Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Estampadores conseguem liminar de 90 dias para implantação da placa Mercosul na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na Bahia, estampadores de placas ainda brigam na justiça para estender o prazo para implantação das placas padrão Mercosul no estado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Associação dos Estampadores de Placas do Estado da Bahia, George Lélis, explicou que a categoria conseguiu, judicialmente, uma liminar suspendendo a portaria publicada pelo Detran-Ba, a qual estabelecia o prazo de 90 dias para os estampadores se adequarem às exigências. No entanto, segundo ele, a portaria foi publicada no dia 30 de outubro e a categoria teria menos de 30 dias úteis para as devidas adequações. Com a liminar, a categoria conseguiu estender o prazo para 90 dias. “A portaria era impossível de ser cumprida do jeito que estava”, disse. O próprio Detran determinou o adiamento até o dia 17 de dezembro, porém Lélis ainda considera o prazo pequeno e que há o risco de diversos estampadores não conseguirem se adequar caso a portaria não seja modificada. “Nesses 90 dias, a gente precisa sentar, debater e corrigir o que está errado na portaria”, avaliou.

TSE adia decisão sobre pedido do PT para cassar Bolsonaro Foto: Rafael Carvalho/Governo de Transição

A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou nesta terça-feira (4) pelo arquivamento do pedido do PT para cassar a chapa do presidente eleito Jair Bolsonaro. A decisão, contudo, foi adiada após o ministro Luiz Edson Fachin pedir vista, ou seja, mais tempo para analisar o caso. Não há data para a retomada do julgamento. O PT argumenta que houve abuso de poder econômico porque o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, apoiador de Bolsonaro, teria ameaçado demitir funcionários se eles não votassem no candidato do PSL.

Rio transborda e invade pista; PRE alerta condutores a não trafegarem pela BR-030 entre Brumado e Tanhaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O rio alagou e invadiu a BR-030, no trecho entre as cidades de Brumado e Tanhaçu, nas proximidades do Distrito de Sussuarana. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Subtenente Jackson, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), disse que o local está interditado devido às chuvas. Ele orienta que os condutores desviem do trecho, em uma localidade conhecida como Picapau. “Quem vem de Caetité, pegar via Anagé pra Sussuarana. E o pessoal de Sussuarana pegar a BA-026 direto, sentido Anagé, pra evitar aquele trecho que está interditado”, disse. O Subtenente afirmou que, a princípio, não houve registro de acidente no local e alguns motoristas aguardam a liberação do trecho para passagem. O trecho entre os municípios de Malhada e Guanambi, também na BR-030, está interditado devido às chuvas na região.

Boas chuvas recuperam volume dos rios no oeste baiano Foto: João de Deus/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o brumadense João de Deus, que está na cidade de Santa Maria da Vitória, disse que na região do oeste baiano tem sido registradas boas chuvas. Segundo ele, há dias chove forte nas cidades de Luiz Eduardo Magalhães, Barreiras, Coribe, Santa Maria da Vitória, entre outras localidades da região. João de Deus ainda destacou que o Rio São Francisco e Corrente recuperaram o volume diante das fortes chuvas. “O Rio São Francisco, com certeza, deve pegar uma das maiores cheias dos últimos anos. O rio está a coisa mais linda, como há muito tempo não se via”, completou. A previsão, segundo o brumadense, é de mais chuvas na região.

Reeleito presidente da Amavale, prefeito de Caculé vai a Brasília em busca de recursos para região Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, o prefeito da cidade de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, foi reeleito presidente da Associação dos Municípios da Serra Geral (Amavale), que compõe 22 municípios da região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Maradona reforçou que continuará o seu trabalho em prol da luta municipalista. Já pensando nisso, ele destacou que está em Brasília em busca de mais recursos para os municípios da região. “Já cumprindo o nosso mandato e dever como presidente da associação, trabalhando junto aos prefeitos e aos municípios”, completou. Maradona informou que participou de audiências com os senadores Walter Pinheiro, Lídice da Mata e Otto Alencar a fim de viabilizar benefícios para os municípios e ainda estará no Congresso para defender a causa municipalista, entre as quais a reversão da decisão de diminuir o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Que os municípios continuem, cada vez mais, arrecadando recursos e melhorando a vida dos cidadãos. É isso que a gente deseja”, finalizou.

Ministro do STF pede vista e adia julgamento sobre liberdade de Lula Foto: Nelson Jr./STF

Após dois votos contrários à libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro Gilmar Mendes pediu vista (mais tempo para analisar o processo) e adiou a conclusão do julgamento na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Antes do pedido de Gilmar Mendes, Edson Fachin (relator) e Cármen Lúcia tinham votado contra a concessão de liberdade a Lula e contra a anulação dos processos relacionados a Lula nos quais Sérgio Moro atuou como juiz federal. Os dois pedidos foram feitos pela defesa de Lula. Além do voto de Gilmar Mendes, faltam os de Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. Não há data para o julgamento prosseguir. Gilmar Mendes afirmou que se trata de "matéria controvertida e que tem dado ensejo a debates na imprensa nacional e internacional". O ministro argumentou que, embora a Corte já tenha discutido diversos temas relacionados no habeas corpus, outros “fatos novos” ainda não foram debatidos. “Considerando a importância do tema, eu vou pedir vista”, disse. Os advogados de Lula apresentaram o pedido de liberdade depois de Sérgio Moro, ainda como juiz responsável pela Lava Jato, ter aceitado o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para ser ministro da Justiça. Para a defesa, a aceitação do convite comprova parcialidade de Moro na condenação do ex-presidente. Lula se diz inocente. Lula está preso desde abril deste ano. O ex-presidente foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro em processo da Operação Lava Jato a 12 anos e 1 mês de prisão. A sentença foi do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, que ampliou a pena originalmente determinada por Moro (9 anos e 6 meses de prisão).

Brumado: Polícia intensificará patrulhamento no centro comercial no período natalino Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em razão das celebrações de final de ano, o movimento no comércio cresce e a Polícia Militar promete reforçar a segurança no centro comercial. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Cabral, tranquilizou os lojistas e consumidores ao garantir que o patrulhamento será intensificado neste final de ano, no comércio, através da circulação ostensiva de viaturas e, principalmente, motocicletas. Também serão intensificadas, segundo o Major, as abordagens e buscas pessoais com o intuito de reduzir o número de ocorrências. Um grande parceiro do trabalho realizado pela PM é o Centro Integrado de Comunicações (Cicom). Nesse sentido, o Major informou que mais seis câmeras de segurança serão instaladas em pontos estratégicos da cidade, possivelmente antes do período natalino, para reforçar a segurança no circuito comercial. O comandante alerta a comunidade para o uso do celular nas ruas, tendo em vista o alto índice de roubo do aparelho, além da preferência pela utilização do cartão de crédito na hora das compras.

Chuva em Guanambi é destaque no Hora 1 da Rede Globo Foto: Reprodução/TV Globo

O Hora 1 desta quarta-feira (05), primeiro telejornal da Rede Globo, destacou as chuvas que estão caindo em municípios baianos na última terça-feira (04) . No bate-papo sobre a previsão do tempo, a apresentadora Monalisa Perrone e o garota do tempo Jacqueline Brazil comentavam sobre a chuvarada que atinge o sudoeste e o Vale do São Francisco, além de regiões do Norte, Nordeste e Recôncavo baiano. Em Tremedal foi choveu 95 mm, Guanambi 94 e Curaçá 89. O programa mostrou imagens das fortes chuvas que atingiram a cidade de Milagres, onde o gestor municipal decretou situação de emergência. Já em Coaraci, no sul do estado, três pessoas morreram dentro de um veículo, que foi arrastado pela correnteza.

Brumado: Votos de protesto a Carcará não abrem portas perante governo, avalia prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O percurso de Brumado a Salvador já virou “caminho da roça” para o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), uma vez que o gestor tem viajado constantemente à capital em busca de recursos e obras junto ao governo estadual. Embora esteja recebendo apoio de um deputado federal perante o governo do estado, o prefeito lamenta o fato de o município não contar com um nome na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Diante do cenário atual, o chefe do administrativo brumadense não poupou críticas às escolhas feitas pelos eleitores da cidade nas últimas eleições, os quais direcionaram, do ponto de vista dos críticos da política local, quase 10 mil votos de protesto ao forrozeiro Manoel Rodrigues Filho (MDB), o Carcará do Sertão. Os votos tiraram do candidato indicado pelo prefeito, Márcio Moreira da Silva (Patriota), a chance de conquistar um assento representativo no parlamento estadual. Em entrevista recente ao site Achei Sudoeste, o gestor relatou a sua dificuldade em obter respostas mais urgentes para projetos de suma importância para o município, como as obras da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, o esgotamento sanitário e a policlínica regional devido à falta de representatividade. Em seu desabafo, o prefeito disparou contra os que preferiram o dito voto de protesto, ao invés da representatividade, avaliando de modo irônico o retrocesso nas escolhas do eleitorado local. “Quem sabe com a representatividade de Carcará as coisas não andem mais rápido para nós? De repente, pode ser ele quem vai abrir as portas para nós nas secretarias do governo”, ironizou o prefeito.

Guanambi: Após chuvas, secretaria de infraestrutura realiza ações emergenciais na cidade

Desde a noite de segunda-feira (03) até o final da manhã desta terça-feira (04), choveu mais de 100 mm na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. A chuva, uma das maiores já registradas nos últimos anos, gerou inúmeros transtornos em diversas localidades. Equipes da secretaria municipal de infraestrutura e da defesa civil percorreram pontos críticos e iniciaram os trabalhos para aumentar o escoamento da água. No mês de outubro, um trabalho preventivo havia sido feito pela pasta, incluindo a limpeza de bueiros, desobstrução de canais e retirada de lixo de pontos de drenagem, o que evitou um prejuízo maior.

Homem diz que STF é vergonha e é detido em voo Foto: Reprodução

O advogado Cristiano Caiado de Acioli foi levado nesta terça-feira (4) para prestar esclarecimentos na Superintendência da Polícia Federal em Brasília depois de ter dito ao ministro Ricardo Lewandowski, no interior de um avião, que o Supremo Tribunal Federal (STF) é “uma vergonha”. O caso ocorreu em um voo comercial que saiu do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino a Brasília. Em um vídeo que circulou nas redes sociais, o ministro aparece sentado na primeira fileira de um voo da Gol quando foi abordado pelo passageiro, antes da decolagem. Acioli, de 39 anos, foi detido ao chegar no aeroporto de Brasílie e ouvido por um delegado da PF. Até às 15h ele ainda estava na superintendência. “Não me falaram por qual crime eu vou responder”, disse ao G1, por telefone. “Fui preso por um técnico judiciário que entrou na aeronave. A conduta dele foi ilegal e abusiva. A conduta do ministro foi ilegal e abusiva. Todas as opções legais eu vou tomar”, afirmou o advogado. A assessoria do ministro confirmou a discussão. Segundo a equipe, “o passageiro começou a injuriar o STF como instituição, não pessoalmente ao ministro Lewandowski”, e por isso o ministro solicitou a presença de um agente da PF. O ministro, de acordo com a assessoria, entendeu que não seria o caso de retirar o passageiro do voo. Ricardo Lewandowski é um dos integrantes da Segunda Turma do Supremo, que nesta terça-feira julga um pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele não comentou o assunto ao chegar à sessão da turma.

Natural de Livramento de Nossa Senhora, deputado Nelson Leal irá presidir a AL-BA Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No próximo ano, o deputado estadual Nelson Leal (PP) será apresentado como candidato único, devendo ser eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Na segunda-feira (03), ele foi anunciado como o candidato do governador Rui Costa (PT) depois de vencer a disputa entre os candidatos da base aliada, Alex Lima (PSB) e Adolfo Menezes (PSD). Além de conquistar 18 votos de partidos com bancadas menores, o progressista também ganhou os votos da bancada do PSD, se comprometendo a apoiar Menezes para assumir o cargo em 2022.

A indústria brasileira interrompeu uma sequência de três quedas mensais em sua produção. Os segmentos de bens de capital e de bens de consumo duráveis ajudaram na retomada, embora pequena, no mês de outubro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da alta, o consenso do mercado apontava uma alta de 1,2% e a variação divulgada, nesta terça, 4, veio bem abaixo: crescimento de 0,2% frente ao mês de setembro. Mesmo com o resultado aquém do esperado, esse é o melhor resultado para outubro desde 2014, quando a produção industrial cresceu 0,6% ante o mês anterior. “Crescer 0,2% interrompe um sequência de queda, mas está longe de representar uma reversão na trajetória da indústria nos últimos meses”, afirmou o gerente da pesquisa do IBGE, André Macedo. Em relação ao mesmo mês de 2017, a produção apresentou ganho de 1,1%, contra expectativa de alta de 2,3%. Os dados do IBGE mostraram que, no mês, a produção de Bens de Capital, um dos indicadores usados para medir os investimentos feitos no país, aumentou 1,5% sobre setembro. Já o crescimento da produção de Bens de Consumo Duráveis subiu 4,4%, sustentada pela alta da fabricação de automóveis. No sentido oposto, estão a fabricação de Bens Intermediários, que recuou 0,3% no mês, e a de Bens de Consumo Seminduráveis e não Duráveis, que caiu 0,2%. As retrações foram pequenas, mas como esses segmentos representam 80% da produção brasileira, tiveram peso suficiente para, praticamente, estagnar a produção total de bens no país.

Movimento social se decepciona após aprovação de aumento no número de vereadores em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara Municipal de Brumado aprovou o aumento do número de vereadores de 13 para 15 a partir da próxima legislatura. Um movimento de manifestação social tentou impedir que a proposta fosse aprovada, porém sem sucesso. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Erick Pires, que encabeçou o movimento, disse que, com o aumento, a devolução orçamentária que é feita pelo legislativo ao executivo vai deixar de acontecer diante da contratação de mais dois parlamentares. “Durante um mandato de quatro anos gera um prejuízo para o erário público de R$ 1.200.000, que não é um dinheiro qualquer, que poderia ser utilizado, inclusive, em políticas públicas e em projetos de lei demandados pela própria casa legislativa. É um momento de recessão, de contenção de gastos, não é momento para ter essa necessidade de mais dois vereadores”, disse, decepcionado. Pires ainda lamentou que a Câmara não tenha levado em consideração a opinião da população. “Continuares firmes e fortes nesse combate e fazendo oposição a tudo aquilo que é errado e a favor da cidade”, finalizou.

Governadores assumem sob o prenúncio de ‘bombas fiscais’ Foto: iStock

A dramática situação financeira dos estados não impediu que deputados armassem verdadeiras “bombas fiscais” para os governadores eleitos que vão assumir seus mandatos a partir de 1° de janeiro. Em ao menos cinco unidades da federação, tramitam nos Legislativos locais ou já foram aprovados após o resultado das urnas projetos que, se somados, impactam em 1,1 bilhão de reais por ano os cofres públicos. Em Minas Gerais, a Assembleia Legislativa aprovou há 13 dias um aumento de salário para os servidores públicos que terá impacto anual de 122,5 milhões de reais. O reajuste já foi sancionado pelo governador em exercício, desembargador Nelson Missias de Morais. Fernando Pimentel (PT), governador do Estado, está em viagem em caráter pessoal ao exterior. O vice, Antônio Andrade (MDB), e o presidente da Assembleia, Adalclever Lopes (MDB), substitutos diretos de Pimentel, também estão em viagem. No mês passado, já havia sido aprovada a transferência para o governo de uma dívida de 100,7 milhões de reais de fundações associadas à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O deputado estadual André Quintão (PT), líder do governo, afirmou que a aprovação dos reajustes representou uma questão legal, de data-base, e só não ocorreu antes por causa do período eleitoral. No Rio Grande do Sul, o governador eleito, Eduardo Leite (PSDB), tenta convencer chefes dos outros poderes a desistirem da proposta de reajuste salarial de 5,58% dos servidores, em análise na Assembleia. O impacto seria de 132 milhões de reais ao ano. O argumento usado por Leite é a dificuldade do estado em contrair mais um gasto.

'Governo mascarou crise administrativa no estado', diz Luciano Ribeiro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) falou sobre a reforma administrativa proposta pelo Governo do Estado. Líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ribeiro é um ferrenho crítico da proposta e do governador baiano, que para ele não representa uma boa gestão. A ideia de uma economia sólida e sadia é, segundo ele, uma fantasia e o Estado está quebrado. “Agora cai por terra toda essa história e imagem de um bom gestor do governador, porque ele demonstrava que o Estado estava em uma boa situação financeira e não está”, destacou. Ribeiro avalia que a reforma prejudica e penaliza os servidores públicos da Bahia, além de criar e aumentar taxas, transferindo para o servidor e para a população a má gestão do governo. “O governo mascarou a crise administrativa no estado”, criticou. Questionado se, diante da situação, as promessas de inúmeras obras na cidade de Brumado seriam concretizadas, o deputado voltou a criticar o chefe do executivo estadual, que, segundo ele, sempre pregou uma economia sólida e pujante e, agora, diz que a crise assola o estado, tal como uma justificativa. “O estado está quebrado. Não sei quais instrumentos ele terá para cumprir essas promessas de campanha”, afirmou, reiterando que as promessas de valorizar o servidor e proteger os mais pobres “já caíram por terra”. Por fim, o parlamentar disse que é a favor de enxugar a máquina pública e tirar os privilégios. “Se o estado chegou aonde chegou é por causa da ineficiência nesses doze anos de governo”, pontuou.

Substituta de Moro na Lava Jato: Pronta para sentenciar Lula Foto: Guito Moreto/Agência O Globo

A juíza Gabriela Hardt, que substituiu Sergio Moro nos processos da Lava-Jato, já pode sentenciar o ex-presidente Lula no processo que investiga o suposto repasse de R$ 12,5 milhões em propinas da Odebrecht. De acordo com a Veja, o dinheiro seria pago por meio de um terreno destinado ao Instituto Lula e uma cobertura em São Bernardo do Campo. Também são réus nessa ação penal o engenheiro Glaucos da Costamarques, acusado de atuar como laranja, Antonio Palocci, Branislav Kontic, Paulo Melo, Demerval Galvão e Roberto Teixeira.

Aracatu se compromete a manter transporte escolar até o fim do ano letivo estadual Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O transporte dos alunos do ensino médio de Aracatu, a 36 km de Brumado, será mantido até o final do ano letivo da rede pública estadual de acordo com compromisso firmado pela Secretaria de Educação de Aracatu junto à 1ª Promotoria de Justiça de Brumado. A secretaria se comprometeu ainda a reorganizar os roteiros de forma que os alunos não precisem se deslocar mais de 3 km a pé de sua residência até o ponto mais próximo. O compromisso foi firmado com base no inquérito civil que apurou se, com o fim das aulas da rede municipal de ensino, a prefeitura suspenderia o transporte. A decisão prejudicaria os alunos da rede estadual, que continuarão tendo aula neste mês de dezembro.

Estudo brasileiro estima possibilidade de vida extraterrestre na galáxia Foto: Divulgação/Nasa

Há muitos pré-requisitos para que um planeta seja considerado apto a abrigar qualquer forma de vida. Por exemplo, a necessidade de existir atividade geológica e uma atmosfera em função da gravidade superficial e, além disso, sua órbita precisa estar na zona habitável do sistema planetário (ou seja, na região que permite a existência de água líquida na superfície do corpo celeste). Apesar dessas limitações, tudo indica que podem existir muitos planetas candidatos a servir de residência para animais e plantas no universo. Nem precisa ir muito longe. Já há diversas possibilidades em nossa vizinhança, a Via Láctea. É o que constatou um grupo de cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que, ao lado de colaboradores internacionais, investigou o assunto em artigo publicado no periódico inglês Monthly Notices of Royal Astronomical Society (MNRAS).  Ao longo da pesquisa, os estudiosos analisaram um total de 53 gêmeas solares (estrelas com temperatura, gravidade e composição química superficiais próximos aos do Sol) por meio do uso de um espectrógrafo instalado em um telescópio de 3,6 metros do European Southern Observatory, no Chile. O espectrógrafo serve para registrar e analisar o espectro eletromagnético de cores dos corpos celestes, que vão desde os comprimentos de onda mais curtos (ultravioleta ou violeta) aos mais longos (a exemplo do infravermelho). Os profissionais concluíram que planetas rochosos ao redor dessas gêmeas solares apresentam grandes probabilidades de possuírem tectonismo (isto é, um tipo de atividade geológica), o que aumenta significativamente a sua habitabilidade. A pesquisa revelou também que esses corpos apresentam condições geológicas favoráveis não só para a manutenção, mas para o surgimento da vida. Ademais, o estudo apontou que a vida pode estar espalhada pela galáxia e ter surgido, originalmente, em qualquer lugar.

Rio do Antônio: Concurso público para servidores da Câmara de Vereadores está sendo investigado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A realização do concurso público da Câmara Municipal de Rio do Antônio, localizada a 66 km de Brumado, virou alvo do Ministério Público Estadual (MPE). Os vereadores Nelson Antônio Soares, Antônio Coutinho Souza, Antônio Oliveira Novais, Salvador Matos e Manoel Moreira dos Santos protocolaram uma representação no órgão contra uma série de ilegalidades supostamente cometidas pelo presidente do Legislativo. Segundo os parlamentares, o presidente teria resolvido lançar o concurso às pressas, no final do seu mandato, após não ter conseguido se reeleger para presidência da casa. Os vereadores alegam o descumprimento de prazos legais desde o processo de contratação da empresa que realizaria o concurso até ilegalidades no edital do concurso propriamente dito.

Sarampo: Número global de casos dispara por falta de vacinação Foto: IStock/Getty Images

O número de casos de sarampo disparou globalmente no último ano. De acordo com um relatório publicado recentemente Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças nos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), entre 2016 e 2017, subiu mais de 30% no mundo. De acordo com o relatório, diversas regiões ao redor do planeta registraram surtos da doença devido a problemas na cobertura vacinal, causada especialmente pela circulação de informações falsas, as famosas fake news, que provocam desconfiança a respeito da eficácia do imunizante. O documento relatou 173.000 casos de sarampo no mundo, com 110.000 mortes registradas em 2017. Os maiores aumentos da doença foram registrados nas Américas, na região do Mediterrâneo Oriental e na Europa. O Brasil é um dos países em que houve aumento nos números do sarampo: foram 10.163 casos desde o início de 2018. Segundo boletim recente do Ministério da Saúde, três estados informaram mortes por causa da doença: Roraima (4) e Amazonas (6) – estados onde há dois surtos em andamento – e Pará (2). Os surtos ocorridos no país estão associados à importação do genótipo do vírus (D8) da Venezuela, país vizinho com um alto número de casos desde o ano passado.

Brumado: Prefeitura inicia instalação de sinalização para liberação de passagem de nível na linha férrea Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A passagem da linha férrea localizada próximo ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (Sac), em Brumado, pode ser liberada antes do final do ano. Ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de infraestrutura, Douglas Malheiro, disse que as partes de proteção e pavimentação já foram finalizadas e, nesta segunda-feira (03), foi iniciada a instalação dos equipamentos de segurança, entre os quais placas de sinalização, sonorização e semáforos. Equipes da prefeitura estão no local fazendo a instalação do material. Depois de concluídos os trabalhos, o secretário afirmou que restará a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) retirar os ferros do local, liberando, de fato, a passagem, conforme o que ficou acordado entre as partes. “Esta semana devemos finalizar toda a instalação e, depois, resta aguardar a liberação da ferrovia para podermos utilizar essa passagem. É um caminho maior, mais largo, dando acesso melhor ao Bairro São Félix e ao centro”, destacou.

O ministro extraordinário da transição de governo e futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, confirmou nesta segunda-feira, 3, que a estrutura do novo governo contará com 22 ministérios, incluindo Advocacia-Geral da União (AGU) e Banco Central. Até o momento, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, anunciou vinte nomes — ainda falta definir quem vai chefiar as pastas do Meio Ambiente e de Direitos Humanos. Tanto a AGU quanto o Banco Central deverão perder o status de ministério. No caso do banco, o novo governo defenderá a aprovação da autonomia e independência da autarquia. Já em relação à Advocacia-Geral da União, a ideia é apresentar uma mudança constitucional para prever que toda ação judicial que envolva atuação do governo federal tenha como foro judicial os tribunais superiores. Com isso, o governo poderia abrir mão do status de ministério da AGU, que dá foro especial ao advogado-geral da União para processos movidos em primeira instância. Durante entrevista coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede da transição, Onyx apresentou o desenho do novo governo — que conta com sete pastas a mais do que Bolsonaro prometeu durante a campanha (quinze) e sete a menos do que tinha o governo de Dilma Rousseff (PT) e que foi mantido por Michel Temer (MDB). De acordo com o ministro, a equipe de Bolsonaro começou a formular a estrutura em setembro do ano passado, sob comando de Abraham Weintraub, que vai assumir a secretaria-executiva da Casa Civil.

Prefeitura culpa Embasa pelas falhas estruturais nas ruas de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

É público e notório que há uma insatisfação do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), no que se refere aos serviços prestados pela Embasa no município. Por conta disso, a prefeitura abrirá licitação para as empresas interessadas em operar os serviços de água e esgoto na cidade, tendo em vista que o contrato de concessão pública da Embasa está vencido. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de infraestrutura, Douglas Malheiro, ressaltou que não se trata de expulsar a Embasa, visto que a mesma também poderá participar da licitação assim como qualquer outra empresa, mas de uma obrigação do município com a legislação. Segundo ele, o procedimento licitatório abre um leque para melhorias, visto que a Embasa não oferece o serviço de esgotamento sanitário, uma reivindicação antiga da população e que é uma exigência para o futuro. “Os bairros mais afastados carecem muito de esgotamento e pedem muito isso. Quem sabe agora a Embasa ou qualquer outra empresa que ganhar não se qualifique melhor”, afirmou. Nos períodos chuvosos, a rede de drenagem pluvial é tomada pelos esgotos e a prefeitura culpa a Embasa pela situação. O secretário reforçou que as falhas estruturais provocam o surgimento de buracos, destruição de manilhas, esgotos refluindo e uma série de problemas em razão da falta do esgotamento sanitário, o qual não é oferecido pela Embasa.

Arquivo