Achei Sudoeste

25 Jan 2014 - 09:55h

Um grave acidente foi registrado na manhã deste sábado (25) em Brumado envolvendo um micro-ônibus da empresa Novo Horizonte que fazia a linha Aracatu/Brumado. Segundo relatou o motorista ao site Brumado Notícias, logo que saiu da garagem sentiu falta dos freios ainda na ladeira da Avenida Coronel Santos, portão de entrada da BA-262, e o ônibus ganhou velocidade chegando na ponte ainda sem conseguir parar acabou colidindo no fundo de gol com placa da cidade de Aracatu, arrastando o mesmo e acabou quebrando parte da mureta de proteção da ponte. Por pouco o carro não foi arremessado para dentro do Rio do Antônio.

O micro-ônibus continuou o trajeto atravessando a linha férrea e o motorista foi obrigado a subir a contramão e só parou após bater na parede de uma casarão antigo na Rua Exupério Pinheiro Canguçu. Haviam pouco mais de 20 passageiros no micro-ônibus, dentre eles crianças, mas não há registro de feridos, já o casal que estava no carro que foi arrastado na ponte teve que ser socorrido pelo Samu 192 e foram encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto com várias escoriações, mas aparentemente estão fora de perigo. 

A Polícia Militar e os Agentes de Trânsito tiveram muito trabalho para controlar o tráfego que ficou congestionado no trecho.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

25 Jan 2014 - 08:30h

Em uma ação conjunta entre policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e o Núcleo de Inteligência da Cipe/Sudoeste, foram apreendidos 115 papelotes de maconha, duas espingardas e um pé de cabra, ferramenta utilizada em arrombamentos, em uma residência na Urbis II, em Brumado. A apreensão aconteceu no início da noite desta sexta-feira (24). Os policiais informaram ao site Brumado Notícias que seguiram pistas fornecidas através de denúncias anônimas sobre o tráfico de drogas na localidade. Além dos entorpecentes, quatro jovens, entre eles um menor, foram levados à delegacia acusados de estarem com o material apreendido. Porém, apenas um assumiu ser o dono do material, que foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser periciado.

25 Jan 2014 - 08:10h

Um evento para entrega de caçambas, pás carregadeiras e carros pipa a município do interior do estado da Bahia ocorreu na manhã da sexta-feira (24), no pátio do Derba, em Feira de Santana. Entre as cidades contempladas com a doação dos equipamentos estão Brumado, que recebeu uma caçamba; Candiba e Malhada de Pedras, contemplados com um carro pipa, além de Guanambi, Jacaraci e Riacho de Santana, que receberam uma pá carregadeira. O deputado João Bonfim (PDT) comemorou a entrega das máquinas, que, segundo ele, são de extrema importância, principalmente para aqueles municípios que sofrem com a estiagem. Durante o evento foram anunciadas mais ações para melhoramento de infraestrutura do Estado.

24 Jan 2014 - 19:30h

24 Jan 2014 - 19:00h

O abastecimento de águas nas localidades de Itaquaraí, Lagoa Funda, Lagoa do Arroz, Itaquerê, Km 18, Curralinho, Cachoeira, Fazenda Nova, Barreiro, Furado dos Veados, Limoeiro, Bernardo José, Coqueiro, André, Retiro, Jacaré e Gatos está ocorrendo através de manobras na rede de distribuição. Segundo informou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) ao site Brumado Notícias, estas localidades são atendidas a partir da Estação de Tratamento (ETA) de Lagoa Funda que, no momento, opera com capacidade menor que a normal. Por isso, a empresa ressalta que é importante que a população economize água e evite o desperdício. Técnicos da Embasa já estão trabalhando para solucionar o problema.

24 Jan 2014 - 18:37h

Movimentos sociais, entidades estudantis e organizações da sociedade civil elaboraram uma Nota de Repúdio à banda conquistense Abrakadabra pela veiculação da música e do videoclipe “Tigrão Gostoso” – veja vídeo abaixo. O repúdio também se estende aos patrocinadores do videoclipe. Segundo a nota, a banda estaria fazendo apologia ao estupro ao retratar o medo e a insegurança das mulheres ao andar à noite sozinhas em ruas desertas, contrapondo à realidade à figura do “tigrão gostoso”, que estaria na posição do estuprador. Na denúncia, os movimentos afirmam que, ao invés de denunciar a violência sexual, o clipe se desenrola sendo explícita a apologia ao estupro durante toda a música, como se pode perceber no trecho: “é na hora do espanto que o bicho vai pegar”. O movimento lamenta o fato e reforça que não se trata de um fato isolado, pois são infinitas as formas de violência contra a mulher, nas rádios, na TV, nos outdoors. No Brasil, somente no ano de 2012, o número de estupros notificados chegou a 50 mil. “Um clipe como este representa uma afronta aos direitos das mulheres e não ficará por isso mesmo! É inadmissível que uma banda lucre a partir da naturalização da violência, da apologia ao estupro e do incentivo à transfobia! Vale lembrar aos integrantes da banda Abrakadabra que apologia ao estupro é CRIME punido com detenção pelo Código Penal, em seu artigo 287”, afirmaram os apoiadores da causa, na nota. Ainda na nota de repúdio, eles exigem que a produção da banda e os patrocinadores se pronunciem e que retirem o clipe.

24 Jan 2014 - 18:15h

Agentes de saúde e de endemias dos Bairros São Félix, Malhada Branca e adjacências, em Brumado, realizaram na tarde da última quinta-feira (23) o dia D de verão no combate à dengue. As atividades se concentraram na quadra de esportes do CAIC, onde foram promovidas palestras e brincadeiras instrutivas com o objetivo de e informar e demonstrar como a população pode prevenir a proliferação do mosquito transmissor da doença. Os populares colaboraram com um mutirão realizado nas residências, de onde foram retirados todos os objetos que acumulam água e que estavam jogados nos quintais das casas. O supervisor de endemias da região, Genivaldo Rocha, declarou ao site Brumado Notícias que a situação nas localidades citadas é crítica por conta do alto índice de infestação do mosquito, que está acima de 4.0. Os bairros são considerados, segundo ele, zona de risco para uma possível epidemia da doença, caso a população não participe ativamente das formas de combate ao mosquito. Apesar da realidade, o supervisor destacou que os populares estão começando a se conscientizar mais, tendo em vista que a epidemia do último ano afetou muitos moradores da região.

24 Jan 2014 - 17:15h

Nivaldo de Jesus Pinto, preso durante a Operação BR-030 desde o dia 18 de outubro de 2013, foi solto da cadeia da cidade de Livramento de Nossa Senhora na tarde desta sexta-feira (24), após pagamento de fiança no valor de um salário mínimo, fixada pela juíza substituta da Vara Crime de Brumado, Leonor da Silva Abreu. Nivaldo saiu da delegacia acompanhado do advogado, Samuel Milhazes. Ele havia sido detido em flagrante em Bom Jesus da Lapa quando tentava negociar um caminhão e uma motocicleta. Na ocasião, Nivaldo foi acusado de estelionato e de promover fraudes dentro e fora da 18ª Ciretran, em Brumado. Ele agia juntamente com Wendel Santana, que continua custodiado na cadeia de Brumado.

24 Jan 2014 - 16:48h

É grande a preocupação da Secretaria Municipal de Saúde de Brumado por conta da possibilidade de uma nova epidemia de dengue no município. Isso porque, neste início de ciclo, os agentes de endemias estão encontrando muitos focos do mosquito transmissor da doença em várias residências. Um dos locais mais críticos da cidade, segundo avaliação do setor de endemias, é o Bairro São Félix, onde o índice de infestação está muito acima do tolerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Passou da ponte entramos em uma zona perigosa de infestação do mosquito, com chance de uma grande epidemia caso não haja uma participação mais ativa da população”, alertou Genivaldo Rocha, supervisor de endemias na área que abrange o bairro.

Segundo ele, os moradores da região estão se preocupando apenas com as caixas d’água e se esquecendo dos pequenos recipientes onde os mosquitos também depositam seus ovos. Locais inusitados foram citados por Genivaldo, onde, durante a semana, os agentes encontraram focos do mosquito transmissor da doença, a exemplo de jarros, degelo de geladeira, bebedouro de animais, e até mesmo em um copo d’água com uma dentadura. Segundo o agente, na maioria dos imóveis visitados foram recolhidas larvas e mosquitos da dengue. As campanhas serão intensificadas na região no intuito de conscientizar os populares acerca do perigo.

24 Jan 2014 - 16:05h

O pré-candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o brumadense e vereador em Itabuna, Aldenes Meira (PCdoB), esteve nesta semana nas cidades de Iraquara e Palmeira visitando amigos e lideranças políticas. Em Iraquara, Meira conversou com os diretores do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e com vereadores locais. Já em Palmeira, encontrou-se com o vereador Genilson (PCdoB). O pré-candidato, que já foi presidente da FETAG (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado da Bahia), falou da importância do sindicalismo rural e acerca da contribuição dos trabalhadores rurais para o desenvolvimento do país. A reunião teve a participação de um representante da ADPREV, um dos responsáveis pela articulação.

24 Jan 2014 - 15:45h

Por pouco uma tragédia não foi registrada na Avenida Coronel Santos, em Brumado, na tarde desta sexta-feira (24). Testemunhas relataram ao site Brumado Notícias que viram o momento em que o motociclista, um ajudante de pedreiro, tentou fazer uma manobra na via sem se dar conta da proximidade de um caminhão que presta serviço para uma empreiteira da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). Ele só não foi atropelado porque pulou da moto antes de a mesma colidir com o caminhão. O motorista do veículo disse aos agentes de trânsito que tudo aconteceu muito rápido e ele não teve tempo de frear. A moto ficou presa debaixo do caminhão, sendo necessário utilizar um macaco para retirá-la. Com o acidente, o trânsito ficou congestionado nos dois sentidos da via e os agentes tiveram de auxiliar na liberação do tráfego. Mesmo com a gravidade do ocorrido, ninguém se feriu.

24 Jan 2014 - 15:00h

O carro Up!, da Volkswagen, será lançado no mercado brasileiro em fevereiro. O veículo possui o melhor índice de reparabilidade entre todos os automóveis avaliados pelo CAR Group 2014, do CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária). O carro obteve a classificação 11 no ranking. Quanto menor a pontuação (em uma escala que vai de 10 a 60), menor será o tempo e o custo de reparo do veículo. O modelo da Volkswagen atingiu o melhor resultado não apenas dentro da categoria, mas também entre todos os veículos de diferentes segmentos avaliados. O vice-presidente de Desenvolvimento de Produto da Volkswagen do Brasil, Egon Feichter, declarou que a marca tem como prioridade garantir a satisfação dos clientes, oferecendo veículos com excelente relação custo-benefício e valores reduzidos de reparo, sem, no entanto, abrir mão da qualidade, robustez e segurança. O índice do CAR Group também tem influência no cálculo da tarifa do seguro. Em Brumado, as primeiras unidades do veículo já foram faturadas para a concessionária Brumauto.

24 Jan 2014 - 14:35h

O escritor cordeirense Valdivino Alves de Sousa vai publicar um livro contando a história de sua cidade natal: Cordeiros, no sudoeste da Bahia. O autor, que já tem dez livros publicados, alcançou notoriedade nacional após a publicação da obra Infância Perdida, que abordou o trabalho infantil de crianças e adolescentes nos alambiques, no município de Piripá e região. Na época, a publicação foi tema de matéria nos programas Fantástico, Globo Repórter e Jornal da Record. Sobre a obra mais recente - Cordeiros, sua história e seu povo - o autor disse que foi muito gratificante contar a história de lutas do povo de sua terra. O livro também conta a biografia de ex-prefeitos e demais autoridades que ajudaram a construir a história da cidade. O material é baseado em pesquisa e entrevistas, obtidas com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A obra deve ser lançada no segundo semestre deste ano.

24 Jan 2014 - 12:00h

Uma motocicleta suspeita foi recolhida pela polícia militar de Brumado na manhã desta sexta-feira (24). Os policiais que realizavam ronda nas imediações do Mercado Municipal viram a motocicleta sem placa estacionada próximo à feira livre. Ao averiguar o veículo, eles perceberam que, além de estar sem placa, a moto também tinha a numeração do chassi raspada. Ninguém soube informar de quem era o veículo e os policiais aguardaram por cerca de meia hora para ver se o condutor aparecia, o que não aconteceu. Com a ajuda de um motorista de caminhão, os soldados recolheram a moto para a delegacia. Ela será periciada pela equipe do Departamento de Polícia Técnica.

24 Jan 2014 - 11:45h

Vem aí o 1º Esquenta Carnaval de Brumado. O evento será realizado no dia 16 de fevereiro, a partir das 17h, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A maior banda de pagode da Bahia, a Blitz, promete esquentar os foliões tocando todos os seus maiores sucessos. A banda Orgulho do Samba também fará uma participação especial na festa preparatória para a folia momesca. O primeiro lote de ingressos já está sendo vendido. Até o dia 10 de fevereiro, adquira o seu por apenas R$ 20 nos pontos de venda credenciados. Venha e cole nesta festa porque vai ser bom demais.

24 Jan 2014 - 11:25h

Mesmo com policiamento sendo realizado no centro comercial, em Brumado, uma farmácia foi assaltada na manhã desta sexta-feira (24). Os funcionários contaram ao site Brumado Notícias que um bandido entrou no estabelecimento com capacete e, armado, se dirigiu ao caixa do correspondente bancário anunciando o assalto. Com a arma apontada para os balconistas, o elemento exigia que o dinheiro fosse entregue. Em seguida, o meliante fugiu levando toda a quantia, ainda não contabilizada. A polícia chegou rapidamente ao local, mas não a tempo de alcançar o bandido. Os soldados que fizeram o registro da ocorrência acreditam que o assaltante não estava sozinho, mas que um comparsa já deveria estar esperando em ponto estratégico com uma motocicleta ligada.

24 Jan 2014 - 11:05h

As aulas da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, vão começar no dia 3 de fevereiro. Já para os professores, as atividades deverão começar ainda mais cedo. Nos dias 29, 30 e 31 de janeiro a categoria estará se reunindo para participar da Jornada Pedagógica. Esse ano, as férias escolares foram reduzidas para adequação do calendário letivo à Copa do Mundo. Para aqueles que estão preocupados com o fim das férias, a boa notícia é que o recesso do mês de junho será mais prolongado. As férias do meio de ano acontecerá de 12 de junho a 11 de julho. A prefeitura de Vitória da Conquista garante que os 200 dias do período letivo serão cumpridos rigorosamente.

24 Jan 2014 - 11:00h

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) esteve no último final de semana em Brumado participando do aniversário do ex-vereador Leonardo Vasconcelos (SDD), que culminou com uma cavalgada na região do Capote, na fazenda do ex-vereador Osmar Moura. O deputado federal Arthur Maia (SDD) também prestigiou o evento. Lideranças políticas de diversas comunidades rurais do município, vereadores, além da ex-deputada Marizete Pereira (PT) e do prefeito de Malhada de Pedras, Valdeci Bezerra (PT), o Ceará, também marcaram presença. Atualmente, o ex-vereador Léo Vasconcelos ocupa o cargo de diretor de Biodiversidade do Inema em Salvador.

24 Jan 2014 - 10:30h

Através da Operação Trânsito Legal, a Polícia Militar apreendeu 19 motos consideradas irregulares na comunidade do Açude, zona rural do município de Macaúbas, no sudoeste baiano. A apreensão aconteceu no dia 17 de janeiro, quando foram mobilizados 21 policiais, 03 viaturas, 01 caminhão e 06 veículos despadronizados. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, dentre as irregularidades encontradas nos veículos apreendidos estão a falta de documentação, falta de equipamentos de segurança obrigatórios, placas antigas com apenas duas letras, e, principalmente, o fato de menores estarem conduzindo os veículos. Seis motos com placas de outros estados também foram apreendidas para posterior averiguação no sistema policial. O objetivo é identificar se elas apresentam alguma restrição. Segundo o Major Irlando Oliveira, comandante da PM, as ações deverão ser intensificadas nas comunidades rurais e nos centros urbanos das cidades da região.