Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Prefeito defende voto distrital e diz que eleitor brumadense precisa melhorar qualidade do voto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), apresentou o seu ponto de vista sobre o resultado das eleições no município, levando em consideração a derrota do seu candidato, Márcio Moreira da Silva (PSB). Sem rodeios, o gestor declarou que o eleitor brumadense precisa se politizar mais para melhorar a qualidade do voto, uma vez que, em uma esfera de mais de 41 mil pessoas que foram às urnas, não se conseguiu eleger nenhum filho legítimo de Brumado. Vasconcelos também criticou a fragmentação dos votos, tecendo elogios aos eleitores de Guanambi, que deixaram de lado as diferenças políticas e direcionaram mais de 20 mil votos a Ivana Bastos, mantendo a deputada como representante do município na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), fazendo ponte direta entre a cidade e o governo estadual. O prefeito declarou ainda que defende o voto distrital, em que os eleitores só podem votar nos candidatos de sua região. Nesse sentido, ele fez citação do voto mal direcionado em Brumado, onde mais de 500 candidatos diferentes para deputado estadual e federal receberam votos na cidade.

Prefeito defende voto distrital e diz que eleitor brumadense precisa melhorar qualidade do voto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Muitos nunca pisaram os pés em Brumado, boa parte, além de não serem eleitos, ainda tiraram os votos dos filhos da terra. E os que foram alguns nunca se lembraram que receberam votos aqui. O que eu considero voto desperdiçado para os interesses do município”, avaliou o prefeito, disparando em seguida que seus adversários políticos conseguiram abortar a chance de Brumado ter seu representante direto na casa legislativa baiana, uma vez que tentaram municipalizar as eleições e, dessa forma, pensaram mais nos interesses politiqueiros locais do que nos interesses da sociedade brumadense. “Tenho pena dos que me derrotam, pois não entenderam nossa proposta de dar a Brumado uma legítima representação no parlamento estadual”. Indagado se o município ficaria sem um elo entre as demais esferas de governo, o prefeito declarou que buscará um nome para representar Brumado, tanto perante o governo estadual, como na esfera federal. Segundo o gestor, caso não encontre um nome na esfera estadual, ele próprio se fará representado perante o governador em busca dos investimentos para o município. “Sei conversar e quem conversa abre portas”, asseverou. Questionado se o resultado afetará as intenções de grupo para as eleições municipais de 2020, o prefeito ponderou que são eleições diferenciadas, com contexto de disputa diferentes e, assim, o resultado de uma eleição tem pouca influência na outra, já que as disputas internas são mais acirradas.

Datafolha aponta vitória de Bolsonaro no 2º turno com 58% dos votos válidos Foto: Reprodução/Exame

O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, lidera a primeira pesquisa de intenção de votos do Datafolha após o primeiro turno. No levantamento divulgado na noite desta quarta-feira (10), ele aparece com 58% dos votos válidos, contra 42% do seu concorrente, Fernando Haddad (PT). O Datafolha ouviu 3.235 pessoas em 227 municípios nesta quarta. A margem de erro do levantamento, contratado pela Folha e pela TV Globo, é de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi protocolada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00214/2018.

Brumado: Ministério Público Federal inicia apuração de denúncias sobre projeto Caminho da Escola Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (10), uma equipe do Ministério Público Federal (MPF) iniciou a apuração das denúncias de irregularidades quanto projeto Caminho da Escola na cidade de Brumado. O projeto do governo municipal está construindo e pavimentando ruas e estradas com uma verba no montante de R$ 40 milhões, proveniente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o que foi aprovado pela base governista na Câmara de Vereadores Municipal. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a denúncia foi apresentada pela Auditoria Pública Cidadã da Bahia (Aucib), que, mediante mapeamento e relatório, descreveu que vários acessos a prédios escolares que o projeto diz atender já estão devidamente pavimentados, o que tornaria inviável a aplicação de recursos em tais logradouros. A nossa reportagem conseguiu contato com o procurador jurídico do município, advogado Acioli Viana, e o mesmo declarou que, como passou o dia em viagem, primeiro vai se inteirar da investigação feita pelo MPF para depois então fazer uma defesa com propriedade sobre os fatos.

'Meus votos não foram de protesto', dispara candidato a deputado estadual mais votado em Brumado Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O candidato a deputado estadual mais votado nas eleições 2018, em Brumado, com 9887 votos, Manoel Rodrigues Filho (MDB), o Carcará do Sertão, agradeceu os votos recebidos do povo de sua terra de toda a Bahia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Manoel se disse orgulhoso pela votação recebida no pleito eleitoral. “Eu estou super satisfeito porque, graças a Deus, o povo de Brumado, região e da Bahia me acolheu. Tive muito voto, cheguei a marca de 11304 votos na Bahia, dos quais 9887, em Brumado. Agradeço a todos pelo apoio recebido do povo de minha terra e da Bahia”. De acordo com ele, as suas principais ideias e projetos seriam voltados para os mais simples e necessitados. 

'Meus votos não foram de protesto', dispara candidato a deputado estadual mais votado em Brumado Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

“Eu sei que não cheguei, mas, se tivesse conseguido, eu tinha e tenho as minhas ideias que estão vivas em mim para o povo da Bahia. As minhas propostas seriam voltadas para os mais pobres, os mais necessitados. O pobre sofre demais, passa fome, sede, pobre sofre discriminação. Nós, pobres, precisamos nos unir para sermos valorizados”. Para finalizar, Carcará do Sertão afirmou que seus votos não foram de protesto. “Eu sou capacitado demais para receber qualquer posto da política brasileira, até o cargo de presidente. A gente administra não é só. A gente administra com bons secretários e assessores, com honestidade acima de tudo. Meus votos foram de quem confiou em mim e sou capacitado para isso”.

Guanambi: MP recomenda que Prefeitura e Câmara identifiquem veículos da frota própria e alugada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Recomendação expedida pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) orienta a prefeitura de Guanambi que proceda com a identificação de todos os veículos da frota própria e alugada. A promotora Tatyane Miranda Caires destacou que a ausência de identificação nos veículos do executivo e legislativo inviabiliza a fiscalização realizada pelos órgãos de controle. O prefeito Jairo Magalhães (PSB) e o presidente da câmara Agostinho Lira (PSB) têm trinta dias para seguir a recomendação. Em outubro de 2017, a prefeitura identificou um veículo alugado depois de ter sido denunciada por permitir o seu uso particular.

Clinica Mais Vida alerta para a importância da consulta com o mastologista

Vocês sabiam que toda mulher que apresentar queixas relativas às mamas, independentemente da idade, deve procurar o mastologista? Pois bem, a orientação é feita pelos especialistas da área, que destacam a importância e a necessidade das mulheres se consultarem regularmente com o mastologista, além do autoexame, que também deve ser feito uma vez por mês a partir dos vinte anos. Para as mulheres que não apresentam queixas a orientação é para que a partir dos 40 anos de idade realizem a consulta. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais no alcance da cura do câncer de mama e na manutenção da saúde da mulher. Desta forma para aquelas que têm história familiar de câncer de mama antes dos 50 anos de idade devem procurar o mastologista 10 anos antes da idade que o parente apresentou o câncer.  O mastologista está apto a identificar doenças e demais manifestações anormais nas mamas, pois sua especialidade compreende os mais diferentes cuidados relativos às glândulas mamarias. A principal doença tratada por esse especialista é o câncer de mama, mas a identificação de caroços, avaliação para a realização de cirurgias relacionadas às mamas, realização de biópsias, também são de sua competência. Mulheres, não lembrem do mastologista somente por questões estéticas, ele é fundamental para que a sua saúde e bem-estar. Agende sua consulta na Clínica Mais Vida com Thiago Novais que estará atendendo no  dia 17 de outubro. A prevenção é a melhor forma para cuidar de sua saúde. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Evento marca inauguração do curso de Engenharia de Minas no Ifba em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite de segunda-feira (08), foi realizado um evento que marcou a inauguração do curso de Engenharia de Minas no campus do Ifba, em Brumado. Várias autoridades marcaram presença no evento, dentre as quais o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), de Caculé, Beto Maradona, e o conceituado Engenheiro de Minas Elias Salomão. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Vasconcelos disse que o curso é um divisor de águas no que se refere à educação profissional superior em Brumado. “Nada mais apropriado do que um curso de Geologia, Engenharia de Minas ou coisa parecida em nosso município. Afinal de contas, somos detentores das maiores jazidas de Magnesita do Brasil. Um curso de mineração aqui vai ser uma grande vantagem de ter a parte teórica ministrada na escola e um laboratório a céu aberto para experiência dos estudantes, que é a Serra das Éguas, Casou como uma luva!”, avaliou. Já o prefeito da cidade Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona falou que a iniciativa é louvável e trará muitos benefícios para a região. “Estou aqui representando o meu município, porque já estamos estudando a criação de um campus avançado do Ifba no município", destacou. Maradona afirmou que já está discutindo com o diretor do campus do instituto em Brumado, Rui Santana, os cursos que serão oferecidos na cidade. Ele adiantou que estes contemplarão as potencialidades da região. Por fim, Salomão afirmou que o curso veio a calhar para o município de Brumado, tendo em vista a sua vocação para a mineração. "Brumado pode ser uma grande escola para a faculdade de Engenharia de Minas”, pontuou.

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (10) três ações simultâneas para investigar crimes relacionados às eleições de 2018. As ações da PF têm como objetivo aprofundar investigações sobre vídeos que circularam recentemente em redes sociais. De acordo com o G1, em um dos vídeos investigados, um eleitor aperta os botões da urna eletrônica de votação com uma pistola e seleciona os números do candidato Jair Bolsonaro (PSL). Agentes cumpriram mandados de busca e apreensão no Paraná. A PF também desencadeou ações em São Paulo e Sergipe. A PF investiga supostos crimes de violação de sigilo do voto e porte ilegal de arma no Paraná. Em Sergipe e São Paulo as investigações envolvem suposta incitação de crime contra candidatos.

Eleições para compor mesa diretora da Câmara Municipal de Brumado acontecem no dia 14 de dezembro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (05), foi publicada no Diário Oficial do Legislativo a Portaria nº 50, que dispõe sobre as eleições da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Brumado para o Biênio 2019/2020. Segundo a portaria, a eleição do presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários acontecerá no dia 14 de dezembro deste ano. Os interessados em concorrer aos cargos deverão protocolizar a respectiva chapa na Secretaria Geral da Câmara até o dia 7 de dezembro. Será considerada eleita a chapa que obtiver maioria absoluta de votos. Os eleitos serão automaticamente empossados a partir de 1º de janeiro de 2019.

Avaliação médica não libera Bolsonaro para campanha eleitoral Foto: Reprodução/TV Globo

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, foi submetido a uma nova avaliação médica, na manhã desta quarta-feira (10), em sua casa na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Segundo o clínico cardiologista Leandro Echenique, a cirurgia completa hoje 34 dias e Bolsonaro está se recuperando, mas ainda não está liberado para fazer campanha. “Ele perdeu 15 quilos de massa muscular e ainda está fraco. Ele precisa de uma dieta de recuperação proteica”, disse o médico, ressaltando que na próxima quinta-feira Bolsonaro deve ir ao hospital e provavelmente será liberado para campanha e debates. Esta foi a segunda visita feita pelos médicos em uma semana.  De acordo com o G1, o cirurgião Antônio Luiz Bonsucesso Macedo e o cardiologista Echenique chegaram ao condomínio do capitão por volta das 9h30. Um terceiro médico, identificado como Marcelo, os acompanhava.

Brumado: Acusado de matar Neander Amaral é condenado a 15 anos de reclusão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O réu Lucas Benevides Fonseca Oliveira, pronunciado por homicídio qualificado por motivo fútil e recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima, foi condenado pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães a 15 anos de reclusão. De acordo com a denúncia, na madrugada de 16 de setembro de 2016, por volta de 2h, Lucas se desentendeu com a vítima, Neander Carlos do Amaral Silva, em um bar na Av. Centenário, em Brumado. No local, Neander teria flertado com a sua namorada e, durante uma briga, o réu sacou uma pistola que estava na cintura e atirou em Neander. Este tentou se esconder atrás de uma porta, mas foi novamente alvejado e morto. Ao primeiro, segundo e terceiro quesitos os jurados responderam afirmativamente, reconhecendo a materialidade, o nexo causal e a  autoria. Ao quarto e quinto quesitos responderam negativamente, afastando as teses defensivas. Ao sexto e sétimo responderam afirmativamente, reconhecendo as qualificadoras relativas ao motivo fútil e ao recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima.

De servente a pedagoga, professora é 1ª mulher negra a ser eleita para a AL-BA Foto: Foto: Amanda Oliveira/GOVBA

A eleição da professora Olivia Santana (PCdoB), 51 anos, para ocupar uma das 63 cadeiras da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), com sede no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, representou bem mais do que uma simples vitória política nas urnas, foi um marco histórico, porque ela se tornou a primeira mulher declarada negra a ser eleita para o posto na Bahia. No domingo (7), Olívia teve 57.755 votos e comemorou nas redes sociais. Foi a quarta vez que ela se candidatou para o cargo de deputada estadual - teve três tentativas frustradas em 2002, 2010 e 2014. Já tem, no entanto, experiência política porque foi vereadora de Salvador por 10 anos e secretária estadual de Políticas para as Mulheres.  Filha de uma empregada doméstica e de um marceneiro, Olivia já trabalhou como servente e merendeira. A dedicação aos estudos, no entanto, possibilitou que se formasse em pedagogia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Como bandeira, sempre lutou contra as desigualdades sociais e discriminações.

Barra da Estiva: Resultado de exame de DNA livra da prisão suspeito de matar adolescente de 15 anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Suspeito de matar a facadas a adolescente Rhanna Kevila da Silva Almeida, de 15 anos, na cidade de Barra da Estiva, a 134 km de Brumado, Carlito Camilo de Souza  ganhou liberdade provisória na segunda-feira (08) após resultado de exame de DNA. Conforme decisão da Justiça, a soltura ocorreu porque ainda não há prova conclusiva da autoria ou participação dele no crime. De acordo com a Polícia Civil, o resultado do DNA do sêmen encontrado no local do crime não possui o mesmo material genético de Carlito. “Há dois perfis masculinos no exame [de DNA], um em uma camisinha e outro na adolescente. Continuamos a investigar o caso e acompanhar a possibilidade de outros suspeitos”, explicou o delegado responsável pelo caso, Joildo Souza dos Humildes. Apesar do resultado, a Polícia Civil disse que Carlito ainda é um suspeito, até porque o inquérito do caso não foi concluído. Carlito, conforme contou o delegado, é vendedor ambulante e utilizava facas para cortar carne. As facas usadas por ele foram encaminhadas para perícia. Segundo o advogado Samuel Milhazes, responsável pela defesa do acusado, o seu cliente não será denunciado diante da existência de prova técnica, exame de DNA, excluindo a participação de Carlito no crime. “Não há provas, sequer provas indiciárias, contra o seu cliente. A justiça já foi feita e é preciso reconhecer a verdade para que Carlito possa tentar resgatar a paz e o tempo perdido durante sua prisão injusta”, concluiu o advogado.

Médica rasga receita ao saber que paciente votou no PT Foto: Heloisa Guimarães/Inter TV Cabugi

Uma médica que trabalha em um hospital público de Natal rasgou a receita que tinha acabado de fazer para um paciente idoso, de 72 anos, após ele responder que votou no candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad. O caso aconteceu na segunda-feira (8), um dia após o primeiro turno das eleições, e foi registrado por meio de boletim de ocorrência na 7ª Delegacia de Polícia de Natal, no bairro das Quintas, Zona Leste da capital. O caso foi confirmado pela própria médica, a infectologista Tereza Dantas, que declarou estar arrependida de sua atitude. O paciente estava no Hospital Estadual Giselda Trigueiro, localizado também no bairro das Quintas. De acordo com o servidor aposentado da Saúde, que trabalhou na própria unidade com a médica, o caso aconteceu no início da manhã, por volta das 7h30. Por telefone, a médica Tereza Dantas afirmou que passou o final de semana doente e pensou em faltar ao trabalho, por ainda estar se recuperando, mas resolveu ir e informou ao hospital que só atenderia os pacientes que já tinham agendamento. Entretanto, como conhecia o ex-servidor, decidiu atendê-lo também. O aposentado José Alves de Menezes - mais conhecido como Jean Menezes - afirmou que se sentiu constrangido com toda a situação. A médica declarou que se arrependeu da atitude antes da repercussão do caso, ainda na segunda, e tentou falar com o paciente, mas ele não a atendeu.

Márcio Moreira agradece aos mais de 9 mil votos recebidos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Embora não tenha conseguido se eleger deputado estadual e marcar a representatividade de Brumado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o empresário Márcio Moreira da Silva (Patriota) agradeceu, em entrevista ao site Achei Sudoeste, aos mais de 9 mil votos recebidos no município e aos demais contabilizados na região. “Primeiro, agradecer a todas as pessoas que confiaram em nós. Em Brumado, foram mais de 9 mil votos. Em toda região e na Bahia, nós tivemos cerca de mais 7 mil votos. Obviamente que esperávamos mais, até porque a gente tinha uma parceria com o deputado Erivelton Santana, mas, infelizmente, não ocorreu o que esperávamos. Dentro de Brumado, a gente esperava um pouco mais, mas eleição é isso”, avaliou. O empresário fez uma análise dos resultados em dois contextos. Para ele, em Brumado, o papel foi cumprido, mantendo o que o grupo sempre deu a todos os candidatos a deputados estaduais apoiados pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Já fora da cidade, segundo Moreira, é mais difícil fazer um balanço, tendo em vista que ele nunca militou além dos limites do município. Nesse sentido, o empresário destacou a cidade de Livramento, que surpreendeu positivamente com expressiva votação. “Quero novamente agradecer a cada cidadão, eleitor, que confiou em nós com um voto de esperança”, finalizou.

PF e Cipe Sudoeste apreendem  mais de duas toneladas de maconha em Cândido Sales Foto: Divulgação

Na noite desta terça-feira (09), averiguando uma denúncia anônima, um caminhão foi abordado na cidade de Cândido Sales, por suspeita de transportar grande quantidade de entorpecentes escondida sob a carga de bobina de papel. Segundo informações da polícia, realizada a barreira policial, foi confirmado o transporte da droga. O motorista, identificado como Joaquim Carlos de Souza, confessou o crime, sendo preso em flagrante. No veículo, foram encontrados 2.325 kg de maconha. As guarnições foram conduzidas pelo motorista ao local onde seria descarregado o caminhão, um depósito, onde foi encontrado mais outra grande quantidade de droga, cerca de 500 kg de maconha e um veículo com cerca de 60 kg da mesma droga, para ser despachada. Ao chegar ao local, o dono da droga, Marcos Lima Costa, fugiu por um matagal. O material ilícito veio do o Paraná e teria como destino final a cidade de Salvador. O preso e todo material apreendido foram apresentados no posto da Polícia Federal da cidade de Vitória da Conquista para adoção das medidas cabíveis.

Gerar um bebê de óvulo doado impacta na relação com o filho Foto: iStockphoto/Getty Images

Mulheres que geram bebês com óvulos doados se conectam de forma diferente com os filhos, aponta estudo publicado recentemente na revista Child Development. Os pesquisadores informam que elas demonstram pequenas diferenças no relacionamento durante as interações, além de parecerem menos sensíveis ao comportamento da criança. Já os bebês estão menos propensos a envolver a mãe nas brincadeiras. “O estudo sugere que pode haver algumas diferenças na qualidade das relações entre pais e filhos nas famílias que tiveram filhos por doação óvulos em relação a outras formas de engravidar por reprodução assistida”, explicou Stuart Lavery, especialista em fertilidade do Imperial College, na Inglaterra, ao Daily Mail. Para chegar a esta descoberta, os pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, entrevistaram 85 mulheres com filhos gerados por doação de óvulo e cujos parceiros eram os pais biológicos das crianças. Destas mulheres, 73 desconheciam a identidade da doadora e 12 estavam cientes. A equipe também filmou, durante dez minutos, a interação entre as mães e os bebês, com idade entre seis e 18 meses. Os resultados foram comparados com análise interativa de 65 mulheres cujos filhos foram gerados com óvulo próprio. A equipe notou que as mulheres que usaram óvulos doados sorriam menos, reagiam menos a comportamentos infantis como apontar para um brinquedo — em alguns casos, elas se mostraram entendiadas. Também foi observado menor habilidade no planejamento de brincadeiras. Já as crianças eram menos responsivas, fazendo menos contato visual, sorrindo menos e geralmente não envolviam tanto as mães durante as atividades.

Tanhaçu: Prefeito faz a mais baixa transferência de votos da história da cidade

Em seu quarto mandato, o prefeito da cidade de Tanhaçu, Jorge Teixeira da Rocha (DEM), o Dr. Jorge, teve uma votação abaixo do que era esperado nessas eleições. Nos últimos anos, o gestor, que se auto intitula “o maior líder político da história de Tanhaçu”, tem visto o seu poder de voto diminuir consideravelmente. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Teixeira perdeu duas eleições para João Francisco Santos (PT) (2008 e 2012), considerado o seu maior adversário na cidade, retornando ao executivo municipal em 2016. Neste pleito, contudo, João Francisco ficou de fora da disputa por estar no exercício do segundo mandato consecutivo. O líder político, que, no passado, chegou a transferir aos deputados por ele apoiados cerca de 44% dos votos válidos do município, nesta eleição fez a mais baixa transferência de votos por um prefeito da história de Tanhaçu. Diante do cenário, o gestor saiu enfraquecido das eleições 2018.

Quase metade da Câmara dos Deputados será formada por milionários Foto: Agência Brasil

Quase metade dos deputados federais eleitos neste domingo (7) declararam ter patrimônio superior a R$ 1 milhão, de acordo com levantamento feito pelo G1, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por outro lado, houve uma pequena queda em relação a 2014. Este ano, foram eleitos 241 deputados federais milionários, o equivalente a 47% dos 513 integrantes da Câmara. Há quatro anos, foram 248. Nas eleições de 2006, 2010 e 2014 esse número apresentou crescimentos sucessivos. Em 2002, havia apenas 116 parlamentares com patrimônio acima de R$ 1 milhão.

Evento celebra cinco anos do campus do Ifba em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um evento marcou os cinco anos do campus do Ifba, em Brumado, em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor do campus, Rui Santana, destacou que a data foi celebrada com a aula inaugural do curso de Engenharia de Minas. Para o diretor, a implantação de um curso superior na instituição representa um esforço coletivo em prol de que o campus possa ocupar o seu espaço na região. “Esses cinco anos foram muito importantes pra gente. Esperamos poder contribuir mais ainda com a microrregião de Brumado nos próximos anos”, disse. Santana ainda adiantou que a caminhada para implantação de novos cursos superiores no campus de Brumado está apenas começando e que outros cursos já estão programados. Provavelmente para 2019, segundo ele, o Ifba passará a oferecer o curso superior de Engenharia Civil e o Tecnólogo em Informática.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Eleições 2020: Prefeito Eduardo Vasconcelos vai para a reeleição em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), vai para a reeleição do cargo executivo nas eleições municipais de 2020. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Vasconcelos não pretende indicar um substituto e tentará a sua recondução ao cargo na capital do minério. De acordo com fontes ouvidas pela nossa reportagem, Eduardo está mais receptivo com a questão após o resultado das eleições 2018. Para o grupo situacionista, o alcaide conseguiu manter a votação para deputado estadual, ocorrida desde que assumiu o comando da cidade em 2005. Um fato em especial, a união de ex-aliados com o grupo de oposição, seria um dos principais motivos para Vasconcelos voltar às urnas no próximo pleito eleitoral.

Márcio Moreira rebate afirmação de que grupo político do prefeito estaria em declínio em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O candidato a deputado estadual Manoel Rodrigues Filho (MDB), o Carcará do Sertão, obteve 9887 votos na cidade de Brumado. Mais votos do que o candidato do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o empresário Márcio Moreira da Silva (Patriota), que conquistou 9683. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Moreira não considerou o resultado um protesto contra a sua pessoa. “O importante é que nós mantivemos o histórico político do nosso grupo. Não nos deixa menor essa votação, pelo contrário, nos deixa igual aos outros que foram votados aqui em Brumado”, frisou, enaltecendo o caráter do adversário. Para ele, quem votou em Carcará é porque se identificou com o seu projeto. 

Márcio Moreira rebate afirmação de que grupo político do prefeito estaria em declínio em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Quanto ao deputado estadual Vitor Bonfim (PR), que, após o resultado nas urnas, declarou que o grupo do prefeito está em declínio no município, Moreira rebateu, sem citar nomes, que está em queda quem, sem o apoio do gestor, obteve menos votos do que em 2014. “Esse declínio não reflete em nós. Não pode agora esse grupo de oposição querer usurpar os votos de Carcará e trazer como se fosse mérito deles”, criticou. Sobre a falta de representatividade de Brumado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Moreira destacou que ele e os demais postulantes da cidade fizeram a sua parte, mas o povo preferiu eleger outros candidatos. “Cabe a nós respeitar a decisão do povo. Eu me orgulho dos votos que tive em Brumado”, completou.

Arquivo