Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Senado propõe dar lucro do FGTS a trabalhadores Foto: Reinaldo Canato/Veja

Estudo da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal aponta que há espaço no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para redução do recolhimento das contribuições pelas empresas e aumento da distribuição do lucro do Fundo para os trabalhadores. Além de formar poupança remunerada para o trabalhador, o Fundo também oferece crédito favorecido para habitação popular, saneamento e infraestrutura urbana. Numa ampla radiografia das contas do FGTS, a IFI avalia no estudo, que será divulgado hoje, que a tendência para os próximos anos é de resultados positivos e elevação do patrimônio líquido, o que abre oportunidade para “algum tipo” de ajuste nas regras do Fundo. Pela legislação atual, metade do lucro do FGTS é revertida anualmente para o saldo das contas vinculadas dos trabalhadores. Este é o segundo ano de vigência da medida, que elevou em mais 1,6% a rentabilidade, fixada em TR (Taxa de Referência) mais 3% ao ano. A principal crítica dos cotistas é a baixa remuneração do Fundo. Uma das opções sugeridas é subir para 100% a distribuição do lucro. Outra alternativa seria a redução do custo das empresas, vinculada a uma contribuição extra de 10% sobre o saldo da conta do trabalhador demitido sem justa causa. O Fundo tem 496 bilhões de reais em ativos e 392,5 bilhões de reais de passivos, que são as obrigações com os trabalhadores. Se as atividades do FGTS fossem encerradas de imediato e os ativos utilizados para quitar suas obrigações, ainda assim sobrariam 104,4 bilhões de reais de patrimônio.

Mulher morre afogada em represa na zona rural de Ibicoara Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (04), uma mulher morreu afogada ao entrar em uma represa na Fazenda Vânia, zona rural da cidade de Ibicoara, a 170 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a vítima foi identificada como Maria Aloisia Nascimento dos Santos, 35 anos. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (PDT) e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. As causas do afogamento ainda estão sendo investigadas.

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou esta quinta-feira (4) quatro denúncias referentes a investigações da Operação Cui Bono, que apura irregularidades em operações da Caixa Econômica Federal em troca de pagamento de propina. Entre os denunciados estão o ex-ministro Geddel Vieira Lima, os ex-deputados e presidentes da Câmara Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, o operador Lúcio Funaro e o ex-diretor da Caixa Fábio Cleto. De acordo com o G1, eles são acusados dos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. Os procuradores pedem multa e reparação de danos que ultrapassam R$ 3 bilhões.

Brumado: Justiça Eleitoral proíbe venda de bebida alcoólica durante as eleições 2018 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O juiz eleitoral de Brumado, Rodrigo Souza Britto, baixou uma portaria que proíbe a comercialização e distribuição de bebidas alcoólicas a partir da meia noite de sábado (06) até às 8h da noite de domingo (07). A portaria é válida para os três municípios que compõem a 90ª Zona Eleitoral: Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras. Cópias da portaria serão fixadas nos locais, que poderão funcionar normalmente, porém não será permitida a comercialização das bebidas. O descumprimento incorrerá em crime de desobediência à lei eleitoral e acarretará detenção, com pagamento de multa.

Dia das Crianças: Consumidor vai comprar presente mesmo com nome sujo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A maioria dos consumidores deve comprar presentes neste Dia das Crianças, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Um terço dos que pretendem gastar está com o pagamento das contas em atraso. Desse total, 69% estão com o nome sujo. De acordo com a pesquisa, 22% admitiram que assumem despesas acima das suas possibilidades financeiras. Entre os que compraram presentes ano passado, 23% ficaram com o nome sujo justamente devido às compras do Dia das Crianças – 16% ainda estão nesta situação. Entre os motivos alegados para comprar, 37% responderam que sentem a pressão das crianças para conseguir os presentes desejados. De acordo com o levantamento, 24% planejam gastar menos com o presente do Dia das Crianças do que no ano passado. As principais explicações para o freio no consumo são o orçamento apertado (34%), o desejo de economizar (24%), o desemprego (18%) e outras prioridades (9%). Só 8% dizem que pagarão contas atrasadas. Para 2018, a expectativa é de que o varejo movimente cerca de 9,4 bilhões de reais. No total, cada consumidor deve desembolsar, em média, 187 reais com presentes. Embora os consumidores estejam cautelosos, a pesquisa mostra que cerca de um terço (30%) pretende comprar dois presentes e 25% apenas um.

PM disponibilizará aparato de segurança para o domingo de eleição em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Adriano Souza Dias, destacou que será mantido o policiamento ordinário na cidade, sendo cobertos todos os 21 colégios onde haverá votação. O policiamento se dará, segundo ele, a pé em postos fixos e através de radiopatrulhamento. “Todo o efetivo da 34ª CIPM, os 149 policiais, serão empregados nas eleições”, reforçou. O Major ainda informou que a cobertura da polícia também se estenderá aos municípios de Malhada de Pedras e Aracatu, que fazem parte da 90ª Zona Eleitoral. Segundo informou, 12 policiais foram cedidos pelo 17º Batalhão de Polícia Militar de Guanambi para reforçar o policiamento em Brumado. Após a votação, a 34ª CIPM ainda fará a segurança durante a apuração dos votos, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e nos pontos de apuração em Malhada e Aracatu, de 17h até à 00h. “Os crimes mais comuns que verificamos durante as eleições são as bocas de urna, o que não será permitido, bem como o uso de bebida alcoólica”, finalizou.

MPF cobra R$ 75,4 milhões de Lula em processo de instituto Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) reiterou em alegações finais na quinta-feira (4) o pedido pela condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na ação penal sobre supostas propinas da empreiteira Odebrecht, que incluiriam um terreno de 12 milhões de reais que abrigaria o Instituto Lula e uma cobertura vizinha à residência do petista, de 504 mil reais, em São Bernardo do Campo. A Operação Lava Jato pede que o petista seja condenado por nove atos de corrupção passiva e por sete atos de lavagem de dinheiro. Lula está preso desde abril em Curitiba. O petista foi condenado a 12 anos e um mês de prisão no caso tríplex do Guarujá. A Procuradoria da República, no Paraná, pede ainda a condenação do ex-ministro Antonio Palocci, seu braço direito Branislav Kontic, os empresários Marcelo Odebrecht e Paulo Melo, da Odebrecht, Demerval de Souza Gusmão Filho, o engenheiro Glaucos da Costamarques e o advogado Roberto Teixeira. No documento de 408 páginas, o Ministério Público Federal cobra de Lula 75,4 milhões de reais em favor da Petrobras. O montante corresponde, segundo o órgão, ao valor total da porcentagem da propina paga pelo Grupo Odebrecht em razão das contratações dos Consórcios Conpar, Refinaria Abreu e Lima, Terraplanagem Comperj, Odebei Plangás, Odebrei Flare, Odetech e Rio Paraguaçu. As alegações finais dedicam 86 páginas para “a atuação de Lula no exercício da Presidência da República”. Em um dos trechos, os procuradores afirmam que Lula “foi o principal responsável pelo esquema de macrocorrupção estabelecido na Administração Pública Federal, destacadamente a distribuição das Diretorias da Petrobras, com vistas à arrecadação de propinas, em benefício do enriquecimento de agentes públicos, da perpetuação criminosa no poder e da compra de apoio político de agremiações a fim de garantir a fidelidade destas ao governo federal”.

Brumado: Cartório eleitoral destaca o que é permitido e proibido no dia das eleições Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o chefe de cartório do Fórum da Justiça Eleitoral de Brumado, Igor Araújo, fez uma ampla explanação acerca do que se pode e do que é proibido no dia da eleição, no próximo domingo (07). As informações de utilidade pública ajudam eleitores e candidatos a relembrarem seus direitos e deveres no dia da votação. A campanha no rádio e TV foram encerradas nesta quinta-feira (04), porém a campanha de rua vai até o sábado (06). Toda campanha de boca de urna é vetada no dia da votação, gerando processo criminal, seja a candidatos ou eleitores que estejam sonoramente promovendo candidatos e partidos. No entanto, a justiça eleitoral permite a manifestação silenciosa, com uso de camisetas do candidato ou partido, adesivos e bonés. No entanto, não será permitida a aglomeração uniformizada, pois isso caracteriza campanha expressiva de indução ao voto. Também é permitido plotagens em veículos, desde que sem som. Mas continua vetada a distribuição de santinhos ou despejar os mesmos nas ruas, o que gera processo por poluição ambiental. Se, por ventura, a justiça eleitoral entender que houve um conhecimento prévio do candidato sobre a distribuição ou despejo de santinhos nas imediações de acesso aos locais de votação, o mesmo poderá ser responsabilizado e penalizado. A medida atende ao novo patamar e perfil ético do eleitor, que pede uma eleição limpa.

População de Tanhaçu protesta contra a qualidade da água ofertada pela Embasa na cidade Foto: Danilo Pereira/Achei Sudoeste

A Comissão Tanhaçu Pede Socorro esteve, juntamente com a população, em frente à sede da Embasa em protesto contra a precariedade do serviço prestado pela empresa na cidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, populares disseram que estão comprando água por conta da situação, considerada uma total falta de respeito e um descaso com o povo. Há mais de 10 anos, a cidade convive com o problema da falta d'água. Aos gritos de “queremos água”, a população mostrou toda a sua indignação, haja vista que, conforme informaram, as contas sempre chegam com altos custos, mas o serviço não corresponde ao valor cobrado.

População de Tanhaçu protesta contra a qualidade da água ofertada pela Embasa na cidade

Além da falta do líquido, eles relataram que a água que chega às torneiras das residências não é tratada e, em época de seca, a qualidade é ainda pior. “Pagamos por um serviço que não temos. A Embasa não oferece água tratada para população. Já tem um mês que estou comprando água”, destacou uma moradora. A população cobra que medidas urgentes sejam tomadas a fim de contornar a problemática e espera uma resposta do gerente regional diante dos inúmeros protestos. “Não aguentamos mais esse descaso. Chega! Se pagamos, temos o direito de ter água de qualidade”, reivindicaram.

Detento é achado morto dentro de cela do em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um detento foi encontrado morto com uma corda enrolada no pescoço, na quinta-feira (4), em uma cela do Conjunto Penal de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Conforme a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do estado da Bahia (Seap), as circunstâncias da morte do detento são apuradas. Conforme a Seap, os outros presos que estão na mesma cela informaram para os funcionários do Conjunto Penal que não perceberam nenhuma movimentação no local até vê-lo morto.

Brumado: Condutores serão responsáveis pelas infrações cometidas com carros da prefeitura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após a denúncia realizada por agentes de trânsito de que a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estaria cancelando, irregularmente, infrações cometidas por servidores públicos em carros oficiais, o superintendente João Nolasco se pronunciou sobre o assunto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que os condutores dos veículos oficiais são responsabilizados em caso de infração. Nolasco explicou que, quando o carro é compartilhado por várias pessoas, há uma tabela que identifica o dia, horário e o condutor responsável pela infração cometida. Diante disso, o superintendente garantiu que as informações estão sendo levantadas e, posteriormente, será aberto um Processo Administrativo para apurar a denúncia. Em agosto, segundo informou, foi publicada uma portaria que designou um servidor público que, no prazo máximo de 15 dias, transfere a multa da prefeitura para o condutor, deixando claro que a infração é de quem estava ao volante e não do departamento. “Não é porque o carro é do Município que o condutor pode fazer o que quiser. Ele tem que respeitar todas as normas, assim como qualquer cidadão. A responsabilidade é do condutor”, disse. Nolasco ainda reforçou que o agente de trânsito tem autonomia para exercer a sua função, sem intervenções.

Datafolha: Bolsonaro, 35%; Haddad, 22%; Ciro, 11%; Alckmin, 8% Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, subiu na pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (4), a apenas três dias da eleição. Ele foi o único que cresceu acima da margem de erro no levantamento, contratado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. Fernando Haddad (PT) continua na segunda colocação, com 22%. Considerado apenas os votos válidos - ou seja, descartando votos brancos, nulos ou de eleitores que não responderam -, Bolsonaro tem 39% das intenções de voto. Para vencer no primeiro turno, ele precisaria ainda alcançar a maioria dos votos válidos. Nesse cenário, Haddad aparece com 25% e é seguido por Ciro Gomes (PDT), com 13%, e Geraldo Alckmin (PSDB), que tem 9%. O Datafolha entrevistou 10.930 eleitores entre esta quarta (3) e quinta-feira (4). A margem de erro é 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o registro BR- 02581/2018.

Guanambi: Comandante do 17º Batalhão desmente boatos de que novo cadeirudo estaria agindo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante coletiva à imprensa, o comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar de Guanambi, a 141 km de Brumado, Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, desmentiu os boatos sobre a existência de um novo cadeirudo, que estaria fazendo vítimas na cidade e região. Segundo informou, um indivíduo tem agido de forma isolada - foram registrados três casos de estupro recentemente. Além disso, Mascarenhas ressaltou que o modo de atuação do estuprador é diferente do lendário cadeirudo, que fez várias vítimas na cidade e na região há alguns anos, sendo morto em confronto com a polícia em Riacho de Santana. O Tenente destacou que a população não precisa entrar em pânico, visto que a polícia está trabalhando para prender o suspeito o mais rápido possível.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Brumado: Urnas eletrônicas já estão abastecidas para o dia de votação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na quarta-feira (03), foi realizada a cerimônia pública de preparação das urnas eletrônicas para votação do próximo domingo (07). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o chefe do cartório eleitoral, Igor Araújo, que corresponde à 90ª Zona Eleitoral, esclareceu que foram abastecidas 221 urnas eletrônicas com o sistema biométrico que atenderá aos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, além de mais 20 urnas reserva, caso seja necessário realizar a substituição de algum equipamento que precise de manutenção no dia da votação. Araújo resumiu que a cerimônia nada mais é que o processo de inserir as mídias com os dados dos candidatos e dos eleitores no aparelhos de votação. Durante a cerimônia, também foi realizada uma auditoria, uma votação aberta na presença de representantes dos candidatos e dos partidos, quando se confirma os dados dos pretensos candidatos-  após a votação simulada, a urna é novamente zerada e se faz um relatório da auditoria comprovando a legitimidade dos aparelhos para o processo eleitoral.

Ibiassucê: Estudante representa a Bahia no Projeto Jovem Senador 2018

A estudante do 3º ano do Ensino Médio, Layane Michelle Silva Souza, 17 anos, do Colégio Estadual Antônio Figueiredo, em Ibiassucê, a 79 km de Brumado, foi escolhida para participar do Projeto Jovem Senador 2018, de 19 a 24 de novembro, em Brasília. Os 27 alunos selecionados, um de cada unidade da Federação, atuarão como jovens senadores participando de cursos com o objetivo de profundar seus conhecimentos sobre o trabalho legislativo. A seleção foi realizada através do 11º Concurso de Redação do Senado Federal. “Desde o primeiro ano eu venho participando da seleção e finalmente consegui ser escolhida para representar a Bahia. Estou com uma grande expectativa, pois vou aprender muito sobre o trabalho do legislativo. Acredito que o jovem, como o cidadão do futuro, tem que estar consciente dos seus direitos e deveres. Agradeço muito a professora de Língua Portuguesa, Ana Maria Cardoso, pelo incentivo e orientação na produção da redação”, contou Layane. Neste ano, o Programa Senado Jovem Brasileiro realiza o 11º Concurso de Redação do Senado Federal e o 8º Projeto Jovem Senador. Anualmente, proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. Em 2018, foram mobilizados mais de 345 mil alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país.

Mãe entra em coma no parto e acorda ao sentir bebê no peito Foto: Maternidade Escola

Ao dar à luz em Fortaleza (CE), Amanda Cristina Alves da Silva, de 28 anos, entrou em coma, sem emitir respostas a nenhum tipo de estímulo sensorial ou auditivo. Tudo mudou 23 dias depois, quando a equipe do hospital decidiu colocar mãe e filho em contato físico. Ao sentir o toque da pele do bebê no peito, ela chorou. Em seguida, ela passou a reagir e, em menos de um mês, recebeu alta e pôde ir para casa com o filho, Victor Hugo. Amanda sofre de epilepsia crônica desde os 7 anos de idade. Diagnosticada ainda na infância, toma dois remédios controlados para manter a doença estável. Mas, quando descobriu a terceira gravidez não planejada, foi orientada pelo médico a interromper o uso de uma das medicações por causa do risco de má formação fetal. Amanda conta que passou a usar só um remédio e, por isso, teve muitas crises convulsivas durante a gravidez. “As mais fracas duravam cerca de cinco segundos e as mais fortes chegavam a durar uma hora”, conta ela, que diz sentir uma forte tontura e o corpo enrijecer antes de acontecer cada crise. No dia do parto, Amanda diz se lembrar que teve uma discussão com o marido — o que a deixou muito ansiosa e agitada. Ela acredita que esse tenha sido o fator que desencadeou uma crise epilética tão forte, que ela não foi capaz de acordar e retomar os sentidos como sempre acontecia. Amanda não se lembra de mais nada desse e dos próximos 23 dias que estavam por vir. Ela foi socorrida desacordada em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), mas, diante da gravidade do seu caso, foi encaminhada à Maternidade-Escola Assis Chateubriand, hospital universitário vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC) e especializado em casos de alto risco. Ao dar entrada na unidade, a equipe médica primeiro estabilizou a convulsão. Como a jovem já estava com 36 para 37 semanas de gravidez, os médicos decidiram fazer uma cesárea de emergência para evitar mais riscos para o bebê. Amanda recebeu anestesia geral e deu à luz Victor Hugo, que nasceu pesando 2,1 kg e foi imediatamente transferido para a UTI neonatal. A mãe nem viu o bebê. Victor Hugo permaneceu sob cuidados intensivos por seis dias e depois foi transferido a uma unidade semi-intensiva. Enquanto isso, Amanda permanecia na UTI de adultos sem qualquer sinal de resposta. Os médicos tentavam diminuir a sedação, mas logo precisavam voltar com os medicamentos.

Vendas de veículos crescem 7,1% em setembro, diz Anfavea Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A venda de veículos novos no país foi de 213.339 unidades em setembro, crescimento de 7,1% na comparação com o mesmo mês no ano passado, de acordo com dados divulgados hoje (4) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O levantamento leva em consideração veículos leves, caminhões e ônibus. Em relação a agosto, houve queda já esperada de 14,2%, devido ao número reduzido de dias úteis (quatro dias a menos). O acumulado de janeiro a setembro, registrou aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2017. Foram produzidos, em setembro, 223.115 mil veículos, o que representa queda de 6,3% sobre setembro de 2017, reflexo da retração nas exportações para a Argentina, que passa por crise econômica. De acordo com Antonio Carlos Megale, presidente da Anfavea, as montadoras têm ajustado a produção conforme a redução de exportações. Na comparação com agosto, houve queda de 23,5%. A exportação registrou queda de 34,5% em setembro na comparação com o mesmo mês em 2017. Em relação a agosto, a redução foi de 29,7%. No acumulado do ano, a queda foi de 8% em relação ao mesmo período de 2017. A Argentina, que antes respondia por 70% das exportações brasileiras, caiu para 50% no mês passado. A busca por novos mercados para escoar a exportação é vista como alternativa – o Chile aumentou em 22% as importações do Brasil. O número de empregos no setor automotivo mostrou estabilidade, sem variação entre agosto e setembro deste ano. Em relação a setembro do ano passado, foi registrada alta de 3,6%. Em setembro, 132.480 pessoas eram funcionárias de montadoras.

O governo federal decidiu adiar o início do horário de verão para o dia 18 de novembro. A decisão do presidente Michel Temer (MDB) deve ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias. No início do horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora. O presidente atendeu a um pedido do Ministério da Educação (MEC) para não prejudicar os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro. O horário de verão estava previsto para começar no dia 4, justamente a data da primeira prova do Enem. A segunda prova está marcada para o domingo seguinte, dia 11. Em geral, o horário de verão começa em outubro. Mas, para não coincidir com a data das eleições, o presidente Michel Temer assinou um decreto no fim de 2017 que adiou o período para novembro. O primeiro turno está marcado para o dia 7 de outubro e o segundo turno para o dia 28. Já a data final para o horário de verão foi mantida para o terceiro domingo de fevereiro de 2019. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora na madrugada de sábado, dia 16, a partir da meia-noite. Atualmente, adotam o horário de verão os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Homens armados invadem escola na zona rural de Iramaia e atiram para cima

Na noite da última quarta-feira (03), na Escola Municipal Emílio Garraspazu Médic, localizada no Povoado de Sincorá, na zona rural do município de Iramaia, a 163 km de Brumado, foi invadida por homens armados. Os bandidos utilizavam um gato de energia ligado à unidade de ensino para roubar eletricidade e causavam tumulto durante as aulas com aparelhos de sons ligados em alto volume. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, professores descobriram e cortaram o gato de energia, provocando a ira dos elementos. Estes, então, derrubaram o portão de entrada e invadiram a escola atirando para cima. Tiros também teriam sido deflagrados em frente à residência da diretora da unidade. Apesar do pânico vivido, ninguém ficou ferido. A Polícia Civil investigará o caso.

Reumatologista Dimitri Ferreira, especialista em cuidados da dor crônica, passa a atender na Clínica Mais Vida

A reumatologia é uma especialidade que está crescendo muito e que trata e todas as doenças dos músculos e dos ossos, essas doenças podem ser deste tendinites, bursites até as doenças autoimunes que levam a produção de anticorpos contra o próprio organismo e que são doenças potencialmente graves e que podem levar até a morte. Dimitri Ferreira, especialista que passará a fazer parte do quadro clínico da Clínica Mais Vida observa que está vindo para Brumado no intuito de justamente ajudar a população, prestar um bom atendimento e associar a reumatologia com a Clínica da Dor (especialista em cuidados da dor crônica que incide sobre diversas doenças) que fez na USP e a partir daí dar início a um tratamento e uma assistência a população da melhor maneira possível. Destaca que as doenças reumáticas costumam se potencializar na época do frio, visto que os músculos e tendões se retraem para reter o calor, para os pacientes que já possuem doenças reumáticas faz com que as dores piorem. Desta forma aconselha que se mantenha uma atividade física contínua e sempre aquecido, evitando a piora das dores. Quanto a alimentação frisa que é muito importante, visto que hoje em dia se encontra muito alimentos condimentados, devendo-se evitá-los, assim como as gorduras, mantendo a boa alimentação consequentemente se tem uma boa qualidade de vida. O consumo de frutas, legumes e verduras é de fundamental importância. Quanto a sua parceria com a Mais Vida Dimitri diz que a clínica é pioneira no sentido de prestar atendimento à população de forma mais acessível, sempre se preocupando em ofertar o melhor atendimento com especialidades das mais diversas, “venho para somar e me engajar nesse importante atendimento da saúde gerando melhor qualidade de vida à população”. Dr. Dimitri estará atendendo na Clínica Mais Vida nos dias 08 e 26 de outubro. Agende sua consulta. Prevenir é o melhor remédio. Clínica Mais Vida, consultas e exames, tudo em um só lugar para sua maior comodidade. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 (77) 99989-6868.

Brumado: Populares cobram reforma e ampliação da ponte do Bairro São félix Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Há décadas interligando a sede do município de Brumado à BA-262, a popular ponte do São Félix, na Avenida Coronel Santos, tem sido motivo de muitas cobranças dos populares, que se sentem inseguros ao utilizar o equipamento de travessia sobre o Rio do Antônio. A ponte apresenta buracos em sua pista de rolamento, pouco espaço nas passarelas de pedestres e muretas de segurança com rachaduras e partes danificadas. A situação já dura anos sem uma devida manutenção do poder público municipal. Moradores e comerciantes do bairro e adjacências, que fazem uso da ponte todos os dias como parte do percurso até o centro comercial e administrativo, reclamaram em entrevista ao site Achei Sudoeste das péssimas condições do equipamento. “Se passarmos junto com uma carreta ou um ônibus, sentimos a ponte estremecer, isso nos dá medo, nos passa uma impressão de que a ponte vai cair. Pior ainda se a passarela tiver pessoas atravessando em sentidos opostos, alguém vai ter que ir pra pista, se colocando em risco entre os carros porque a passarela é estreita e não cabe duas pessoas lado a lado. Está um horror, essa ponte não corresponde mais a realidade de Brumado”, disse a dona de casa Joselita Araújo, moradora do Bairro Malhada Branca. Esta foi apoiada pela vizinha, dona Nalva Santos. “Necessita urgentemente de uma reforma. Toda vez que vou passar penso que a ponte vai cair comigo, pois com os carros ela estremece toda, dá muito medo”. O sentimento é o mesmo, principalmente entre as mães que permitem que seus filhos trafeguem na ponte ao irem para as escolas. “Eu passo com muito medo, a ponte tá quebrada, pois ela não sacudia assim. Agora, ela treme toda vez que passa carros. Não tem um lugar seguro pra gente passar e, ainda por cima, tá toda danificada na passagem de pedestres. Toda vez que minha filha sai de casa pra ir pra escola eu oro a Deus só pensando na passagem dessa ponte”, relatou dona Marilene Castro, moradora do Jardim de Alá. “Essa é a ponte do medo, está cada vez mais perigoso atravessar essa ponte. Olha o tanto que cresceu a população de Brumado e essa ponte continua do mesmo jeito. É preciso nossos governantes voltarem a atenção para esse trecho, ampliar essa ponte e construir passarelas seguras para os pedestres”, disse dona Percília Amorim, residente no São Félix.

Brumado: Câmara Municipal antecipa sessão ordinária devido ao feriado de 12 de outubro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (03), foi publicada no Diário Oficial do Legislativo a Portaria nº 49/2018, que dispõe sobre a redefinição de sessão ordinária na Câmara Municipal de Brumado. Segundo a publicação, a sessão do dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, foi antecipada para o dia 11 de outubro, quinta-feira da próxima semana, às 8h.

Brumado: Em primeira votação, base do prefeito na câmara aprova solicitação de empréstimo de R$ 20 milhões Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O bate boca foi acirrado entre o único vereador de oposição e a base do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), na Câmara de Vereadores de Brumado, quanto ao projeto de lei nº 022/2018, através do qual o Executivo Municipal solicita permissão para um empréstimo de R$ 20 milhões junto à Caixa Econômica Federal, com justificativa de aplicação em logradouros públicos. Na primeira votação, houve a negativa do vereador José Ribeiro Neves (PT) e a abstenção do vereador Edmilson Aguiar (PV), o Leck. Os demais presentes foram favoráveis à liberação do empréstimo. O vereador oposicionista, José Ribeiro Neves, cobrou mais transparência, alegando que o prefeito não especificou quais os locais em que serão aplicados os investimentos e nem ao menos citou como o mesmo será pago. “Infelizmente, mais um projeto que chega a essa casa sem discussão. Aqui nessa câmara estão tratando R$ 20 milhões como se fosse R$ 20. Estão votando no escuro, não importando que esse montante ficará para os próximos gestores pagarem. Uma dívida futura para a população brumadense, que aprova às cegas apenas para atender e massagear o ego do prefeito”, criticou o petista. Este foi rechaçado pelos adversários da bancada do prefeito, principalmente pelo vereador José Santos (Sem Partido), o Santinho. “O prefeito disse como será aplicado o recurso: serão R$ 14 milhões para pavimentação de ruas e R$ 6 milhões para construção de pontes e galerias pluviais. Agora, como o tempo foi curto, ele ainda não catalogou os locais que será beneficiados, mas isso já estará acontecendo na próxima sessão. A questão é que a oposição aqui sempre será oposição, nunca vão enxergar o lado bom dos projetos, só vão criticar e causar tumulto”, disparou o parlamentar.

Arquivo