Achei Sudoeste

10 Dez 2019 - 00:00h

O pré-candidato a prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (DEM), falou em nota enviada ao site Achei Sudoeste sobre a sua satisfação com o resultado de uma pesquisa eleitoral divulgada pela Séculus Análise e Pesquisa em parceria com o Bahia Notícias, na última segunda-feira (09). De acordo com o democrata, a sua pré-candidatura está em ascensão. “Estou muito feliz com o resultado da pesquisa. Em todos os cenários uma coisa ficou bastante clara: nossa pré-candidatura está sendo bem recebida. O meu nome é o que mais tem crescido em todos os cenários e estou convicto de que esse crescimento será ainda maior nas próximas semanas”. Para Abrantes, a população local está mais atenta para a necessidade de um novo projeto de governo no executivo municipal. “O povo de Brumado acordou para a necessidade de mudança e de renovação e tenho certeza de que juntos poderemos fazer essa transformação”.

09 Dez 2019 - 13:00h

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado abriu a campanha Natal solidário na noite da última sexta-feira (06). O evento foi marcado com uma carreata e a inauguração da Casa do Papai Noel. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador do órgão, Fernando Coelho, disse que o evento de abertura dos festejos natalinos na cidade contou ainda com uma apresentação de um coral.

“As pessoas ficaram encantadas. Tivemos êxito e um movimento bom. Já está sendo um sucesso”, avaliou. Coelho explicou que existem duas formas para visitar a Casa do Papai Noel: comprando nas lojas participantes da campanha ou trocando 1 kg de alimento perecível pelo cupom de entrada - a troca pode ser feita na sede da CDL ou no próprio local. "Queremos proporcionar maior movimentação e interatividade na casa”, disse. A Casa do Papai Noel funciona de terça à domingo, de 18h às 22h. No local, são sorteados brindes para alegria dos pequenos.

09 Dez 2019 - 12:30h

Pesquisa do site Bahia Notícias em parceria com a Séculus Análise e Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (09) consultou junto ao eleitorado brumadense a possibilidade de reeleição do atual gestor, o engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). De acordo com o levantamento, 42,8% afirmou que não votaria de jeito nenhum para a reeleição do chefe do executivo municipal. Ainda segundo a pesquisa, outros 31% votaria nele a depender dos demais candidatos e 21,8% votaria com certeza. Ainda houve 4,4% que não opinou. A amostra consultou 600 pessoas entre 29 e 30 de novembro. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

09 Dez 2019 - 12:00h

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), mais de 4 mil eleitores do município de Lagoa Real, a 80 km de Brumado, ainda não realizaram o recadastramento biométrico, obrigatório para as eleições municipais de 2020. O eleitor que não regularizar situação não poderá votar e terá o título cancelado. Na cidade, dos 10.398 eleitores convocados, apenas 6.215 (59,77%) realizaram a coleta dos dados. Sendo assim, 4.183 cidadãos ainda estão em débito com a Justiça Eleitoral. Com o cancelamento do título, além da impossibilidade de votar, o cidadão fica sem condições de ser empossado em cargo público, matricular-se em instituição de ensino, tirar passaporte na Polícia Federal, obter empréstimos em instituições financeiras, entre outras penalidades. Para regularizar a situação eleitoral e/ou realizar a coleta dos dados biométricos, o cidadão pode optar pelo atendimento com hora marcada por meio do site ou telefone da Justiça Eleitoral.

09 Dez 2019 - 11:30h

Quer fazer uma lembrança especial para a sua formatura ou festa? Na Lagarto Informática e Brindes Personalizados você encontra diversas opções de personalizados. Tem canecas, copos, camisas, canetas, chaveiros, taças, almofadas e muito mais. Passe agora mesmo na loja e confira a variedade de produtos. A Lagarto fica localizada na Rua Ester Gondim, 79, Ginásio Industrial. O telefone é (77) 3441-6984 / (77) 99826-8420.

09 Dez 2019 - 11:15h

A gestão do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) é considerada ruim ou péssima por 33,6% da população de Brumado, de acordo com levantamento da empresa Séculus Análise e Pesquisa em parceria com o Bahia Notícias. Ainda segundo a pesquisa, 31,6% considera bom ou ótimo. No plano detalhado, 17,4% consideram ótima, 17,2% boa; 11,2% classificam como ruim e 22,4% como péssima. Ainda há 28,4% que enxergam a gestão como regular; 3,4% não opinou/não soube responder. O levantamento do Bahia Notícias e Séculus Análise e Pesquisa consultou 600 pessoas entre 29 e 30 de novembro. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

09 Dez 2019 - 11:00h

O Bispo Dom Armando Bucciol, da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, recebeu o Título de Cidadão Baiano no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A honraria foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Nelson Leal (PP). “Um título que me torna ainda mais responsável em me doar ao serviço e para o crescimento democrático, social, cultural e ético do povo com quem partilho alegrias e dores, esperanças e cidadania”, destacou, bastante agradecido. Em seu pronunciamento, o clérigo defendeu a coexistência entre os seres humanos baseada na defesa dos direitos de cada pessoa e na construção e reconhecimento da cidadania para todos. Falou de educação e de cultura como emancipadoras e desejou que “a corrupção e prepotência sejam constantemente rejeitadas pela consciência de todos e, sobretudo, a dos que têm responsabilidade pública”. A distinção foi entregue ao homenageado pelo proponente Nelson Leal, acompanhado da esposa Danda, sua mãe Lia, e as filhas Maria Luíza, Maria Clara e Maria Alice.

09 Dez 2019 - 10:45h

Atual prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB) é derrotado pelo pré-candidato à prefeitura, Geraldo Azevedo (PP), em dois dos três cenários estimulados, em que os candidatos são listados aos entrevistados. Foi o que constatou o levantamento da empresa Séculus Análise e Pesquisa em parceria com o Bahia Notícias. No primeiro cenário, Vasconcelos aparece com 24,6% das intenções de voto, enquanto o principal adversário vem com 25,6%. No entanto, por conta da margem de erro de três pontos, para mais ou para menos, ambos estão tecnicamente empatados. Nos outros dois cenários, com o número reduzido de candidatos, Azevedo aparece à frente. Em um, ele venceria por 39,6% contra 28,6%. Num terceiro cenário, haveria uma vitória de Azevedo por 43,2% contra 32,2% do atual prefeito. No cenário espontâneo, em que os candidatos não são listados aos entrevistados, há novamente empate técnico. O atual gestor aparece à frente com 24,4% das intenções de voto, enquanto Azevedo possui 22,2%. O levantamento Bahia Notícias e Séculus Análise e Pesquisa consultou 600 pessoas entre 29 e 30 de novembro. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

09 Dez 2019 - 10:30h

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

09 Dez 2019 - 10:00h

A jogadora caculeense Leslen Guimarães foi selecionada pelo Vitória para fazer parte da equipe baiana que irá disputar o Campeonato Brasileiro Sub-16. O evento esportivo acontece em Minas Gerais. O Vitória será o único time que irá representar a Bahia e o Nordeste na competição. Com apenas 16 anos, Leslen participará pela segunda vez de uma competição nacional. Ele já disputou o Campeonato Brasileiro Sub-18 e o Campeonato Baiano pela equipe do Lusaca. Leslen viaja para Minas Gerais nesta sexta-feira (06) e, no sábado (07), o Vitória já enfrenta o Grêmio.

09 Dez 2019 - 09:30h

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).

09 Dez 2019 - 09:00h

O Hospital Regional de Guanambi (HRG) foi contemplado com a autorização para implantar a residência médica em Clínica Médica e em Pediatria. O hospital pleiteou o credenciamento e habilitação do curso de residência médica e, recentemente, passou por um processo avaliativo que incluiu análise da parte documental, organização administrativa, adequação para residência, espaço físico e assistência. O Ministério da Educação (MEC) emitiu parecer favorável e aprovou o pedido da unidade. Para a diretora Paula Melo, a conquista é um esforço coletivo da diretoria, dos parceiros, dos municípios pactuados e de todos os funcionários. O objetivo, segundo ela, é transformar a unidade em um hospital escola. A residência médica irá proporcionar melhor assistência aos diversos municípios da região. “Este processo trará desenvolvimento na área da saúde não só para Guanambi, como para os municípios da região, tendo em vista que há dois cursos de Medicina implantados na cidade. Além disso, poderá direcionar residentes de todo o país e de todas as modalidades médicas para Guanambi, aumentando a assistência em saúde para aqueles que dela precisam”, completou Melo.

09 Dez 2019 - 08:30h

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

09 Dez 2019 - 08:00h

Um homem natural do estado de São Paulo, que praticou o crime de furto de veículo na cidade de Santo André, interior paulista, estava escondido em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, há mais de seis meses. Ele estava morando em uma casa nas proximidades da UPA 24 Horas. De acordo com a Rádio 88 FM, na noite da última quarta-feira (04), o homem acabou sendo preso por promover algazarra em um bar próximo à rodoviária, no Bairro Taquari. Os policiais abordaram o sujeito, que revidou e desacatou os agentes. Então, foi dada voz de prisão ao homem, que foi conduzido à Delegacia de Polícia Territorial de Livramento. Na delegacia, constatou-se que havia um mandado de prisão em aberto em desfavor dele na cidade de Santo André. O acusado segue preso à disposição da Justiça.

09 Dez 2019 - 07:00h

No próximo dia 16, o ex-ministro José Dirceu estará em Guanambi, a 141 km de Brumado, para divulgar o seu livro, “Zé Dirceu - Memorias - Volume I”. Inicialmente, o evento foi marcado para acontecer às 19h, no auditório da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), mas a organização avalia mudar o local. O petista fará ainda uma palestra e concederá autógrafos nos livros. A obra autobiográfica foi lançada em 2018 e, segundo o autor, conta sua história de atuação política desde a década de 60. O primeiro volume, escrito durante o período em que ficou preso, fala de sua trajetória até o período em que estourou o escândalo conhecido como Mensalão, ocorrido durante o primeiro mandato do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Pela primeira vez ele revela segredos dos bastidores da luta política dentro do PT e do próprio governo, onde foi chefe da Casa Civil e provável sucessor de Lula, até ser abatido pelas denúncias do chamado “Mensalão”.

09 Dez 2019 - 00:00h

O presidente da Câmara Municipal de Rio do Antônio, Nelson Antônio Soares (PSD), o Nelsão, foi afastado do cargo pela maioria dos vereadores após denúncias de irregularidades no desempenho de suas funções. Na última quinta-feira (5), ele entrou com mandado de segurança para permanecer na função, mas o mesmo foi negado pela Justiça na sexta-feira (6). De acordo com a justiça, a documentação acostada sequer traz comprovação mínima acerca do procedimento de afastamento. Desta maneira, Nelson continuará afastado da presidência da Câmara de Rio do Antônio. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele tem prazo de dez dias para prestar as informações que entender conveniente.

08 Dez 2019 - 21:00h

Um médico morreu na noite deste domingo (08), em Caetité, a 100 km de Brumado, após uma forte chuva que atingiu a cidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Sebastião Mendes Neto, natural do estado de Minas Gerais, veio a óbito após tentar atravessar a rua de sua residência, acabou se desequilibrando e sendo arrastado pela enxurrada. Ele ficou preso debaixo de um veículo e morreu afogado. A Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foram acionados e encaminharam o médico para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24h), mas ele não resistiu.  Dr. Tião, como era conhecido, saía de sua casa para dar um plantão na Upa 24h, em Caetité. De acordo com a população de Caetité, a forte chuva ainda casou diversos estragos nas vias públicas, que estão intransitáveis. Em Livramento de Nossa Senhora, a chuva com granizo e ventania causou estragos no município. Em Caculé, também choveu forte neste domingo (08).

08 Dez 2019 - 19:35h

Um temporal de aproximadamente trinta minutos causou estragos na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, na tarde deste domingo (08). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma chuva de granizo com fortes ventos derrubou telhados de diversas residências e do Terminal Rodoviário, além de árvores na cidade. A nossa reportagem falou com moradores de Livramento de Nossa Senhora, que afirmaram o susto vivenciado com a força da água. “Foi uma chuva muito forte, com ventos e granizo. Ficamos com muito medo pela força da água e a ventania. Apesar de alguns estragos estava precisando de chuva, pois a seca assola a nossa cidade”, disseram. 

De acordo com o L12, aeronaves com destino a cidade de Fortaleza, no Ceará, e países da Europa, que utilizam diariamente a aerovia UZ-61, que corta o município de Livramento tiveram que desviar suas rotas durante a perigosa tempestade.

08 Dez 2019 - 18:05h

O Cruzeiro vai jogar a Segunda Divisão em 2020. O time de Belo Horizonte foi derrotado por 2 a 0 para o Palmeiras em pleno Mineirão e termina o Brasileirão na 17ª colocação. Aos 35 minutos, o jogo chegou até a ser interrompido por conta de vandalismo praticado no estádio, com cadeiras quebradas e atiradas e intervenção da Polícia Militar. Aos 40, a partida foi novamente interrompida, com todos os atletas reunidos no centro do gramado. Depois de mais de cinco minutos, a decisão do árbitro foi de acabar o duelo antes mesmo do apito final por falta de segurança. De acordo com o Uol Esporte, a transmissão mostrou torcedores sendo carregados, e o telão do estádio chegou a exibir a mensagem para que todos os torcedores saíssem do estádio. A equipe da TV Globo ainda reportou que o delegado da partida pediu, inclusive, para que a imprensa deixasse o estádio. O primeiro gol foi marcado por Zé Rafael, em jogada que começou com belíssimo toque de calcanhar de Dudu para Raphael Veiga, que deu a assistência. O segundo foi feito por Dudu, de cabeça, dentro da pequena área. O Cruzeiro quase não conseguiu incomodar Weverton e só chutava de fora da área. Apesar da vitória, o Palmeiras não conseguiu alcançar o vice-campeonato por conta da goleada aplicada pelo Santos em cima do Flamengo na Vila Belmiro.