Achei Sudoeste

29 Dez 2014 - 18:00h

De acordo com o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), o aumento da demanda em postos de atendimento foi provocado pelo reajuste no valor das taxas de serviço e o aumento da carga horária que será cobrada para quem adquirir a 1ª Carteira Nacional de Identidade a partir de 1° de janeiro de 2015. Embora a capacidade de atendimento tenha sido ampliada em 30%, não foi suficiente para evitar a formação de longas filas. Em razão disso, o Detran-BA determinou que a exigência de 5h/aula para a prática veicular só valerá para laudos adquiridos a partir do dia 10 de janeiro; já o aumento das taxas só passará a valer no dia 23 de março, que corresponde a 90 dias após a data de publicação do decreto no Diário Oficial do Estado. Além disso, para desafogar o atendimento nos SACs, o órgão disponibilizou a compra do laudo para habilitação nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

29 Dez 2014 - 17:30h

Uma cachorra de raça yorkshire, de cor preta com mechas brancas, desapareceu na última sexta-feira (26), na Rua Manoel Araújo da Silva, no Bairro Olhos D’água, em Brumado. O animal, que atende pelo nome de Laika, é de uma criança de apenas cinco anos. Quem encontrou ou encontrar, pode entrar em contato pelos telefones: (77)9998-2668 ou 9829-2430 ou entregar na Imobiliária Casa Nova, que fica localizada em frente ao Fórum Duarte Moniz, que será recompensado.

29 Dez 2014 - 17:00h

Duas tentativas de homicídio foram registradas em Brumado durante o último final de semana. A primeira aconteceu no início da noite da última sexta-feira (26), na Rua Rui Barbosa, onde, segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, dois homens em uma motocicleta teriam efetuado oito disparos de arma de fogo contra um mototaxista. A vítima foi atingida apenas por um tiro. Já na noite do último domingo (28), um homem de 54 anos foi alvejado com cinco disparos na Rua Padre Dias, próximo à barragem do Bairro São Félix. A polícia relatou a nossa reportagem que um dos disparos atingiu a parte de trás da cabeça da vítima, saindo pela testa. Segundo os soldados que acompanharam o caso, a arma utilizada no último episódio foi um revólver calibre 38. Apesar da gravidade das lesões, o homem conseguiu sobreviver e a polícia investiga os dois casos.

29 Dez 2014 - 16:30h

Com as chuvas registradas no início da segunda quinzena deste mês de dezembro, os agentes de endemias de Brumado constataram um aumento no índice da proliferação predial do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue e da chikungunya. Para aumentar o alerta do setor de endemias, dois casos de dengue foram registrados no município, às vésperas do Natal. De acordo com informações obtidas pelo site Brumado Notícias, no dia 18, um homem de 24 anos foi infectado na Vila Presidente Vargas e, no dia 22, foi confirmado um caso envolvendo uma criança de sei anos de idade no Bairro Malhada Branca. As duas localidades receberam atenção redobrada dos agentes de endemias, que borrifaram as áreas de risco onde foram registrados os casos. Segundo Fábio Azevedo, coordenador do setor, há uma grande preocupação com o risco de uma possível epidemia de dengue ou da chikungunya na cidade, vez que, nesse período pós-chuva e estação de calor, os ovos começaram a eclodir, o que aumentou significativamente o índice de infestação do mosquito transmissor. “Está na hora de a comunidade sair da zona de conforto e entrar na luta novamente, caso contrário, teremos talvez uma grande epidemia de dengue ou da chikungunya em nossa cidade”, alertou o coordenador.

29 Dez 2014 - 16:00h

De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura da cidade de Caculé, as matrículas para o ano letivo de 2015 serão realizadas nos dias 05 e 06 de janeiro. Os pais ou responsáveis devem se dirigir à escola onde o aluno irá estudar, das 8h às 17h. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos devem procurar a escola das 19h às 22h. No ato da matrícula, é necessário apresentar a seguinte documentação: 01 foto 3x4, cópia da certidão de nascimento ou RG, cópia do cartão Bolsa Família e transferência ou declaração de transferência, quando houver. O ano letivo terá início no dia 09 de fevereiro.

29 Dez 2014 - 15:30h

Uma loja de celulares localizada na Rua Coronel Tibério Meira, no centro comercial de Brumado, foi arrombada na tarde do último sábado (27). A polícia e os proprietários da loja só foram avisados pelos vizinhos na manhã de domingo (28). O gerente relatou ao site Brumado Notícias que os invasores entraram pelos fundos do estabelecimento. Na loja, eles quebraram a vitrine onde havia vários smartphones de última geração. Logo que tomou conhecimento dos fatos, a polícia iniciou as buscas a fim de capturar os arrombadores e recuperar os aparelhos subtraídos da loja.

29 Dez 2014 - 15:00h

Em Vitória da Conquista, os cursos de Enfermagem, Farmácia e Nutrição, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), receberam nota máxima (5,0) na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2013), realizado pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado foi publicado na edição do dia 18 de dezembro do Diário Oficial da União. O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados e é um dos indicadores de qualidade da educação superior, que também leva em consideração o corpo docente e infraestrutura da instituição. Esta é a segunda vez que os cursos da UFBA-Conquista recebem nota máxima no exame. Na avaliação de 2010, os cursos de Enfermagem e Farmácia obtiveram a nota 5. Na época, o curso Nutrição não foi avaliado, pois não teve concluintes inscritos.

29 Dez 2014 - 14:30h

Neste final de ano, os bancos só vão funcionar até amanhã (30). Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no dia 31 de dezembro não haverá atendimento ao público nas agências e só serão feitas operações entre instituições financeiras e serviços de compensação de cheques e outros papéis. Já o dia 1º de janeiro é feriado bancário federal, sem atendimento ao público. As contas com vencimento nesses dias podem ser pagas no primeiro dia útil de 2015, sexta-feira (2), sem cobrança de juros ou multas. No dia 2 de janeiro, as agências bancárias funcionarão normalmente para atendimento ao público. Os caixas eletrônicos e os serviços de internet banking serão mantidos normalmente todos os dias.

29 Dez 2014 - 14:00h

No último domingo (28), um acidente envolvendo quatro veículos foi registrado na BA-262, no trecho entre Anagé e Aracatu, no sudoeste baiano. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estaudal (PRE) ao site Brumado Notícias, sete pessoas se feriram na ocorrência e uma morreu. Felipe Leão Alcântara, de 22 anos, Josevaldo Bispo dos Santos, de 39 anos, Allana Leão Alcântara, de 21 anos, Guilherme Bispo dos Santos, de 13 anos, Isamara dos Santos Lima, de 16 anos, Wilian Bispo dos Santos, de 8 meses, e Marlene Ana dos Santos, de 38 anos, tiveram ferimentos e estão internados em hospitais da cidade de Vitória da Conquista. Já Sidnei Cerqueira lenhares, de 37 anos, não resistiu e morreu no local. O corpo está no Instituto Médico Legal de Conquista.

29 Dez 2014 - 12:30h

O advogado brumadense e conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Maurício Vasconcelos, foi escalado pelo secretário estadual de Planejamento da Bahia e ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, para realizar a sua defesa no caso Petrobras. Vasconcelos vai defender Gabrielli no campo penal. Outro advogado baiano, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia, Luiz Viana Queiroz, vai atuar na área cível.

29 Dez 2014 - 12:00h

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no município de Teodoro Sampaio, seis em cada dez mulheres (58,5%) com mais de 18 anos não convivem com um cônjuge (seja em um casamento formal ou não). Os números colocam a cidade, de 8 mil habitantes, no topo do ranking baiano da solteirice feminina. O resultado é maior do que a média da Bahia (45,13%). Por outro lado, no município de Luis Eduardo Magalhães, apenas 27,02% das moças estão solteiras. Em Teodoro Sampaio, o número bem maior de mulheres explica a realidade. Na cidade, de acordo com o Censo de 2010, existiam apenas 89 homens para cada 100 mulheres. Em 2000, a situação melhorou: eram 94 rapazes para cada 100 moças.

29 Dez 2014 - 11:30h

A alta do dólar tem animado o setor hoteleiro e de turismo no país, que espera receber muitos turistas estrangeiros para o Réveillon e o Carnaval. No Rio de Janeiro, a cidade mais visitada pelos estrangeiros que vem ao país, o verão promete ser quente para a indústria do turismo, que está recebendo de novo quem já esteve por aqui na Copa do Mundo. Na cidade, a chegada do ano novo é a principal atração nesse período. O Réveillon de 2015 vai marcar a comemoração dos 450 anos da cidade maravilhosa. Para a festa da virada de ano, a expectativa é reunir 2 milhões de pessoas - 816 mil são turistas, que devem gerar uma renda de R$ 650 milhões para o turismo do Rio de Janeiro.

29 Dez 2014 - 11:00h

Pensando na importância da presença online dos empresários, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmou parceria com o Facebook no início deste ano. Segundo a instituição, de cada três pequenas empresas no Brasil, uma tem página na rede social e, por isso, é necessário assimilar de forma adequada como usar o serviço em benefício dos objetivos da empresa. Para facilitar, o Sebrae lançou em setembro o game ”Empreenda com o Facebook”, que ensina noções de marketing digital. Através do jogo, os empresários aprendem soluções para comercializar seus produtos na rede e ainda podem ganhar estrelas, ou seja, premiações que mais tarde são trocadas por créditos para criar anúncios reais e promover o empreendimento no Facebook. No Sebrae, também é possível encontrar cursos como o Internet para Pequenos Negócios, que visa apresentar ferramentas disponíveis na internet que atuam em prol do empreendedorismo.

29 Dez 2014 - 10:30h

Dados da Associação Brasileira de Halitose (ABHA) revelam que cerca de 30% da população brasileira sofre com mau hálito - no total, são quase 50 milhões de pessoas. A Associação informa que existem aproximadamente 60 causas diferentes para o mau hálito e muitas delas estão relacionados com a alimentação. Ficar mais de três horas sem se alimentar é uma dessas causas. Com essa atitude, segundo a ABHA, ocorre uma queima de gordura do organismo que provoca a liberação de compostos voláteis mal cheirosos por via pulmonar, pela respiração, causando assim, o mau hálito. Além da alimentação, a halitose pode ser causada por bebidas, cigarro ou falta de escovação dentária. “A halitose passageira é normalmente um problema trivial, causado por certos alimentos, bebidas, fumo ou higiene dental deficiente. O mau hálito pode ser facilmente sanado através de uma boa higiene dental, da restrição de certos alimentos e da abstenção do álcool e do tabaco. A alimentação influencia de várias formas, por exemplo, os produtos químicos contidos nos alimentos, o cheiro de vinho, cerveja e muitas outras bebidas alcoólicas,” explicou a nutricionista Anavalda Oliveira. Quando persistente, a halitose pode ser um sintoma de algo mais grave, como insuficiência renal, distúrbios do fígado e diabete.

29 Dez 2014 - 10:00h

No último domingo (28), um acidente de moto tirou a vida do policial José Marcos, conhecido como Zói. Segundo testemunhas, o motorista da caminhonete envolvida no acidente teria executado uma manobra proibida, provocando a colisão. O policial e a caminhonete subiam a Avenida Integração, em Vitória da Conquista, na faixa dupla, quando o motorista do carro atravessou na frente da motocicleta sem sinalizar. O investigador não teve tempo de frear, batendo então na lateral do veículo. O policial chegou a ser socorrido pelo Samu 192, mas morreu minutos depois. De acordo com a polícia, dois ocupantes do veículo ficaram feridos, porém sem gravidade. O corpo de José Marcos está sendo velado neste momento.

29 Dez 2014 - 09:30h

Nos últimos vinte dias, choveu na cidade de Brumado o equivalente a 232 milímetros. Segundo o Instituto Climatempo, o índice coloca o município no topo da lista entre as cidades da região que receberam maior quantidade de chuvas. O prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) chegou a decretar estado de emergência em razão dos estragos provocados pelas fortes chuvas. De acordo com o Climatempo, em segundo lugar, aparece Guanambi, onde choveu 220 milímetros. O volume de chuvas também foi alto na cidade de Carinhanha, que ocupa a terceira posição no ranking. O município vizinho de Caetité ficou na 8ª posição, com 186 milímetros registrados.

29 Dez 2014 - 09:00h

Na cidade de Palmas de Monte Alto, no sudoeste baiano, uma plantação de abóbora e quiabo tem chamado a atenção dos moradores da localidade devido ao tamanho dos legumes. Até mesmo o dono da plantação, Antônio Carlos Silveira Gomes, conhecido como Tony de Aurinha, está surpreso com os frutos. Segundo ele, o quiabo chega a medir quase 70 cm e as abóboras, que ainda não foram arrancadas do pé, apresentam um peso bastante significativo, muito maior do que é esperado para esse tipo de hortaliça. De acordo com o radialista Vilson Nunes do Programa Giro de Notícias, o dono da horta está feliz com a plantação e comemora o tamanho dos legumes.

29 Dez 2014 - 08:30h

O Pré-Réveillon do Sítio Novo foi realizado em Brumado no último sábado (27). As expectativas foram confirmadas e o evento foi um sucesso. A produção da festa, formada por meio de uma parceria histórica entre os promoters Beto Bonelly e Gilson Porto, agradeceu ao público, que confiou no trabalho executado. “Agradecemos ao grande público que esteve presente, que confiou em nosso trabalho fazendo os melhores comentários nas redes sociais. Obrigado a todos que, direta, ou indiretamente, contribuíram para o sucesso do evento. Agora é esperar para o dia 13 de junho de 2015, para o Forró do Sítio, que terá grandes novidades”, disseram. O Pré-Réveillon celebrou a chegada do novo ano em seis horas e meia de muita alegria e descontração. A festa foi animada pela banda Harmonia do Samba, Cheiro de Amor, Kelytones e pela dupla Max e Léo. “Realmente foi uma grande celebração, numa festa que, com certeza, já entrou para o calendário dos grandes eventos de Brumado e região”, citaram os promoters. (Veja Fotos).

29 Dez 2014 - 08:00h

Uma cadela da raça Yorkshire, que atende pelo nome de Cristal, sumiu nas proximidades do Clube Social e da Clínica de Hemodiálise, em Brumado. As donas são duas crianças, que estão bastante sensibilizadas com o desaparecimento do animal. Quem encontrou ou encontrar, pode entrar em contato através dos números: (77) 9827-6193 ou (77) 8855-1177.

28 Dez 2014 - 18:30h

O investigador da polícia civil, José Marcos, conhecido como Zói, que já atuou na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, morreu em um acidente neste domingo (28). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o policial trafegava de moto na Avenida Integração, em Vitória da Conquista, quando colidiu na lateral de uma caminhonete. Ele chegou a ser socorrido pelo Samu 192, mas não resistiu aos graves ferimentos. José Marcos teve uma parada cardíaca ao dar entrada no hospital.