Achei Sudoeste

05 Out 2014 - 11:30h

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), confirmou na urna seu apoio ao petista Rui Costa, candidato ao governo do estado. Por volta das 10h30 de hoje (05), o gestor municipal compareceu a sessão de votação no Colégio Professor Nice Públio. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Aguiberto falou que espera uma vitória do seu candidato ainda no primeiro turno. Apesar do entusiasmo, ele disse que vai aguardar a apuração final das urnas.

05 Out 2014 - 11:00h

Depois de ter esquecido o documento com foto mais cedo, o candidato a governador, Paulo Souto (DEM), votou às 9h50 no Colégio Pedro Calmon, localizado no bairro de Jardim Armação, em Salvador. A coordenadora Kátia Castilho, a serviço do Tribunal Regional Eleitora da Bahia (TRE-BA) no colégio, disse que o candidato não poderia votar sem um documento de identificação, pois a lei é para todos. Segundo ela, o eleitor pode até esquecer o título de eleitor, mas “só não pode esquecer o documento com foto”. Souto disse estar confiante no resultado e que agora só resta aguardar.

05 Out 2014 - 10:30h

O candidato a deputado estadual, Luciano Ribeiro (DEM), votou agora a pouco na 36ª Seção da 93ª Zona Eleitoral, em Caculé, no sudoeste baiano, acompanhado de sua filha, Lívia Ribeiro. Em contato telefônico com o site Brumado Notícias, o democrata reafirmou a confiança de vitória da sua candidatura à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “Estou muito confiante. Serei o representante de Caculé e de todo o sertão produtivo na Assembleia Legislativa”, garantiu. Ribeiro ainda ressaltou a sua certeza na eleição de Paulo Souto (DEM) ao governo baiano e de Geddel Vieira Lima (PMDB) ao Senado Federal.

05 Out 2014 - 10:00h

Embora tenham diminuído nos últimos dias, as ocorrências criminosas em Brumado continuam acontecendo. Na tarde do último sábado (04), um roubo de motocicleta foi registrado no Bairro Malhada Branca. Na localidade, uma moto CG Titan 150 foi roubada. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, após ser acionada, em dez minutos o veículo foi recuperado por uma guarnição da polícia militar. Os autores do crime não foram localizados, mas continuam sendo procurados.

05 Out 2014 - 08:45h

Em Brumado, os eleitores resolveram votar logo cedo e se dirigiram às sessões de votação ainda na parte da manhã. É grande a movimentação nos dois principais redutos eleitorais da cidade: o Colégio Estadual de Brumado (CEB) e o CEEP, antigo Colégio Modelo. No município, no total, são 43 mil eleitores, que até às 17h devem exercer o seu direito ao voto.

05 Out 2014 - 05:00h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3311-6115 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

05 Out 2014 - 03:50h

Como haverá intensa fiscalização para coibir possíveis formação de bocas de urna nas proximidades das sessões de votação, apoiadores dos candidatos e dos partidos políticos se adiantaram em espalhar vários santinhos nas ruas. O site Brumado Notícias registrou que o principal alvo foi a Rua Dr. Guilherme Dias, bem próximo ao Colégio Estadual de Brumado (CEB), maior local de votação do município, que agrega 5 mil eleitores. Muitos papeis de campanha também foram jogados nas proximidades do prédio do CEEP, antigo Colégio Modelo, segundo maior reduto de votação com 4 mil eleitores. Para muitos, uma atitude reprovada que, ao invés de ajudar, só prejudica o candidato. “Se eles estão sujando nossas ruas agora, imagina o que não farão nos parlamentos ou nas sedes dos governos. Sujou as ruas para mim já é ficha suja”, comparou o estudante Hebert Silva.

05 Out 2014 - 03:00h

As mais de 200 urnas que serão utilizadas nos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, que compõem a 90ª Zona Eleitoral, já estão instaladas nos locais de votação. Na tarde do último sábado (04), parte dos equipamentos foi retirada da sede do Fórum Eleitoral com destino aos municípios de Aracatu e Malhada de Pedras. Ainda na madrugada deste domingo (05), foi a vez das sessões de Brumado receberem os aparelhos. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a votação será iniciada às 08h com encerramento às 17h. A previsão é de que todos os votos da 90ª zona eleitoral sejam computados em menos de três horas após a abertura do programa da primeira urna.

04 Out 2014 - 22:00h

Candidato a vice-governador do estado na chapa de Lídice da Mata, o ex-prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, participou da carreta de encerramento de campanha do partido na noite deste sábado (04), em Brumado. Vasconcelos desfilou em carro aberto ao lado do candidato a deputado estadual, Emanuel Araújo Lima, o Manelão. A carreata percorreu vários bairros da cidade e os candidatos foram ovacionados por onde passaram. Ao final, ambos agradeceram aos correligionários e pediram para que os munícipes depositem seus votos nas pratas da casa. “Somos nós quem convivemos e melhor conhecemos os problemas do dia-a-dia  de nossa cidade. Então, somo nós quem melhor podemos lhes representar nas esferas do governo em nosso estado”, disseram.

04 Out 2014 - 21:30h

Mesmo não estando presente, o ex-prefeito de Caculé e candidato a deputado estadual, Luciano Ribeiro (DEM), repetiu a dose e conseguiu lotar as ruas de Brumado em seu último dia de campanha realizado neste sábado (04), véspera do dia de votação. A concentração ocorreu no Bairro das Flores e os organizadores de campanha do candidato no município conduziram a multidão de seguidores atravessando a Avenida Centenário rumo a Praça João Romão, no Bairro Dr. Juracy, onde foi encerrado o evento. Aliados expressaram confiança na eleição de Ribeiro. “Luciano é um candidato que chamamos de leve no meio político, pois seu nome é de fácil aceitação entre os eleitores e respeitado entre os adversários, mas acima de tudo confiável diante de suas realizações. Esse será um legítimo representante da nossa região na Assembleia Legislativa”, disse Davi Ferreira, empresário e amigo de Luciano.

04 Out 2014 - 21:00h

A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, está em primeiro lugar, com 44% dos votos válidos, em pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado (4). Aécio Neves (PSDB) aparece com 26%, dois pontos porcentuais à frente de Marina Silva (PSB), que tem 24%. Aécio e Marina estão tecnicamente empatados, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Os candidatos Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOl) aparecem com 1% cada. José Maria de Almeida (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB), juntos, somam 1%. Votos em branco e nulos somaram 4% e não sabem em quem votar, 5%. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada na quinta-feira (2), Dilma aparecia com 45% dos votos válidos, Marina tinha 27% e Aécio, 24%. De acordo com a pesquisa, m um eventual segundo turno, Dilma venceria tanto Aécio quanto Marina. Na disputa com Aécio Neves, a petista teria 53% dos votos válidos e Aécio, 47%. Contra Marina, Dilma ficaria 55% dos votos válidos e a pessebista também com 47%. O Datafolha ouviu 18.116 eleitores em 468 cidades neste sábado (4) e sexta-feira (3). A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% - se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de 2 pontos prevista. A pesquisa, encomendada pela Rede Globo e pela Folha de S.Paulo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01037/2014.

04 Out 2014 - 20:00h

Dados da nova pesquisa Ibope/ TV Bahia divulgada na noite deste sábado (4) mostram que a disputa pela vaga de senador da Bahia ficou mais acirrada. Otto Alencar (PSD) aparece pela primeira vez na frente, com 47% das intenções de voto, considetados os votos válidos. Geddel Vieira Lima (PMDB) caiu para o segundo lugar, com 43%. Eliana Calmon (PSB) está em terceiro lugar com 7%. Hamilton Assis (PSOL) tem 2% e Marcelo Evangelista (PEN) tem 1%. Considerados apenas os votos totais, registrou-se um alto número de indecisos (17%) e brancos/nulo (12%). Entre os votos totais, Otto Alencar (PSD) tem 33%, Geddel Vieira Lima (PMDB) 31%, Eliana Calmon (PSB) 5%, Hamilton Assis (PSOL) e Marcelo Evangelista (PEN) aparecem com 1%.  O Ibope fez a pesquisa entre os dias 1 e 4 de outubro. O instituto ouviu 2.002 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00031/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo noº BR-01019/2014.

04 Out 2014 - 19:00h

De acordo com os números divulgados na mais recente pesquisa Ibope/TV Bahia, neste sábado (4), véspera do primeiro turno das eleições, Paulo Souto (DEM) e Rui Costa (PT) estão em empate técnico na disputa ao cargo de governador do estado. Souto aparece com 36% das intenções de voto, uma queda em relação à pesquisa passada, quando tinha 43%. Mesmo pontuação de Rui Costa (PT), que subiu para 36%, contra 27% da pesquisa passada. Lídice da Mata (PSB) aparece com 4%, uma queda em relação ao último resultado, quando teve 7%. Renata Mallet (PSTU) e Marcos Mendes (PSOL) e Da Luz obtiveram 1% cada um. Brancos e nulos são de 10% e os indecisos 12%.  Se considerados apenas os votos válidos, Paulo Souto (DEM) e Rui Costa (PT) estão com 46%, Lídice da Mata (PSB) 5%, Da Luz (PRTB), Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU) ficam com 1%. Na simulação de segundo turno, o empate persiste entre Paulo Souto e Rui Costa, com 39% para cada candidato. Brancos e nulos somam 11%, não sabe/não respondeu tem 11%. O Ibope fez a pesquisa entre os dias 1 e 4 de outubro. O instituto ouviu 2.002 eleitores. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número BA-00031/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01019/2014.

04 Out 2014 - 18:00h

Vem aí o 2º Boi no Rolete! A festa beneficente em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) será realizada no dia 15 de novembro, a partir das 12h, na sede da entidade. Para participar e colaborar com essa importante causa, o ingresso custa R$ 7 - crianças de até 10 anos acompanhadas não pagam. A comida e a bebida são de graça. A festa é uma realização da Casa da Amizade e do Rotary Clube de Brumado. Participe e ajude!

04 Out 2014 - 17:00h

O presidente do PV brumadense e candidato a deputado estadual, Gilson Dias, encerrou sua campanha eleitoral com uma grande carreata na noite da última sexta-feira (03), em Brumado. Centenas de carros e motos percorreram o percurso por diversos bairros da cidade, onde o candidato em carro aberto acenava para os eleitores nas calçadas. Entusiasmado, o empresário, que busca ingressar em um cargo eletivo, declarou ao site Brumado Notícias que tem como principal meta dar voz ao povo de Brumado e região na casa legislativa baiana. “Há muito tempo estamos sem representatividade e espero que os nossos munícipes deem atenção à prata da casa. Sou um empreendedor e administrador e quero usar minha experiência na assembleia em prol do nosso povo”, disse Dias.

04 Out 2014 - 16:00h

A campanha de José Ribeiro Neves (PT), candidato a deputado estadual, e Waldenor Pereira (PT), candidato a deputado federal foi encerrada da mesma forma que começou. Os petistas realizaram um encontro com os eleitores na residência do casal Edmundo e Marizete Pereira, na noite da última sexta-feira (03). No local, estiveram presentes alguns vereadores e lideranças políticas locais. O evento ao ar livre contou ainda com a presença de muitos simpatizantes do grupo. O ex-vice-governador, Edmundo Pereira, que estava bem à vontade, voltou a afirmar que confia em uma vitória surpreendente de Rui Costa, candidato ao governo do estado, ainda no primeiro turno das eleições. Na segunda suplência de Otto Alencar para o senado, Marizete Pereira destacou as qualidades do apadrinhado, vereador Zé Ribeiro, e apontou o mesmo como símbolo de seriedade para representar o município e a região na Assembleia Legislativa. Já Waldenor Pereira prometeu ser o legítimo representante baiano e da região sudoeste na câmara federal. Ao final, os candidatos foram aplaudidos pelos correligionários.

04 Out 2014 - 15:00h

A paralisação dos rodoviários da empresa de transportes rodoviários Novo Horizonte teve um capítulo à parte na manhã deste sábado (04), em Brumado. Por volta das 6h, motoristas e cobradores apoiados pelo sindicato da categoria cruzaram os braços, revoltando muitos passageiros. Com os ânimos acirrados, a polícia militar foi acionada e alguns passageiros e líderes sindicais foram encaminhados à delegacia. “Não somos contra a greve, mas fomos parados em trânsito e não fomos avisados previamente sobre esta paralisação, senão nem teria programado a viagem”, argumentou um passageiro de Barreiras ao Brumado Notícias. Já o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Vitória da Conquista (SINTRA-VC) respondeu que a paralisação é constitucional. Ele informou que avisos foram previamente colados nas principais rodoviárias em diversas regiões do estado. 

Segundo o presidente, a empresa deve ter arrancado os avisos para desqualificar a manifestação. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, enquanto alguns passageiros estavam na delegacia, a empresa liberou os ônibus para seguirem viagem. Com isso, a mesma foi acionada para encaminhar os passageiros aos seus destinos. Em nome da categoria, os sindicalistas reivindicam 48 horas de folga e a limitação da linha dos motoristas do estado até as cidades de Paraíba do Sul e Governador Valadares. A nossa reportagem foi informada que o sindicato e a empresa entraram em uma nova mesa de negociações a fim de firmarem um acordo.

04 Out 2014 - 14:00h

A polícia civil de São Paulo está investigando o cantor Frank Aguiar, vice-prefeito de São Bernardo do Campo (SP), por supostas ligações com um suspeito de "comandar rotas nacional e internacional de tráfico de drogas". De acordo com a Folha Online, o inquérito também apura uma suposta rede de proteção para livrar Frank da investigação. O cantor é candidato a deputado federal. A investigação teve início após uma apreensão de 230 kg de cocaína em 2011 na cidade de Itu. A casa em que Frank mora em São Bernardo, de 949 m², está em nome do suspeito de tráfico.

04 Out 2014 - 12:00h

O candidato a presidente Aécio Neves (PSDB) passou por uma situação constrangedora durante uma visita ao aglomerado da Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (3). Na ocasião, um dos moradores se recusou a cumprimentar o candidato, que acabou ficando no vácuo. O episódio rendeu risadas e o protagonista da cena, o músico Fábio Martins, de 37 anos, se justificou depois: "Toda eleição é a mesma coisa. Não confio em nenhum candidato. Essas pessoas carregando bandeira estão sendo enganadas". O músico até estendeu a mão para cumprimentar o presidenciável, mas em seguida tirou e disse, enfático: "Nunca". O candidato havia sido avisado por sua equipe para evitar o "homem da janela", mas mesmo assim tentou cumprimentá-lo. Fora o referido episódio, o presidenciável foi bem recebido nos aglomerados e acompanhado por militantes de sua campanha. Com informações do Ig.

04 Out 2014 - 11:00h

Os deputados federais, responsáveis por elaborar e aprimorar as leis nacionais, entre outras tarefas, apresentam um baixíssimo índice de sucesso quando é feita uma análise minuciosa sobre a produção própria de cada um deles na atual legislatura, que encerra neste ano. De acordo com levantamento da Folha, só 26 deputados federais – 5% dos 513 – apresentaram projetos que percorreram o longo caminho até serem aprovados de forma definitiva pelo Congresso. O número representa uma queda livre na comparação com os quatro anos da legislatura anterior (2007-2010). Naquele período, 70 deputados apresentaram projetos que conseguiram a aprovação final até 2010. Na lista dos poucos projetos que obtiveram êxito entre 2011 e 2014 há um variado leque de temas, inclusive os pouco importantes. Entre eles está o do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Sob o argumento, entre outros, de homenagear e legar às gerações futuras a memória de "um político à frente de seu tempo", Alves conseguiu batizar o novo aeroporto do Rio Grande do Norte com o nome do pai, Aluizio Alves. Ainda no rol dos projetos aprovados há, entre outros, o de autoria de Edinho Araújo, do PMDB de SP, que dificulta a criação de novos partidos e que foi visto como uma ação para minar o surgimento da sigla de Marina Silva; o de Manuela D'Ávila, do PC do B do RS, que criou o Vale-Cultura, usado para aquisição de bens culturais; e o de Onofre Santo Agostini, do PSD de SC, que tornou obrigatório o chamado "teste da linguinha", para diagnóstico em recém-nascidos de problemas que podem provocar dificuldades na sucção, deglutição, mastigação e fala.