte do projeto de criação da Associação dos Vereadores das Câmaras Municipais do Sudoeste Baiano (AVCMSB). Lôbo garantiu que só ficou sabendo da criação da associação através de matéria publicada no site Brumado Notícias, em que o presidente da Câmara de Vitória da Conquista, Fernando Jacaré (PT), afirmou que o convite havia sido estendido ao parlamento brumadense. Segundo o presidente do Legislativo de Brumado, em contato com Jacaré, o mesmo teria dito que houve falha de comunicação. “Eu tive conhecimento do convite pela internet. Entrei em contanto com Fenando Jacaré, presidente da Câmara de Vitória Conquista, e ele disse que houve falha da sua assessoria em enviar o convite. Chegou sim um fax para Câmara em nome do vereador Édio Pereira e eu até pensei que fosse um convite individual”, explicou Lôbo. Alessandro disse que irá assistir uma reunião da comissão a fim de entender melhor a proposta e se a mesma condiz com os mesmos interesses da Câmara local. “Nós poderemos criar também uma associação das Câmaras no leito do Rio das Contas com o intuito de lutar pelos nossos interesses aqui, ao invés de lutar pelos interesses de cidades mais próximas a Vitória da Conquista. Temos um risco iminente com uma possível construção de uma barragem na nascente do Rio das Contas, em Piatã, o que iria prejudicar toda a região e nós poderemos criar uma associação para lutar contra essa barragem. Isso sim é do nosso interesse”, reforçou o vereador.

22 Out 2013 - 16:10h

Na próxima quinta-feira (24), o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido, das 07h às 12h, na Fazenda Amargosa, Fazenda Cachoeira, Fazenda Malhadinha, Fazenda Traíras, Fazenda Zuca, Povoado Formosa, Povoado Jurema e Povoado Roça Velha, todas localidades da zona rural de Brumado. O aviso foi feito pela Coelba, que garantiu que o desligamento é necessário para que sejam realizados com segurança serviços de melhoramento na rede elétrica. Para evitar acidentes, a empresa recomenda que os equipamentos elétricos devem ser retirados das tomadas e a chave geral deve ser desligada durante o período de interrupção.

22 Out 2013 - 15:45h

As contas da Câmara Municipal de Brumado relativas ao exercício financeiro de 2012, sob responsabilidade do ex-presidente do Legislativo, Aguiberto Lima Dias, foram aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) na última quarta-feira (16). A decisão do conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto foi divulgada nesta terça-feira (22).  As ressalvas levaram o TCM a multar ex-presidente em R$ 1 mil reais, mas a decisão ainda cabe recurso.

22 Out 2013 - 15:15h

Já aprovada pela Câmara e Senado desde o início do mês, a medida provisória do programa Mais Médicos foi sancionada nesta terça-feira (22) pela presidente Dilma Rousseff (PT). O objetivo do programa é levar médicos brasileiros e estrangeiros para atuar no atendimento em municípios do interior do país e em áreas carentes das periferias de grandes cidades. Dilma considera ser esse um dos programas mais importantes do seu governo e agradeceu à Câmara e ao Senado por terem aprovado que o Mais Médico pudesse virar lei. “Quer agradecer porque, mais uma vez, à Câmara e ao Senado por terem sido sensíveis aos grandes problemas nacionais e por compartilhar com o Executivo decisões que são cruciais e importantes para o país”, declarou a presidente durante a sanção. Como existem atualmente 196 médicos estrangeiros contratados pelo Mais Médicos que estão sem poder atuar no país por causa da falta de registro, a publicação da lei no Diário Oficial da União vai fazer com que o Ministério da Saúde possa emitir tais documentos a partir da próxima quarta-feira (23), independente dos Conselhos de Medicina. Com informações do G1.

22 Out 2013 - 14:45h

22 Out 2013 - 14:15h

Neste mês de outubro, o ex-vereador brumadense Leonardo Quinteiro Vasconcelos assumiu a Diretoria de Biodiversidade do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Na cerimônia de posse estiveram presentes o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e a Diretora Geral do Inema, Márcia Telles. Vasconcelos disse que assumir a diretoria do Inema será um desafio que ele pretende cumprir com afinco para o desenvolvimento do setor no estado. O novo diretor também falou sobre as atribuições da diretoria. “Tem projetos importantes sendo executados, como a implantação de viveiros de mudas florestais com entidades sem fins lucrativas e prefeituras; recuperação de nascentes e áreas degradadas; incentivo a criação e manejo de abelhas sem ferrão com convênio já assinado com a EBDA no valor de R$ 371 mil reais; incentivo ao manejo de produtos da floresta não madeireiros, entre muitos outros ações”, afirmou Vasconcelos, que recebeu o apoio  do deputado estadual Marquinho Viana (PV).

22 Out 2013 - 13:37h

No final da manhã desta terça-feira (22), a polícia civil de Brumado promoveu uma ação coordenada pelos delegados Leonardo Rabelo e Arilano Botelho, durante a qual três jovens foram presas e um menor travesti apreendido. O grupo atuava no Bairro Urbis III. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Rabelo esclareceu que, após inúmeras investigações, o grupo que repartia e embalava drogas dentro da casa de uma das jovens presas foi localizado. Toda a ação era comandada por um traficante que ainda está sendo procurado. Junto com o grupo foram encontradas várias embalagens para drogas, três cartuchos de arma de fogo - dois de 9 mm e um de 38 - uma balança de precisão, uma lâmina, centenas de pedrinhas de crack e um pedaço maior do mesmo entorpecente. O delegado disse ainda que os traficantes estão aliciando menores e mulheres, pois a princípio os mesmos não despertam suspeita. O material foi apresentado na delegacia, onde foi lavrado o flagrante por associação ao tráfico e porte de munição de arma de fogo. 

22 Out 2013 - 11:20h

Desde a chuva do último domingo (20) a rede de esgoto na Rua Marcolino Moura, no centro comercial, em Brumado está estourada e minando lama. A situação tem causado desconforto a comerciantes, consumidores e moradores da localidade por conta do mau cheiro exalado do esgoto. O problema no local é antigo, pois em períodos de chuva a rede que é interligada com a drenagem pluvial recebe uma sobrecarga e acaba vazando. Por telefone, a secretaria de Infraestrutura informou ao site Brumado Notícias que uma equipe foi acionada para atuar no local ainda nesta terça-feira (22).

22 Out 2013 - 11:10h

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Bahia serão realizadas no próximo sábado (26) e domingo (27). Com o início do horário de verão no último domingo (20), os estudantes devem ficar atentos aos horários de início das provas. Na Bahia, que não participa do horário de verão, os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h. Assim como no estado, em mais 18 unidades da federação os estudantes farão as provas em horário diferente do de Brasília - o que representa 3.528.114 de candidatos do total de 7.173.574 inscritos. A organização do concurso chama a atenção dos candidatos para o conhecimento prévio do local de realização da prova e para a chegada antecipada no lugar. Na última sexta-feira (18) se encerrou o prazo para recebimento via correio do cartão de confirmação de inscrição que contém as informações sobre o endereço do local de prova. Se você não recebeu o cartão, acesse a página do Inep e confira essas informações.

22 Out 2013 - 10:50h

O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Alessandro Lôbo (PSL), apresentou durante a sessão legislativa da última segunda-feira (21) um projeto que proíbe o uso de capacete em estabelecimentos públicos e privados do município. Lôbo argumentou que o capacete se tornou uma “ferramenta de camuflagem” para a prática de assaltos na cidade. O projeto deve ser votado na próxima sessão. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Alessandro declarou que o objetivo é inibir a ação dos assaltantes. “Eles sabem que muitos estabelecimentos comerciais e públicos contam com câmeras de segurança e por isso não retiram os capacetes para não serem identificados. O projeto que estou apresentando visa coibir esse tipo de ação e se tornar uma ferramenta a mais no auxílio à segurança pública”, esclareceu o parlamentar.

Vários estabelecimentos públicos e privados da cidade, a exemplo do Juizado de Pequenas Causas, já expõem cartazes e placas com o aviso de proibição do uso do capacete. Os comerciantes apelam para que a Câmara aprove o projeto. “O capacete é um amigo de quem está na moto, mas se tornou um inimigo da segurança pública, pois esconde quem faz mau uso dele. Temos que tomar medidas preventivas quanto a isso e esse projeto vem para reforçar a campanha que já é feita em vários estabelecimentos do município”, disse um empresário a nossa reportagem.

22 Out 2013 - 10:31h

Juntamente com o grupo comunitário do Bairro Dr. Juracy, o vereador Castilho Viana (PSB) participou do ato de entrega do prêmio de Dia das Crianças na última sexta-feira (18), na localidade. No dia 12 de outubro, uma festa em comemoração à data foi realizada no local, com a participação do parlamentar. Além de distribuição de brinquedos, cachorro quente, doces e pipoca, uma bicicleta foi sorteada entre as crianças da comunidade. Débora Cristina Santos Ramos, moradora do bairro, foi a criança contemplada com o prêmio. A avó da jovem agradeceu ao grupo comunitário pela realização do evento e disse que o bairro agora tem um representante político, referindo-se ao vereador Castilho.