Achei Sudoeste

20 Out 2019 - 00:20h

Quatro suspeitos de tráfico de drogas foram presos e um mandado de prisão foi cumprido contra um homem que já estava detido, durante operação policial realizada de terça a (15) a sexta-feira (18), em diversas cidades da Bahia, além de Petrolina (PE). A segunda fase da Operação Skank, deflagrada para combater o tráfico da droga em Jequié, no sudoeste da Bahia, e outras cidades da região, foi comandada pela Polícia Civil de Jequié e contou com o apoio de diversas outras delegacias, além da Polícia Rodoviária federal (PRF).

Na terça-feira, Vagner Carvalho de Sousa foi preso por policiais civis da delegacia territorial de Lençóis, na Chapada Diamantina. Já Natan Couceiros de Matos foi detido na quinta-feira (17), em Jequié, enquanto Mateus Nascimento Meira e Matheus Bastos Simões foram presos na sexta, na mesma cidade. Daniel Marques de Araújo já estava detido e teve outro mandado de prisão contra ele cumprido no presídio. Além das prisões, 14 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Jequié, Barreiras, no oeste da Bahia; Valença, baixo sul do estado; Juazeiro, no norte da Bahia; Salvador, e Petrolina (PE). De acordo com a polícia de Jequié, a operação desta semana foi resultado de mais de dois anos de investigação, que começaram no ano de 2017. A primeira fase da operação ocorreu em 30 de agosto deste ano, quando foram presos Edvaldo Merces dos Santos, Daniel Marques de Araújo e Rozeli Ribeiro de Araújo. Naquela oportunidade foi apreendido com o trio 3, 2 Kg de maconha skank, que tem valor de mercado 15 vezes maior do que a maconha comum.

20 Out 2019 - 00:15h

Utilizar micro-organismos que habitam em plantas típicas da caatinga para fazer com que espécies de outros locais se tornem mais resistentes à seca. Essa é a pesquisa e missão do cientista baiano Adailson Feitoza, professor e coordenador do curso de engenharia de bioprocessos e biotecnologia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, norte da Bahia. Quando concluída, a pesquisa espera encontrar um conjunto de bactérias que possam ser transformadas em um produto comercial que ajude a reparar os danos causados pelas mudanças climáticas que são consequências da degradação do meio ambiente. O impacto proporcionado pelo estudo pretende gerar uma nova tecnologia, a qual produtores de áreas onde há pouca demanda hídrica recorram para manter a produtividade e gerar lucro e renda. “A tecnologia será voltada para desde os micros e pequenos produtores, até os que produzem em larga escala”, fala Adailson. Ele afirma que a inspiração para a pesquisa surgiu dos dados alarmantes que apontam aumento na variabilidade de chuva e seca até 2050, o que pode, dentre outras coisas, prejudicar a produção agrícola. Após se deparar com os dados, surgiu o questionamento: como manter produtividade agrícola em solo árido?

Pensando nisso, Adailson elaborou uma proposta de estimular micro-organismos que habitam ao redor, e em partes do tecido interno de plantas típicas da caatinga, para fornecer os nutrientes necessários para diversas espécies. Esta técnica pode auxiliar a vegetação a tolerar as condições climáticas nocivas de uma determinada região. A pesquisa teve origem no bioma caatinga e se desenvolveu na Estação Ecológica Raso da Catarina, área considerada uma das mais quentes e com menor índice pluviométrico da Bahia. “Estamos investigando bactérias nativas da caatinga, que sejam tolerantes a condições de seca, como déficit hídrico, salinidade e temperatura elevadas, e que auxiliem o desenvolvimento de culturas como milho, feijão, tomate, em condições consideradas desfavoráveis para o seu desenvolvimento”, explicou. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), até 2030 quase metade da população mundial sofrerá com a escassez de água.

20 Out 2019 - 00:12h

Um homem foi preso, neste sábado (19), suspeito de furtar um celular de dentro de um carro da polícia, segundo a Polícia Militar (PM). O caso foi registrado por câmeras de segurança, em Curitiba. De acordo com a PM, o suspeito se aproveitou da ausência dos policiais, que faziam a abordagem de outro homem, para furtar o aparelho e fugir. De acordo com o G1, ele foi localizado depois, sem o celular, conforme a polícia, e foi encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil.

19 Out 2019 - 23:00h

Wesley Santos Souza, 29 anos, mais conhecido como Lelei, foi morto a facada na noite deste sábado (19), na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, o crime foi registrado na Rua T, no Bairro Benito Gama, às 19h. A vítima, foi esfaqueada após uma discussão com um amigo, identificado como Cláudio Pereira Santana, 40 anos. Ele foi preso em flagrante, na rodoviária de Livramento de Nossa Senhora, quando tentava empreender fuga para a cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. Lelei foi atingido na região do tórax e morreu no local do crime. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Wesley foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Brumado. A polícia civil já instaurou um inquérito e investiga o caso.

18 Out 2019 - 13:15h

Neste final de semana, a previsão meteorológica aponta o predomínio de uma massa de ar seco na região sudoeste. Em Brumado, o tempo será de forte calor e baixa umidade do ar, em 12%. O município poderá registrar uma das temperaturas mais altas do ano. A previsão é de que, no domingo (20), a máxima chegue aos 42°C. Já na próxima semana, de acordo com o site da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), na quarta-feira (23) e quinta-feira (24), podem ocorrer pancadas de chuva. Mesmo acostumada com altas temperaturas, a população tem que ficar atenta às doenças da pele e à desidratação.

18 Out 2019 - 13:10h

de manutenção emergencial visando a correção de vazamento na adutora de água tratada de Malhada de Pedras, o fornecimento de água encontra-se afetado nesta sexta (18) na cidade de Malhada de Pedras e nas localidades de Vila Presidente Vargas, Campo Seco, Campo Seco 2 e adjacências, na zona rural de Brumado. O serviço emergencial está previsto para ser concluído até o final do dia quando o fornecimento de água será restabelecido gradativamente e regularizado em até 48 horas em toda a região. Enquanto realiza a intervenção, a Embasa recomenda o uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios e redobrando os cuidados com a água armazenada. Os moradores que possuem reservatório com capacidade suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção.

18 Out 2019 - 05:55h

O Atestado de saúde ocupacional (Aso) é um documento emitido por um médico, que atesta à empresa a aptidão de um funcionário para exercer livremente as atividades laborativas. Para a emissão do Aso, o médico avalia entre outras coisas, o estado físico e psíquico do funcionário. Existem 5 tipos de Aso; são eles: Aso Admissional: é emitido antes da contratação do funcionário; Aso Demissional: é emitido até a data da homologação da demissão do funcionário; ASO PERIÓDICO: é emitido a cada ano (podendo ser feito antes de um ano ou até dois anos, em casos específicos), tendo como base a data da admissão do funcionário; Aso de mudança de função: é emitido quando o funcionário vai exercer atividade diversa da que foi contratado inicialmente; Aso de retorno ao trabalho: é emitido quando o funcionário retorna às suas atividades habituais após um afastamento superior ao de 30 dias, por motivo de doença. Venha fazer os exames da sua empresa conosco, afinal, funcionário com boa saúde garante a saúde da sua empresa. Cuidar bem da saúde dos seus funcionários é o nosso compromisso! Entre em contato: (77) 3453-1414 / (77) 99908-3459 / (77) 98838-2886.

18 Out 2019 - 05:50h

Mais um ano, a campanha Outubro Rosa é intensificada para prevenção do câncer de mama em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a enfermeira Renata Bezerra destacou que a campanha visa chamar a atenção das mulheres para realização do autoexame e dos demais exames de saúde necessários no sentido de detectar precocemente o câncer de mama. “As mulheres têm que se prevenir e fazer essa detecção precoce do câncer de mama. Quanto mais cedo se descobrir que tem algum nódulo, as chances de cura são maiores. A detecção precoce é o que a gente preza na campanha Outubro Rosa”, frisou. Bezerra reforçou que as mulheres a partir de 40 anos já devem fazer a mamografia, buscando atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. “É o melhor exame para detecção do câncer de mama. O autoexame também é muito importante. A mamografia deve ser feita uma vez ao ano, mas o autoexame pode ser feito durante todo ano”, completou.

18 Out 2019 - 05:45h

No próximo sábado (19), acontece o Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a enfermeira Raquel Franco, coordenadora da UBS Liziane dos Santos Alves, explicou que, na campanha, serão vacinadas apenas as pessoas que estão precisando da dose da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo. “Nessa primeira fase, no dia 19 de outubro, o público será: crianças de 6 meses até menores de 5 anos, mas só aquelas que estejam precisando, que estão com cartão atrasado, por exemplo. Esperamos que as crianças estejam com o cartão de vacinação atualizado pra que a gente fale pra mãe que seu filho já está protegido”, afirmou. 

Segundo Franco, a segunda fase da campanha será no dia 30 de novembro, quando indivíduos de 20 a 29 anos serão imunizados. Nesse caso, a enfermeira acredita que uma quantidade maior de pessoas serão vacinadas, tendo em vista que, nessa faixa etária, é mais comum a vacinação não estar em dia. “Desde agosto, estamos mobilizados para proteger a população. Percorremos todo o comércio de abrangência da UBS Liziane Alves e a gente percebeu que muita gente estava desprotegida, justamente os indivíduos adultos”, reiterou. Franco pediu que as pessoas tenham mais cuidado com o cartão de vacinação, que é um documento muito importante para registro das vacinas tomadas ao longo da vida. Vale lembrar que o vírus do sarampo é altamente contagioso, podendo acometer todos os públicos. Os sintomas são: febre alta, coriza, tosse seca, manchas vermelhas, dores no corpo e olhos vermelhos.

17 Out 2019 - 20:50h

Um homem foi preso após tentar prestar queixa por agressão contra a ex-companheira, no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, sem saber que tinha um mandado de prisão contra ele. O caso aconteceu na quarta-feira (16). Segundo informações do delegado Fabiano Aurich, coordenador da Polícia Civil da região, o suspeito, que não teve a identidade revelada, tinha descumprido várias vezes uma medida protetiva que determinava que ele ficasse distante da mulher. De acordo com Fabiano Aurich, o mandado de prisão foi expedido pela Justiça na terça-feira (16) e o suspeito era procurado. O coordenador informou que as investigações apontam que o suspeito ameaçou a ex-companheira e foi até a delegacia para prestar queixa por ameaça. Ele foi preso quando fazia o boletim de ocorrência e os policiais militares da Ronda Maria da Penha passaram no local e o reconheceram. Nesta quinta-feira (17), o suspeito foi levado para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista. O caso é investigado na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam).

17 Out 2019 - 14:30h

Um homem não identificado atacou a filha de 17 anos com uma faca, no bairro da Federação, em Salvador, após ele perceber que a adolescente estava usando o telefone celular dele. A menina foi atingida na mão e teve um dos dedos feridos. O caso ocorreu na quarta-feira (16). Segundo informações levantadas no posto da Polícia Civil do Hospital Geral do Estado (HGE), o crime ocorreu dentro da casa da família, na Rua Professora Semíramis Barbuda. De acordo com o G1, ao perceber que a filha estava com o celular, o homem ordenou que ela devolvesse. A vítima disse que iria devolver, mas não o fez imediatamente. O homem então atingiu a menina com a faca. A adolescente foi encaminhada para o HGE, com ferimentos na mão esquerda. Não há informações sobre o estado de saúde dela, que permanece internada. O caso é acompanhado pela Polícia Civil.

17 Out 2019 - 14:00h

Um homem de 29 anos foi preso com 28 kg de maconha escondida em uma mala, na noite da quarta-feira (16), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o suspeito, que não teve o nome divulgado, estava em um ônibus interestadual que seguia de São Paulo (SP) a Arapiraca (AL). Conforme a PRF, a droga foi encontrada depois que o coletivo foi parado em uma fiscalização de rotina, em um trecho da BR-116. De acordo com o G1, aos policiais rodoviários, o homem contou que recebeu a droga em São Paulo e levava o entorpecente para a rodoviária de Maceió (AL). Segundo a PRF, o suspeito disse ainda que receberia R$ 1,5 mil pela tarefa. Após o flagrante, foi dada a voz de prisão ao suspeito, que foi encaminhado para a delegacia da cidade, junto com a droga.

17 Out 2019 - 12:00h

No próximo final de semana, o Projeto Adote um Capoeirista realizará o 19ª Festival de Capoeira de Brumado. Na oportunidade, serão promovidas oficinas, encontros, rodas de capoeira, batismo e troca de corda. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o contramestre Zumbi disse que serão desenvolvidas várias atividades voltadas para a formação na capoeira. “A capoeira vive um momento muito bom no município. Há vários grupos de capoeira consagrados, com as suas atividades estabilizadas, em Brumado. Estamos desenvolvendo um trabalho muito bom, sempre com uma proposta social, de agregar a comunidade e educar através da cultura popular”, avaliou, reforçando o grande número de adeptos na cidade e região. Um dos principais objetivos do evento, segundo o contramestre, é fortalecer e disseminar as artes e a cultura africana como uma cultura de resistência. “Tudo isso tem que ser preservado e a capoeira é uma das representantes da cultura de matriz africana que mais reforça esse alicerce”, declarou. Capoeiristas de toda a Bahia estarão presentes durante o festival, que acontece na sede do projeto, na Avenida Jesuíno Francisco Lisboa, no Bairro Feliciano Pereira Santos.

17 Out 2019 - 11:30h

Uma distribuidora de produtos elétricos cidade de Brumado abriu vaga para vendedor externo. O perfil desejado tem as seguintes exigências: experiência comprovada em vendas externas; ensino médio completo; CNH AB; conhecimento em informática e facilidade de comunicação e predisposição para atendimento ao público em geral. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail: gerencia.maisdistribuidora@hotmail.com.

17 Out 2019 - 11:00h

Cerca de 100 kg de drogas, entre maconha, haxixe marroquino e skank, foram apreendidos em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo informou a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) ao site Achei Sudoeste, na terça-feira (15), Murillo dos Santos Filadelfo, de 36 anos, foi preso após equipes do Esquadrão de Motociclistas Falcão localizarem o criminoso traficando drogas no Bairro da Jurema. Na ação, foi apreendida uma grande quantidade de drogas avaliada em R$ 100 mil. Murillo foi encaminhado para o Plantão Central do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

17 Out 2019 - 10:30h

O Otorrinolaringologista é o médico especialista para cuidar das doenças dos ouvidos, nariz e garganta. Entre as enfermidades, estão a paralisia facial, sinusite, renite, polipose nasal, desvio do septo nasal, alterações das pregas vocais, laringite, perfuração do tímpano, distúrbios da deglutição, entre outros transtornos. A avaliação do Otorrinolaringologista é de grande importância para o correto diagnóstico, tratamento e prevenção dessas doenças. O Centro Médico São Gabriel conta com o renomado especialista em Otorrinolaringologia Glauber Aguiar, atendendo todas as sextas-feiras. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807 (WhatsApp).

17 Out 2019 - 10:00h

A esposa do vereador Jorge Aragão (PT), de Malhada, Lindinalva Frota Aragão, foi condenada pela Justiça Federal, em Guanambi, a 1 ano e 4 meses de reclusão por obter, indevidamente, parcelas do programa Bolsa Família, sendo-lhe imputado o crime de estelionato. De acordo com a decisão obtida pelo site Achei Sudoeste, o juiz Felipe Aquino Pessôa de Oliveira converteu a pena privativa de liberdade em pena alternativa, determinando que a ré preste serviços comunitários em órgãos públicos, além de pagar multa de 1/30 (um trigésimo) do salário mínimo vigente à época do fato, durante 39 dias, fixando a devolução da quantia apurada no ofício e Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 3.246,29. A denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF) relatou que Lindinalva estava na lista de pessoas de extrema pobreza do município de Malhada, sendo que, na verdade o seu esposo já havia sido empossado vereador do município desde o ano de 2005. “Lindinalva, na condição de mãe/responsável legal da família (fl. 18), prestou informações para a atualização do Cadastro de Programas Sociais do Governo Federal em 05.03.2008 e, nessa ocasião (quando seu esposo já era vereador), afirmou que a renda familiar seria de R$ 200,00, o que não condizia com a realidade. Dessa forma, está caracterizado o elemento do tipo consistente na indução ou manutenção do Ministério do Desenvolvimento Social em erro, mediante artifício/ardil consistente na prestação de informações falsas”, escreveu o magistrado.

17 Out 2019 - 09:30h

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

17 Out 2019 - 09:00h

Em nota de esclarecimento enviada ao site Achei Sudoeste, a Embasa falou sobre a dificuldade de abastecimento relatada pelos moradores e comerciantes da região da feira livre em Brumado. Segundo a empresa, o Sistema Integrado de Abastecimento funciona normalmente em toda a cidade e o problema pontual na feira livre foi provocado por terceiros durante a realização de obras no espaço interno da feira. A Embasa ressaltou que técnicos estiveram no local por duas vezes para corrigir quebramentos decorrentes de danos causados por pessoas contratadas por um feirante que realizava reforma em um box. Mesmo notificado sobre a existência da rede distribuidora no local, o proprietário do box reincidiu no procedimento, causando a suspensão do fornecimento de água durante a manutenção corretiva. Em relação ao Loteamento Parque dos Juazeiros, a empresa informou que técnicos constataram o funcionamento da rede distribuidora que atende a região. A Embasa solicita que o morador entre em contato pelo 0800 0555 195 ou diretamente no escritório local. A ação é fundamental para que a empresa adote, mais rapidamente, as medidas necessárias para a resolução de problemas.